Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#61 Mensagem por kirk » Sex Jan 03, 2014 10:10 am

Carlos Lima escreveu:Gabriel,

Na boa... sejamos realistas... se você olhar o desenvolvimento do NG e a quantidade de coisas que ainda tem que estar prontas, 144 caças até 2025 é no mínimo impossível.

:) Menos cara!

[]s
CB_Lima
Parece que o amigo está mais informado sobre o estágio de desenvolvimento do vetor que a maioria das pessoas. Já está sentenciando impossibilidades ! :wink:

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#62 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 03, 2014 11:13 am

A pessoa não pode dar uma opinião?

Até 2 meses atrás pensar em 36 Gripen NG era impossível, agora não podemos pensar em mais aeronaves em que a PRÓPRIA FAB quer?




hades767676
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 1:29 am
Localização: Brasil
Agradeceram: 85 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#63 Mensagem por hades767676 » Sex Jan 03, 2014 3:50 pm

É complicado, é difícil acreditar que um governo (aí é PT + PSDB) que deixou a FAB chegar nessa situação calamitosa tenha mesmo intenção de comprar 100 Gripens (o que seria fantástico). Creio que se chegarmos a esse número será graças ao forte lobby da Embraer e não por interesse político de tornar a FAB mais poderosa.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#64 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 03, 2014 4:18 pm

Os 100 caças deverão ser quase mais baratos que o F-X2 inteiro.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36354
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#65 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 03, 2014 5:21 pm

Bom aqui vai uma questão sobre isso:

A SAAB possui hoje projeto, tecnologias e/ou requisitos de engenharia definidos que possam suportar na próxima década o desenvolvimento de uma caça de 5a G brasileiro, a partir das transferências de tecnologia e/ou offset solicitados no programa FX quanto ao Gripen NG?

Se sim, quais seriam e em que estado de desenvolvimento se encontram? Se não, o que a empresa pode oferecer hoje dentro do programa FX-Gripen NG-BR que pode ser disposto enquanto conhecimento sobre P&D para o desenvolvimento autóctone pelo Brasil de um caça de 5a G?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36354
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#66 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 03, 2014 5:34 pm

hades767676 escreveu:É complicado, é difícil acreditar que um governo (aí é PT + PSDB) que deixou a FAB chegar nessa situação calamitosa tenha mesmo intenção de comprar 100 Gripens (o que seria fantástico). Creio que se chegarmos a esse número será graças ao forte lobby da Embraer e não por interesse político de tornar a FAB mais poderosa.
Os 100 caças deverão ser quase mais baratos que o F-X2 inteiro.
Gente, só posso dizer uma coisa. Tenham paciência. Chegamos até aqui a muito custo, mas muito custo mesmo.
E não será de um dia para o outro que veremos a atual (péssima)condição em que a FAB se encontra mudar.
Isso claro não nos impede de idealizar o necessário. Mas sejamos um pouco mais realistas.
Sabemos por vias extras oficiais na imprensa que a FAB possui uma demanda(124 caças), e um referencial do ideal(162) para a quantidade de caças que deve dispor. Mas além disso, são somente conjecturas de idealistas como nós.
Se conseguirmos chegar em 2023 com os 36 Gripen NG recebidos, e com alguma perspectiva real de algo além, acreditem, já estaremos muito bem. E não entendam isso como uma forma de pessimismo.
A FAB sabe que precisa retirar os F-5M a partir de 2017. E penso que o fará, agora que ela tem um norte com o FX definido.
Mas até lá e depois, infelizmente tenho de dizer isso, nós continuamos ao "Deus dará" da realidade populista reinante no país.
A mesma de sempre.
Vamos torcer para que na próxima década, quando estivermos produzindo nossos caças em nossas próprias linhas de produção, isto de alguma forma ajude a recompor o pensamento nacional sobre defesa, e de fato, coopere para que tanto a FAB como a MB tenham atendidas na justa medida suas necessidades.
O Brasil, e nós todos aqui juntos, com certeza irá agradecer.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#67 Mensagem por Lord Nauta » Sex Jan 03, 2014 7:28 pm

ATÉ ENTREGA DOS NOVOS GRIPEN NG, SAAB OFERECE CAÇAS USADOS À FAB


Daniel Rittner e Edna Simão


A sueca Saab se dispõe a ceder à Força Aérea Brasileira (FAB) um lote de até 12 caças usados Gripen C/D até o início da entrega dos novos jatos escolhidos nesta quarta-feira, 18, pelo governo. Com isso, os suecos tentam fazer uma espécie de agrado à FAB, que precisará aposentar seus aviões Mirage 2000 no dia 31 de dezembro.

Em 2005, após um dos sucessivos adiamentos do processo de aquisição de novos caças, o governo fechou um acordo com a França para o fornecimento de 12 aviões Mirage 2000 de segunda mão. O objetivo era evitar que o espaço aéreo brasileiro ficasse desprotegido. Esses jatos tinham vida útil até 2011, mas a FAB conseguiu prorrogar sua operação até dezembro de 2013. Agora, estão prestes a se aposentar.

Para garantir proteção a partir de 1º de janeiro de 2014, os militares se empenharam em um projeto de modernização dos caças F-5 — já em posse da FAB — pela Embraer. Mas o F-5 tem uma função principalmente de combate aéreo e serve menos aos propósitos de interceptação e ataque ao solo.

O Gripen NG (New Generation), anunciado ontem como vencedor do projeto FX-2 de aquisição de novos caças para a FAB, começará a ser entregue em 2018 — na melhor das hipóteses. Por isso, os suecos apresentaram a proposta de “emprestar” um lote de jatos Gripen C/D — versão imediatamente anterior à escolhida pelo governo brasileiro. A oferta agradou aos militares e, nos próximos dias, deve ser discutida em detalhes com a Saab.



Eu, sou da opinião que estes aviões e talvez um lote adicional poderiam formar um mix com os NG a exemplo do que aconteceu no Chile com os F16 Block 50/60 e os MLU. :mrgreen:


Sds


Lortd Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36354
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#68 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 03, 2014 7:45 pm

Lord.... não fica dando idéia. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2916
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#69 Mensagem por saullo » Sex Jan 03, 2014 8:21 pm

O pessoal está muito entusiasmado...
Só foi escolhido o caça, agora vem o contrato, depois o desembolso, enfim, tudo lentamente como sempre.
Por enquanto não se enfiou a mão no bolso, mas chegaremos lá.
O anúncio acalmou a FAB e a nós, entusiastas, mas a coisa ainda vai longe, e em breve já teremos que começar a substituir os F-5M.
Essa proposta do Lord Nauta não é impossível não, é bem factível.

Abraços




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#70 Mensagem por NovaTO » Sex Jan 03, 2014 10:05 pm

Lord Nauta escreveu:ATÉ ENTREGA DOS NOVOS GRIPEN NG, SAAB OFERECE CAÇAS USADOS À FAB


Daniel Rittner e Edna Simão


A sueca Saab se dispõe a ceder à Força Aérea Brasileira (FAB) um lote de até 12 caças usados Gripen C/D até o início da entrega dos novos jatos escolhidos nesta quarta-feira, 18, pelo governo. Com isso, os suecos tentam fazer uma espécie de agrado à FAB, que precisará aposentar seus aviões Mirage 2000 no dia 31 de dezembro.

Em 2005, após um dos sucessivos adiamentos do processo de aquisição de novos caças, o governo fechou um acordo com a França para o fornecimento de 12 aviões Mirage 2000 de segunda mão. O objetivo era evitar que o espaço aéreo brasileiro ficasse desprotegido. Esses jatos tinham vida útil até 2011, mas a FAB conseguiu prorrogar sua operação até dezembro de 2013. Agora, estão prestes a se aposentar.



Para garantir proteção a partir de 1º de janeiro de 2014, os militares se empenharam em um projeto de modernização dos caças F-5 — já em posse da FAB — pela Embraer. Mas o F-5 tem uma função principalmente de combate aéreo e serve menos aos propósitos de interceptação e ataque ao solo.

O Gripen NG (New Generation), anunciado ontem como vencedor do projeto FX-2 de aquisição de novos caças para a FAB, começará a ser entregue em 2018 — na melhor das hipóteses. Por isso, os suecos apresentaram a proposta de “emprestar” um lote de jatos Gripen C/D — versão imediatamente anterior à escolhida pelo governo brasileiro. A oferta agradou aos militares e, nos próximos dias, deve ser discutida em detalhes com a Saab.



Eu, sou da opinião que estes aviões e talvez um lote adicional poderiam formar um mix com os NG a exemplo do que aconteceu no Chile com os F16 Block 50/60 e os MLU. :mrgreen:


Sds


Lortd Nauta

Desde que não afetem os lotes adicionais do Gripen E, nada contra. :)




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#71 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 04, 2014 9:11 am

gabriel219 escreveu:A pessoa não pode dar uma opinião?

Até 2 meses atrás pensar em 36 Gripen NG era impossível, agora não podemos pensar em mais aeronaves em que a PRÓPRIA FAB quer?
Claro que as opiniões são válidas, e é claro que todo mundo tem o direito de achar que compraremos 200 300 500 aviões de combate para a FAB. ;)

Só estou dizendo (dando a minha opinião) de que não acho esse número provável em virtude do pouco tempo entre o desenvolvimento e o ano 2025. Existem tantos detalhes do projeto em si e os detalhes do projeto para o Brasil (que são duas coisas diferentes) que tem que ser resolvidos e que tornam essas datas ultra agressivas.

Mas sim, você tem todo o direito de imaginar a FAB da maneira que você achar melhor, e quem dera que até em 2030 que seja, tivessemos 2 centenas dessas aeronaves voando no Brasil...

Mas pelo menos por enquanto a realidade é que estamos iniciando a compra de 36 aviões e só gastaremos $4.5 Bi nisso e eu li em alguma entrevista que mesmo os suecos não esperam que o Brasil receba o Gripen E antes de 2020.

EDIT: Aqui está a Matéria... cortesia do amigo Junker ;)
Junker escreveu:Ao Svenska Dagbladet dizem 2020.
(...)Nos próximos dias vamos nos encontrar com a Força Aérea Brasileira e ver o que eles pretendem.

Como está planejado hoje para o Gripen E, Suécia e Suíça obterão os seus primeiros caças em 2018. As entregas ao Brasil começarão provavelmente em 2020. - Vamos cuidar da produção dos três países e podemos lidar com ainda mais, se necessário.

--Lennart Sindahl, VP e Chefe do Aeronautics Business Segment (ABS), SAAB AB
http://www.svd.se/naringsliv/branscher/ ... 840038.svd
Mas, para a Força Aérea Brasileira a escolha cria alguns problemas. Os atuais caças Mirage 2000 que a FAB usa são muito antigos e agora estão começando a ser retirados. Embora não será antes de 2020 que o Brasil poderá obter o seu primeiro Gripen E. A razão é que o Gripen E é uma versão completamente nova com um motor mais potente, tanques de combustível maiores, novos sistemas de guerra eletrônica e assim por diante. A nova versão ainda não está pronta e o primeiro Gripen E não será entregue à Força Aérea da Suécia antes de 2018.
http://www.svd.se/naringsliv/branscher/ ... 845876.svd

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#72 Mensagem por kirk » Sáb Jan 04, 2014 11:58 am

FCarvalho escreveu:Bom aqui vai uma questão sobre isso:

A SAAB possui hoje projeto, tecnologias e/ou requisitos de engenharia definidos que possam suportar na próxima década o desenvolvimento de uma caça de 5a G brasileiro, a partir das transferências de tecnologia e/ou offset solicitados no programa FX quanto ao Gripen NG?

Se sim, quais seriam e em que estado de desenvolvimento se encontram? Se não, o que a empresa pode oferecer hoje dentro do programa FX-Gripen NG-BR que pode ser disposto enquanto conhecimento sobre P&D para o desenvolvimento autóctone pelo Brasil de um caça de 5a G?

abs.
No mínimo há estudos sobre os próximos passos :

Imagem

Imagem

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36354
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#73 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 04, 2014 12:26 pm

Pois é. Vamos ter quer ver, e eles provarem, o que é apenas estudos de conceitos, factual e descritivo, e o que é realmente pesquisa e produção de conhecimento para a próxima geração.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#74 Mensagem por kirk » Sáb Jan 04, 2014 1:49 pm

gabriel219 escreveu:A pessoa não pode dar uma opinião?

Até 2 meses atrás pensar em 36 Gripen NG era impossível, agora não podemos pensar em mais aeronaves em que a PRÓPRIA FAB quer?
Pelo contrário ... a própria FAB/GF tomaram a iniciativa de dizer que esse é somente o pedido inicial ... e concordo os demais tranches serão substancialmente mais baratos, considerando Fabricação parcial no Brasil, não há necessidade de mais treinamento de pilotos e mecânicos, simuladores, off-sets, ToTs ... enfim ... a tendência é brusca diminuição de custos ... e mehor ... parte do pagamento fica por aqui ... incrementando a NOSSA economia ...

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13517
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2306 vezes

Re: Perguntas sobre o Gripen NG-BR para o FX-2

#75 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 04, 2014 2:59 pm

Na verdade eu não me referir a você, amigo Carlos :wink: .




Responder