Página 1 de 1

Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Enviado: Qua Jun 12, 2013 6:00 am
por P44
a loucura não tem limites!!!!
Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Medida radical, sem paralelo em parte alguma do mundo, deixa 2800 profissionais no desemprego


À meia-noite de hoje o serviço público de rádio e televisão da Grécia deixou de existir. Oficialmente, apenas por três meses, enquanto o governo prepara um plano de reestruturação que emagreça a ERT pelo menos 2 mil pessoas.

A última vez que o serviço público de televisão grego foi interrompido foi em 1967, durante o golpe de estado da junta militar dos coronéis, e apenas por algumas horas. Dada a dramática situação financeira do país, a medida óbvia seria o encerramento do Ministério das Finanças, mas o governo optou por encerrar o serviço público de rádio e televisão. Mas percebe-se. Desta forma os gregos deixam de ser bombardeados com notícias sobre a austeridade e o seu cotejo permanente de misérias. E os anglo-saxónicos há muito que o sabem: "No news, good news!"


"A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível esbanjamento. Isso acaba agora", disse o porta-voz do governo, Simos Kedikoglou, em conferência de imprensa.

"A ERT deixa de existir após o fecho da emissão esta noite. Em seu lugar começará a funcionar o mais rapidamente possível um organismo público, moderno, com muito menos pessoal", declarou.

O porta-voz disse que os trabalhadores serão despedidos e indemnizados e que poderão candidatar-se a um posto de trabalho na nova organização.

"O governo está disposto a sacrificar a rádio e a televisão públicas para cumprir as exigências dos credores internacionais" (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), afirmou o sindicato da ERT em comunicado.

Mais acutilante, a central sindical da administração pública, Adedy, descreveu o encerramento da emissora pública como um "golpe de Estado".

Na segunda-feira, os representantes da troika iniciaram em Atenas nova avaliação da aplicação das medidas de austeridade e das reformas estruturais exigidas como contrapartida dos empréstimos internacionais.

Um decreto-lei ontem publicado no jornal oficial permite que as empresas públicas gregas possam ser reestruturadas desta forma súbita. A norma foi aprovada por todos os ministros do executivo, à excepção de quatro, dois do Partido Socialista (Pasok) e dois da Esquerda Democrática (Dimar), membros da coligação tripartida no poder. Estes dois partidos, assim como o Syriza, principal força da oposição, pediram ao primeiro-ministro, Antonis Samaras, a continuação do serviço público da ERT com uma gestão parecida com a da britânica BBC.

A Esquerda Democrática afirmou que seria "inconcebível" a Grécia não possuir uma estação de televisão nacional.
http://www.ionline.pt/node/50264041

Re: Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Enviado: Qua Jun 12, 2013 6:52 am
por cabeça de martelo
Não refila, é tudo em nome da prosperidade Ale...Europ...Grega! :mrgreen: :roll:

Re: Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Enviado: Qua Jun 12, 2013 6:59 am
por P44
aqueles fdp dos boches estão mesmo a pedir mais uma guerra :x

Re: Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Enviado: Qua Jun 12, 2013 2:17 pm
por delmar
Nao entendi corretamente a situacao. A Grecia nao tem emissoras de TV privadas, como no Brasil? Vai ficar sem nenhum canal de TV com informacoes geradas no proprio pais?

Re: Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Enviado: Qui Jun 13, 2013 5:16 am
por P44
delmar escreveu:Nao entendi corretamente a situacao. A Grecia nao tem emissoras de TV privadas, como no Brasil? Vai ficar sem nenhum canal de TV com informacoes geradas no proprio pais?
Tem TVs privadas sim, a questão não é essa...


Encerramento da ERT: os rostos sinistros dos selvagens

8:00 Quinta feira, 13 de junho de 2013

O governo grego decidiu encerrar a televisão pública. A decisão foi tomada à tarde e aplicada à noite. Como se a Grécia estivesse a assistir a golpe de Estado. Ironia das ironias, a única interrupção, até esta semana, das emissões da ERT aconteceu durante a ocupação alemã. Segunda-feira, o sinal foi cortado por forças policiais. A ordem veio da troika, que se comporta como um governo ocupante.

O porta-voz do governo grego, Simos Kedikoglou, tentou justificar o injustificável: "A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível esbanjamento." E concluiu, o corajoso: "Isso acaba agora". Quem oiça este populista enlouquecido acredita que a Grécia tem um governo novo, que se deparou com um país em mau estado por culpas alheias. Pois a Nova Democracia e o PASOK governam a Grécia há décadas. Se há esbanjamento, e é capaz de haver, se há falta de transparência, e costuma haver em tudo onde a ND e o PASOK tenham metido a pata, a responsabilidade é sua. Foram suas as administrações, foram suas as políticas. E "isso" não acaba agora. A forma grosseira como esta medida foi tomada apenas prova que "isso" continua como sempre. O mesmo desrespeito pelo Estado, a mesma incompetência, a mesma falta de respeito pelos cidadãos.

O comportamento de ocupante da troika só é possível porque a Grécia, como outros países intervencionados, é dirigida por gente sem coluna vertebral. Que viveu da banditagem e hoje entrega o seu país a quem, através da chantagem sobre todo um povo, a mantenha no poder. O encerramento da ERT ficará como símbolo da insuportável degradação das democracias europeias. E de uma União incapaz de compreender que a humilhação dos povos só lhe pode trazer a desgraça. Se esta é o "projeto europeu" que temos de salvar, que morra depressa. E que, com a sua misericordiosa morte, se salve a Europa e a democracia.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/encerramento-da ... z2W5EZ32za

Re: Grécia fecha TV e rádio públicas para satisfazer troika

Enviado: Sex Jun 14, 2013 6:32 am
por P44
se calhar o objectivo na grécia é evitar que saiam noticias como esta
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61