Área do convés de escoltas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marechal-do-ar
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Área do convés de escoltas

#1 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Nov 19, 2013 7:57 pm

Qual a importância da área do convés em escoltas?

Quer dizer, em navios de mesma tonelagem, qual a vantagem de ter uma área maior? O que da para colocar a mais em termos de armamentos? Se for reduzir a área, quanto é possível reduzir sem prejuízo das operações?

No caso de helicópteros, quanto a área é importante? Quanto é preciso para operar, reabastecer, recarregar, etc o helicóptero? Quanto a manutenção dele? Com um hangar quanto espaço este precisa?

Faço essas perguntas a todos os colegas que leem o tópico, com o objetivo de conhecer opiniões diversas sobre o assunto.




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gral
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Re: Área do convés de escoltas

#2 Mensagem por gral » Qua Nov 20, 2013 3:00 pm

Marechal-do-ar escreveu:Qual a importância da área do convés em escoltas?

Quer dizer, em navios de mesma tonelagem, qual a vantagem de ter uma área maior? O que da para colocar a mais em termos de armamentos? Se for reduzir a área, quanto é possível reduzir sem prejuízo das operações?

No caso de helicópteros, quanto a área é importante? Quanto é preciso para operar, reabastecer, recarregar, etc o helicóptero? Quanto a manutenção dele? Com um hangar quanto espaço este precisa?

Faço essas perguntas a todos os colegas que leem o tópico, com o objetivo de conhecer opiniões diversas sobre o assunto.
Quando você fala em área de convés, presumo que esteja falando em área de convés de vôo.

Em navios de mesma tonelagem, um navio de convôo maior permite o pouso de helicópteros maiores, caso o convés seja reforçado estruturalmente para tal. Por exemplo, o Navio-Escola Brasil poderia, baseado no tamanho do convôo dele(não tenho certeza se a estrutura agüenta ou não), permitir o pouso de um Super Puma, o que não é possível numa fragata classe Niterói.

O preço que se paga é a redução da área disponível para outros sistemas; por exemplo, um navio movido a turbinas a gás requer uma área para a entrada de ar e para a chaminé muito maior que um navio movido a motores diesel, fora espaço para mastros de sensores, armamentos e etc. Por exemplo, as fragatas holandesas da classe Jacob van Heemskerck(derivadas das fragatas classe Kortenaer) abdicaram do convés de vôo justamente para manter a propulsão COGAG e os sensores associados aos mísseis Standard, enquanto as fragatas Cassard mantiveram o convôo e o hangar mas usam propulsão inteiramente diesel ao invés da propulsão CODOG de suas meia-irmãs da classe Georges Leygues.

Abastecimento de helicópteros pode ser realizado até mesmo com o mesmo pairando sobre a popa do navio, até onde sei. Armar o helicóptero, seria necessário o pouso do mesmo. Agora, para operar plenamente o mesmo e realizar manutenção, é necessário um hangar; o helicóptero precisa de um local abrigado da água salgada, para se manter operacional.




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Re: Área do convés de escoltas

#3 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Nov 20, 2013 5:17 pm

Obrigado pela resposta gral, me referi como "convés" toda a área da parte superior do navio, incluindo o convés de voo.




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