Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 57 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#256 Mensagem por pewdiepie » Dom Out 29, 2023 6:17 pm

Vou soltar polêmica

O certo a se fazer é transferir esses A4 para a FAB (para treinamento avançado) e a FAB transferir os P-3 Orion para a MB

A MB tem que esquecer aviação de caça pelas próximas 3 décadas.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#257 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 30, 2023 1:35 pm

Mas isso ai nem é polêmica e, pra mim, esses A-4 poderiam completar o esquadrão de AMX, apenas pra manter os pilotos.

Não há sentido dos P-3AM serem da FAB, deviam estar com a MB a tempos, até pra já ir construindo um sistema de patrulha, com responsabilidade total da Marinha.

O resto é drone.

Qualquer coisa que fuja isso é alucinação esquizofrênica.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#258 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 30, 2023 4:06 pm

Não sinto dizer, mas, a MB não irá abrir mão do VF-1 e muito menos dos SkyHawk. E a FAB nem de longe quer conversa com estes caças. São vetores em fim de vida útil e sem qualquer capacidade efetiva de combate, servindo apenas para manter as tripulações da marinha com a carteira de piloto em dia.

Quanto aos P-3AM eles só continuam na FAB porque ela não repassa as verbas para a MB operar os mesmos, e esta por sua vez não tem verbas para operar estes aviões, e toda a infraestrutura necessária a ele.

Na verdade, antes de receber estes aviões a aviação naval precisa criar todo um sistema em volta deles na Macega a fim de que possam ser incorporados de forma efetiva, sem soluções de continuidade. Mas para isso é necessário selecionar, formar e treinar tripulações que hoje ela não tem. E isso dá muito trabalho, gastos e tempo que não tem como encaixar no orçamento atual. E se isso não mudar, nada feito.

Aliás, mesmo que a FAB repassasse tudo o que ela tem hoje dos P-3AM para a aviação naval, no mínimo ela ficaria sem a verba destinada a manter o esquadrão funcionando no ano seguinte, vide que o ministério da fazenda seria o primeiro a reter os recursos e destiná-los a outro fim sob a justificativa de que a FAB não precisa mais deles por não ter mais que empenhar nos P-3 que seriam repassados à marinha. Até isso pesa na hora de decidir as coisas. Mesmo que eles fossem transferidos para a MB, nada diz que ela receberia os recursos para manter o esquadrão voando e operacional.

Enfim, volto a frisar. O Brasil quer ter um Nae ou não? Melhor dizendo, precisamos de um Nae?

Bom, algum dia governo, sociedade e a politicalha local vão ter que decidir sobre o assunto. Enquanto isso, a MB tenta fazer o papel que lhe cabe com a doutrina e a realidade existente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#259 Mensagem por Pablo Maica » Ter Out 31, 2023 10:36 pm

gabriel219 escreveu: Seg Out 30, 2023 1:35 pm Mas isso ai nem é polêmica e, pra mim, esses A-4 poderiam completar o esquadrão de AMX, apenas pra manter os pilotos.

Não há sentido dos P-3AM serem da FAB, deviam estar com a MB a tempos, até pra já ir construindo um sistema de patrulha, com responsabilidade total da Marinha.

O resto é drone.

Qualquer coisa que fuja isso é alucinação esquizofrênica.
A FAB é a criança mimada das forças armadas, negligencia certas missões, mas não deixa ninguém mais fazê-las. Passou décadas sem um avião de patrulha de verdade, ai quando a MB embarcou na furada do VF-1, a FAB correu para marcar seu território e deu jeito de comprar remendar os P-3. Jogou areia no plano do EB de ter sua aviação de asa fixa na Amazônia, e está jogando fora os melhores helicópteros de ataque do continente.

A coisa minimamente coerente a fazer seria mandar esses P-3 para MB e pegar esses A-4 e vender para alguma PMC, para tentar comprar ou trocar pelo que puder de componentes de F-5, para esses coitados conseguirem segurar a barra por mais uns anos.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#260 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 01, 2023 6:09 pm

Pablo Maica escreveu: Ter Out 31, 2023 10:36 pm
gabriel219 escreveu: Seg Out 30, 2023 1:35 pm Mas isso ai nem é polêmica e, pra mim, esses A-4 poderiam completar o esquadrão de AMX, apenas pra manter os pilotos.
Não há sentido dos P-3AM serem da FAB, deviam estar com a MB a tempos, até pra já ir construindo um sistema de patrulha, com responsabilidade total da Marinha.
O resto é drone.
Qualquer coisa que fuja isso é alucinação esquizofrênica.
A FAB é a criança mimada das forças armadas, negligencia certas missões, mas não deixa ninguém mais fazê-las. Passou décadas sem um avião de patrulha de verdade, ai quando a MB embarcou na furada do VF-1, a FAB correu para marcar seu território e deu jeito de comprar remendar os P-3. Jogou areia no plano do EB de ter sua aviação de asa fixa na Amazônia, e está jogando fora os melhores helicópteros de ataque do continente.
A coisa minimamente coerente a fazer seria mandar esses P-3 para MB e pegar esses A-4 e vender para alguma PMC, para tentar comprar ou trocar pelo que puder de componentes de F-5, para esses coitados conseguirem segurar a barra por mais uns anos.
Um abraço e t+ :)
Se houvesse um MD com culhões para decidir alguma coisa na área de defesa para e pelas ffaa's, com certeza suas sugestões poderiam ser acatadas e até postas em prática, mas o MD só existe para fazer sombra, nada mais.
Enquanto isso, continua tudo como antes na casa de abrantes.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#261 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 01, 2023 6:12 pm

As vezes eu penso que se nós tivéssemos um MD que valesse um único centavo dos impostos que pagamos para ele existir e não fazer nada, o programa FX poderia ter se tornado uma solução palatável e lógica para o GDA e VF-1.

Mas, em 24 anos, a única coisa que o MD conseguiu provar até agora é que ele não serve para nada mesmo.

Fazer o que.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#262 Mensagem por Viking » Sex Nov 03, 2023 2:19 am

FCarvalho escreveu: Qua Nov 01, 2023 6:12 pm As vezes eu penso que se nós tivéssemos um MD que valesse um único centavo dos impostos que pagamos para ele existir e não fazer nada, o programa FX poderia ter se tornado uma solução palatável e lógica para o GDA e VF-1.

Mas, em 24 anos, a única coisa que o MD conseguiu provar até agora é que ele não serve para nada mesmo.

Fazer o que.
Voto com o relator.

[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#263 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 04, 2023 2:37 pm

Viking escreveu: Sex Nov 03, 2023 2:19 am
FCarvalho escreveu: Qua Nov 01, 2023 6:12 pm As vezes eu penso que se nós tivéssemos um MD que valesse um único centavo dos impostos que pagamos para ele existir e não fazer nada, o programa FX poderia ter se tornado uma solução palatável e lógica para o GDA e VF-1.
Mas, em 24 anos, a única coisa que o MD conseguiu provar até agora é que ele não serve para nada mesmo.
Fazer o que.
Voto com o relator.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]
Talvez, se houver um mínimo de bom senso e sinal de inteligência na MB, a próxima leva de caças para a FAB, que terá de ser realizada em algum momento no futuro, possa ser a saída natural para a modernização do VF-1.

Até o momento a FAB só tem "garantias" de um negócio entre governos para a troca de KC-390 por mais F-39. Este pequeno lote vai ajudar a força aérea a manter a linha de produção da Embraer aberta mais um tempo, até que se resolva o segundo lote.

E aí reside a solução, a meu ver, para o VF-1, uma vez que 14 unidades como foi aventado na imprensa, seriam produzidos e entregues entre 2028 e 2030, presumo, a se manter o atual ritmo de entregas para a FAB.

Obviamente que os Suecos tem todo interesse em ver seus caças com o cocar da aviação naval, e sob qualquer ponto de vista industrial, comercial e financeiro, o Gripen E\F é a solução ideal para a MB para os próximos 20 a 30 anos, uma vez que a ideia de um Nae está descartada até o final do atual PEM 2040, salvo uma reviravolta monumental no campo da defesa por aqui, o que não deve acontecer até onde a vista alcança. Pelo contrário, seguimos céleres na manutenção do ostracismo e da irrelevância do tema por muitos anos a fio.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder