.:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça de 5ª geração deseja na FAB?

F-35 Lightning
12
6%
Chengdu J-20
1
0%
PAK-FA T-50
47
23%
SAAB FS2020
96
48%
TAI F-X - Turquia
4
2%
Projeto novo e nacional
38
19%
KF-X - Coréia do Sul
2
1%
Mikoyan LMFS
1
0%
 
Total de votos: 201

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#181 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Fev 28, 2024 12:45 am

saullo escreveu: Seg Fev 19, 2024 2:12 pm Acho que não vai ter nem caça nem Força Aérea.
O país está numa situação em que cada um pensa no seu.
Ninguém é por ninguém. Estamos em decomposição como nação.

Abraços
Cara, coincidência tremenda, eu entrei aqui pra falar justamente isso. O Gripen NG vai ser a última família de caças operados pela FAB, depois disso a aviação de caça vai acabar, como praticamente acabou na Argentina, na Colômbia depois de terem eleito o terrorista, etc. É só verem como foi o governo do Bolsonaro, ele foi eleito com tremendo apoio dos militares e não gastou um centavo com a FAB, cortou recursos aonde pode, enquanto enchia o peito pra elogiar as FFAAs. Agora com o propineiro da Odebrecht que entrou com sede de vingança, não esperem mais nada.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#182 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Fev 28, 2024 12:49 am

J.Ricardo escreveu: Qua Fev 21, 2024 6:30 pm Tudo depende do eixo internacional que o Lula vai nos meter, pelo andar da carruagem, estamos caminhando para o eixo do mal, então é cação chinês ou russo. [003]
Pois é. Penso exatamente o mesmo e digo que não devemos nos surpreender se em breve a General Electric de repente encontrar dificuldades em suprir peças de reposição pras turbinas do Gripen.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#183 Mensagem por Viking » Qua Fev 28, 2024 1:11 am

Viktor Reznov escreveu: Qua Fev 28, 2024 12:49 am
J.Ricardo escreveu: Qua Fev 21, 2024 6:30 pm Tudo depende do eixo internacional que o Lula vai nos meter, pelo andar da carruagem, estamos caminhando para o eixo do mal, então é cação chinês ou russo. [003]
Pois é. Penso exatamente o mesmo e digo que não devemos nos surpreender se em breve a General Electric de repente encontrar dificuldades em suprir peças de reposição pras turbinas do Gripen.
Voto com o relator.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#184 Mensagem por Viking » Qua Fev 28, 2024 1:12 am

saullo escreveu: Seg Fev 19, 2024 2:12 pm Acho que não vai ter nem caça nem Força Aérea.
O país está numa situação em que cada um pensa no seu.
Ninguém é por ninguém. Estamos em decomposição como nação.

Abraços
Voto com o relator.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#185 Mensagem por mauri » Qua Fev 28, 2024 6:51 am

Valha que maré baixa dos colegas, lógico que vou discordar do relator, numca na história deste pais se investiu tanto em FAS como nos governos de Lula e da Dilma, e não será diferente neste LULA III e IV.

Podem esperar muitos investimentos para estes próximos treze anos de governo, claro que será preciso trocar este Congresso que ficou muito a direita, e roubam grande parte do orçamento para politicagem, como é de costume para este tipo de gente!!

Eu acredito que teremos além deste lote completamentar, um novo lote de Gripen e mais um lote naval, ai é que partiremos para um caça de 6º geração com participação da industria nacional.

Vamos aguardar só o tempo dirá, já vi muitos quebraram a cara, por aqui!!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#186 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 28, 2024 7:56 pm

Eu só acho que os colegas faltaram alguma aula de história na escola. Não somos a Argentina e muito menos Colômbia ou Nicarágua.
Nem de longe a nossa historiografia militar e política nos rendeu um país dividido ao ponto de uma fratura incorrigível. E sempre que isto se tornou uma ameaça fática aos olhos dos militares, com ou sem vontade, eles entraram na vida política do país para corrigir a direção.
Não vamos ficar sem força aérea e muito menos sem ffaa's. Elas sempre foram a apólice de segurança da politicagem de esquerda e direita no país contra o zé povinho.
Espero, e entendo, pela via do debate político, o país mudar de rumos e aprumo.
Não sejamos vis ao ponto de jogar a toalha antes mesmo da luta acabar. Nós ainda nem começamos.

ps: Ideologia(s) mata, cega e emburrece.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#187 Mensagem por Viktor Reznov » Qui Fev 29, 2024 5:14 pm

mauri escreveu: Qua Fev 28, 2024 6:51 am Valha que maré baixa dos colegas, lógico que vou discordar do relator, numca na história deste pais se investiu tanto em FAS como nos governos de Lula e da Dilma, e não será diferente neste LULA III e IV.
Isso foi antes de militares das FFAAs se envolverem na macaquice de 8 de Janeiro do ano passado.
FCarvalho escreveu: Qua Fev 28, 2024 7:56 pm Eu só acho que os colegas faltaram alguma aula de história na escola. Não somos a Argentina e muito menos Colômbia ou Nicarágua.
Nem de longe a nossa historiografia militar e política nos rendeu um país dividido ao ponto de uma fratura incorrigível. E sempre que isto se tornou uma ameaça fática aos olhos dos militares, com ou sem vontade, eles entraram na vida política do país para corrigir a direção.
Não vamos ficar sem força aérea e muito menos sem ffaa's. Elas sempre foram a apólice de segurança da politicagem de esquerda e direita no país contra o zé povinho.
Espero, e entendo, pela via do debate político, o país mudar de rumos e aprumo.
Não sejamos vis ao ponto de jogar a toalha antes mesmo da luta acabar. Nós ainda nem começamos.

ps: Ideologia(s) mata, cega e emburrece.
Ninguém aqui falou em ficarmos sem Força Aérea. O que vai acontecer é que não serão comprados mais nenhum Gripen além desses 36 e que quando estes forem aposentados, não terá sido comprado nenhum substituto pra eles, e a FAB vai voltar a realizar o sonho longevo da classe política que é voltar a ser a TAB, só realizando operações de transporte de carga e passageiros.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#188 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 29, 2024 10:08 pm

Viktor Reznov escreveu: Qui Fev 29, 2024 5:14 pm
FCarvalho escreveu: Qua Fev 28, 2024 7:56 pm Eu só acho que os colegas faltaram alguma aula de história na escola. Não somos a Argentina e muito menos Colômbia ou Nicarágua.
Nem de longe a nossa historiografia militar e política nos rendeu um país dividido ao ponto de uma fratura incorrigível. E sempre que isto se tornou uma ameaça fática aos olhos dos militares, com ou sem vontade, eles entraram na vida política do país para corrigir a direção.
Não vamos ficar sem força aérea e muito menos sem ffaa's. Elas sempre foram a apólice de segurança da politicagem de esquerda e direita no país contra o zé povinho.
Espero, e entendo, pela via do debate político, o país mudar de rumos e aprumo.
Não sejamos vis ao ponto de jogar a toalha antes mesmo da luta acabar. Nós ainda nem começamos.
ps: Ideologia(s) mata, cega e emburrece.
Ninguém aqui falou em ficarmos sem Força Aérea. O que vai acontecer é que não serão comprados mais nenhum Gripen além desses 36 e que quando estes forem aposentados, não terá sido comprado nenhum substituto pra eles, e a FAB vai voltar a realizar o sonho longevo da classe política que é voltar a ser a TAB, só realizando operações de transporte de carga e passageiros.
A FAB já tem mais de 80 anos, e em nenhum momento de sua breve história ele ficou sem um caça para chamar de seu, mesmo que fosse um treinador a jato fazendo o trabalho. Não será agora que isto irá acontecer.
Ademais, o atual PR tem mania de auto grandeza e quer passar à história como o estadista que nunca foi, e nunca será. Mas isso é para a área do marketing partidário cuidar.
Então, vamos receber mais 15 Gripen E\F no negócio com os suecos pelos KC-390. Isto é certo e MD e governo estão fechados neste acordo.
Depois disto, a meu ver, será muito difícil a FAB conseguir arrumar mais Gripen E\F sem ter nada na mão para trocar com a SAAB. A não ser que os suecos comprem mais KC-390, o que é improvável, mas não impossível. A aliança com os demais países nórdicos podem nos render novas encomendas, via Suécia.
Quanto ao mais, se o cmte da FAB estiver realmente representando um pensamento ajuizado no EMAer, no que diz respeito a aquisição de mais um caça além do Gripen, então vamos ter mais um capítulo desta novela chamada FX, agora em sua terceira versão. Mas isso é coisa para a próxima década, já que os caças suecos vão demorar a chegar, e temos parcelas a pagar deste contrato, pelo menos, até 2035.
Enfim, com ou sem governo, a FAB é capaz de engendrar por si mesma a aquisição dos meios de que precisa. Incluindo caças. Sejam eles de verdade ou não.
E a força aérea nunca deixou de ser a TAB da vida que os políticos adoram. Ela só não tem hoje a mesma apelação visual de antes. Mas as prioridades continuam as mesmas de sempre. Só que tem que falar com o cara do cheque primeiro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#189 Mensagem por saullo » Seg Mar 04, 2024 8:58 am

Só acho que tem gente muito otimista com o Brasil.
E não é por aí, o país está em decomposição ética, moral e financeira. Notícias maqueadas pagas na mídia não mudam a realidade.
O tempo vai dizer. Infelizmente.

Abraços




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 849
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#190 Mensagem por mauri » Seg Mar 04, 2024 9:46 am

saullo escreveu: Seg Mar 04, 2024 8:58 am Só acho que tem gente muito otimista com o Brasil.
E não é por aí, o país está em decomposição ética, moral e financeira. Notícias maqueadas pagas na mídia não mudam a realidade.
O tempo vai dizer. Infelizmente.

Abraços
Concordo com você amigo, afinal foram quatro anos de governo sem qualquer escrúpulo, este novo governo tem tentado reverter a situação mais vai demorar um pouco para que o nosso Brasil entre nos eixos de novo.

Tenho pena dos argentinos que iniciaram este cíclico agora, pode escrever aí, em quatro anos, a já cambaleada Argentina nem existirá mais como nação em desenvolvimento, pois lá, diferente do Brasil que tem institutições forte, lá não contam nem com isso.

Quantao as notícias pagas, já dizia o nosso querido humorita Juca Chaves:

Imagem

É um fenômeno mundial, infelizmente, imprensa realmente indepedente está quase que acabada!!

Mas pra nós, que conhecemos os meios e os conhecimentos das nossas FAs, temos sorte por que existem poucos Godoys da vida, nimguem se atreve a dar pitaca em coisa militar.




Editado pela última vez por mauri em Seg Mar 04, 2024 12:51 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#191 Mensagem por saullo » Seg Mar 04, 2024 11:27 am

Desculpe Mauri, mas seu mundo deve ser paralelo ao que eu vivo, afinal o Brasil é muito grande.
Não dá nem para discutir quando você acha que temos um governo.
Cordiais saudações.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#192 Mensagem por FCarvalho » Seg Mar 11, 2024 5:50 pm

O AMCA finalmente vai sair do papel com o abit do parlamento indiano para que o governo autorize os investimentos necessários via DRDO, por agora cerca de 2 bilhões de dólares, com os protótipos voando em até 4 anos, e os primeiros caças entrando em operação a partir da próxima década.
É mais uma oportunidade de negócios que poderíamos, quiçá, pagar com KC-390, cujos custos da venda para a Índia podem ascender até US$ 12 bilhões ou mais se chegarem as 80 unidades citas no projeto do MTA.
Acredito eu que a Embraer esteja disposta a participar deste projeto e mover os seus pauzinhos para que o governo brasileiro e a FAB estabeleçam mais esta parceria.
Embora os indianos estejam amarrados no make in Índia neste projeto para quase tudo, não deve ser difícil para a Embraer torná-lo um produto exportável a nível mundial.
A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#193 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Mar 11, 2024 10:27 pm

Não boto muita fé na capacidade dos Indianos de conseguirem construir protótipos do AMCA, haja visto que até hoje o Tejas está com dificuldades de entrar em LRIP e o Tejas MK2 não mostra nem sinais de começar a ser fabricado.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#194 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 12, 2024 6:59 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Mar 11, 2024 10:27 pm Não boto muita fé na capacidade dos Indianos de conseguirem construir protótipos do AMCA, haja visto que até hoje o Tejas está com dificuldades de entrar em LRIP e o Tejas MK2 não mostra nem sinais de começar a ser fabricado.
Eles tem dois motivos bem fortes agora para tirar do papel o AMCA, e rapidinho, e atendem pelos nomes de KAAN e J-35, bem ao lado deles nos próximos anos.
Isso por si só foi o ponto central da decisão para encarar de vez o desenvolvimento do modelo de 5a G indiano.
Eles não tem problemas ou dificuldades em engenharia, indústria ou financeiro para fazer isso. O problema, como sempre, é político, e seus interesses pessoais, que via de regra costumam, como aqui, atrapalhar e muito a vida dos indianos e do próprio governo.
Mas agora a coisa vai andar de fato. E a Embraer pode ser a carta na manga para que este projeto não acabe como um Tejas da vida.
Aposto minhas fichas nisso. Bom para eles, e melhor ainda para nós.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#195 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Mar 12, 2024 8:39 pm

Viktor Reznov escreveu: Seg Mar 11, 2024 10:27 pm Não boto muita fé na capacidade dos Indianos de conseguirem construir protótipos do AMCA, haja visto que até hoje o Tejas está com dificuldades de entrar em LRIP e o Tejas MK2 não mostra nem sinais de começar a ser fabricado.
Fato!




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder