.:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça de 5ª geração deseja na FAB?

F-35 Lightning
12
6%
Chengdu J-20
1
0%
PAK-FA T-50
47
23%
SAAB FS2020
96
48%
TAI F-X - Turquia
4
2%
Projeto novo e nacional
38
19%
KF-X - Coréia do Sul
2
1%
Mikoyan LMFS
1
0%
 
Total de votos: 201

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

.:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#1 Mensagem por angelogalvao » Seg Dez 23, 2013 2:15 pm

Com a decisão do FX-2 pelo Gripen E pela Força Aérea Brasileira e pelas declarações do MD dando a entender que estão antenados para um novo projeto de caça de 5ª geração resolvi criar esse tópico para voltarmos a nossa tão querida disputa de preferências, especulações, elucubrações sobre aeronaves militares.

A discussão não pode parar!!! :lol: :lol: :lol: :lol:



Se esqueci uma opção na enquete é só falar que eu coloco.




Editado pela última vez por angelogalvao em Ter Dez 24, 2013 9:32 am, em um total de 3 vezes.
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#2 Mensagem por andrelemos » Seg Dez 23, 2013 2:19 pm

FS 2020 produzido em parceria com a Saab e talvez a TAI, da Turquia.




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#3 Mensagem por angelogalvao » Seg Dez 23, 2013 2:22 pm

andrelemos escreveu:FS 2020 produzido em parceria com a Saab e talvez a TAI, da Turquia.
Esse projeto da TAI tem nome?

__________________________________

Já descobri!!! Valeuz :wink:




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#4 Mensagem por Petry » Seg Dez 23, 2013 2:27 pm

Muita especulação. Negócio é definir ao certo quantos Gripens serão para definir o próximo passo.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#5 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 23, 2013 2:30 pm

Pessoal, será que teria como trocar o meu voto, pois votei no PAK-FA e saiu como se fosse no F-35.




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#6 Mensagem por angelogalvao » Seg Dez 23, 2013 2:32 pm

Enfim, eu prefiro que participemos como parceiros do projeto do Sukoi T-50, mas levando em conta somente a promessa da aeronave. Questões como logística, estrategia, suporte pós-venda não sou capaz de avaliar. Enfim, no meu modo de ver, criar um projeto de caça 100% nacional é loucura, dado o elevado custo de desenvolvimento; o que eu espero mesmo é um projeto de parceria entre empresas e países.

Devido a escolha do Gripen, não vejo problemas em participarmos do projeto FS 2020.




Editado pela última vez por angelogalvao em Seg Dez 23, 2013 2:34 pm, em um total de 1 vez.
Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#7 Mensagem por angelogalvao » Seg Dez 23, 2013 2:33 pm

gabriel219 escreveu:Pessoal, será que teria como trocar o meu voto, pois votei no PAK-FA e saiu como se fosse no F-35.
Isso eu não consigo fazer!!! :cry:




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#8 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 23, 2013 2:52 pm

angelogalvao escreveu:Enfim, eu prefiro que participemos como parceiros do projeto do Sukoi T-50, mas levando em conta somente a promessa da aeronave. Questões como logística, estrategia, suporte pós-venda não sou capaz de avaliar. Enfim, no meu modo de ver, criar um projeto de caça 100% nacional é loucura, dado o elevado custo de desenvolvimento; o que eu espero mesmo é um projeto de parceria entre empresas e países.

Devido a escolha do Gripen, não vejo problemas em participarmos do projeto FS 2020.
A proposta Russa é desenvolver a versão Brasileira do PAK-FA e produzir a maior parte possível das peças de nossa versão aqui no Brasil (não falei em aviônica).

Se assim for, não precisaríamos nos preocupar com serviço pós-venda (não é ruim, só ver todos os países com equipamento Russo e nenhum reclamou), pois, como nós produziríamos boa parte das peças, nós mesmos faríamos a manutenção e auto-forneceríamos as peças para o PAKFA-BR.

A questão sobre o FS 2020 é que ainda é um esboço e seu futuro ainda não se sabe. Já o PAK-FA saberemos que voará, tanto a versão Indiana quanto a Russa, é claro. Se entrássemos no projeto em 2019, poderíamos ter nosso primeiro protótipo em 2028-2029 e poderíamos já operá-lo em 2034. Isso estou falando na pior das hipóteses, na minha opinião.

O F-35 está descartado, J-20 idem e creio que projeto nacional também, pois não temos e nem teremos como fazer um caça de 5ª geração com tecnologia de 4,5ª.

Abs.




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#9 Mensagem por bcorreia » Seg Dez 23, 2013 3:24 pm

Petry escreveu:Muita especulação. Negócio é definir ao certo quantos Gripens serão para definir o próximo passo.
O Saito já falou publicamente que dependendo de como for a compra desses 36, pelo menos mais umas 50 unidades deverão ser adquiridas, depois disso acho que já vale mais partir pro quinta geração.




Avatar do usuário
andrelemos
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
Agradeceram: 56 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#10 Mensagem por andrelemos » Seg Dez 23, 2013 3:26 pm

Bom, na minha opinião uma das vantagens do FS 2020 é justamente que ele não está muito avançado.

O F-35 já está quase pronto, compraríamos praticamente "de prateleira".

O PAK-FA poderia ser uma boa opção, mas aí teríamos que ver o andamento do projeto, e o quanto seria possível fazer na janela temporal restrita que temos, tocando o projeto Gripen-Br praticamente ao mesmo tempo.

No caso do FS-2020, dependendo da vontade de outros países como a Turquia, creio que o trabalho ainda a ser feito poderia ser dividido de forma mais "igual" entre os participantes. Poderíamos também esperar um pouco até que os frutos do Gripen-Br aparecessem.

Enfim, vejo o FS-2020 como um projeto bem parecido com o do Gripen-NG, que deve resultar em um caça de 5a geração monomotor e mais barato, uma opção para países que não desejam pagar o preço que estão atualmente cobrando pelo F-35 e/ou PAK-FA, ou não querem se comprometer diplomaticamente com os EUA e Rússia, ou comprar o J-31 da China (que também deve ser uma opção barata).

No final das contas, acho que o país tem que tirar vantagem do fato de não precisar de caças de 5a geração "pra ontem" e entrar em um projeto onde poderia participar do início (ou quase do início) e absorver a maior parte do trabalho possível. Acho que até meados de 2025 o Gripen NG Br dará conta das nossas necessidades de defesa muito bem, e também acho que levará alguns anos até que esta "absorção de conhecimento" do Gripen NG esteja completa.

Sendo assim, se iniciarmos "pra valer" o projeto FS-2020 a partir de 2016 (quando os nossos Gripens, imagino eu, estarão entrando na linha de produção) podemos ter o lote final dos nossos cento e tantos caças sendo composto pelo FS-2020br, lá pelo meio da próxima década (2025)...

Comentários?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#11 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 23, 2013 3:26 pm

Eu gostaria de ver o Brasil com 144 F/A-39E/F e seus 8 Esquadrões ( :mrgreen: ) e mais 70 caças de 5ª geração e seus 5 Esquadrões, com 18 aeronaves para cada esquadrão.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#12 Mensagem por gabriel219 » Seg Dez 23, 2013 4:15 pm

Algumas fotos do que seriam tais caças para melhor "apreciação".
F-35A:
Imagem
F-50 ( :mrgreen: ):
Imagem
F-2020:
Imagem
TAI:
Imagem
F-20:
Imagem
C5ªGN:
Imagem

Na minha opinião, ou ser o PAK-FA ou o FS2020.

Prefiro o PAK-FA, pois é o High que todos querem, mas se for o FS2020 que venha, ficarei feliz também.




Editado pela última vez por gabriel219 em Seg Dez 23, 2013 6:49 pm, em um total de 2 vezes.
Lirolfuti
Sênior
Sênior
Mensagens: 2427
Registrado em: Sex Mai 18, 2012 6:12 pm
Agradeceram: 205 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#13 Mensagem por Lirolfuti » Seg Dez 23, 2013 4:39 pm

Gabriel essa imagem que colocaste como sendo da TAI na verdade e uma arte do projeto sul coreano ao qual tbm não esta na enquete :D




Avatar do usuário
angelogalvao
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 319
Registrado em: Seg Fev 02, 2009 3:23 pm
Agradeceram: 54 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#14 Mensagem por angelogalvao » Seg Dez 23, 2013 4:57 pm

Lirolfuti escreveu:Gabriel essa imagem que colocaste como sendo da TAI na verdade e uma arte do projeto sul coreano ao qual tbm não esta na enquete :D
Qual o nome desse projeto? Eu coloco lá!!! :wink:




Paz entre Nós, Guerra aos senhores!
motumbo
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 10:14 am
Agradeceram: 36 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#15 Mensagem por motumbo » Seg Dez 23, 2013 5:10 pm

Acho que para o Brasil agora, vai depender muito de como os Suecos vão lidar com esse contrato, eu suspeito que eles vão fazer de tudo para fincar o pé deles por muito tempo aqui, e como consequência, vai ser difícil de os suecos perderem um futuro contrato do de quinta geração.

Acho que os franceses sentiram o golpe, o destempero de sua nota e de suas criticas (violentas até) contra o Gripen chega a chamar a atenção, a verdade é que os suecos tomaram mais que um importante contrato, e o Brasil demonstrou que deseja uma forte neutralidade.




Imagem
Responder