.:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual caça de 5ª geração deseja na FAB?

F-35 Lightning
12
6%
Chengdu J-20
1
0%
PAK-FA T-50
47
23%
SAAB FS2020
96
48%
TAI F-X - Turquia
4
2%
Projeto novo e nacional
38
19%
KF-X - Coréia do Sul
2
1%
Mikoyan LMFS
1
0%
 
Total de votos: 201

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
avc1
Avançado
Avançado
Mensagens: 626
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 12:15 am
Agradeceram: 123 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#151 Mensagem por avc1 » Dom Set 03, 2023 5:11 pm

se o FX2 demorou uns 20 anos ...imagina esse...mal recebemos nossos avioes gripen e ja tao falando de 5º geração em um pais como Brasil??? 10 paginas ainda de tópico, sugiro bloquear essa palhaçada aqui.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#152 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2023 12:37 pm

knigh7 escreveu: Dom Set 03, 2023 4:25 pm Dá uma olhada na página 138 da PLOA 2024. Houve uma redução do orçamento de investimento do MD em R$383 milhões (R$8.279 x R$8.662 milhões) com relação a este ano. O Congresso pode até alterar. Mas não vai ser substancial, como sempre.
Segura um pouco aí seus wishful thinks completamente descolados da realidade.
Se tivermos que pensar apenas colados à realidade, é melhor fechar o fórum por falta de assunto - e de debates - e por falta de importância do assunto defesa, porque isso nunca irá mudar, a não ser pontualmente, caso sejamos levados a investir nela por força de algum acontecimento não previsto e\ou não planejado nos wishful thinks descolados da realidade das ffaa's e da politicalha tupiniquim.

Planejamento público se faz em curto, médio e longo prazo. Vale para qualquer setor da administração pública. Inclusive, e principalmente, a área de defesa. É por isso que os militares pensam constantemente coisas fora da realidade do mundinho absorto e lascivo civil.

O atual planejamento da FAB começou em 2018 e vai até 2027. O próximo irá até 2037. A FAB faz planejamentos decenais. Então é bom tu avisares a eles para maneirar também, já que o orçamento dela nunca irá acolher tudo o que a instituição entende ser necessário agora e muito menos depois. Poderia planejar apenas uma vez por ano para ver o que é possível fazer e ano que vem a gente pensa depois. Sabe como é, a realidade é indefectível.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#153 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2023 12:46 pm

avc1 escreveu: Dom Set 03, 2023 5:11 pm se o FX2 demorou uns 20 anos ...imagina esse...mal recebemos nossos avioes gripen e ja tao falando de 5º geração em um pais como Brasil??? 10 paginas ainda de tópico, sugiro bloquear essa palhaçada aqui.
É por causa desse tipo de pensamento que Defesa no Brasil é, e continuará sempre sendo tratada com menos importância que qualquer conversa de botiquim.
Se quem elege os que deveriam representar seus interesses no poder público pensa assim sobre o tema, o que esperar destes, que nunca tiveram qualquer intenção real neste sentido? :?: :roll:
Mas tudo bem. Pode trancar o tópico. Aproveita e tranca do FDB também. Afinal, faz mais de vinte anos que se debate aqui coisas que não tem sentido e importância zero para qualquer um no mundo real.
Estamos todos perdendo tempo aqui. Não vamos à guerra nenhuma mesmo.
Aliás, para que ffaa's, não é mesmo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#154 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 04, 2023 12:49 pm

hã... quem diria que 23 anos atrás Turquia, Índia e Coreia do Sul estariam nos oferecendo projetos de caças de 5a G próprios.
E nós aqui, a fuderosa mega potência sul americana, ainda sem saber se 3 dúzias de caças tá bom ou não para o Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#155 Mensagem por knigh7 » Seg Set 04, 2023 3:03 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 04, 2023 12:37 pm
knigh7 escreveu: Dom Set 03, 2023 4:25 pm Dá uma olhada na página 138 da PLOA 2024. Houve uma redução do orçamento de investimento do MD em R$383 milhões (R$8.279 x R$8.662 milhões) com relação a este ano. O Congresso pode até alterar. Mas não vai ser substancial, como sempre.
Segura um pouco aí seus wishful thinks completamente descolados da realidade.
Se tivermos que pensar apenas colados à realidade, é melhor fechar o fórum por falta de assunto - e de debates - e por falta de importância do assunto defesa, porque isso nunca irá mudar, a não ser pontualmente, caso sejamos levados a investir nela por força de algum acontecimento não previsto e\ou não planejado nos wishful thinks descolados da realidade das ffaa's e da politicalha tupiniquim.

Planejamento público se faz em curto, médio e longo prazo. Vale para qualquer setor da administração pública. Inclusive, e principalmente, a área de defesa. É por isso que os militares pensam constantemente coisas fora da realidade do mundinho absorto e lascivo civil.

O atual planejamento da FAB começou em 2018 e vai até 2027. O próximo irá até 2037. A FAB faz planejamentos decenais. Então é bom tu avisares a eles para maneirar também, já que o orçamento dela nunca irá acolher tudo o que a instituição entende ser necessário agora e muito menos depois. Poderia planejar apenas uma vez por ano para ver o que é possível fazer e ano que vem a gente pensa depois. Sabe como é, a realidade é indefectível.


A MB exagerou no PAEMB em 2009 mas depois do Moura Neto ela ficou mais realista. Os orçamentos real para investimento nas FFAA ficam dentro de uma faixa oscilando em aprox. 10%. As exceções foram em 2014 (por causa da Copa) e em 2018 (por causa da intervenção Federal no Rio). Essas oscilações, obviamente, geram impacto nas percspectiva de reequipamento.

Mas não é o seu caso. Seus wishful thinkings são absolutamente fora da realidade. Daria um montante de vários bilhões de dólares. Pura viagem na maionese.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#156 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 05, 2023 12:21 pm

knigh7 escreveu: Seg Set 04, 2023 3:03 pm A MB exagerou no PAEMB em 2009 mas depois do Moura Neto ela ficou mais realista. Os orçamentos real para investimento nas FFAA ficam dentro de uma faixa oscilando em aprox. 10%. As exceções foram em 2014 (por causa da Copa) e em 2018 (por causa da intervenção Federal no Rio). Essas oscilações, obviamente, geram impacto nas percspectiva de reequipamento.
Mas não é o seu caso. Seus wishful thinkings são absolutamente fora da realidade. Daria um montante de vários bilhões de dólares. Pura viagem na maionese.
O PAEMB da marinha foi baseado em estudos do estado maior e da escola naval em cima de questões muito reais e totalmente dentro da realidade do contexto geopolítico e estratégico sul americano, e dentro de uma faixa temporal de 30 anos. É o que estados maiores e academias e escolas militares fazem. Olhar para a frente, muito a frente, e para os lados, e não apenas até onde o nariz ou o bolso alcança agora.

Obviamente como não temos na seara pública civil nenhum tipo de ação parecida com estas, é impossível admitir que se pense em prazos tão longos e custos tão altos para o nosso padrão de 5o mundo para investimento em defesa. Basta-nos os afazeres do dia a dia. E está de bom tamanho. Desde que os militares não fresquem com o mundinho político de merda que temos aqui desde sempre e seus objetivos básicos.

Aliás, o FX-2 custou-nos a bagatela de 4,5 a 5,5 bilhões de dólares. Isso é pouco ou é muito para o Brasil? O KC-390, o SISDABRA, o projeto espacial, E\R-99, e outras coisinhas também foram bem baratinhas, não?

O EB precisa ser modernizado por inteiro, tudo nele tem que ser refeito praticamente do zero. Essa brincadeira vai nos custar ao menos uns US 20 bilhões, por baixo.. É barato também?

Sejamos honestos. O que se faz em termos de investimentos aqui em defesa são as migalhas que caem da mesa onde se reparte o bolo, e nada além disso. Nenhum projeto por aqui que ultrapasse os imites ocultos do orçamento impostos pelos políticos sairá do papel a não ser que eles ganhem algo com isso.

Defesa é um negócio caro. Sempre foi. Mas no Brasil, ela tem que ser barata, e não incomodar. Do contrário passa a ser um problema para todo mundo. E ninguém aqui gosta de "gastar" dinheiro público com algo que não se justifica e nem tem motivo de ser. Obviamente na visão tacanha e mediocre da sociedade civil e da politicalha local.

Aliás, dá uma olhada no planejamento estratégico da força aérea e verificas os custos de tudo que está pautado ali, e se combina com o orçamento anual dela. O caça de 5a G não está pautado ali ainda, mas no próximo vai entrar. Porque projetar um caça, e capacitar a indústria aeronáutica nacional para tal, não é algo que se faz a troco de caixa e muito menos dentro d período de gestão de um único governo.

Se vão achar caro ou não, é outra coisa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#157 Mensagem por Viking » Ter Set 05, 2023 9:50 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 04, 2023 12:49 pm hã... quem diria que 23 anos atrás Turquia, Índia e Coreia do Sul estariam nos oferecendo projetos de caças de 5a G próprios.
E nós aqui, a fuderosa mega potência sul americana, ainda sem saber se 3 dúzias de caças tá bom ou não para o Brasil.

Sensacional este texto. Resumiu o que o Brasil varonil e de fato.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#158 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Set 06, 2023 2:42 pm

Viking escreveu: Ter Set 05, 2023 9:50 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 04, 2023 12:49 pm hã... quem diria que 23 anos atrás Turquia, Índia e Coreia do Sul estariam nos oferecendo projetos de caças de 5a G próprios.
E nós aqui, a fuderosa mega potência sul americana, ainda sem saber se 3 dúzias de caças tá bom ou não para o Brasil.

Sensacional este texto. Resumiu o que o Brasil varonil e de fato.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]
Eu sei que é ruim... também queria forças armadas fortes. Mas sempre esquecemos onde estão esses países acima e quem são seus vizinhos e nossa realidade.

Mas acho que é muita energia e tempo perdido discutir FX-3 agora... FX2 nem saiu das fraldas... Seria uma boa ideia se gastar energia com o Gripen do que ficar no SE e no DAQUI A 30 ANOS...




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#159 Mensagem por Duka » Qua Set 06, 2023 4:18 pm

Resolvi pedir para uma fonte isenta (Bard, chat IA do Google) qual o quantitativo mínimo de caças Gripen para o Brasil dissuadir uma agressão de uma potência média (tipo França).
Acho esse um cenário bem plausível, defender nosso país de uma única potência estrangeira (pois considero que, contra uma coalizão não vale nem a pena tentar nada diferente de guerrilha e guerra de atrito).
Resultado:
72 caças

"Caças: 72 caças Gripen NG ou F-35. Isso garantiria que o Brasil tivesse uma força aérea suficiente para defender seu espaço aéreo contra ataques franceses."




Abraços
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#160 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 07, 2023 11:13 am

Juliano Lisboa escreveu: Qua Set 06, 2023 2:42 pm
Viking escreveu: Ter Set 05, 2023 9:50 pm Sensacional este texto. Resumiu o que o Brasil varonil e de fato.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]
Eu sei que é ruim... também queria forças armadas fortes. Mas sempre esquecemos onde estão esses países acima e quem são seus vizinhos e nossa realidade.
Mas acho que é muita energia e tempo perdido discutir FX-3 agora... FX2 nem saiu das fraldas... Seria uma boa ideia se gastar energia com o Gripen do que ficar no SE e no DAQUI A 30 ANOS...
Juliano, as ffaa's são instituições de Estado, e pensam como tal, e portanto, cabe vislumbrar olhar além do horizonte pequeno e medíocre dos políticos e economistas de plantão é uma obrigação. É assim em qualquer lugar.

Não dá simplesmente para deixar de lado questões que irão mais tempo, menos tempo, incutir em investimentos que o Estado será obrigado a fazer, mesmo que a contra gosto. E isto se faz com planejamento estratégico. Infelizmente nós não temos isso na seara pública civil, pelos motivos óbvios que todos conhecemos. Mas nem por isso os militares podem simplesmente aderir à mediocridade e letargia nacional e pagar para ver. Estes projetos dos caças acima ainda vão levar tempo para sair do papel e estar plenamente operacionais. Se tudo der certo, claro. São projetos para a próxima década.

Nada impede que a FAB possa sentar e conversar com estas estes países - que como disse devem estar rondando a FAB com estes projetos - para saber como está se dando o desenvolvimento de seus produtos. Não é o caso de adotar um ou outro, isto é uma decisão acima deles, mas é preciso acompanhar de perto a evolução tecnológica na área, por mais que estejamos atrasados neste aspecto, para quando houver que se ter uma decisão sobre o próximo passo pós Gripen, não tenhamos que começar do zero outra vez como no caso do caça sueco, que é o modelo adotado para tirar a indústria e a PDI nacional no setor aeronáutico das limitações do Xavante, A-1 e F-5EM.

Ou podemos simplesmente continuar deitados eternamente em berço esplêndido acreditando piamente que esse negócio de guerra é problema dos outros, e que não precisamos nos preocupar com isso.

Caças não são um vetor individual e isolado em uma força aérea. São um sistema dentro de um sistema. E leva muito tempo para desenvolver tudo isso. O Gripen E\F é a prova disso. Vamos pagar para ver, de novo, com eles até precisar de um caça de 5a G e arriscar a perder tudo o que foi e será obtido com ele só porque a politicalha local e a sociedade não dão a mínima para defesa?

Pode ser que sim, pode ser que não. Mas espero sinceramente que desta vez os militares não sejam tão burros e incrédulos quanto quem paga o salário deles.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#161 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 07, 2023 11:26 am

Duka escreveu: Qua Set 06, 2023 4:18 pm Resolvi pedir para uma fonte isenta (Bard, chat IA do Google) qual o quantitativo mínimo de caças Gripen para o Brasil dissuadir uma agressão de uma potência média (tipo França).
Acho esse um cenário bem plausível, defender nosso país de uma única potência estrangeira (pois considero que, contra uma coalizão não vale nem a pena tentar nada diferente de guerrilha e guerra de atrito).
Resultado:
72 caças
"Caças: 72 caças Gripen NG ou F-35. Isso garantiria que o Brasil tivesse uma força aérea suficiente para defender seu espaço aéreo contra ataques franceses."
Bom, creio que a tal inteligência deve ter levado em conta que a guerra se limitaria à região norte e às linhas fronteiriços com a Guiana. Se for assim, então são 72 Gripen E\F apenas para dar conta do TO norte. O restante do pais é outra coisa.

Em todo caso, na eventualidade dos franceses virem aqui puxar briga por causa da Guiana, bem, nós teríamos que, no mínimo, proteger todo o espaço aéreo entre Natal e Boa Vista. Algo como 3 mil km entre ambas. Manaus e Belém obrigatoriamente teriam que dispor de esquadrões, assim como Macapá. Porto Velho também, e talvez Santarém para fechar a linha. Enfim, dá para ver que apenas a França com seu único Nae e várias bases no caribe podem nos dar um baita trabalho, imagina se ela viesse acompanhada.

Aliás, para puxar briga com o Brasil mesmo uma OTAN da vida não precisa fazer muita coisa. Afinal, 80% da população brasileira está espremida entre Porto Alegre e Natal, e no máximo a 200 km do litoral. Os outros 20% estão espahados pelo restante do país. Quanquer investida contra nós não precisa ir muito longe além das praias. É só acertar os alvos certos e voa lá, estamos de quatro no chão e pedindo bis.

Mas, mas claro, não precisamos nos preocupar com isso, já que é muito mais fácil ir ao mercado livre de Brasília e comprar os produtos certos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juliano Lisboa
Avançado
Avançado
Mensagens: 636
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 11:46 am
Localização: Anápolis - GO
Agradeceram: 197 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#162 Mensagem por Juliano Lisboa » Sex Set 08, 2023 9:52 am

FCarvalho escreveu: Qui Set 07, 2023 11:13 am
Juliano Lisboa escreveu: Qua Set 06, 2023 2:42 pm
Eu sei que é ruim... também queria forças armadas fortes. Mas sempre esquecemos onde estão esses países acima e quem são seus vizinhos e nossa realidade.
Mas acho que é muita energia e tempo perdido discutir FX-3 agora... FX2 nem saiu das fraldas... Seria uma boa ideia se gastar energia com o Gripen do que ficar no SE e no DAQUI A 30 ANOS...
Juliano, as ffaa's são instituições de Estado, e pensam como tal, e portanto, cabe vislumbrar olhar além do horizonte pequeno e medíocre dos políticos e economistas de plantão é uma obrigação. É assim em qualquer lugar.

Não dá simplesmente para deixar de lado questões que irão mais tempo, menos tempo, incutir em investimentos que o Estado será obrigado a fazer, mesmo que a contra gosto. E isto se faz com planejamento estratégico. Infelizmente nós não temos isso na seara pública civil, pelos motivos óbvios que todos conhecemos. Mas nem por isso os militares podem simplesmente aderir à mediocridade e letargia nacional e pagar para ver. Estes projetos dos caças acima ainda vão levar tempo para sair do papel e estar plenamente operacionais. Se tudo der certo, claro. São projetos para a próxima década.

Nada impede que a FAB possa sentar e conversar com estas estes países - que como disse devem estar rondando a FAB com estes projetos - para saber como está se dando o desenvolvimento de seus produtos. Não é o caso de adotar um ou outro, isto é uma decisão acima deles, mas é preciso acompanhar de perto a evolução tecnológica na área, por mais que estejamos atrasados neste aspecto, para quando houver que se ter uma decisão sobre o próximo passo pós Gripen, não tenhamos que começar do zero outra vez como no caso do caça sueco, que é o modelo adotado para tirar a indústria e a PDI nacional no setor aeronáutico das limitações do Xavante, A-1 e F-5EM.

Ou podemos simplesmente continuar deitados eternamente em berço esplêndido acreditando piamente que esse negócio de guerra é problema dos outros, e que não precisamos nos preocupar com isso.

Caças não são um vetor individual e isolado em uma força aérea. São um sistema dentro de um sistema. E leva muito tempo para desenvolver tudo isso. O Gripen E\F é a prova disso. Vamos pagar para ver, de novo, com eles até precisar de um caça de 5a G e arriscar a perder tudo o que foi e será obtido com ele só porque a politicalha local e a sociedade não dão a mínima para defesa?

Pode ser que sim, pode ser que não. Mas espero sinceramente que desta vez os militares não sejam tão burros e incrédulos quanto quem paga o salário deles.

A ver.
Caro amigo, entendo o seu discurso e em parte até concordo. O que eu digo é que o fórum não é mais um local de discussão e sim de suposição... Esse tópico de FX3 por exemplo é uma perda de tempo e energia sem tamanho. Sei que vou ser criticado, mas tudo bem. O avião está sendo entregue, temos aqui no fórum um usuário parente de piloto de Gripen e ao invés de fazer as perguntas certas ficamos sonhando com os aviões dos outros...

Não satisfeito com isso, aventam ainda um possível conflito com um país que pasmem, está nos ensinando a fazer um submarino nuclear. Sinceramente eu penso que viagem é essa... (mais uma vez vou ser criticado kkkkk)

Aqui as vezes parece torcida de futebol que fica mais feliz com a possível contratação de um jogador, do que com o campeonato ganho.

Desculpem meu desabafo...




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#163 Mensagem por Duka » Sex Set 08, 2023 10:04 am

Em termos de realidade geopolítica, nossa chance de conflito com qualquer país é próxima de zero nas próximas décadas (muito menos Europeus, que temos apreço natural e em breve alinhamento econômico com a possível - e finalmente - finalização do acordo MERCOSUL-UE).

Coloquei a França como exemplo para a IA justamente para dar uma referência de poderio militar do hipotético adversário (poderia ser outro país - Inglaterra, Rússia etc. ).
Acho plausível o BR ter aptidão para se defender de uma única potência média estrangeira (e por extensão uma coalizão de nossos vizinhos), mais que isso é sonho, melhor correr pro mato.

Pela resposta da IA, 72 Gripens já seriam suficientes, portanto, a FAB está (na minha visão) em vias de ser muito bem preparada para esse TO (caso se confirme o segundo lote).




Abraços
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#164 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 08, 2023 5:44 pm

Juliano Lisboa escreveu: Sex Set 08, 2023 9:52 am Caro amigo, entendo o seu discurso e em parte até concordo. O que eu digo é que o fórum não é mais um local de discussão e sim de suposição... Esse tópico de FX3 por exemplo é uma perda de tempo e energia sem tamanho. Sei que vou ser criticado, mas tudo bem. O avião está sendo entregue, temos aqui no fórum um usuário parente de piloto de Gripen e ao invés de fazer as perguntas certas ficamos sonhando com os aviões dos outros...
Não satisfeito com isso, aventam ainda um possível conflito com um país que pasmem, está nos ensinando a fazer um submarino nuclear. Sinceramente eu penso que viagem é essa... (mais uma vez vou ser criticado kkkkk)
Aqui as vezes parece torcida de futebol que fica mais feliz com a possível contratação de um jogador, do que com o campeonato ganho.
Desculpem meu desabafo...
Olá Juliano,

Se tem uma coisa que os militares sabem fazer bem, e devem saber mesmo, é viajar na maionese. E o que isso significa? Que brincar com jogos de guerra também é um dever de casa simples, óbvio e mais que necessário para eles saberem o que pensam podem ou vão enfrentar pela frente em diversos períodos de tempo. Isso ajuda a garantir que as limitações orçamentárias e de recursos materiais e humanos não intimidem e limitem a capacidade de oferecer respostas para situações que literalmente todo mundo por aqui julgam ser impossíveis ou inviáveis.
Em 1982 absolutamente ninguém no mundo, quanto mais os ingleses, acreditava que os argentinos invadiriam as Malvinas. Bem, o resto todos sabem no que deu. E sabe o que mudou na nossa defesa desde lá? Eu te digo. Nada. Até os navios principais da marinha continuam os mesmos.
Então, o fórum tem que ser um espaço aberto para debater, também, questões que nos parecem ser além da realidade fática do dia a dia. Até para se ter assunto. Do contrário corre-se o perigo deste espaço virar mais um campo de lamentos das tristezas e mazelas da realidade nacional que permeia a internet.
Temos o tópico do FX-2 Gripen. E ele anda mais parado do que eu quando penso em fazer exercício físico. :mrgreen:
Mas ele está lá. Cabe a nós fazer com que o debate exista. É só colocar lá as perguntas e questões que temos.
Conquanto, para além de saber mais sobre a realidade concreta, também podemos nos dar o luxo aqui de fazer os nossos joguinhos de guerra, até porque somos também um espaço lúdico. Sem isso o fórum vira um troço chato cheio de intelectualismo e preciosismos tecnicistas que pouco ou ajuda aos muitos que vem aqui e apenas leem para tentar aprender algo mais.
Temos espaço para de um tudo um pouco. E ao contrário do que pensas, é apenas minha ignóbil opinião, a FAB não está parada e centrada apenas e tão somente no Gripen E\F. Quem tem a obrigação de pensar o futuro da defesa do país e também o seu presente não pode se dar o luxo de limitar-se àquilo que lhe permite o orçamento. Se fosse assim a FAB já teria virado um táxi aéreo há muito tempo, e não estaríamos aqui, eu, você, e tantos outros sobre Gripen, caças de 5a G e nem nada.
Uma das diferenças que nos separa do mundo desenvolvido é a nossa capacidade de pensar fora da caixinha em que estamos enfiados desde 1500. E para fazer isso é preciso pensar além da ponta do nariz. Sem deixar ele de lado. Mas pensar.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36165
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: .:: FX-3: AERONAVE DE 5ª GERAÇÃO DA FORÇA AÉREA.

#165 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 08, 2023 5:56 pm

Duka escreveu: Sex Set 08, 2023 10:04 am Em termos de realidade geopolítica, nossa chance de conflito com qualquer país é próxima de zero nas próximas décadas (muito menos Europeus, que temos apreço natural e em breve alinhamento econômico com a possível - e finalmente - finalização do acordo MERCOSUL-UE).
Coloquei a França como exemplo para a IA justamente para dar uma referência de poderio militar do hipotético adversário (poderia ser outro país - Inglaterra, Rússia etc. ).
Acho plausível o BR ter aptidão para se defender de uma única potência média estrangeira (e por extensão uma coalizão de nossos vizinhos), mais que isso é sonho, melhor correr pro mato.
Pela resposta da IA, 72 Gripens já seriam suficientes, portanto, a FAB está (na minha visão) em vias de ser muito bem preparada para esse TO (caso se confirme o segundo lote).
Eu não tenho quase nenhum contato com o mundo militar, mas nestes anos todos eu aprendi uma coisa simples convivendo com os poucos que conheci. Nunca acredite que está tudo tão bem quanto possa parecer que está. É quando as coisas parecem normais que o inesperado acontece. E se não estivermos preparados, como de fato este país nunca esteve para nada ao longo de dois séculos, resta-nos chorar o leite derramado, procurar culpados para apontar o dedo, e varrer a sujeira para debaixo do tapete como de praxe.

Guerras nunca mandam lembranças e muito menos aviso prévio. Em alguns casos pontuais, como a Ucrânia, que é o mais comentado, há exceções. No geral, quando menos se espera que um conflito aconteça, ele simplesmente acontece. E no nosso caso, vamos ser sempre pegos com as calças nas mãos, vide o comportamento e a relação, ou a não relação, da sociedade e poder político com o assunto Defesa.

Podemos ficar aqui matutando que não precisamos nos preocupar com nada e ninguém, mas, verdade seja dita, olhando apenas para o nosso próprio umbigo como sempre fizemos, sem ler os sinais que emanam do nosso entorno estratégico e mundial, é muito provável que a próxima guerra que seremos obrigados a travar o será nos mesmos moldes que as anteriores. Nós fingindo que o mundo não existe, e o mundo simplesmente vem aqui e dá-nos outra surra e nos arrasta para seus problemas.

Dizem que história dá voltas. E la dá mesmo. Já vimos o mesmo filme de antes disso tudo que está acontecendo, de novo, na Europa. Mas até agora parece que ninguém entendeu. Ou não quer entender. Lá e aqui. Como sempre.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder