Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#376 Mensagem por Túlio » Ter Jul 21, 2020 10:52 am

gabriel219 escreveu: Ter Jul 21, 2020 12:06 am Sinceramente, acho muito difícil, em caso de um conflito, EUA entrar em guerra com meios efetivos, no máximo com No Fly Zone, entrega de armamentos - podemos aproveitar isso pra conseguir equipamentos e armamentos que só seriam liberados em casos assim - e emprego de tropas de Operações Especiais. Há muitos Russos e Iranianos, que também deverão fazer o mesmo papel.

É um cenário total de proxy.
Cupincha, me cites UMA ocasião, a partir do momento em que os EUA virou superpotência (ou seja, pós-2GM), em que permitiu que briguinhas entre a bugrada do seu backyard virassem freje. A exceção foi nas Malvinas, quando por questões geopolíticas, não pôde intervir (nem poderia hoje, por razões bem parecidas). A História nos mostra (e a Economia Regional confirma) que qualquer conflito por estas bandas seria curto e inconclusivo.

Isso, claro, NÃO invalida essa tua magnífica iniciativa, que me lembra mais um War Game do que um simples exercício intelectual tipo aqueles que fazem na ESG.

Assim, renovo minhas desculpas em caso de ter causado algum prejuízo e peço-te que sigas desenvolvendo, é - para mim - uma ótima leitura e ajuda a perceber as deficiências que temos e que devem ser sanadas.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#377 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 22, 2020 4:03 am

Túlio escreveu: Ter Jul 21, 2020 10:52 am
gabriel219 escreveu: Ter Jul 21, 2020 12:06 am Sinceramente, acho muito difícil, em caso de um conflito, EUA entrar em guerra com meios efetivos, no máximo com No Fly Zone, entrega de armamentos - podemos aproveitar isso pra conseguir equipamentos e armamentos que só seriam liberados em casos assim - e emprego de tropas de Operações Especiais. Há muitos Russos e Iranianos, que também deverão fazer o mesmo papel.

É um cenário total de proxy.
Cupincha, me cites UMA ocasião, a partir do momento em que os EUA virou superpotência (ou seja, pós-2GM), em que permitiu que briguinhas entre a bugrada do seu backyard virassem freje. A exceção foi nas Malvinas, quando por questões geopolíticas, não pôde intervir (nem poderia hoje, por razões bem parecidas). A História nos mostra (e a Economia Regional confirma) que qualquer conflito por estas bandas seria curto e inconclusivo.

Isso, claro, NÃO invalida essa tua magnífica iniciativa, que me lembra mais um War Game do que um simples exercício intelectual tipo aqueles que fazem na ESG.

Assim, renovo minhas desculpas em caso de ter causado algum prejuízo e peço-te que sigas desenvolvendo, é - para mim - uma ótima leitura e ajuda a perceber as deficiências que temos e que devem ser sanadas.
Síria.

EUA possui campanhas de bombardeios e tropas de Forças Especiais e Operações Especiais, mas ai engajar tropas Russas diretamente já é outro problema, visse e versa.

No caso da Venezuela, o risco de atacarem diretamente e acertar algum bebedor de vodka é altíssimo, pois a Venezuela se concentra em Macaraibo e na região de Caracas, só. Por isso, acredito eu, que o que deve haver são tropas de Operações Especiais e zonas de exclusão marítima e de vôo. Talvez algum apoio de fogo com mísseis ou bombas guiadas.

Os Russos a mesma coisa.

Mas eu também posso me equivocar, com os Russos, inclusive, tirar o Maduro dali e colocar o segundo no comando, para uma "transição", afim de parar esforços de guerra dos países citados.

Creio que, de ambos os lados, irá haver um patrocínio pesado e seria a oportunidade pra nós adquirir materiais via EDA/FMS que não seriam liberados em situações comuns.

E não invalida nada, é mais um cenário a se pensar.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#378 Mensagem por Túlio » Qua Jul 22, 2020 1:09 pm

@gabriel219, a Síria fica no backyard* DA RÚSSIA, não dos EUA. :wink: 8-]

* - Backyard significa quintal, área próxima da casa que também pertence a quem vive nela ou, no caso, pela qual algum grandão se imagina responsável. O backyard dos EUA é a América Latina.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#379 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 22, 2020 2:48 pm

Túlio escreveu: Qua Jul 22, 2020 1:09 pm
@gabriel219, a Síria fica no backyard* DA RÚSSIA, não dos EUA. :wink: 8-]

* - Backyard significa quintal, área próxima da casa que também pertence a quem vive nela ou, no caso, pela qual algum grandão se imagina responsável. O backyard dos EUA é a América Latina.
Concordo, mas a questão pra mim é a presença massiva de Russos regulares - não falo dos bêbados da Wagner, aqueles ali ninguém fica Putin se um A-10 passar o rodo, vide Síria - em bases principais. Em Caracas, há aeronaves de transporte Russas baseadas lá, como Il-62, fazendo sabe-se lá o que.

EUA atacar diretamente essas bases em bombardeio, acho difícil justamente por esse fator. A Venezuela concentra muito suas melhores Forças no Centro, o restante é de pouco equipadas até buchas de canhão.

É mais ou menos o que houve naquela base militar na Síria, que houve um ataque americano em resposta a um ataque químico do regime, não me lembro o nome. Haviam Ka-52, Mi-35 e até Sukhoi's lá, os Russos tiraram e permitiram o ataque, mas e se não permitissem?

Venezuela tem MUITO campo de recursos tomado investimento Russo ali, para que simplesmente deixem fazer a festa. Acredito que seja uma reedição da Ucrânia, onde é puro Proxy, com regulares Russos operando isolados em funções específicas, com o EUA operando OpEsp e financiando o outro lado.




Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#380 Mensagem por Henrique Brito » Qua Jul 22, 2020 5:11 pm

Se convocarem a reserva de primeira categoria, eu estaria pronto pra saltar armado e equipado e ajudar a libertar a Venezuela desta ditadura. Procuro me manter em forma treinando muay thai e musculação.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#381 Mensagem por gabriel219 » Qua Jul 22, 2020 7:40 pm

Não acho que seria necessário. Talvez chamar reservistas que tenham experiência com Operações Especiais. O problema é o quantitativo desse tipo de tropa.

Defendo que cada Comando de Área possua, no mínimo, uma Cia Op Esp e uma Cia For Esp, com exceção do CMA, onde deveria haver um Batalhão, devido ás características da região.

A Parte III vai demorar um pouco, estou revisando tudo e conciliando com o Hospital em que trabalho. Começamos a receber pacientes do interior de SP.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#382 Mensagem por gabriel219 » Qui Set 03, 2020 7:48 pm

Pra alguém que é Coronel, ver uma "simulação" daquela entre F-5EM vs Su-30MKV como se fosse DCS - nem dá pra dizer que é - é de cair o c# da bunda!!!

Pra alguém que é da FAB e desconsiderar exercícios em que a mesma utilizou E-99 contra inimigo com E-3 e ainda saímos vencedores, como que alguém monta um cenário daquele com o inimigo sem qualquer tipo de AEW&C?

Pra quem se interessar, estar no site Poder Aéreo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#383 Mensagem por Túlio » Qui Set 03, 2020 8:58 pm

gabriel219 escreveu: Qui Set 03, 2020 7:48 pm Pra alguém que é Coronel, ver uma "simulação" daquela entre F-5EM vs Su-30MKV como se fosse DCS - nem dá pra dizer que é - é de cair o c# da bunda!!!

Pra alguém que é da FAB e desconsiderar exercícios em que a mesma utilizou E-99 contra inimigo com E-3 e ainda saímos vencedores, como que alguém monta um cenário daquele com o inimigo sem qualquer tipo de AEW&C?

Pra quem se interessar, estar no site Poder Aéreo.
É CLARO que eu ia ver! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

OPINIÃO: primeiro de tudo, propaganda do game aquele, só pode. Segundo, o cara não sabe nem jogar ou o game em si limita E MUITO as opções, porque dizer que um lado tem AEW e o outro não e ainda assim estão de igual para igual, lutando apenas de acordo com as possibilidades de seus caças é, para dizer pouco, SODAS!

NOTAS

:arrow: Uma das coisas que mais DETESTO nessa substituição (do texto pensado e depois escrito e corrigido para finalmente ser apresentado ao público-alvo) por filminho é que é uma TOSQUEIRA pior que a outra, os caras parecem não se ligar que, se querem ganhar dinheiro enrolando trouxa tá tri, é do jogo, mas bem que podiam pelo menos consultar com uma FONOAUDIÓLOGA :mrgreen: , né não?

:arrow: Nos comentários o "coronel da FAB" aquele se supera, se ele se baseava só em Super Trunfo para desenvolver e expor suas táticas no briefing, bueno, eu nem estranho porque ele não chegou a Brigadeiro, estranho é ter chegado A CORONEL! Se dependesse de mim ia TENENTE pro pijama... [003] [003] [003] [003]

PS.: fui "saltando", nem a pau que ia aguentar mais de meia hora de gagueira, indecisão e falta de talento.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#384 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 04, 2020 11:02 am

Túlio escreveu: Qui Set 03, 2020 8:58 pm
gabriel219 escreveu: Qui Set 03, 2020 7:48 pm Pra alguém que é Coronel, ver uma "simulação" daquela entre F-5EM vs Su-30MKV como se fosse DCS - nem dá pra dizer que é - é de cair o c# da bunda!!!

Pra alguém que é da FAB e desconsiderar exercícios em que a mesma utilizou E-99 contra inimigo com E-3 e ainda saímos vencedores, como que alguém monta um cenário daquele com o inimigo sem qualquer tipo de AEW&C?

Pra quem se interessar, estar no site Poder Aéreo.
É CLARO que eu ia ver! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

OPINIÃO: primeiro de tudo, propaganda do game aquele, só pode. Segundo, o cara não sabe nem jogar ou o game em si limita E MUITO as opções, porque dizer que um lado tem AEW e o outro não e ainda assim estão de igual para igual, lutando apenas de acordo com as possibilidades de seus caças é, para dizer pouco, SODAS!

NOTAS

:arrow: Uma das coisas que mais DETESTO nessa substituição (do texto pensado e depois escrito e corrigido para finalmente ser apresentado ao público-alvo) por filminho é que é uma TOSQUEIRA pior que a outra, os caras parecem não se ligar que, se querem ganhar dinheiro enrolando trouxa tá tri, é do jogo, mas bem que podiam pelo menos consultar com uma FONOAUDIÓLOGA :mrgreen: , né não?

:arrow: Nos comentários o "coronel da FAB" aquele se supera, se ele se baseava só em Super Trunfo para desenvolver e expor suas táticas no briefing, bueno, eu nem estranho porque ele não chegou a Brigadeiro, estranho é ter chegado A CORONEL! Se dependesse de mim ia TENENTE pro pijama... [003] [003] [003] [003]

PS.: fui "saltando", nem a pau que ia aguentar mais de meia hora de gagueira, indecisão e falta de talento.
Não é apenas um lado com AEW&C e outro não estarem de igual pra igual, é:
:arrow: um lado ter míssil não confiável (R-27) e o míssil baum mesmo (R-77) ter praticamente o mesmo alcance que os nossos atuais (Derby);
:arrow: um lado ter um RCS de 20m2, armado chega quase aos 30m2 fácil, enquanto um F-5E armado deve ter em torno dos seus 7m2;
:arrow: AEW&C capaz de detectar um alvo de 5m2 há 300 km, ter 470 km de alcance total e sua versão modernizada de 723 km;
:arrow: todo o terreno a nosso favor, podendo ocultar facilmente caças voando abaixo dos 800 metros, o que é algo EXTREMAMENTE FÁCIL;
:arrow: estamos há 20 anos operando e dominamos a doutrina ar-ar de caça + AEW&C;
:arrow: Venezuelanos voam MUITO MENOS que nós, portanto dominamos a nossa aeronave totalmente; e
:arrow: Num Exercício Ar-Ar, "abatemos" dois Mirage 2000C e um 2000N, vetorados por um E-3F, que se quer detectou os F-5EM, nem os Derby e muito menos os E-99, isso tudo com o alerta antecipado do E-99 e a tática de aproximação planejada, já que detectaram muito antes os caças. Podiam ter abatido mais se optassem por perseguir os alvos, já que os F-5EM se aproximaram tanto que até conseguiram visualizar os Mirage pelo seu radar, mesmo ainda continuando invisíveis.

Considerando todo o contexto, estamos a um nível MUITO ACIMA do Venezuelano em combate ar-ar. Seria uma supremacia quase certa se caso fosse integrado o Derby-ER no F-5EM, dobrando seu alcance BVR e colocando mais opções táticas disponíveis. Não há como estarem em pé de igualdade, mesmo que a Venezuela tente utilizar 2 Su-30MKV como mini-AEW&C. Se quer possuem pod's de jammeamento, nós sim.

Como é que estamos de "igual pra igual"?

Com todo respeito ao Coronel, mas eu não sabia que pudia chegar tão fácil assim ao Coronelato.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#385 Mensagem por Túlio » Sex Set 04, 2020 3:17 pm

Que eu saiba, na CRUZEX 2006 os Mirages "abatidos" eram 2000-5 que escoltavam o -N. Com seu "abate", não precisavam continuar, foi Mission Kill.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#386 Mensagem por gabriel219 » Sex Set 04, 2020 5:02 pm

Se for o -5, poderiam contar com mísseis MICA-EM, com alcance de 80 km, superior ao Derby dos F-5EM e mesmo assim tiveram que sair correndo de algo que eles se quer sabiam o que era.

Não tem como corroborar com a simulação do vídeo.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#387 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 04, 2020 9:44 pm

Henrique Brito escreveu: Qua Jul 22, 2020 5:11 pm Se convocarem a reserva de primeira categoria, eu estaria pronto pra saltar armado e equipado e ajudar a libertar a Venezuela desta ditadura. Procuro me manter em forma treinando muay thai e musculação.
hã, com todo respeito a sua elogiável brasilidade e patriotismo Henrique, mas qual a ideia de "libertar a Venezuela" seja lá de quem for? E onde está escrito que agora somos a polícia da América do Sul para sair 'distribuindo democracia' pelo continente?
Já não basta o velho Sam descendo o cacete por aqui em todos nós ao longo dos últimos dois séculos e agora vamos querer começar a nossa versão tupiniquim de faroeste cablôco sudamericano?
Penso que seria melhor guardar suas forças para quando o Brasil, e não outrem, precisarem realmente defender a sua liberdade.
Quanto aos venezuelanos, eles já tem a sua própria "liberdade" para dar conta. Ela é problema deles, e só deles, assim como a nossa.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#388 Mensagem por gabriel219 » Dom Set 06, 2020 2:20 pm

FCarvalho escreveu: Sex Set 04, 2020 9:44 pm
Henrique Brito escreveu: Qua Jul 22, 2020 5:11 pm Se convocarem a reserva de primeira categoria, eu estaria pronto pra saltar armado e equipado e ajudar a libertar a Venezuela desta ditadura. Procuro me manter em forma treinando muay thai e musculação.
hã, com todo respeito a sua elogiável brasilidade e patriotismo Henrique, mas qual a ideia de "libertar a Venezuela" seja lá de quem for? E onde está escrito que agora somos a polícia da América do Sul para sair 'distribuindo democracia' pelo continente?
Já não basta o velho Sam descendo o cacete por aqui em todos nós ao longo dos últimos dois séculos e agora vamos querer começar a nossa versão tupiniquim de faroeste cablôco sudamericano?
Penso que seria melhor guardar suas forças para quando o Brasil, e não outrem, precisarem realmente defender a sua liberdade.
Quanto aos venezuelanos, eles já tem a sua própria "liberdade" para dar conta. Ela é problema deles, e só deles, assim como a nossa.

abs
Se uma invasão à Venezuela for pretendida por alguma potência estrangeira, o que você propõe é ficarmos sentados enquanto alguém de fora vem aqui e bagunça nosso quintal? O que te faz pensar que isso daí não seria o primeiro passo para uma série de intervenções na AL, até chegar à nós?

O mundo tem que entender que seja lá o que ocorrer na AL, qualquer intervenção militar ou mediação diplomática que tenha que ocorrer, tem que ser o Brasil a liderar. Ponto final!

Essa estratégia que propõe é de quem gosta de ser submisso e cachorrinho dos outros, depois reclama de soberania.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#389 Mensagem por Túlio » Seg Set 07, 2020 3:37 pm

gabriel219 escreveu: Dom Set 06, 2020 2:20 pm
Se uma invasão à Venezuela for pretendida por alguma potência estrangeira, o que você propõe é ficarmos sentados enquanto alguém de fora vem aqui e bagunça nosso quintal? O que te faz pensar que isso daí não seria o primeiro passo para uma série de intervenções na AL, até chegar à nós?

O mundo tem que entender que seja lá o que ocorrer na AL, qualquer intervenção militar ou mediação diplomática que tenha que ocorrer, tem que ser o Brasil a liderar. Ponto final!

Essa estratégia que propõe é de quem gosta de ser submisso e cachorrinho dos outros, depois reclama de soberania.

FAZ

UMA

SIMULAÇÃO

COM

A

ARGENTINA,

POWS!!!


Venezuela é cachorro morto, só o fedor incomoda. Imaginemos (e não é difícil) que a China, que já os tem apanhados pelas bolas (é a ÚNICA barreira real entre o vizinho País e o default OFICIAL), vendo que ao redor só tem vizinho que largou de mão essas viagens "progressistas" e não quer mais saber disso, e acrescentando que, ao contrário das demais, suas FFAA se estão deixando matar passivamente de inanição (ou seja, totalmente dóceis ao poder político da hora - lembrar, uma coisa em comum entre os K, Macri e AF é que TODOS deixaram as citadas FFAA irem perdendo cada vez mais capacidades), não seria ideal para os chinas irem criando um aliado sólido na parte mais distante do backyard dos EUA?

Com FFAA tão dóceis, reequipá-las com material Made In RPC me parece que seria barbada; num segundo momento, começar a exportar "progressismo" para a vizinhança seria um passo perfeitamente lógico.

Como faríamos? Do que precisaríamos? Para encarar tipo isso:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


PS.: não é treta com los hermanos nem nada, apenas uma hipótese muito melhor de debater do que como dar paulada em defunto.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Simulações de Guerra: defesa e ataque, Brasil.

#390 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Set 07, 2020 6:55 pm

Precisaria, no caso, suspensão de descrença para acreditar que a China teria esses aliados aqui no quintal americano, tão facilmente.
Isso levaria alguns presidentes democratas nos EUA e teria que ser dos mais frouxos possíveis.


gabriel219 escreveu: Dom Set 06, 2020 2:20 pm
FCarvalho escreveu: Sex Set 04, 2020 9:44 pm

hã, com todo respeito a sua elogiável brasilidade e patriotismo Henrique, mas qual a ideia de "libertar a Venezuela" seja lá de quem for? E onde está escrito que agora somos a polícia da América do Sul para sair 'distribuindo democracia' pelo continente?
Já não basta o velho Sam descendo o cacete por aqui em todos nós ao longo dos últimos dois séculos e agora vamos querer começar a nossa versão tupiniquim de faroeste cablôco sudamericano?
Penso que seria melhor guardar suas forças para quando o Brasil, e não outrem, precisarem realmente defender a sua liberdade.
Quanto aos venezuelanos, eles já tem a sua própria "liberdade" para dar conta. Ela é problema deles, e só deles, assim como a nossa.

abs
Se uma invasão à Venezuela for pretendida por alguma potência estrangeira, o que você propõe é ficarmos sentados enquanto alguém de fora vem aqui e bagunça nosso quintal? O que te faz pensar que isso daí não seria o primeiro passo para uma série de intervenções na AL, até chegar à nós?

O mundo tem que entender que seja lá o que ocorrer na AL, qualquer intervenção militar ou mediação diplomática que tenha que ocorrer, tem que ser o Brasil a liderar. Ponto final!

Essa estratégia que propõe é de quem gosta de ser submisso e cachorrinho dos outros, depois reclama de soberania.
Bonito, mas parafraseando dadinho...QUEM DISSE QUE O QUINTAL É SEU?
Pq somos grandinhos? Uhum. Quintal não é nosso, Brasil é um país de nivel regional, e do ponto de vista militar até mesmo essa liderança regional pode ser questionada.
Não se faz zona estratégica com vontade, não existe coluna, não existe sustentação. Essa área tem dono. E qualquer atividade militar que ocorra nesse subcontinente poderá, quando muito, ser apenas questionada pelo Brasil, por vias diplomáticas, QUANDO MUITO.




Responder