Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#226 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 09, 2023 5:51 pm

Pablo Maica escreveu: Dom Out 08, 2023 11:18 pm
FIGHTERCOM escreveu: Sáb Ago 26, 2023 12:45 pm A coerência dos caras é igual uma montanha russa. Tem tópicos com questionamentos interessantes e lúcidos, mas tem outros que pelo amor de Deus. Chega a ser ridículo não perceber o perrengue que a MB está tendo com a sua força de surperfície e aparece aqui para defender a aquisição de Gripens.
Abraços,
Wesley
Se existe qualquer possibilidade de futuro para o VF-1, ela está nos F-18 legacy australianos estocados em excelentes condições. Agora a viabilidade econômica desse futuro, deve ser a mesma de eu comprar um Mercedes EQS-53.
Sinceramente, o futuro da aviação de asa fixa da MB deveria estar em herdar a patrulha marítima da FAB, que é outra força que quer abraçar o mundo com bracinhos de T-rex, e deveria focar cada centavo que pudesse na compra de mais Gripens.
Um abraço e t+ :)
O VF-1 completou 25 anos de existência, e neste meio tempo em nenhum momento ele foi priorizado ou recebeu qualquer destaque dentro do planejamento da marinha ou dos governos de plantão. Ou seja, em termos institucionais, a recriação da asa fixa na MB foi apenas importante para a aviação naval, e parou por aí. Apesar de no PAEMB figurarem investimentos para a compra de 48 caças e a criação de mais um esquadrão na região norte\nordeste.

O VF-1 tem a mesma idade do programa FX da FAB - não por acaso também lançado no mesmo ano de sua criação - e no entanto, nunca teve o sex appeal do mesmo. Mas a FAB conseguiu depois de 21 anos receber o seu primeiro caça, com um esquadrão completo sendo algo esperado apenas para daqui a dois ou três anos. Ou seja, quando o FX estiver perto de completar as suas bodas de ouro. :oops:

De quem será mesmo a responsabilidade por tudo isso... :roll: :?: :idea: [005]




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Out 14, 2023 8:58 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#227 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 14, 2023 8:13 pm

Imagem

Programa CV-X e KF-21N
Uma perspectiva a ser vista para a próxima década, ou para o próximo PEM 2060.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#228 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 14, 2023 8:36 pm

Pablo Maica escreveu: Seg Out 09, 2023 4:12 pm Só o fato de o VF-1 estar completando 25 anos de operação com A-4 tendo estando há mais de 10 anos sem fazer um catrapo, com uma quantidade de aeronaves que basicamente se traduz em uma capacidade de combate inócua, já me faz duvidar que tenha gente dentro da MB que já passou do crack e está no k9.


Um abraço e t+ :)
O A-4 foi um passeio tresloucado no parquinho, vejamos:

1- Redução de 50% do número originalmente previsto para modernização. Coisa do tipo: começou ruim (12 un) e depois ficou pior (6 un).
2- Uma modernização que não conseguiu integrar nenhum armamento moderno. SE tivesse algum míssil anti-navio, pelo menos teria formado alguma doutrina. Mas nem isso!

Os caras conseguiram falhar miseravelmente! :evil:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#229 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 14, 2023 8:37 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Out 14, 2023 8:13 pm Imagem

Programa CV-X e KF-21N
Uma perspectiva a ser vista para a próxima década, ou para o próximo PEM 2060.
OU nunca! Para mim é a possibilidade mais factível.

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#230 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 14, 2023 8:56 pm

Não existe a palavra nunca na administração pública. Só FAÇA ou NÃO FAÇA.
E ambas dependem de uma coisa simples: vontade política.
Mesmo não existindo esse tipo de coisa em relação à defesa no Brasil, os ventos mudam ao sabor das marés.
Hoje ninguém dá a mínima para Nae e caças navais. Amanhã eles podem ser indispensáveis, mesmo que a contra gosto.
A ver o que o futuro nos reserva.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#231 Mensagem por Viking » Dom Out 15, 2023 10:08 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Out 14, 2023 8:36 pm
Pablo Maica escreveu: Seg Out 09, 2023 4:12 pm Só o fato de o VF-1 estar completando 25 anos de operação com A-4 tendo estando há mais de 10 anos sem fazer um catrapo, com uma quantidade de aeronaves que basicamente se traduz em uma capacidade de combate inócua, já me faz duvidar que tenha gente dentro da MB que já passou do crack e está no k9.


Um abraço e t+ :)
O A-4 foi um passeio tresloucado no parquinho, vejamos:

1- Redução de 50% do número originalmente previsto para modernização. Coisa do tipo: começou ruim (12 un) e depois ficou pior (6 un).
2- Uma modernização que não conseguiu integrar nenhum armamento moderno. SE tivesse algum míssil anti-navio, pelo menos teria formado alguma doutrina. Mas nem isso!

Os caras conseguiram falhar miseravelmente! :evil:

Abraços,

Wesley
Voto com o relator.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#232 Mensagem por Túlio » Seg Out 16, 2023 3:23 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Out 14, 2023 8:37 pm
FCarvalho escreveu: Sáb Out 14, 2023 8:13 pm Imagem

Programa CV-X e KF-21N
Uma perspectiva a ser vista para a próxima década, ou para o próximo PEM 2060.
OU nunca! Para mim é a possibilidade mais factível.

Abraços,

Wesley
2060? Do momento em que entrasse no planejamento até assinarem algum contrato, o que estaria operando por aí seria mais ou menos isso:


Imagem


[018] [018] [018] [018]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#233 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 18, 2023 3:04 pm

Não é possível que ainda tenha quem ainda pense em NAe na MB. Deve ser algum alucinógeno muito forte ou alguma patologia, não é possível.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#234 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 19, 2023 8:24 pm

A depender somente da mediocridade nacional e da afasia e indolência do nosso eterno complexo de vira-latas, sequer haveria ffaa's.

E a nossa defesa seria baseada em peitos, pernas e bundas tipo exportação.

Pra que mais que isso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 5661
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceram: 255 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#235 Mensagem por akivrx78 » Qui Out 19, 2023 11:23 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Out 14, 2023 8:13 pm Imagem

Programa CV-X e KF-21N
Uma perspectiva a ser vista para a próxima década, ou para o próximo PEM 2060.


Os coreanos estão arrebentando em apresentar conceitos de novos projetos, faltando apenas alguém que page para sair do papel.

Foi decidido ter 6 DDGs Aegis desde o início da construção da primeira unidade em 2006, hoje 17 anos depois, a quarta unidade esta em construção....

Ate aí ok, demorou, mas pelo menos se iniciou a construção da quarta unidade, porem as 3 primeiras unidades foram compradas com o sistema Aegis degradado para poder reduzir custos de aquisição hoje 17 anos depois eles ainda não fizeram nenhum upgrade no sistema...

Isto ai pode sair do papel mas vai demorar muito, muito mesmo.




Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#236 Mensagem por arcanjo » Qua Out 25, 2023 1:50 pm

GAerNavMan realiza, de forma inédita, a remoção da asa da aeronave AF-1B

Imagem

https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... edita.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#237 Mensagem por FABIO » Qua Out 25, 2023 4:47 pm

Amigos o falcão N- 1013 foi recuperado ou seja o VF-1 tem seis A4M?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#238 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Out 26, 2023 7:22 am

gabriel219 escreveu: Qua Out 18, 2023 3:04 pm Não é possível que ainda tenha quem ainda pense em NAe na MB. Deve ser algum alucinógeno muito forte ou alguma patologia, não é possível.
Talvez algo assim:

Imagem

Fonte: https://www.operacional.pt/juan-carlos- ... trategica/




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#239 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 7:51 pm

O A-140 Atlântico vai durar até 2038, pelo menos. A MB planeja começar a pensar na sua substituição lá para 2035, tendo em vista o novo PEM 2060.

Como o pessoal parece empolgado agora com essa ideia de VANT naval, é muito provável que o seu substituto seja planejado para operar não apenas helos, mas VANT e até mesmo UCAV embarcados.

Com muita sorte, mas bota sorte mesmo nisso, o VF-1 ainda estará operando por esse tempo. Obviamente não mais com os A-4K\KU mas com um caça tampão, até que se tome uma decisão definitiva sobre se a MB deve ou não ter um Nae e os nav ios correspondentes ao seu GT, ou se vamos transformá-la na maior, melhor e mais cara guarda costeira de guerra do mundo ocidental. A tendência é essa.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

#240 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 27, 2023 8:02 pm

Em tempo, a MB planeja manter os A-4 até o final desta década, se muito começo dos anos 2030. Após isso será buscado um caça usado para servir de tampão até que se tome uma decisão final sobre o seu destino, que por óbvio está ligado ao fato da MB ter ou não ter um Nae e seus GT.

Aparentemente caminhamos para não sermos nem guarda costeira e nem marinha de guerra, enquanto o VF-1 caminha célere para a insolvência material. Não duvido nada que ele acabe como o Corsário, que durante 10 anos existiu apenas no papel, sem dispor de aeronaves e tripulantes, com seus membros espalhados pela FAB a fim de não perder até o básico do voo.

Daqui a alguns anos vai existir a possibilidade de se comprar Gripen C\D usados, ou mesmo o seu Leasing, enquanto hoje há caças F-18 C\D e mesmo E\F à disposição no mercado norte americano. Finlândia, Suiça, Kuwait e Austrália também podem ser considerados fornecedores hipotéticos, já que estarão substituindo seus Hornet pelos F-35.

Sem caças a MB não irá ficar. Não existe tal hipótese agora e nem no futuro. Se á FAB parar nos 50 Gripen E\F como muita gente supõe por agora, pode ser que no começo da próxima década a MB consiga os seus junto à Embraer novos de fábrica, uma vez que a tendência é que Nae sejam descartados de uma vez por todas sob qualquer governo, indiferente as suas ideologias.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder