Polícia Federal

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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rodrigo
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Polícia Federal

#1 Mensagem por rodrigo » Qui Set 12, 2013 2:30 pm

PF compra helicóptero de R$ 29 milhões, mas não tem quem pilote

Aeronave comprada no ano passado ainda não entrou em atividade por falta de piloto e de contrato de manutenção

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Um ano e quatro meses após a Polícia Federal (PF) assinar contrato no valor de R$ 28,9 milhões para a aquisição de um helicóptero biturbinado de grande porte, a aeronave modelo AgustaWestland AW 139, que deveria ser utilizada em missões policiais, ainda não entrou em operação. A PF sequer sabe quando começará a usar o equipamento que, na segunda-feira, foi transferido para Brasília. Até agora, não há nenhum contrato de manutenção firmado nem pilotos com cursos específicos para comandar esse tipo de modelo.

O helicóptero chegou ao Brasil em maio deste ano, dentro do prazo contratual para a entrega. Ficou parado no Rio de Janeiro e, depois, em São Paulo. Entre os agentes da corporação, ganhou o apelido de “paralelepípedo” porque não sai do lugar. A Polícia Federal alega que o aparelho ainda não foi recebido oficialmente, portanto, não é responsável por não colocá-lo em operação, apesar de todo o investimento já feito. Questionada, a PF empurrou o problema para a empresa Synergy Aerospace Corp, responsável pela venda.

http://www.correiobraziliense.com.br/ap ... lote.shtml




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#2 Mensagem por gogogas » Qui Set 12, 2013 3:39 pm

Aff ...só gasto de dinheiro ...enquanto nossas fronteiras escancaradas ,esse vetor poderia ser bem útil em nossas fronteiras




Gogogas !
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Re: Helicóptero Polícia Federal

#3 Mensagem por saullo » Qui Set 12, 2013 5:46 pm

País bem administrado, cheio de gente competente, é assim mesmo.

Abraços




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#4 Mensagem por rodrigo » Qui Set 12, 2013 6:30 pm

A eterna falta de gestão eficiente, junto com incompetência e corrupção na aquisição de meios.

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Re: Helicóptero Polícia Federal

#5 Mensagem por rodrigo » Qui Set 12, 2013 6:31 pm

A notícia por inteiro:


PF compra helicóptero de R$ 29 milhões, mas não tem quem pilote

Adquirido nos EUA pela Polícia Federal, o Agusta Westland AW139 nunca levantou voo em missões oficiais. A supermáquina voadora veio do Rio de Janeiro para Brasília na segunda-feira, mas "enferruja" no Brasil desde maio do ano passado. É que a PF não tem ninguém habilitado a guiá-la nem a fazer manutenção

Um ano e quatro meses após a Polícia Federal (PF) assinar contrato no valor de R$ 28,9 milhões para a aquisição de um helicóptero biturbinado de grande porte, a aeronave modelo AgustaWestland AW 139, que deveria ser utilizada em missões policiais, ainda não entrou em operação. A PF sequer sabe quando começará a usar o equipamento que, na segunda-feira, foi transferido para Brasília. Até agora, não há nenhum contrato de manutenção firmado nem pilotos com cursos específicos para comandar esse tipo de modelo.

O helicóptero chegou ao Brasil em maio deste ano, dentro do prazo contratual para a entrega. Ficou parado no Rio de Janeiro e, depois, em São Paulo. Entre os agentes da corporação, ganhou o apelido de “paralelepípedo” porque não sai do lugar. A Polícia Federal alega que o aparelho ainda não foi recebido oficialmente, portanto, não é responsável por não colocá-lo em operação, apesar de todo o investimento já feito. Questionada, a PF empurrou o problema para a empresa Synergy Aerospace Corp, responsável pela venda.

“A transferência da aeronave para a PF ocorre somente após o procedimento oficial de recebimento, atendidos inúmeros aspectos legais e contratuais. A empresa é obrigada a obter, por exemplo, certificados com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que demorou para ocorrer, fazendo com que o prazo previsto em contrato de entrega de 12 meses após a assinatura não fosse obedecido pela empresa”, alegou. No entanto, o Correio verificou que o equipamento de prefixo PRHFV já foi registrado na Agência de Aviação Civil (Anac) como sendo de propriedade da administração pública direta federal.

“No período em que o helicóptero permaneceu no Rio de Janeiro, bem como em São Paulo para atendimento das exigências da autoridade reguladora da aviação civil no Brasil, ele não pertencia oficialmente à PF, sendo de inteira responsabilidade da empresa, o que afasta a afirmação de que a aeronave não alçava voo por inexistência de contrato de manutenção ou de pilotos da PF”, afirma a Polícia Federal.

O Correio fotografou a chegada do helicóptero na segunda-feira. É possível perceber o logotipo da Polícia Federal na aeronave. “Embora possua certificado de aeronavegabilidade e certificado de matrícula, inclusive já em nome da Polícia Federal, ambos expedidos pela ANAC, o processo de recebimento oficial da aeronave pelo órgão iniciou-se hoje (10/09/2013), com o voo de aceitação e recebimento”, justificou a PF.

Para a aeronave começar a participar de operações, é necessário um contrato de manutenção. Normalmente, quando equipamentos desse tipo são comprados pelo serviço público, o contrato de aquisição é feito de maneira casada com o de manutenção. Não foi o que aconteceu com o AgustaWestland. A Polícia Federal utiliza o argumento de que só poderia fazer o contrato de manutenção após o recebimento oficial da aeronave. “Pelo fatos expostos, a Polícia Federal assinará contrato de manutenção somente após o recebimento oficial da aeronave. Deve-se esclarecer que a instituição é impedida legalmente de pagar pela manutenção de um bem que oficialmente ainda não lhe pertence.”

Longa espera

Especialista em aviação ouvido pelo Correio informou que, geralmente, os contratos de manutenção são feitos logo na assinatura do contrato. “Há vários casos em que a manutenção é casada com a aquisição. Sempre é assim. É normal. Agora, vão perder mais tempo para licitar esse novo contrato. Coloque, no mínimo, mais seis meses de espera”, atesta.

A PF reconheceu que os pilotos precisam passar por um curso específico. De acordo com a corporação, o treinamento só pode ser concluído em um mês. “Quanto ao treinamento, a PF já possui pilotos com habilidades para conduzir helicópteros. O treinamento voltado especificamente para pilotar esse tipo de modelo tem período de duração aproximado de um mês e requer o pronto emprego da aeronave, uma vez que ela possui características próprias pela sua utilização policial, o que a distingue de outras de uso civil.”

O Correio ouviu um piloto com mais de 30 anos de experiência. “Para comandar um AW 139, o piloto tem que ter experiência em aeronaves de médio e grande portes. Quem pilota um helicóptero Esquilo, por exemplo, não é apto a comandar um AW. É como pular de uma bicicleta para um Lamborghini (carro esportivo de luxo italiano).”

A assessoria de imprensa da PF informou que, até agora, só foram pagos 40% do valor total do contrato. Os 60% restantes serão quitados após o recebimento. “Todos os itens contratuais precisarão ser checados por uma comissão formada por servidores da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e da Coordenação de Administração (COAD) da PF a partir de hoje (segunda-feira), procedimento que, geralmente, dura alguns dias. Esse procedimento é uma espécie de ‘check list’ para confirmar se a empresa atendeu todos os requisitos listados no contrato de compra e venda”, salientou.

O Departamento de Polícia Federal assinou o contrato número 14/2012 em 14 de maio do ano passado. O pregão presencial ocorreu em 16 de dezembro de 2011. A aeronave é utilizada normalmente para transporte de pessoas e equipamentos. É bastante usada para levar funcionários às plataformas de petróleo em alto-mar.

A empresa Synergy e a Anac foram procuradas para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento desta edição, não se pronunciaram.

“A Polícia Federal assinará contrato de manutenção somente após o recebimento oficial da aeronave. A instituição é impedida legalmente de pagar pela manutenção de um bem que oficialmente ainda não lhe pertence”
Trecho da nota da Polícia Federal sobre a falta de contrato de manutenção da aeronave

Ficha técnica
Modelo: AgustaWestland AW 139

Motor: Biturbina

Capacidade: 15 pessoas

Peso máximo de decolagem: 6.800 kg

Velocidade máxima: 310 km/h

Autonomia: 1.250 km

Altitude máxima de operação: 20 mil pés

http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/43349




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#6 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 13, 2013 2:59 pm

Afirmar que não tem quem pilote a aeronave é no mínimo ridículo, e ofensivo a inteligência alheia.
O DPF há anos possui um departamento de meios aéreos, e dos mais competentes e capazes entre as forças policiais, além de permanentemente estarem treinando e aperfeiçoando suas qualidades operacionais.

Não é aceitável e nem digno de crédito esta desculpa de que não há pilotos para este helo. Afinal, só se tiver alguma maracutaia mesmo nesta compra, visto que uma instituição que sempre prezou pelo zelo na administração de seus negócios e me aparece com uma notícia destas.

Não há desculpas. Alguém terá de responder por este descabimento. Ou será que tem outros interesses por detrás deste infortúnio? [001]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Helicóptero Polícia Federal

#7 Mensagem por Túlio » Sex Set 13, 2013 3:18 pm

Também fico de pé atrás com notícias assim. Certa vez me disseram aqui no DB que o ERJ da PF estava mofando no hangar e acreditei. Repeti isso num bar aqui perto; um OUTRO véio me disse que aquilo era ridículo, pois seu genro o pilotava regularmente. Duvidei. Pois não é que o véio ligou do celular e me botou a falar com o hôme? Josta é que eu estava meio encervejado - o que diabos se faz no boteco, afinal? - e esqueci da maior parte da charla, mas o índio me descreveu o interior da aeronave, em qual FL (usei o termo FL só para me certificar de que ele era mesmo Piloto) costumava voar & quetales.

Daí para diante sempre desconfio de notícias sobre algo que a PF tem mas não opera por falta disso e daquilo...




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#8 Mensagem por Lywis » Sex Set 13, 2013 3:51 pm

Na verdade isto foi obra de arte da administração pífia do Senhor Tarso Genro, aquele mesmo que, com birra da Força Aérea, comprou um vant, que também está parado!

O Brasil precisa se livrar o quanto antes desta corja que se encustrou na administração do nosso país e suas instituições!




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#9 Mensagem por Túlio » Sex Set 13, 2013 3:52 pm

Tendi lhufas... [091] [091] [091] [091]




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#10 Mensagem por Lywis » Sex Set 13, 2013 3:59 pm

Túlio escreveu:Tendi lhufas... [091] [091] [091] [091]
Tarso Genro foi Ministro da Justiça no governo Lula! E realizou bizonhices na Polícia Federal.

Citei o caso do vant da PF que está parado, comparando à situação do helicóptero! :wink:




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#11 Mensagem por Túlio » Sex Set 13, 2013 4:04 pm

Mas SABES ou ACHAS que está parado? Eu ACHAVA que o ERJ estava e... :wink: 8-]




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#12 Mensagem por Lywis » Sex Set 13, 2013 4:11 pm

Os drones da PF, que estavam parados em 2012 devido a uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) voltaram a operar secretamente em dezembro do ano passado.

Não sei sobre o estado atual, mas sei que a maior parte do tempo, desde que chegaram e fizeram aqueles võos para a mídia ver, eles ficaram parados, retornando à operação porém sem maiores informações pois estão operando "secretamente"...

A informação eu tirei daqui: http://www.aereo.jor.br/2013/03/25/segu ... da-compra/




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#13 Mensagem por Túlio » Sex Set 13, 2013 4:38 pm

Sei lá eu, depois daquela do Piloto... 8-]




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#14 Mensagem por Lywis » Sex Set 13, 2013 6:31 pm

PF tem mais dois helicópteros parados

Os aparelhos modelo Bell 412 não levantam voo há quase dois anos. Considerados pela Polícia Federal como antieconômicos e inadequados à corporação, foram doados à Secretaria de Segurança de Santa Catarina


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Dois helicópteros modelo Bell 412, de propriedade da Polícia Federal (PF), com capacidade para transportar até 13 pessoas, não saem do chão desde 2011. A dupla empoeirada está parada na hangar da PF em Brasília. A última vez que um deles levantou voo foi durante a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, em 19 e 20 de março de 2011. De lá para cá, apesar do investimento feito com recursos públicos, os aparelhos viraram peças meramente figurativas.

A Polícia Federal informou que as duas aeronaves, consideradas por especialistas excelentes helicópteros para emprego em missões policiais, não participam mais de operações em virtude “do caráter antieconômico dos equipamentos e do fato de não serem adequadas aos trabalhos atualmente desenvolvidos pela instituição”. Só depois de quase dois anos de inutilidade, a Polícia Federal assinou um acordo de cooperação técnica e operacional com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina. Embora os dois equipamentos tenham sido cedidos em 17 de dezembro de 2012, o governo de Santa Catarina ainda não está utilizando as aeronaves por questões de manutenção. A PF nega que os Bells 412 estejam parados por este motivo.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar de Santa Catarina comunicou que só virá buscar os dois helicópteros após a conclusão da licitação do contrato. “Como os helicópteros estavam parados há muito tempo, tivemos que fazer uma licitação para contratar um serviço de manutenção dos equipamentos. A licitação ainda não foi concluída”, informou a PM catarinense. A intenção é utilizar os helicópteros em missões de segurança pública permanente e na defesa civil, incluindo o atendimento às vítimas de tragédias climáticas

AW 139

Na edição de ontem, o Correio mostrou que um ano e quatro meses após a PF assinar contrato no valor de R$ 28,9 milhões para a aquisição de um helicóptero biturbinado de grande porte, a aeronave modelo AgustaWestlando AW 139 ainda não entrou em operação. A Polícia Federal não sabe quando começará a utilizar o equipamento, que foi transferido para Brasília na segunda-feira. Desde maio deste ano, a aeronave se encontra no Brasil. Até agora, não há contrato de manutenção nem pilotos com todos os cursos necessários para comandar esse tipo de modelo.

No início da noite de ontem, a assessoria de comunicação da PF informou que “em relação à contratação da manutenção da aeronave AW 139, reiteramos que ocorrerá apenas após o definitivo recebimento da aeronave. O Tribunal de Contas da União decidiu em acórdão que a licitação para compra e venda de equipamento deve ser parcelada o máximo possível para que não haja óbice à livre concorrência”. A PF informou que o atraso é de responsabilidade da Synergy Aerospace Group, que efetuou a venda, mas a empresa nega.

Em relação ao treinamento dos pilotos, a instituição policial comunicou ontem que, no início do ano, foi assinado contrato para treinamento de voo por instrumento, conhecido como IFRH, pré-requisito para o treinamento específico de operação da aeronave. “Resta, agora, a simulação de voo e a atuação diretamente na aeronave, que ainda, reiteramos, não foi entregue oficialmente”, justificou.

Empresa nega atraso na entrega do AW 139

A empresa Synergy Aerospace Group, responsável pela venda do helicóptero AgustaWestland AW 139 à Polícia Federal, negou que tenha ocorrido qualquer atraso na entrega do equipamento. De acordo com o grupo, todas as cláusulas contratuais previstas no edital de licitação foram cumpridas. O diretor da área de distribuição de aeronaves da Synergy, José Eduardo Brandão, afirmou que, de parte da empresa, tudo transcorreu dentro da normalidade.

“A empresa não atrasou a entrega. Cumprimos a parte formal solicitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, declarou Brandão. Ele acrescentou que o contrato firmado com a Polícia Federal não prevê manutenção e nem treinamento de pilotos. “Só fazemos a parte comercial”, explicou.

Na tarde de ontem, a Anac confirmou que a aeronave é oficialmente de propriedade do Departamento de Polícia Federal desde o dia 15 de maio de 2013. De acordo com o órgão, não houve demora no registro do helicóptero, que foi concedido em julho deste ano.

A Polícia Federal alega que o AW 139 ainda não foi recebido oficialmente. “A aeronave passa pela fase de recebimento, na qual centenas de itens estão sendo checados. A PF somente receberá oficialmente o helicóptero quando todos os itens contratuais estiverem conferidos e de acordo com o solicitado para a efetividade da compra”, informou a corporação.

Conforme a PF, foi repassado à empresa apenas 40% do valor total do contrato. Os outros 60%, serão quitados quando todos os itens forem checados.

“A empresa não atrasou a entrega. Cumprimos a parte formal solicitada pela Anac”
José Eduardo Brandão, diretor da Synergy Aerospace

FONTE: Correio Braziliense, via Resenha do EB

http://www.aereo.jor.br/2013/09/13/87091/




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Re: Helicóptero Polícia Federal

#15 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 13, 2013 8:24 pm

Alguém não está dizendo a verdade neste caso. Ou está dizendo meias verdades ou verdades inteiramente inverídicas. [054]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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