EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#961 Mensagem por Lord Nauta » Sex Mai 19, 2017 3:01 pm

MasterCaiafa escreveu:
Bolovo escreveu: Será?

Tem estaleiros britânicos, franceses, italianos, gregos, suecos, alemães, russos, chineses, coreanos, singaporenses... praticamente o mundo todo. Se bem que até tem uma empresa americana, mas a filial brasileira: a Zentech do Brasil, que é uma empresa de consultoria em engenharia, não um estaleiro propriamente. Mas mesmo assim, nenhuma grande empresa americana está na lista.

É aquilo, né. Os americanos não podem estar errados. Todo mundo está. Menos eles. São excepcionais.
[/b]A US Navy tem mais o que fazer (leia-se empresas e estaleiros americanos), do que ficar se desgastando em uma concorrência que não acrescenta NADA para eles. Fragmentar recursos para atender uma encomenda brazuca, ao invés de lucrar os tubos com os LCS, para citar um devorador de dólares?[/b]


BZ
[009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#962 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2017 10:23 pm

Os cerca de US 1,8 bi que teoricamente se pretende investir nestes 4 navios é troco de pinga para a industria naval militar americana.

Já para a maioria dos demais concorrentes... :|

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#963 Mensagem por Bolovo » Sex Mai 19, 2017 10:35 pm

Será que quase 2 bi USD não atrai as empresas americanas? Sei não, heim. Não estou convencido.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#964 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 19, 2017 11:16 pm

Bolovo escreveu:Será que quase 2 bi USD não atrai as empresas americanas? Sei não, heim. Não estou convencido.
Eu tenho cá para mim que eles estão tão acostumados a verem a MB comprar refugo da USN que esse programa das CV-3 pode até soar com uma certa estranheza para eles. Afinal, a última vez que eles ofereceram algo novo para a MB foi há mais de 40 anos atrás, e mesmo assim baseado em um projeto de fragatas americanas.

Ademais, com certeza eles acompanham o cenário interno aqui, e devem estar a par das mazelas político-financeira e militar do país.

Enfim, os motivos podem ser vários. Principalmente agora com um presidente que insiste em dizer que as ffaa's americanas precisam ser urgentemente modernizadas.

Isso significa mais dólares, mais empregos, mais negócios, mais projetos.... nos USA.

Duvido que eles realmente irão sentir falta dos valores propostos para a MB nas CV-3. Que no final das contas, seriam eles mesmos que ter de bancar. E contar com a sorte de sermos bons pagadores.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#965 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 20, 2017 9:45 am

E de fato parece realmente não valer.

A cada semana mais fatos sobre a nossa já conhecidíssima fama de corrupção estatal unida à quase cultural promiscuidade de relações entre Estado, empresas, políticos e partidos com certeza deve deixar muita gente por lá com uma pulga atrás da orelha.

É só ver o que aconteceu com o Prosuper e seus prometidos 5 ou 6 bilhões de dólares de investimento.

Macaco velho não bota a mão em cumbuca.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#966 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mai 20, 2017 4:03 pm

E nada disso explico porque o resto do mundo tem interesse...

Questões legais ainda me parecem uma resposta muito mais plausível, até alguém aparecer com explicação muito boa de que porque americanos não se interessaram e todo o resto do mundo se interessou.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#967 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 20, 2017 7:53 pm

Marechal-do-ar escreveu:E nada disso explico porque o resto do mundo tem interesse...

Questões legais ainda me parecem uma resposta muito mais plausível, até alguém aparecer com explicação muito boa de que porque americanos não se interessaram e todo o resto do mundo se interessou.
Hoje mesmo a Arábia Saudita assinou um contrato de 6 bi USD com a Lockheed Martin para comprar algumas fragatas baseadas no LCS. Será mesmo que as empresas americanas não teriam vontade de pegar esse contrato das corvetas e ter a chance de vender algumas fragatas por aqui (coisa que a MB irá atrás muito em breve)? Sei não. Esse papo dá moralidade angelical norte americana não me convenceu.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#968 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 20, 2017 9:16 pm

luis Cláudio escreveu:Esse caso da Arábia Saudita é muito com o nosso. :roll:
Eu não disse isso.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#969 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 20, 2017 10:07 pm

Marechal-do-ar escreveu:E nada disso explico porque o resto do mundo tem interesse...
Questões legais ainda me parecem uma resposta muito mais plausível, até alguém aparecer com explicação muito boa de que porque americanos não se interessaram e todo o resto do mundo se interessou.
Bem, eu cá não acredito que tenha sido apenas uma mera questão de legislação deles. Tem mais coisas nisso.
Talvez quando, e se, o Prosuper chegar a ser relançado, possamos verificar com mais clareza essa suposta falta de interesse deles.
Mesmo porque, como disseram aí, o Prosuper que virá pode ser simplesmente uma CV-3 com mais de 3 mil toneladas ou algo melhor que isso. Em qualquer um dos casos, eles teriam a ganhar.
Resta saber o quê, e se valeria a pena...
Para eles, claro.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#970 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mai 20, 2017 10:20 pm

luis Cláudio escreveu:Por exemplo, o estaleiro GIBBS & Cox era candidato ao PROSUPER. A MB vinha mantendo conversações com ele, dentre os outros candidatos.

Isso era há 5 anos atrás. Outra época e outro valor (um negócio de valor 5 vezes maior).
A GIBBS não é estaleiro, e sim um escritório que projeta navios, no PROSUPER o contrato era para projetar, com a CV03 o projeto já está pronto, é para construir, por isso não faz sentido a GIBBS participar.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#971 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mai 20, 2017 11:22 pm

Sim, a proposta americana para o PROSUPER era baseada em um navio projetado pela GIBBS.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#972 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 21, 2017 10:57 pm

Esqueçam CV-3 para esse ano e ano que vem.

E esqueçam também por uns bons vinte anos que temos uma marinha de guerra.

Se sair alguns patrulhas até o fim desta década já podemos nos dar por contentes.

Digo e insisto: já passou da hora de criar uma guarda costeira para a MB ter ao menos uma chance de ser uma marinha de verdade como ela pensa que é.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#973 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 22, 2017 12:14 pm

luis Cláudio escreveu:Esses processos de negociação são demorados. A MB pode ir tocando sem problema, porque inicio de desembolso mesmo só lá para 2019.
Junto com a proposta de construção dos navios terá de vir obrigatoriamente a de financiamento externo.
Do bolso da MB não sai um tostão furado para este projeto. O problema é que o GF não tem nenhum planejamento para nas próximas LDO - este e qualquer governo a partir de 2019 - quanto a dispêndios com este projeto e nenhum outro da MB.
Ou seja, necas de CV-3 na prática. :?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#974 Mensagem por Lord Nauta » Seg Mai 22, 2017 5:07 pm

FCarvalho escreveu:
luis Cláudio escreveu:Esses processos de negociação são demorados. A MB pode ir tocando sem problema, porque inicio de desembolso mesmo só lá para 2019.
Junto com a proposta de construção dos navios terá de vir obrigatoriamente a de financiamento externo.
Do bolso da MB não sai um tostão furado para este projeto. O problema é que o GF não tem nenhum planejamento para nas próximas LDO - este e qualquer governo a partir de 2019 - quanto a dispêndios com este projeto e nenhum outro da MB.
Ou seja, necas de CV-3 na prática. :?

abs.


Caso a MB não corra ainda pode ficar sem as Type 23 que começam a sair de serviço em 2022.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#975 Mensagem por vplemes » Ter Mai 23, 2017 10:17 am

Mas essas type 23 pelo que andei lendo estarão só o osso quando forem descomissionadas. Será que valeriam a pena?




Responder