Xian Y-20

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Xian Y-20

#106 Mensagem por Cassio » Sáb Abr 04, 2020 6:45 pm

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 04, 2020 12:44 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 01, 2020 4:41 pm Uma pequena mostra das capacidades do Xian Y-20 em termos de tipos de carga que podem ser levadas.

Imagem
Não está na hora de deixar eventuais querelas e disputas político-ideológicas de lado e começar a pensar no assunto?
O momento pede de todos celeridade e objetividade.
Como disse no tópico do KC-X2, todo e qualquer recurso a mais neste momento é e será muito bem vindo.
E a falta de uma aviação estratégica na FAB está cobrando um preço algo de nós neste momento.

abs
Não vejo este preço que está sendo cobrado... Precisamos é de cargueiros médios para distribuir recursos pelo país. Deveremos é já ter mais KC390, e mais C130 operacionais.
Para se buscar suprimentos no exterior mandamos nossa aviação comercial.
Depois de passada a tempestade não teremos dinheiro para comprar e nem para manter cargueiros estratégicos. Então esquece.
E se for para ter... Prefiro aeronaves comerciais convertidas, como disse o colega.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#107 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 04, 2020 10:33 pm

Olá Cássio,

Receber mais KC-390 depende da vontade do GF. Recursos não faltam como se pode ver por agora. Três são esperados para este ano. Por mim já deveriam ter sido entregues diante da situação. Mas ninguém dentro ou fora do governo toca no assunto. Pior, esta questão do transporte da FAB sequer está sendo levada em consideração. Já deveríamos ter hoje mais de 10 KC-390 em linha caso o projeto não tivesse sido atrasado pelos motivos de sempre. Se quiserem, colocando o dinheiro na mão da Embraer a empresa coloca todos as aeronaves do cronograma original aí para a FAB sem maiores problema até o ano que vem. Mas não vi ninguém pedir isso na FAB e nem no MD. Os C-130 da FAB já deram o que tinham que dar. E se não fazem mais é porque a FAB sabe muito bem de suas limitações atuais.

No caso de aeronaves como o Y-20 ou semelhantes ele é mais um plus para a nossa capacidade estratégica. Ele complementa os KC-390 e não concorre, assim como eventuais aeronaves como 767 ou A330.

E usar a aviação comercial para fazer o trabalho da força aérea não é exatamente uma solução barata. Há custos que são cobrados e as empresas decidem se cedem ou não suas aeronaves. A declaração de emergência de saúde não obriga ninguém a entregar nada para o governo a toque de caixa e muito menos de graça. Então, se não pagar, não tem.

A questão principal é: estamos em meio a uma situação de emergência e ninguém está questionando se as ffaa's tem os melhores e/ou recursos suficientes para fazer o trabalho que lhes é exigido. Nem os próprios militares.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#108 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 04, 2020 10:41 pm

saullo escreveu: Sáb Abr 04, 2020 3:44 pm Se fosse a FAB, adquiriria Boeing 767 usados e converteria com a IAI, conforme o escolhido mas ainda não executado. Deve ter muitas unidades disponíveis e seria a melhor opção em termos custo/benefício, inclusive já temos tripulação formada.
Já quanto ao cargueiro chinês, no momento atual, chinês, não obrigado.
Abraços
Olá Saullo,

Neste momento não existem 767 ou qualquer outra aeronave cargueira disponível para negócios. E por quê? Porque todas estão sendo usadas nas atividades de transporte de material médico e ajuda humanitária mundo afora contra a pandemia. A demanda simplesmente deu um salto gigantesco para este tipo de aeronave. Até aeronaves já retiradas de uso estão sendo colocadas de volta para voar tal é a demanda.
Conquanto, é possível verificar que em negócios governo a governo talvez fosse possível conseguir alguma coisa.
Infelizmente, pelas notícias que chegam da mídia especializada em aviação comercial, está havendo uma briga generalizada por insumos médicos no mundo, e todos estão naquela fase do faça o que eu digo mas não faça o que faço. Virou na prática cada um por si e o resto que se dane. Com os americanos à frente, claro.
Como disse ao Cássio, a questão é: diante desta emergência, as ffaa's foram chamadas, de novo, para ajudar. Mas ninguém está perguntando se as ffaa's possuem os melhores e/ou suficientes recursos para cumprir eficaz e eficientemente com o que lhes é mandado fazer. Nem os militares e nem o MD.
E aí?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#109 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 12, 2020 11:26 pm

Variante da aeronave Xian Y-20 para funções de Avião Tanque deverá ser construida

https://www.aeroflap.com.br/variante-da ... onstruida/

E aos poucos o avião vai seguindo o seu caminho e se tornando cada vez mais presente na força aérea chinesa.

Vamos ver quando sai a primeira exportação. Se é que será exportado.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#110 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 12, 2020 11:32 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#111 Mensagem por FCarvalho » Ter Abr 14, 2020 11:40 pm

Avião cargueiro Y-20 chinês pode levar dois tanques Type 15
14 de abril de 2020

https://www.forte.jor.br/2020/04/14/avi ... s-type-15/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Xian Y-20

#112 Mensagem por saullo » Qua Abr 15, 2020 9:51 am

Esse cargueiro vem com corona modelo 19 ou já trará o corona modelo 20 ?

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#113 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 15, 2020 10:17 pm

Não sei. Mas tem uma capacidade de carga que por aqui não existe em nenhum outro avião nem com todos os vírus, fungos, bactérias e amebas que temos.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Xian Y-20

#114 Mensagem por saullo » Qui Abr 16, 2020 9:45 am

Mas continua sendo do país do Coronga.

Abraços




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#115 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 15, 2020 2:17 pm

Um desenvolvimento interessante mas que até o presente momento não saiu, ainda, do papel.
Shenyang Y-30 medium transport
In addition to the Y-20 jet transport, Shenyang Aircraft Corporation (SAC) of Aviation Industry Corp of China is working on a four-engine turboprop military transport aircraft, the Y-30. The transport Y-30 has a takeoff weight of 80 tons and a planned load of 30 tons. The type has apparently grown during the studies, since Avic has previously mentioned plans for a transport aircraft of about 60 tons gross weight. It will be China’s mainstream carrier aircraft. The Y-30 would compatible with newer generation wheeled vehicles, which are larger and heavier than their predecessors. The Type 09 vehicles, slated to become the backbone of China's land forces, would use the Y-30 and not have to rely on the heavier Xian Y-20.
https://www.globalsecurity.org/military/world/china/images/y-30-image06.jpg

https://www.globalsecurity.org/military ... a/y-30.htm




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#116 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 15, 2020 2:25 pm

Embora haja apenas especulações sobre as características do projeto Y-30, a manter-se os indicativos atuais, ou seja, um payload na faixa das 30/40 ton e MTOW de 80 a 100 ton, além das dimensões muito parecidas com o KC-390 - apenas a envergadura é maior - vislumbra-se nele as muitas possibilidades que temos em relação ao desenvolvimento posterior do avião da Embraer. Inclusive no sentido de nos havermos com uma versão carga pesada do mesmo.

De momento, o que parece é que está para nascer um concorrente direto para o A400M europeu. Por enquanto os chinas parecem não estar interessados em algo na mesma categoria dos C-130/KC-390.

Aparentemente eles estão olhando mais para o mundo do que para dentro de casa com este projeto e o Y-20 e o Y-20F-100.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#117 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 11, 2020 12:46 am

Aeronave de transporte militar chinesa Y-20 realiza primeira missão internacional

https://www.cavok.com.br/aeronave-de-tr ... ernacional

Eu ficaria surpreso de fato se ele tivesse aparecido em Le Bouget ou Farborouht. 8-]

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Xian Y-20

#118 Mensagem por jambockrs » Qua Nov 11, 2020 8:42 pm

FCarvalho escreveu: Ter Abr 14, 2020 11:40 pm Avião cargueiro Y-20 chinês pode levar dois tanques Type 15
14 de abril de 2020

https://www.forte.jor.br/2020/04/14/avi ... s-type-15/
Cada tanque Type 15 pesa a bagatela de 35 toneladas. O Y-20 pode levar dois!




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3132 vezes

Re: Xian Y-20

#119 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 12, 2020 4:35 pm

Várias fontes da mídia aeronáutica admitem que o Y-20 é capaz de transportar até 66 ton em seu interior. O modelo Y20F-100 civil teria, segundo a mídia chinesa, capacidade de 65 ton de carga, dispondo de 27 metros em seu interior.

O Type-15 pesa 33 ton standart, ou 36 ton com proteção blindada adcional. Ou seja, dentro das capacidades do Y-20. Na matéria acima é cito que o peso do tanque seria de 30 ton, que deve ser ele vazio, para transporte aéreo.

Eu continuo crendo que um Y-20, civil ou militar, é um vetor mais que necessário à FAB a fim de complementar os KC-390 e os futuros KC-X que um dia terão de aparecer por aí. Embora os chineses não estejam vendendo este avião para o exterior, pode-se admitir que assim que as turbinas chinesas estiverem disponíveis para uso no avião, ele se tornará objeto de desejo de muitas forças aéreas pelo mundo. E a FAB com certeza será uma delas, mesmo fingindo que não.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Xian Y-20

#120 Mensagem por Cassio » Qui Nov 12, 2020 6:51 pm

Desejo da FAB ou do FACarvalho!?!

Brincadeira... Não pode resistir.

Para mim aviões assim são para países com pretensões estratégicas e países que podem mantê-los.
Não somos este país.
Não temos $$ para ter AA descente, não temos um segundo lote do Gripen, e muitas outras necessidades. Eu isso porque a FAB é a arma que está em melhores condições de equipamento.
Vamos de um par de 767 ou coisa parecida que já tá bom demais.




Responder