Desmilitarização das Polícias Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8631
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 393 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#91 Mensagem por prp » Qui Ago 28, 2014 11:58 pm

Túlio escreveu:Eu acho igual, por que Polícia tem que ser MILITAR? Uma coisa é uma coisa, outra... :wink: 8-]

DETALHE: conheço um balaio de colega da BM que pensa igualzinho... :wink: 8-]
E porque não pode ser Militar? Uma coisa é uma coisa, outra coisa :wink:

Militar é apenas uma forma de organização dos servidores baseado na hierarquia e disciplina mais rígida que o normal PONTO!

Agora se o servidor sai matando e barbarizando por aí o problema é da forma com que a lei o rege?

Óbvio que não né.

Se assim fosse as polícias civis seriam centros de excelência. Coisa que não é e passam longe de ser, são muito mais, disparado, corruptas que as PM.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6360 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#92 Mensagem por Túlio » Sex Ago 29, 2014 12:05 am

Colega (em dois sentidos) e cupincha, só uma opinião, tri? :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Ziba
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:34 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#93 Mensagem por Ziba » Sex Ago 29, 2014 12:19 am

Na boa, essa discussão é uma das coisas mais sem sentido que eu já vi. Se polícia boa fosse desmilitarizada a Civil seria de outro patamar.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#94 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 29, 2014 12:22 am

Cross escreveu:Cê tá fudido Bolovo, prepara o KY. [003]
Poxa, mas pusque? [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#95 Mensagem por Clermont » Sex Ago 29, 2014 6:57 am

prp escreveu: E porque não pode ser Militar? Uma coisa é uma coisa, outra coisa :wink:

Militar é apenas uma forma de organização dos servidores baseado na hierarquia e disciplina mais rígida que o normal PONTO!.
Algumas considerações de um paisano leigo que não é PRO [by Túlio] nem de polícia, nem de Exército...

Eu penso que há muitas formas de entender "desmilitarização".

Para a grande maioria destas pessoas que andam por aí em manifestações de rua, sob liderança de "black-blocs", PSOL, PSTU, desmilitarizar a PM é só uma forma de derrubar "o estado burguês opressor", "os milicos reacionários e golpistas".

Eu, do meu lado, vejo "desmilitarização" em outro sentido. Pra mim, desmilitarizar a PM é tirá-la totalmente de qualquer controle do Exército. Acabar com este conceito de "força de reserva".

Se os oficiais do BOPE do Rio de Janeiro, entendem que sua tropa precisa de alguns fuzis .50 "Barret", não cabe ao Exército brasileiro dar, ou não dar sua permissão para a aquisição. Portanto, o Exército tem que perder qualquer direito á intromissão em assuntos policiais.

Quanto a sua organização interna, eu acredito firmemente que deve ser mantida a hierarquia e a disciplina, em moldes militares. Mas com exceções: primeiro, deve ser eliminada a existência da diferença entre oficiais e praças. Numa nova polícia, a única forma de entrada é através do nível hierárquico mais baixo, e a progressão de carreira é levará ao nível mais elevado. Outra diferença é que a redução nos níveis de hierarquia, como parece já ocorrer em algumas PMs estaduais. Outra coisa é que os níveis hierárquicos das polícias não podem ter nenhuma correspondência com os das Forças Armadas. Ou seja, acabou essa história de que um general-de-brigada poderá exigir continência de um sargento de polícia. Ou de que um cabo do exército, de 20 anos de idade é "hierarquicamente superior" a um cabo da PM com vinte anos de serviço. Outros detalhes menores da chamada "militarização" bem poderiam ser extintos: por exemplo, um dia, um representante de policiais chamou a atenção de que, em qualquer momento, dentro de um quartel, grande número de policiais militares podem ser vistos detidos, por coisas do tipo, "foi visto sem cobertura (chapéuzinho)"; ou "não prestou continência ao superior".

Um dia, um coronel à paisana do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, saiu do seu carro no meio do trânsito, e foi dar voz de prisão a uma dupla de marinheiros que tinha passado na frente do Quartel-Central de Bombeiros, e se esquecido de prestar continência aos sentinelas no Portão das Armas.

Realmente, quem pode ser contra "desmilitarização" dos bombeiros e das polícias, quando se lê um desvario desses? Este é o lado perverso da "militarização" que, penso eu, devia ser combatido.

O outro lado, no entanto, é que uma nova polícia, na minha opinião, não poderá ter direito à greve, e nem direito à sindicalização. Outra característica "militar" a ser mantida.

Toda a legislação regulando a eventual intervenção do Exército, na "garantia da lei e da ordem" deveria ser revista. Com exceção de um motim policial estadual, na maioria das vezes, as tropas do Exército que fossem deslocadas para cumprir algum tipo de missão GLO, DEVERIAM ESTAR SOB TOTAL COMANDO dos chefes das polícias. Noção que, obviamente, provoca calafrios de horror nos militares. Eu acho e sempre achei um absurdo que numa missão de cunho policial, como essas ocupações de favelas, o Exército exija que um de seus generais assuma o comando geral.




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#96 Mensagem por ciclope » Sex Ago 29, 2014 1:57 pm

Só prá constar. Até a policia federal precisa pedir permissão ao exercito pra comprar armas de determinado calibre. E por isso que a PF até hoje nã otem Barrete .50.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#97 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Ago 29, 2014 2:17 pm

ciclope escreveu:Só prá constar. Até a policia federal precisa pedir permissão ao exercito pra comprar armas de determinado calibre. E por isso que a PF até hoje nã otem Barrete .50.
O que é um absurdo.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#98 Mensagem por Hermes » Sex Ago 29, 2014 3:20 pm

Para mim um dos melhores posts foi o do Clermont. Desmilitarizar não quer dizer virar bagunça ou não ter hierarquia, pois essa existe até em loja de 1,99 onde o vendedor tem de responder ao gerente e ao dono :D
Vejo um pouco como exemplo as guardas municipais, que são uniformizadas, mas não militares no sentido estrito.
Desmilitarizar seria justamente acabar com certos anacronismos que ele bem citou. Em Resende já vi muita coisa esquisita acontecer, pois é uma cidade povoada de militares e os PMs tem de lidar dar com isso. Já vi também confusão entre PM e bombeiros por causa dessa coisa de patentes.
Nos EUA, por causa dessa confusão em Ferguson está havendo um debate sobre a "militarização" da polícia de lá, apesar dos problemas deles serem bem diferentes dos nossos e o tipo de "militarização" também, vale como informação e é bom acompanhar.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... americana/




...
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 765 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#99 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Ago 29, 2014 9:22 pm

Hermes escreveu:Para mim um dos melhores posts foi o do Clermont. Desmilitarizar não quer dizer virar bagunça ou não ter hierarquia, pois essa existe até em loja de 1,99 onde o vendedor tem de responder ao gerente e ao dono :D
E se o vendedor quiser fazer greve, não há nada que o dono possa fazer. A não ser abaixar as calças, ficar de quatro e lubrificar o Edu Roscovis com margarina Becel.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#100 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Set 04, 2014 4:04 pm

Se o vendedor tiver boas condições de trabalho, não creio que ele queira fazer uma greve...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
cehsarus
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Abr 15, 2013 3:14 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#101 Mensagem por cehsarus » Qui Set 04, 2014 4:13 pm

Se todos que não tiverem "boas" condições de trabalho no Brasil fizerem greve, quem vai continuar a trabalhar :?:

http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador ... as-1620007

http://atarde.uol.com.br/bahia/noticias ... il-1615954




"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#102 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 04, 2014 9:47 pm

Não sei se algum problema nosso de violência passa necessariamente pelo fato de termos uma polícia militar. Se a formação militar fosse "O" problema, a Polícia Civil deveria provar isso. Não me parece ser fato. Ao menos não no Rio.

Só entendo que, se for para desmilitarizar, tem que ser desmilitarizado de verdade. Esse híbrido proposto no post do Clermont, que comento abaixo, me parece pouco viável. Tentando não tirar as frases de contexto, vou responder alguns pontos em separado.
Clermont escreveu:
prp escreveu: E porque não pode ser Militar? Uma coisa é uma coisa, outra coisa :wink:

Militar é apenas uma forma de organização dos servidores baseado na hierarquia e disciplina mais rígida que o normal PONTO!.
Algumas considerações de um paisano leigo que não é PRO [by Túlio] nem de polícia, nem de Exército...

Eu penso que há muitas formas de entender "desmilitarização".

Para a grande maioria destas pessoas que andam por aí em manifestações de rua, sob liderança de "black-blocs", PSOL, PSTU, desmilitarizar a PM é só uma forma de derrubar "o estado burguês opressor", "os milicos reacionários e golpistas".
Na verdade, eu diria que a imensa maioria do "clamor" (que não existe) pela desmilitarização parte de grupos organizados/partidos políticos de esquerda. O único objetivo com a desmilitarização é o ideológico. A preocupação é muito menos com a parte operacional e muito mais com o que o termo "militar" representa.
Eu, do meu lado, vejo "desmilitarização" em outro sentido. Pra mim, desmilitarizar a PM é tirá-la totalmente de qualquer controle do Exército. Acabar com este conceito de "força de reserva".

Se os oficiais do BOPE do Rio de Janeiro, entendem que sua tropa precisa de alguns fuzis .50 "Barret", não cabe ao Exército brasileiro dar, ou não dar sua permissão para a aquisição. Portanto, o Exército tem que perder qualquer direito á intromissão em assuntos policiais.
Não discordo propriamente do contexto de controle que hoje acontece. Particularmente não aprecio a ideia de uma completa não regulação. Acho, sim, que deve haver um órgão que possa servir de Norte. Acho, sim, que estrategicamente é mais útil, ao conceber um novo fuzil, por exemplo, indicá-lo para as Forças policiais. Ganha-se em escala, logística, em experiência real para aprimoramento do produto, etc.

Acho, porém, que essa regulação precisa ser melhorada e flexibilizada. Não me parece cabível a Força Policial esperar anos para conseguir a liberação para a importação de um blindado que tenha considerado apto para suas necessidades, como foi o caso do Rio.
Quanto a sua organização interna, eu acredito firmemente que deve ser mantida a hierarquia e a disciplina, em moldes militares. Mas com exceções: primeiro, deve ser eliminada a existência da diferença entre oficiais e praças. Numa nova polícia, a única forma de entrada é através do nível hierárquico mais baixo, e a progressão de carreira é levará ao nível mais elevado. Outra diferença é que a redução nos níveis de hierarquia, como parece já ocorrer em algumas PMs estaduais. Outra coisa é que os níveis hierárquicos das polícias não podem ter nenhuma correspondência com os das Forças Armadas. Ou seja, acabou essa história de que um general-de-brigada poderá exigir continência de um sargento de polícia. Ou de que um cabo do exército, de 20 anos de idade é "hierarquicamente superior" a um cabo da PM com vinte anos de serviço. Outros detalhes menores da chamada "militarização" bem poderiam ser extintos: por exemplo, um dia, um representante de policiais chamou a atenção de que, em qualquer momento, dentro de um quartel, grande número de policiais militares podem ser vistos detidos, por coisas do tipo, "foi visto sem cobertura (chapéuzinho)"; ou "não prestou continência ao superior".
Eu acredito que mais útil seria uma unificação do serviço policial aos moldes da polícia norte-americana. Uma estação de polícia com equipes de patrulhamento ostensivo e de investigação. A carreira seria definida por méritos e aptidões.

Acho que o único benefício da desmilitarização da Polícia Militar seria o da UNIFICAÇÃO das polícias. Não consigo enxergar vantagem nesse sistema atual.
Um dia, um coronel à paisana do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, saiu do seu carro no meio do trânsito, e foi dar voz de prisão a uma dupla de marinheiros que tinha passado na frente do Quartel-Central de Bombeiros, e se esquecido de prestar continência aos sentinelas no Portão das Armas.

Realmente, quem pode ser contra "desmilitarização" dos bombeiros e das polícias, quando se lê um desvario desses? Este é o lado perverso da "militarização" que, penso eu, devia ser combatido.
Isso é uma excrecência do sistema, de fato. Mas como manter um instituição com "hierarquia tipo militar" sem a cobrança dessa disciplina? O regulamento militar tem dessas. Para resolver casos idiotas como esse, só se fossem instituições civis. Nunca vi delegado dar voz de prisão para um soldado que não lhe prestasse continência. Por quê? Porque não se presta continência para um civil. Não tem meio termo. Ou é militar ou não é.
O outro lado, no entanto, é que uma nova polícia, na minha opinião, não poderá ter direito à greve, e nem direito à sindicalização. Outra característica "militar" a ser mantida.
Não faz sentido. Que ordenamento jurídico seria dado? Teríamos os civis, os militares e os meio militares? Como civis, teriam sim direito à greve e sindicalização, com a única diferença que, em se tratando de serviço essencial, devem manter um serviço mínimo obrigatório em caso de paralisação.
Toda a legislação regulando a eventual intervenção do Exército, na "garantia da lei e da ordem" deveria ser revista. Com exceção de um motim policial estadual, na maioria das vezes, as tropas do Exército que fossem deslocadas para cumprir algum tipo de missão GLO, DEVERIAM ESTAR SOB TOTAL COMANDO dos chefes das polícias. Noção que, obviamente, provoca calafrios de horror nos militares. Eu acho e sempre achei um absurdo que numa missão de cunho policial, como essas ocupações de favelas, o Exército exija que um de seus generais assuma o comando geral.
Discordo absolutamente, amigo. Provoca calafrios de horror não só nos militares. Em sendo insuficientes as Forças policiais locais para GLO, o Exército deve ser acionado e assumir o Comando. Não tem o menor cabimento, o menor mesmo, o uso de tropas militares em ações policiais sob o comando das corporações locais. Entendo que, se o Exército está sendo acionado, é porque as forças locais se consideram incapacitadas, seja por falta de contingente, de estrutura, poder de fogo, etc, para cumprir aquela determinada missão. Senão vai virar festa.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#103 Mensagem por Bourne » Qui Set 04, 2014 10:50 pm

Hermes escreveu:Para mim um dos melhores posts foi o do Clermont. Desmilitarizar não quer dizer virar bagunça ou não ter hierarquia, pois essa existe até em loja de 1,99 onde o vendedor tem de responder ao gerente e ao dono :D

Vejo um pouco como exemplo as guardas municipais, que são uniformizadas, mas não militares no sentido estrito.
Desmilitarizar seria justamente acabar com certos anacronismos que ele bem citou. Em Resende já vi muita coisa esquisita acontecer, pois é uma cidade povoada de militares e os PMs tem de lidar dar com isso. Já vi também confusão entre PM e bombeiros por causa dessa coisa de patentes.

Nos EUA, por causa dessa confusão em Ferguson está havendo um debate sobre a "militarização" da polícia de lá, apesar dos problemas deles serem bem diferentes dos nossos e o tipo de "militarização" também, vale como informação e é bom acompanhar.
http://www.defesanet.com.br/geopolitica ... americana/
A questão em ferguson e outras cidades dos EUA é que a polícia começou á agir como PM, esquecendo que faz parte da sociedade e não é uma força de ocupação. Está lá para proteger, evitar crimes e investigar. Simples assim. Em um país que tem um histórico de segregação e racismo cria um ambiente explosivo. Ainda mais em uma cidade pequena. Lá não é uma cidade grande em que a política tem uma visão, integração e participação da sociedade mais intensiva.

Outro problema é que nos EUA pós-guerra civil da década de 1860 ficaram bem claras as atribuições das forças armadas, a guarda nacional como forças auxiliares e responsáveis por manter o país funcionando haja o que houver, as políticas cuidados da lei e ordem do dia. Inclusive o xerife é eleito pela população local e as forças políticas estão submetidas ao poder municipal. A sociedade norte-americana não aceita que a política saia sentando o cacete, menos ainda considerar cidadãos bons e maus que merecem ou não ser tratados dentro da lei.

No Brasil, a estrutura institucional e atribuição de funções entre forças armadas, formas armadas regionais e polícias é muito confuso. Inclusive a ideia de policia militar remonta aos exércitos ou brigadas estaduais do século XIX que nasceram, eram forças repressivas e de combate, não eram comprometidos com a sociedade. Uma confusão que ainda se mantém na polução, nos políticos e na própria política e militares.

O primeiro grande mudança que sobrevive até hoje veio com o regime militar que oficializou as PM como policia, tirou equipamento pesado e como força militar de combate, as transformou supostamente em forças auxilias. Era uma solução para evitar movimentos separatistas. Na prática não são auxiliares. Por que um país em guerra ou caos, o primeiro impacto é a estrutura interna e lei desmoronarem em que a polícia não dá conta e precisa de ajuda. Nos EUA é a missão da guarda nacional e não da polícia.

Hoje tem que criar uma policia que seja policia. É uma reforma que vai demorar duas-três décadas para se completar, ter resultados e ser efetiva.




gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#104 Mensagem por gral » Sex Set 05, 2014 1:56 pm

Bourne escreveu:No Brasil, a estrutura institucional e atribuição de funções entre forças armadas, formas armadas regionais e polícias é muito confuso. Inclusive a ideia de policia militar remonta aos exércitos ou brigadas estaduais do século XIX que nasceram, eram forças repressivas e de combate, não eram comprometidos com a sociedade. Uma confusão que ainda se mantém na polução, nos políticos e na própria política e militares.

O primeiro grande mudança que sobrevive até hoje veio com o regime militar que oficializou as PM como policia, tirou equipamento pesado e como força militar de combate, as transformou supostamente em forças auxilias. Era uma solução para evitar movimentos separatistas. Na prática não são auxiliares. Por que um país em guerra ou caos, o primeiro impacto é a estrutura interna e lei desmoronarem em que a polícia não dá conta e precisa de ajuda. Nos EUA é a missão da guarda nacional e não da polícia.

Hoje tem que criar uma policia que seja policia. É uma reforma que vai demorar duas-três décadas para se completar, ter resultados e ser efetiva.
Até onde sei, não foi o regime militar que retirou o armamento pesado da polícia, e sim o Estado Novo(a Força Pública de São Paulo e a Polícia Militar de Minas eram em muitos aspectos melhor equipadas que o Exército Brasileiro na República Velha, e a Força Pública de São Paulo foi a base das forças paulistas em 1932).

Quanto à função de força auxiliar das forças armadas que as PMs possuem, isto é conseqüência da extinção da Guarda Nacional com a Proclamação da República - concordo que deveria existir uma separação do papel de polícia do papel de força militar auxiliar. O problema é que eu não acredito que as Forças Armadas aceitem uma volta da Guarda Nacional.




cehsarus
Júnior
Júnior
Mensagens: 120
Registrado em: Seg Abr 15, 2013 3:14 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Desmilitarização das Polícias Militares

#105 Mensagem por cehsarus » Sex Set 05, 2014 3:00 pm

O desmilitarização é o sonho da Esquerda, pq a Hierarquia impede, ou pelo menos dificulta, a ingerência dos governos nas PM.

Se o governo já fez o que fez no RS, imagina se os cargos da Polícia fossem de Livre Nomeação...




"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Responder