CECMA e Embarcações do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Wingate
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#76 Mensagem por Wingate » Sáb Nov 02, 2013 7:29 pm

jauro escreveu:Brasil recebe duas lanchas colombianas para patrulhamento de rios na região amazônica


– O governo brasileiro recebe hoje (1º) as duas primeiras Lanchas de Patrulha de Rios (LPR) adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar. As embarcações chegaram por meio de um navio no Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro, começam a ter seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil. Estas duas primeiras embarcações serão destinadas ao Exército Brasil para o reforço do patrulhamento de rios na região Norte do país. Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval.

A aquisição das quatro lanchas faz parte de acordo firmado pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, em maio do ano passado, e anunciada, em Bogotá, capital colombiana, como um conjunto de novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia. A iniciativa, segundo o ministro brasileiro, constitui um sinal da política de integração em matéria de defesa.

“Não é uma compra ocasional. É um exemplo prático de algo que estamos dizendo, que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana,” disse Amorim na época em que anunciou a aquisição das lanchas. Ainda segundo o ministro, os países da região têm capacidade de produção nesse setor e podem utilizá-la reciprocamente. “Por que buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui?”, indagou. Para ele, essa questão não está embasada apenas em razões econômicas ou comerciais. “É também uma visão estratégica de longo prazo”, garantiu.

Lanchas de assalto rápido

A partir do recebimento das lanchas, inicia-se o processo do desembaraço alfandegário. Numa outra frente, técnicos da Marinha e do estaleiro colombiano dão início à montagem das embarcações e procedem aos treinamentos com os militares da Força Terrestre. Os equipamentos constituem importantes instrumentos para as ações na região de fronteira. Eles podem ser empregados numa próxima edição da operação Ágata.

As LPR-40 são embarcações rápidas, em função do sistema jetpump, com 12.7 metros de comprimento e 2.8 de largura, e velocidades de até 32 nós, completamente blindadas e armadas com quatro estações para metralhadoras Browning M-2HB-QCB de 12,7 mm e U.S Ordnance M-60 de 7.62 m, com capacidade de transportar até dez soldados mais uma tripulação de seis homens.

Defesanet
Uma pergunta: Alguém poderia esclarecer se essas lanchas colombianas teriam componentes brasileiros em sua fabricação? A motorização (Caterpillar, salvo engano meu) é de fabricação brasileira ou norte americana?

Antecipadamente grato,

Wingate




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#77 Mensagem por IvanOTerrivel » Sáb Nov 02, 2013 8:13 pm

Tá na hora do EB criar criar uma força de combate fluvial, como as que foram utilizadas no Vietnam pelos americanos.




Lord Nauta
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#78 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Nov 02, 2013 9:27 pm

Wingate escreveu:
jauro escreveu:Brasil recebe duas lanchas colombianas para patrulhamento de rios na região amazônica


– O governo brasileiro recebe hoje (1º) as duas primeiras Lanchas de Patrulha de Rios (LPR) adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar. As embarcações chegaram por meio de um navio no Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro, começam a ter seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil. Estas duas primeiras embarcações serão destinadas ao Exército Brasil para o reforço do patrulhamento de rios na região Norte do país. Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval.

A aquisição das quatro lanchas faz parte de acordo firmado pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, em maio do ano passado, e anunciada, em Bogotá, capital colombiana, como um conjunto de novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia. A iniciativa, segundo o ministro brasileiro, constitui um sinal da política de integração em matéria de defesa.

“Não é uma compra ocasional. É um exemplo prático de algo que estamos dizendo, que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana,” disse Amorim na época em que anunciou a aquisição das lanchas. Ainda segundo o ministro, os países da região têm capacidade de produção nesse setor e podem utilizá-la reciprocamente. “Por que buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui?”, indagou. Para ele, essa questão não está embasada apenas em razões econômicas ou comerciais. “É também uma visão estratégica de longo prazo”, garantiu.

Lanchas de assalto rápido

A partir do recebimento das lanchas, inicia-se o processo do desembaraço alfandegário. Numa outra frente, técnicos da Marinha e do estaleiro colombiano dão início à montagem das embarcações e procedem aos treinamentos com os militares da Força Terrestre. Os equipamentos constituem importantes instrumentos para as ações na região de fronteira. Eles podem ser empregados numa próxima edição da operação Ágata.

As LPR-40 são embarcações rápidas, em função do sistema jetpump, com 12.7 metros de comprimento e 2.8 de largura, e velocidades de até 32 nós, completamente blindadas e armadas com quatro estações para metralhadoras Browning M-2HB-QCB de 12,7 mm e U.S Ordnance M-60 de 7.62 m, com capacidade de transportar até dez soldados mais uma tripulação de seis homens.

Defesanet
Uma pergunta: Alguém poderia esclarecer se essas lanchas colombianas teriam componentes brasileiros em sua fabricação? A motorização (Caterpillar, salvo engano meu) é de fabricação brasileira ou norte americana?

Antecipadamente grato,

Wingate



Em minha opinião todos os assuntos relacionados a estas ''canoas'' não deveriam ter tanto destaque. Parece que estamos recebendo SSBN's. Que isto! :evil: :evil: :evil:
Com o dinheiro gasto com estas coisas deveriam ter construídos, no país, mais Avisos de Patrulha da Classe Marlim para serem empregados na proteção e vigilâncias das areas portuarias.
Lanchas blindadas para a Amazonia poderiam ser encomendadas, por exemplo, para a DGS.
Espero que fique somente nestes quatro exemplares.Minha opinião.

Sds

Lord Nauta




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#79 Mensagem por Wingate » Sáb Nov 02, 2013 11:26 pm

Lord Nauta escreveu:
Wingate escreveu: Uma pergunta: Alguém poderia esclarecer se essas lanchas colombianas teriam componentes brasileiros em sua fabricação? A motorização (Caterpillar, salvo engano meu) é de fabricação brasileira ou norte americana?

Antecipadamente grato,

Wingate



Em minha opinião todos os assuntos relacionados a estas ''canoas'' não deveriam ter tanto destaque. Parece que estamos recebendo SSBN's. Que isto! :evil: :evil: :evil:
Com o dinheiro gasto com estas coisas deveriam ter construídos, no país, mais Avisos de Patrulha da Classe Marlim para serem empregados na proteção e vigilâncias das areas portuarias.
Lanchas blindadas para a Amazonia poderiam ser encomendadas, por exemplo, para a DGS.
Espero que fique somente nestes quatro exemplares.Minha opinião.

Sds

Lord Nauta
A razão de minha pergunta é que, se houvesse um número significativo de componentes de fabricação brasileira nessas lanchas colombianas (incluindo possivelmente o motor Caterpillar) poderíamos formar uma "dobradinha" com os Hermanos e criar uma operação em comum para a exportação dessas lanchas para outros países.

Por outro lado, respeitando as opiniões em contrário, acho ser da máxima importância a criação de uma força "riverine" na Amazônia, formada de preferência com material de construção/fabricação totalmente nacionais.

Grato,

Wingate




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#80 Mensagem por jambockrs » Dom Nov 03, 2013 6:54 pm

irlan escreveu:Vamos padronizar as lanchas blindadas então?, não poderia ser, o EB indo com as colombianas e a MB indo com as Suecas?
Deixo claro desde já que prefiro a sueca, o único problema é a compra do tipo "conta gotas"...
Concordo com você irlan, seria uma boa padronização. A MB com as CB-90H, para patrulha e transporte de fuzileiros navais, com capacidade de embicar nas margens e desembarcar os FN no seco. A alta velocidade (70 km/h) e capacidade de manobra é de impressionar! Duvido que uma voadeira, com contrabandista ou traficante, consiga escapar!




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#81 Mensagem por irlan » Seg Nov 04, 2013 10:28 am

Opa Jambockrs!, valeu pela resposta!,mas essa opnião minha foi puro achismo,sem nenhuma base técnica ou doutrinária, qual é a capacidade de cada uma?, quanto custam?

Por isso que mencionei o problema desse tipo de compra. :P




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#82 Mensagem por jambockrs » Ter Nov 05, 2013 1:52 am

irlan escreveu:Opa Jambockrs!, valeu pela resposta!,mas essa opnião minha foi puro achismo,sem nenhuma base técnica ou doutrinária, qual é a capacidade de cada uma?, quanto custam?

Por isso que mencionei o problema desse tipo de compra. :P
Prezado irlan: Realmente, a torre do Guaraní conterá um canhão de 30mm.
À semelhança do Guaraní, a CB-90H poderá, smj, ser artilhada da seguinte forma:
a) Torre Allan Platt MR 550, manual, com proteção balística para o atirador;
http://www.plattmounts.com/sites/plattm ... 20hard.jpg
b) Torre Elbit Systems com canhão automatizado UT-30BR 30mm
http://www.forte.jor.br/wp-content/uplo ... ut30br.jpg
c) Torre remota REMAX, automatizada, para metralhadoras 7.62mm ou .50 pol
http://www.defesabrasil.com/laad2009/im ... max_1T.jpg
Custo da CB-90H é de 6 a 20 milhões de coroas suecas ( R$ 2.109 mil a R$ 7.032 mil – câmbio a R$ 0,3516).
Já a LPR-40 custará 2 milhões de dólares ( R$ 4.574 mil – câmbio a R$ 2,287 ).
Obs.: diz-se “abicar” para atracação da lancha à margem do rio e não “embicar”




Editado pela última vez por jambockrs em Ter Nov 05, 2013 2:18 pm, em um total de 1 vez.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#83 Mensagem por irlan » Ter Nov 05, 2013 9:33 am

Se não me engano o canhão que será instalado no Guarani será um de 30mm.O preço é muito diferente entre a CB 90 e a LPR?




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#84 Mensagem por jambockrs » Qua Nov 06, 2013 8:33 pm

Prezado irlan:
http://www.dockstavarvet.se/Files/Produ ... _sheet.pdf
http://www.dockstavarvet.se/Files/Movies/CB_90_H/

LPR-40
Características da classe
Deslocamento 12 t
Comprimento 12,7 m
Largura 2,7 m
Puntal* 1,6 m
Calado 0,65 m
Cobertas 1
Blindagem (Confidencial)
Armamento • 2 M-60
• 2 metralhadoras de 12,7 mm a proa
• 1 metralhadora de 12,7 mm a popa ou lança-granadas MK-19
Propulsão Waterjet
Potencia 2 × 510 HP
Velocidade 34 nós
Autonomía 600 km a 25 nós
Tripulação 6
Tropas 10
* desconheço a tradução deste termo para o português
http://www.naval.com.br/blog/wp-content ... lombia.jpg




Um abraço e até mais...
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#85 Mensagem por irlan » Qui Nov 07, 2013 9:21 am

Putz!O_o, valeu Jambockrs!,pelo oque parece a LPR 40 leva metade da tripulação de soldados armados da sua concorrente sueca, acho que qualquer uma já tá de bom tamanho, resta "alguém" decidir..




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#86 Mensagem por Wingate » Qui Nov 07, 2013 12:10 pm

Wingate escreveu:
jauro escreveu:Brasil recebe duas lanchas colombianas para patrulhamento de rios na região amazônica


– O governo brasileiro recebe hoje (1º) as duas primeiras Lanchas de Patrulha de Rios (LPR) adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar. As embarcações chegaram por meio de um navio no Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro, começam a ter seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil. Estas duas primeiras embarcações serão destinadas ao Exército Brasil para o reforço do patrulhamento de rios na região Norte do país. Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval.

A aquisição das quatro lanchas faz parte de acordo firmado pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, em maio do ano passado, e anunciada, em Bogotá, capital colombiana, como um conjunto de novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia. A iniciativa, segundo o ministro brasileiro, constitui um sinal da política de integração em matéria de defesa.

“Não é uma compra ocasional. É um exemplo prático de algo que estamos dizendo, que queremos construir uma base para a indústria de defesa sul-americana,” disse Amorim na época em que anunciou a aquisição das lanchas. Ainda segundo o ministro, os países da região têm capacidade de produção nesse setor e podem utilizá-la reciprocamente. “Por que buscar na Europa, nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar quando podemos comprar aqui?”, indagou. Para ele, essa questão não está embasada apenas em razões econômicas ou comerciais. “É também uma visão estratégica de longo prazo”, garantiu.

Lanchas de assalto rápido

A partir do recebimento das lanchas, inicia-se o processo do desembaraço alfandegário. Numa outra frente, técnicos da Marinha e do estaleiro colombiano dão início à montagem das embarcações e procedem aos treinamentos com os militares da Força Terrestre. Os equipamentos constituem importantes instrumentos para as ações na região de fronteira. Eles podem ser empregados numa próxima edição da operação Ágata.

As LPR-40 são embarcações rápidas, em função do sistema jetpump, com 12.7 metros de comprimento e 2.8 de largura, e velocidades de até 32 nós, completamente blindadas e armadas com quatro estações para metralhadoras Browning M-2HB-QCB de 12,7 mm e U.S Ordnance M-60 de 7.62 m, com capacidade de transportar até dez soldados mais uma tripulação de seis homens.

Defesanet
Uma pergunta: Alguém poderia esclarecer se essas lanchas colombianas teriam componentes brasileiros em sua fabricação? A motorização (Caterpillar, salvo engano meu) é de fabricação brasileira ou norte americana?

Antecipadamente grato,

Wingate
Alguém teria alguma informação sobre a pergunta acima (desculpem a insistência)?

Grato,

Wingate




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#87 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 07, 2013 3:08 pm

Wingate, eu não posso te dar certeza cem por cento, mas estas quatro primeiras unidades, como foram construídas totalmente na Colômbia, presumo que de momento, apenas os meios de comunicação e itens mais simples para a manutenção e operação devem ser nacionais, como o armamento básico delas, que até o presente momento parece ainda não estar definido.

Como serão duas para para EB e MB respectivamente, é possível que neste primeiro momento elas sejam operadas com pouco ou nenhum material nacional, a não ser aqueles que citei. Assim que os testes de avaliação e aceitação terminarem, em um ano ou pouco mais, saberemos o que exército e marinha pensam efetivamente destes barcos. Se forem aprovados, a lógica manda que as próximas unidades sejam construídas no Brasil e com um índice de nacionalização bastante elevado.

Lembrar que estas lanchas são uma imposição de acordos firmados pelo MD com o seu congenere colombiano, e não um requisição das ffaa's. Então, já que seremos obrigados a tê-las, então que se faça o melhor uso delas.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: CECMA e Embarcações do EB

#88 Mensagem por Wingate » Qui Nov 07, 2013 3:24 pm

FCarvalho escreveu:Wingate, eu não posso te dar certeza cem por cento, mas estas quatro primeiras unidades, como foram construídas totalmente na Colômbia, presumo que de momento, apenas os meios de comunicação e itens mais simples para a manutenção e operação devem ser nacionais, como o armamento básico delas, que até o presente momento parece ainda não estar definido.

Como serão duas para para EB e MB respectivamente, é possível que neste primeiro momento elas sejam operadas com pouco ou nenhum material nacional, a não ser aqueles que citei. Assim que os testes de avaliação e aceitação terminarem, em um ano ou pouco mais, saberemos o que exército e marinha pensam efetivamente destes barcos. Se forem aprovados, a lógica manda que as próximas unidades sejam construídas no Brasil e com um índice de nacionalização bastante elevado.

Lembrar que estas lanchas são uma imposição de acordos firmados pelo MD com o seu congenere colombiano, e não um requisição das ffaa's. Então, já que seremos obrigados a tê-las, então que se faça o melhor uso delas.

abs.
Grato ao colega pela resposta.

SDS,

Wingate




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Re: CECMA e Embarcações do EB

#89 Mensagem por Wingate » Qui Nov 07, 2013 3:32 pm

Wingate escreveu:
jambockrs escreveu: Meus prezados:
A GUARDIAN 25 é fabricada nos Estados Unidos da América pela Empresa BRUNSWICK COMMERCIAL GOVERNMENT PRODUCT, INC, com sede na cidade de EDGEWATER, FLÓRIDA, (EUA), e tem a capacidade de transportar 12 militares armados e equipados. Sua estrutura de combate permite, ainda, a instalação de 3 Metralhadoras MAG 7,62 mm e 1 Metralhadora .50 ou Lançador de Granadas 40 mm. A motorização dessa embarcação é feita por dois motores de popa da Marca e Modelo MERCURY OPTIMAX de 200 HP.

As embarcações GUARDIAN 25 foram distribuídas no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde realizarão a experimentação doutrinária, 1ª Fase do Macroprojeto Embarcações, e a habilitação de pilotos e mecânicos.

Imagem
Pergunta: existe a intenção de construir essas GUARDIAN 25 no Brasil, se aprovadas? Não as vejo tão sofisticadas assim para terem que ser importadas no futuro em maiores quantidades.

Antecipadamente grato e SDS,

Wingate
Uma sugestão para a AGRALE: fabricar no Brasil bons, potentes motores de popa para aplicações civis e militares... Salvo engano de minha parte, parece que ainda não temos esse produto de fabricação nacional.

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Re: CECMA e Embarcações do EB

#90 Mensagem por eligioep » Sáb Nov 09, 2013 12:19 am

FCarvalho escreveu:Só vou dizer uma coisa. A última vez que tentaram colocar um hovercraft nos rios da Amazõnia, não funcionou muito lá essas coisas não... :roll:

abs.
Acaba de entrar em estudo...... Em dois tamanhos: Super Leve e Pesada!




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