Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#211 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 17, 2023 11:46 am

gabriel219 escreveu: Dom Abr 16, 2023 6:42 pm Eu sou totalmente contra a FAB atuar na defesa do Atlântico Sul, o papel é da Marinha. Os P-3AM deveriam ser transferidos para a MB, enquanto a mesma preparava o SISGAAz e drones.
Además, não adianta aqui discutirmos plataformas convencionais, isso não nos protegerá de ameaças externas de grande ponte. Precisamos falar mesmo é de mísseis supersônicos e hipersônicos de longo alcance, carregando ogivas nucleares e de pulso eletromagnético.
Podem adquirir 200 Gripens e só causaremos danos moderados em frotas inimigas na nossa costa, mas com ogivas nucleares e EMPs, eles se quer virão até aqui.
Ai a ameaça passará a ser proxy, países da AL mesmo que serão feitos de vassalos, armados até os dentes, para tomar parte de nosso território, aqui leia-se Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname, entre outros.
Só um adendo quanto a defesa contra eventuais potências que se indisponham conosco militarmente.

Primeiro, não precisamos de nukes para dissuasão, isso já fazemos com com a economia que temos, mesmo em frangalhos, como agora. O Brasil é um grande player mundial. Qualquer tipo de ameaça militar contra nós teria mais efeitos em Wall Streat, Paris e Frankfurt do que em São Paulo. Melhorar esta questão, seria, no mínimo, desejável.

A segunda é que para obrigar-nos a qualquer coisa do ponto de vista militar, antes de mais nada tem um oceano a nossa frente que faz com que as distâncias a superar, e portanto, a logística necessária para manter qualquer tipo de atividade militar, sejam insuperáveis e\ou impraticável a não ser para USA ou China, atualmente. Os europeus não tem capacidade econômica e nem militar para isso.

No caso de chineses e norte americanos, para fazer frente a qualquer um deles, seria necessário dispormos de tudo o que o Livro Branco da Defesa dispõe sobre os sistemas, equipamentos e recursos humanos e materiais necessários ao longo previstos ao longo das últimas décadas. No caso do AS, os 6 subnuc e 15 subnac já seriam mais que suficientes para dissuadir qualquer frota norte americana em nossa costa. Contar com uma defesa à base de art costa e AAe de fato também seria algo prudente e necessário.

Bom, dissuasão não é apenas conter eventuais ações contra nós a partir da ameaça de retaliação, mas sobretudo, ser capaz de implementar as ameaças de forma escalonada e nos alcances desejados. Neste sentido, dispor de sistemas que possam atingir eventuais inimigos o mais longe possível de nós, e intervir em sua capacidade de sustentar as operações contra nós é a condição sine qua non para uma defesa factível. Para isso, dispor de sistemas ISR, inteligência e uma capacidade NCW baseada em produtos e soluções nacionais com o menor nível de dependência externa é o começo do sucesso de nossa defesa. Mas eu não vejo muito esforço neste sentido por aqui.

Quem sabe se as muitas ameaças um dia se tornarem reais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#212 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 23, 2023 11:41 am

FCarvalho escreveu: Qua Ago 23, 2023 11:30 am Fico pensando que os Gripen C\D da Rep Checa e Hungria serão liberados a partir de 2027\2026 do leasing das respectivas forças aéreas, e ficariam a disposição de novos clientes. Seria talvez uma boa oferta para a FAU, a preços bem módicos, caso eles quisessem esperar por estes caças.
São 28 caças com enorme capacidade, visto estarem no padrão MS20 de atualização dos sistemas, e seriam uma excelente opção para quem quiser.
Não que eles fossem ficar com todos, mas a quantidade disponibilizada permite negociar pelo menos 12 deles, já que a FAU dificilmente teria condições de operar mais que isso.
Mas, se nada mudar por lá, a compra destes Bae Hawk deve ser a solução mais acertada para eles, e o orçamento que tem.
Do tópico sobre a FAU.
Por este tempo, entre 2026\2027 a MB já vai estar com uma série de projetos encaminhados, e supõe-se, com recursos assegurados pelo PAC, a fim de encaminhar seus objetivos.
Estes Gripen C\D não deixam de ser uma opção, já que estarão disponíveis no mercado, pois aqueles dois países não vão renovar o leasing dos mesmos.
Trata-se de uma oportunidade que com certeza a SAAB irá explorar junto à MB, pois os 6 A-4 modernizados pela Embraer já terão sua vida útil terminada, e praticamente só servem para treinamento e manter a asa fixa com uma sobrevida até que outra solução seja encontrada.
Os valores podem ser negociados, e como disse acima no post, a preços bem módicos.
Não digo que seja o caso de levar todos os caças, mas o suficiente para manter ao menos um esquadrão operacional (12 caças), que em termos mínimos significa dizer até 18 unidades.
Se nada mudar no cenário europeu atual, a partir de 2028 podemos ter uma solução de compromisso eficaz e eficiente a fim de manter o VF-1 com todas as capacidades que se espera de um esquadrão aeronaval em apoio à esquadra. E de lambuja com grade homogeneidade logística com a FAB.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#213 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Ago 23, 2023 6:03 pm

FCarvalho escreveu: Qua Ago 23, 2023 11:41 am
FCarvalho escreveu: Qua Ago 23, 2023 11:30 am Fico pensando que os Gripen C\D da Rep Checa e Hungria serão liberados a partir de 2027\2026 do leasing das respectivas forças aéreas, e ficariam a disposição de novos clientes. Seria talvez uma boa oferta para a FAU, a preços bem módicos, caso eles quisessem esperar por estes caças.
São 28 caças com enorme capacidade, visto estarem no padrão MS20 de atualização dos sistemas, e seriam uma excelente opção para quem quiser.
Não que eles fossem ficar com todos, mas a quantidade disponibilizada permite negociar pelo menos 12 deles, já que a FAU dificilmente teria condições de operar mais que isso.
Mas, se nada mudar por lá, a compra destes Bae Hawk deve ser a solução mais acertada para eles, e o orçamento que tem.
Do tópico sobre a FAU.
Por este tempo, entre 2026\2027 a MB já vai estar com uma série de projetos encaminhados, e supõe-se, com recursos assegurados pelo PAC, a fim de encaminhar seus objetivos.
Estes Gripen C\D não deixam de ser uma opção, já que estarão disponíveis no mercado, pois aqueles dois países não vão renovar o leasing dos mesmos.
Trata-se de uma oportunidade que com certeza a SAAB irá explorar junto à MB, pois os 6 A-4 modernizados pela Embraer já terão sua vida útil terminada, e praticamente só servem para treinamento e manter a asa fixa com uma sobrevida até que outra solução seja encontrada.
Os valores podem ser negociados, e como disse acima no post, a preços bem módicos.
Não digo que seja o caso de levar todos os caças, mas o suficiente para manter ao menos um esquadrão operacional (12 caças), que em termos mínimos significa dizer até 18 unidades.
Se nada mudar no cenário europeu atual, a partir de 2028 podemos ter uma solução de compromisso eficaz e eficiente a fim de manter o VF-1 com todas as capacidades que se espera de um esquadrão aeronaval em apoio à esquadra. E de lambuja com grade homogeneidade logística com a FAB.
A ver.
A MB com Gripen C/D?!

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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#214 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 25, 2023 12:49 pm

E por que não?

A disponibilidade deles é para daqui a 5 anos. Até lá, se nada demais acontecer, é factível do ponto de vista orçamentário a operação de ao menos 12 unidades a fim de substituir os A-4. E os custos de se operar Gripen C\D com certeza devem ser muito menores do que manter aviões que já deveriam estar em museus, com uma logística assombrosa de ruim de manter.

A MB não tem planos de adquirir caças novos tão cedo, e nem tem como; neste sentido, estes caças podem tapar este buraco por muito tempo. No mínimo mais uns 15 a 20 anos.

A FAB aparentemente não quer entregar a aviação de patrulha para a marinha. E a aviação naval não vai ficar sem o VF-1, que ao contrário do que se pensa, tem doutrina própria e diferente dos esquadrões de caça da FAB. Aliás, não é preciso lembrar que a FAB não terá Gripen E\F em quantidade suficiente sequer para se defender, quanto mais realizar operações aeronavais em favor da esquadra.

Enfim, nada que vá deixar o orçamento pior do que já está. Alias, com apenas 4 Meko e 4 subs na esquadra pelos próximos vinte anos, operar 12 Gripen C\D não será problema algum com certeza.

Não vamos a nenhuma guerra mesmo semana que vem. :roll:




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#215 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 26, 2023 6:17 am

FCarvalho escreveu: Sex Ago 25, 2023 12:49 pm E por que não?

A disponibilidade deles é para daqui a 5 anos. Até lá, se nada demais acontecer, é factível do ponto de vista orçamentário a operação de ao menos 12 unidades a fim de substituir os A-4. E os custos de se operar Gripen C\D com certeza devem ser muito menores do que manter aviões que já deveriam estar em museus, com uma logística assombrosa de ruim de manter.

A MB não tem planos de adquirir caças novos tão cedo, e nem tem como; neste sentido, estes caças podem tapar este buraco por muito tempo. No mínimo mais uns 15 a 20 anos.

A FAB aparentemente não quer entregar a aviação de patrulha para a marinha. E a aviação naval não vai ficar sem o VF-1, que ao contrário do que se pensa, tem doutrina própria e diferente dos esquadrões de caça da FAB. Aliás, não é preciso lembrar que a FAB não terá Gripen E\F em quantidade suficiente sequer para se defender, quanto mais realizar operações aeronavais em favor da esquadra.

Enfim, nada que vá deixar o orçamento pior do que já está. Alias, com apenas 4 Meko e 4 subs na esquadra pelos próximos vinte anos, operar 12 Gripen C\D não será problema algum com certeza.

Não vamos a nenhuma guerra mesmo semana que vem. :roll:
Porque não!

Leu a última notícia sobre a dilatação do prazo de entrega do SNA (mísero 1)? Empurraram mais de uma década algo que já deve estar para fazer bodas de ouro.

Leu alguma notícia indicando a obtenção de novos subs? Pois é, depois de um investimento bilionário, não existe garantia de continuidade para o projeto.

Então, o mais sensato é parar com essa viagem de aviação naval de asa fixa, que ao contrário do que alguns defendem aqui, não tem nada de factível. Por outro lado, sabe o que é factível? É a frota de superfície reduzindo ano após ano.

Chupa essa manga, @FCarvalho !


Abraços,

Wesley




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#216 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 26, 2023 11:06 am

As únicas aquisições de Asa Fixa que deverão ser feitas pela MB são os P-3AM da FAB e drones como Eitan, só.

É não ter senso do ridículo e muito menos da realidade advogar qualquer caça pra uma Marinha que não consegue se quer patrulhar sua área de responsabilidade. É como querer que o Exército adquira KC-390 pra operar com seus Paraquedistas.




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#217 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 26, 2023 12:44 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 26, 2023 6:17 am Porque não!
Leu a última notícia sobre a dilatação do prazo de entrega do SNA (mísero 1)? Empurraram mais de uma década algo que já deve estar para fazer bodas de ouro.
Leu alguma notícia indicando a obtenção de novos subs? Pois é, depois de um investimento bilionário, não existe garantia de continuidade para o projeto.
Então, o mais sensato é parar com essa viagem de aviação naval de asa fixa, que ao contrário do que alguns defendem aqui, não tem nada de factível. Por outro lado, sabe o que é factível? É a frota de superfície reduzindo ano após ano.
Chupa essa manga, @FCarvalho !
Abraços,
Wesley
Olá Wesley,

Eu estou ciente das notícias da seara naval, e como de praxe, atrás de uma notícia boa, vem três ou quatro ruins para completar. Nenhuma novidade até aí para um país que despreza o tema defesa desde que nasceu, mesmo que tenha tido de lutar para isso, o que pouca gente sabe, aliás.

Por outro lado, não vamos confundir a onipresente omissão e negligência do poder político nacional com a Defesa com omissão e negligência com capacidades doutrinarias, materiais e operacionais por parte dos ffaa's. Uma coisa não impede a outra. Muitos países com orçamentos menores que o nosso conseguem muito mais que temos aqui, e não é por questão de gastarem mais que nós. É o modelo de gestão orçamentária.

Dito isso, se o planejamento da nossa defesa for atrelado pura e simplesmente ao fator orçamento, seria muito melhor transformar todas as ffaa's em uma espécie de polícia e caso encerrado, como sonham muitos aqui e lá fora. Afinal, não estamos em guerra não é mesmo, e nem inimigos temos para usar como desculpa para investir em defesa.

A aviação naval como já expliquei várias vezes não pode prescindir de cobertura aérea, seja por asa fixa ou rotativa. São complementares. E a MB teriam ambas há pelo menos uns 60 anos se não fosse a birra da FAB, inclusive a aviação de patrulha.

A MB tem agora "garantido" e bota aspas nisso, 4 Meko A100 e 4 classe Riachuelo, e quiçá um punhado de NaPa 500 baratinhos, em comparação com os demais investimentos. Pelo menos até 2026. Depois disso ninguém sabe. E é com isso que vamos ter que nos virar até o final desta década. Os A-4 não vão durar para sempre e a MB não vai ficar com ele também para sempre, e muito menos irá fechar o VF-1 e jogar no lixo quase trinta anos de esforços para retomar a asa fixa na aviação naval. É questão de buscar cobrir todos os aspectos da doutina naval de guerra moderna. Simples assim. E não precisa de Nae para isso.

Se eventualmente os recursos do PAC para a defesa forem contabilizados fora do orçamento da MB, é possível manter e operar o VF-1 até o final da década quando se pretende substituir os A-4 por outro caça que caiba no bolso. E como disse antes, Gripen C\D mesmo com mais de vinte anos nas costas ainda assim são muito mais baratos de manter e operar do que aqueles vetustos caças norte americanos, que na prática não servem para nada a não ser manter doutrina e continuar formando pessoal.

Diz-se que um Gripen C novo de fábrica sai por coisa de uns 30 milhões de dólares. Quanto custaria um com pelo menos vinte anos nas costas mas em bom estado? O preço de um Super Tucano novinho? Mais? Menos? Eu realmente não sei. Mas se comprar for muito para o orçamento da MB, podemos simplesmente alugar, que pode ser uma alternativa até mais econômica ainda. Em 2028 a FAB vai ter acabado de receber seus últimos Gripen E\F. E muito provavelmente, se nada demais acontecer, pode estar começando a receber os caças do segundo lote. Portanto, logística não será um problema. Formação e treinamento de pessoal também não.

Enfim, mesmo que os recursos do tal PAC sejam incluído no orçamento da MB, existe na prática como gestar melhor os recursos que se tem para poder alocá-los de forma mais eficiente. E ainda tem o segundo tempo daquele programa para 2027 em diante. Se existir, claro.

E é bom lembrar uma coisas simples. A MB está se desfazendo dos IKL, e também das Niterói, T-22, classe Inhaúma e futuramente da Barroso. Vão sobrar 4 navios e 4 submarinos para dar conta no orçamento, mais o NAM Atlântico e o Bahia. É com essa realidade que teremos de lidar com a esquadra de 2028 em diante.

E se nenhum governo quiser dispor mais recursos para dar continuidade aos projetos atuais, bem, resta à MB reinventar-se e se virar com o que tem. Porque ninguém dá a mínima se ela é formada por sub nucleares, fragatas ou navios patrulha de 200 ton e Avisos de instrução. Não faz a menor diferença. Então, tem que se virar com o que tiver na mão e fazer o melhor que puder. E para a aviação naval, no caso do VF-1 Gripen C\D usados vai continuar sendo uma boa solução. Goste-se ou não dela. Mas podem também pedir doação de Super Hornet vida EDA aos priminhos ricos lá de cima...




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#218 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Ago 26, 2023 12:45 pm

A coerência dos caras é igual uma montanha russa. Tem tópicos com questionamentos interessantes e lúcidos, mas tem outros que pelo amor de Deus. Chega a ser ridículo não perceber o perrengue que a MB está tendo com a sua força de surperfície e aparece aqui para defender a aquisição de Gripens.

https://media.tenor.com/3dMEUCkykNAAAAAd/cao-chupando-manga-manga.gif

Abraços,

Wesley




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#219 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 26, 2023 12:56 pm

Eu não disse que era para comprar Gripen. Levantei a possibilidade que poderá existir, ou não, em relação a estes caças. Não vamos misturar alhos com bugalhos.
E isto é algo para ser pensado no final da década. Ainda falta um tempo para chegar lá.
Planejamento de Estado na administração pública tem dessas coisas.
Ou podemos ficar aqui choramingando pitangas. Ó vida, ó azar...




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#220 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 05, 2023 11:38 am





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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#221 Mensagem por FABIO » Qui Out 05, 2023 2:15 pm

Boa tarde amifo F Carvalho vc sabe se o falcão N-1013 foi recuperado?
o VF1 tem seis A4M atualmente?




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#222 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 05, 2023 2:33 pm

FABIO escreveu: Qui Out 05, 2023 2:15 pm Boa tarde amifo F Carvalho vc sabe se o falcão N-1013 foi recuperado?
o VF1 tem seis A4M atualmente?
Olá Fábio.

Publicamente não houve mais informações sobre o estado da célula N1013. Pelo menos não encontrei nada a respeito.

A última informação é a nota pública da MB sobre o acidente com o caça na Macega em 2019. Depois disso nada mais se ouviu falar sobre. E a marinha, como as demais forças, se não for questionada diretamente também não diz nada.

Como era uma das 6 células modernizadas, presume-se que ela não foi recuperada e deve ter sido canibalizada para suprir peças para os demais que ainda operam.

Assim, são apenas 5 SkyHawk modernizados em operação hoje no VF-1 até prova em contrário.




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#223 Mensagem por Pablo Maica » Dom Out 08, 2023 11:18 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 26, 2023 12:45 pm A coerência dos caras é igual uma montanha russa. Tem tópicos com questionamentos interessantes e lúcidos, mas tem outros que pelo amor de Deus. Chega a ser ridículo não perceber o perrengue que a MB está tendo com a sua força de surperfície e aparece aqui para defender a aquisição de Gripens.

Abraços,

Wesley
Se existe qualquer possibilidade de futuro para o VF-1, ela está nos F-18 legacy australianos estocados em excelentes condições. Agora a viabilidade econômica desse futuro, deve ser a mesma de eu comprar um Mercedes EQS-53.

Sinceramente, o futuro da aviação de asa fixa da MB deveria estar em herdar a patrulha marítima da FAB, que é outra força que quer abraçar o mundo com bracinhos de T-rex, e deveria focar cada centavo que pudesse na compra de mais Gripens.


Um abraço e t+ :)




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#224 Mensagem por gabriel219 » Seg Out 09, 2023 7:14 am

Quem defende qualquer coisa pro VF-1 além da transferência dos P-3AM ou de drones da classe Eitan/Super Heron precisa ser interditado imediatamente, pois é algo comparável ao uso de crack.




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Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#225 Mensagem por Pablo Maica » Seg Out 09, 2023 4:12 pm

Só o fato de o VF-1 estar completando 25 anos de operação com A-4 tendo estando há mais de 10 anos sem fazer um catrapo, com uma quantidade de aeronaves que basicamente se traduz em uma capacidade de combate inócua, já me faz duvidar que tenha gente dentro da MB que já passou do crack e está no k9.


Um abraço e t+ :)




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