Destino dos Mirage 2000

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
lordlex
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 168
Registrado em: Qua Out 16, 2013 1:09 pm
Agradeceram: 4 vezes

Destino dos Mirage 2000

#1 Mensagem por lordlex » Sáb Dez 21, 2013 10:24 pm

pessoal qual sera o destino dos Mirage 2000 da Fab apos a destivaçao?
serao vendidos? desmontados ? irao para algum museu?


seria interessante se colocasem 1 no museu da Tam

vlw




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#2 Mensagem por wagnerm25 » Sáb Dez 21, 2013 11:05 pm

Target drones?




tainan
Júnior
Júnior
Mensagens: 58
Registrado em: Sex Out 25, 2013 11:42 am

Re: Destino dos Mirage 2000

#3 Mensagem por tainan » Sáb Dez 21, 2013 11:27 pm

Eu li uma reportagem dizendo que eles iriam ser utilizados como aeronaves de treinamento para novos pilotos,achei estranho que porque vivem dizendo que o custo de cada hora de voo deles é muito caro!




bcorreia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1253
Registrado em: Qui Out 15, 2009 1:42 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#4 Mensagem por bcorreia » Dom Dez 22, 2013 12:23 am

Provavelmente uma ou outra vai para museus (musal e Tam), outras para o espeto e o que restar deverá fazer companhia aos Mirage 3 estocados

Imagem




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5442
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 428 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#5 Mensagem por henriquejr » Dom Dez 22, 2013 1:05 am

Não acredito neste fim. O M2000 é um caça utilizado por muitas forças aéreas, e vai continuar sendo pelos próximos 10 a 15 anos. Acredito que alguns desses usuários vão adquirir os nossos para utilizarem como fonte de peças, ou ate mesmo para opera-los. Pelo menos 6 estão em condições de vôo, não vão continuar na FAB simplesmente porque esta optou por não adquirir suprimentos para continuar operando eles.




.
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#6 Mensagem por Guilherme » Dom Dez 22, 2013 4:33 am





Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#7 Mensagem por Bourne » Dom Dez 22, 2013 8:32 am

Destinos possíveis

- Repositor de peças e sucatas para algum utilizador dos Mirage2000.
- Abandonados em alguém terreno baldio.
- Usados para experimentos de universidades como na UFABC.

Só seis ainda voam. Sinal que passaram do fim da vida útil. E reformar nem pesar.




Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#8 Mensagem por Justin Case » Dom Dez 22, 2013 9:03 am

Bourne escreveu:Destinos possíveis

- Repositor de peças e sucatas para algum utilizador dos Mirage2000.
- Abandonados em alguém terreno baldio.
- Usados para experimentos de universidades como na UFABC.

Só seis ainda voam. Sinal que passaram do fim da vida útil. E reformar nem pesar.
Bourne,

Pelo que conheço do assunto, independentemente da aeronave ou tipo, não existe esse conceito de fim da vida útil.
A continuação ou não do seu uso é resultado de análise de custo e benefício. Há que se ver se o retorno operacional justifica realizar o investimento.
No caso, não se pode dizer que haja diferença de vida útil entre os aviões F-2000 que estão voando e aqueles que foram "encostados" mais cedo.
Eu acho que eles deveriam ser alienados, no estado que estão, por qualquer valor que cobrisse as despesas de desativação. Mantê-los, reformá-los, estocá-los, doá-los para escolas e museus, doá-los para países vizinhos, ou simplesmente empalá-los em praça pública consumirá recursos significativos.
Como exemplo, os primeiros F-5E da Suíça foram "vendidos" por US$ 500 mil a unidade. Foi um valor arbitrado pelo governo simplesmente para cobrir os gastos com a sua desativação.
O retorno do investimento estatal é medido em serviço prestado à população (defesa externa, no caso).
Os nossos F-2000 já cumpriram sua missão, por período muito maior do que aquele que foi inicialmente previsto. Querer ganhar dinheiro com a venda da sucata tem enorme possibilidade de continuar gerando muitos gastos com a frota que está inútil. É só ver o caso dos F-103 ou dos F-5B.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#9 Mensagem por Skyway » Dom Dez 22, 2013 9:29 am

Pelo menos um deveria ir para o MUSAL na minha opinião.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4864
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 649 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#10 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Dez 22, 2013 9:31 am

Skyway escreveu:Pelo menos um deveria ir para o MUSAL na minha opinião.
E pelo menos duas células para alguma(s) universidade(s)... :wink:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#11 Mensagem por Boss » Dom Dez 22, 2013 9:43 am

Ir para uma universidade seria uma boa. A UFABC tem qual ?




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4864
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 649 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#12 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Dez 22, 2013 10:03 am

Boss escreveu:Ir para uma universidade seria uma boa. A UFABC tem qual ?
Acho que a UFABC possui um exemplar do Mirage III, o Glauber pode confirmar. Já a UFMG eu sei que não possui exemplares de aviões supersônicos.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#13 Mensagem por Justin Case » Dom Dez 22, 2013 10:03 am

Amigos,

Ir para universidades é ótimo. Várias (umas quatro) poderiam receber, se tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para...
Mas quem vai completar e preparar as aeronaves? Quem vai desmontar, transportar, montar, pintar? Quem vai manter? Como vai ser usado?
Principalmente, quem vai custear e quanto vai ser gasto em $$$? E as horas de trabalho do pessoal da FAB envolvido nessas tarefas, que poderiam ser produtivas na atividade-fim?
Voltamos ao ponto que eu citei inicialmente e ninguém se preocupou. O custo da desativação.

Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#14 Mensagem por Bourne » Dom Dez 22, 2013 10:23 am

O custo é irrelevante.

A CAPES, CNPQ, instituições de fomento e fundos estaduais tem verba para tal. E como querem transformar a UFABC no MIT brasileira, não será problema, acompanha de outros centros.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4864
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 649 vezes

Re: Destino dos Mirage 2000

#15 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Dez 22, 2013 10:28 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Ir para universidades é ótimo. Várias (umas quatro) poderiam receber, se tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para...
Mas quem vai completar e preparar as aeronaves? Quem vai desmontar, transportar, montar, pintar? Quem vai manter? Como vai ser usado?
Principalmente, quem vai custear e quanto vai ser gasto em $$$? E as horas de trabalho do pessoal da FAB envolvido nessas tarefas, que poderiam ser produtivas na atividade-fim?
Voltamos ao ponto que eu citei inicialmente e ninguém se preocupou. O custo da desativação.

Abraços,

Justin
Justin,

Bem, nunca passou pela minha cabeça que o processo de enviar exemplares para universidades sairia de graça. Muito pelo contrário, afinal tudo que envolve tecnologia tem um algo custo, seja na aquisição ou na operação. No entanto, se o Brasil vislumbra um novo salto no setor aeronáutico, isso passa pela formação de mão de obra qualificada, seja técnico ou superior. Vai sair caro? Com certeza, mas nestes momentos sempre lembro de uma citação de Derek Bok: "Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância". Já experimentamos, e muito, da ignorância. Está na hora de virarmos essa página da nossa história.

Agora, com relação a retirar possíveis exemplares para universidades só depois que "tirarmos o que vai para o PAMA, o que vai para a praça em Anápolis, o que fica na BAAN, o que vai para instrução em Guaratinguetá, o que vai para a AFA, o que vai para a sede do COMGAR, o que vai para a sede da FAE III, o que vai para..." só demonstra o quanto somos atrasados. :wink:


Abraços

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder