3º BPE – Ônibus Choque

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Danilo
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: Qua Jul 05, 2006 7:26 pm
Localização: Recife
Agradeceram: 2 vezes

3º BPE – Ônibus Choque

#1 Mensagem por Danilo » Dom Ago 18, 2013 6:07 pm

Porto Alegre (RS) – O 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE) de Porto Alegre é a primeira unidade militar brasileira a receber o novo Ônibus para Transporte de Tropa de Choque. O projeto de criação da viatura foi desenvolvido por militares do próprio Batalhão.

A viatura tem capacidade para transportar um pelotão de choque equipado (33 militares) e dois cães. A unidade projetada pela PE foi produzida pela montadora Comil, de Erechim (RS).

O veículo está sendo testado e tem como um dos empregos principais os grandes eventos a serem realizados no Brasil nos próximos anos.

Publicado em Quarta, 24 Julho 2013 12:28 - CMS




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#2 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 18, 2013 8:23 pm

Danilo escreveu:Porto Alegre (RS) – O 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE) de Porto Alegre é a primeira unidade militar brasileira a receber o novo Ônibus para Transporte de Tropa de Choque. O projeto de criação da viatura foi desenvolvido por militares do próprio Batalhão.

A viatura tem capacidade para transportar um pelotão de choque equipado (33 militares) e dois cães. A unidade projetada pela PE foi produzida pela montadora Comil, de Erechim (RS).

O veículo está sendo testado e tem como um dos empregos principais os grandes eventos a serem realizados no Brasil nos próximos anos.

Publicado em Quarta, 24 Julho 2013 12:28 - CMS



Ótimo! O EB, salvo melhor juízo, dando um passo acelerado em direção a sua transformação em Guarda Nacional.
:cry: :cry: :cry:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#3 Mensagem por Paulo Bastos » Dom Ago 18, 2013 8:50 pm

Lord Nauta escreveu: Ótimo! O EB, salvo melhor juízo, dando um passo acelerado em direção a sua transformação em Guarda Nacional.
:cry: :cry: :cry:


Sds
Não é verdade Lord, o Exército é sem sombras de duvidas a força com mais projetos em andamento na atualidade e a mais de 30 anos que não tempos tantos projetos modernizando nossa força.

Tanto que esse programa é para a Policia do Exercito, uma força esquecida desde de sua formação e que ainda utilizava os obsoletos caminhões Choque. Essa é mais uma prova que estamos modernizando.


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#4 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Dom Ago 18, 2013 10:05 pm

Aliás, Paulo, você pode falar de catedra sobre este assunto, pois se não me engano, você fez o serviço militar na Policia do Exército!!!

Bacchi




Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#5 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Ago 19, 2013 1:41 pm

Fotos??? Fotos???




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#6 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 19, 2013 2:51 pm

Paulo Bastos escreveu:
Lord Nauta escreveu: Ótimo! O EB, salvo melhor juízo, dando um passo acelerado em direção a sua transformação em Guarda Nacional.
:cry: :cry: :cry:

Sds
Não é verdade Lord, o Exército é sem sombras de duvidas a força com mais projetos em andamento na atualidade e a mais de 30 anos que não tempos tantos projetos modernizando nossa força.
Tanto que esse programa é para a Policia do Exercito, uma força esquecida desde de sua formação e que ainda utilizava os obsoletos caminhões Choque. Essa é mais uma prova que estamos modernizando.
Abraços,
Paulo Bastos
Paulo, projeto por projeto o EB sempre foi prolífico neles. O problema sempre foi que os não poucos projetos que o EB e demais forças sempre tiveram, poucos ou quase nenhum deles chegaram a termo, ou se o fizeram, foi sempre em sua maioria, parcialmente.

Aliás, quantos projetos do EB, desde as tais "FT's" dos anos 80's saíram do papel? Quantos destes projetos desde os anos 70's chegaram a um fim que não estivessem ligado direta ou indiretamente a interesses outros que não fossem exclusivamente o da defesa. Acho que nenhum.

Se não soubermos mudar esta face dos projetos do EB, e porque não dizer da defesa brasileira, que por agora, até os próprios militares já reconheceram isso, se não tiverem o famoso uso dual, ou alguma aplicação "social", tem como destino certo o ostracismo, a ignorância ou a gaveta de algum burrocrata em Brasília.

Mas como eu já disse aqui no fórum mais de uma vez, mudar doutrinas no EB parece ser muito mais fácil do que mudar certas mentalidades.

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Seg Ago 19, 2013 7:47 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Arataca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 224
Registrado em: Qua Nov 03, 2010 6:35 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#7 Mensagem por Arataca » Seg Ago 19, 2013 6:48 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Aliás, Paulo, você pode falar de catedra sobre este assunto, pois se não me engano, você fez o serviço militar na Policia do Exército!!!

Bacchi
Poderiam dizer em que época foi e em qual batalhão? Quais eram os equipamentos usados na época?
1 abraço




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36291
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#8 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 19, 2013 7:54 pm

No dia em que o EB voltar a possuir e operar um destes daqui de verdade, meio mundo cai em Brasília. E a outra metade vai fazer as malas e fugir para Santiago, Paris ou Miami. De novo. :twisted:

Imagem

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#9 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Ago 19, 2013 9:00 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Aliás, Paulo, você pode falar de catedra sobre este assunto, pois se não me engano, você fez o serviço militar na Policia do Exército!!!

Bacchi
Quem me dera Mestre Bacchi, que tivesse 1/10 do conhecimento do Sr. para poder ser chamado de Catedra :D

O Fato é que, tirando o 1º BPE, do Rio, e a antiga 2ª Cia PE, de São Paulo, que durante um certo tempo tiveram um Esquadrão de CBR 6x6 M8 ou T17, o fato que o principal veículo dessas tropas são os velhos e obsoletos Caminhões Choque, que expõem totalmente os militares as intempéries do clima e a fúria de uma turba durante seu transporte. Além de desgastar a tropa, não a mantem segura, e obriga a utilização de outros veículos para transporte de cães e prisioneiros.

Um Veículo como o Centigon Centurion, recentemente adquirido pela PMDF, é um sonho para essas tropas. Outro projeto interessante para essas tropas seria o projeto VBPED (Viatura Blindada de Patrulhamento de Emprego Dual), do CTEx com a empresa paulista Auto Life. Todavia parece que o projeto em andamento é bem mais simples.

Imagem
Imagem
Imagem


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1366
Registrado em: Ter Nov 01, 2005 6:19 pm
Localização: Salvador / BA
Agradeceram: 17 vezes

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#10 Mensagem por Pedro Gilberto » Seg Ago 19, 2013 11:28 pm

Pelas fotos parece apenas uma adaptação da carroceria de um ônibus convencional para transporte de tropas.

Um projeto interessante que poderia ser baseada um futuro requisito seria esse:

Imagem

http://www.army-technology.com/projects ... ed-bus-us/

[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: 3º BPE – Ônibus Choque

#11 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Ago 20, 2013 12:33 am

Pedro Gilberto escreveu:Pelas fotos parece apenas uma adaptação da carroceria de um ônibus convencional para transporte de tropas.
Sim Pedro, o projeto do 3º BPE é um ônibus adaptado para levar uma tropa de Choque e substituir seus obsoletos caminhões.
Se é para pegar um projeto de um ônibus blindado CDC que pegue o da Centigon que, como eu já disse, é um dos melhores do mundo em sua classe, mas essa não é a ideia do EB, até para não correr o risco de se transformar no pesadelo do Lord Nauta!
Esse projeto já é uma grande evolução e foi feito para atender as necessidades da tropa, mais que isso é luxo 8-]


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Responder