Xian Y-20

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#121 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 12, 2020 10:14 pm

Bom, dá uma olhada nesse mapa aqui. 8-]

Imagem

Esse é a projeção do nosso entorno estratégico visado no Plano Estratégico da Marinha 2040. Ele é um pouquinho maior que o anterior. :mrgreen:

Como podes observar, tudo que acontece, ou que pode acontecer, dentro desta área em termos de geopolítica nos interessa. Ao menos a Marinha do Brasil. :wink:

Ela abarca não apenas a América do Sul, mas agora, o oceano pacífico ao longo da costa sul americana, o mar do caribe até a fronteira naval com o Atlântico Norte, chegando quase no Saara Ocidental, e claro, toda a costa oeste africana. É um espaço bastante grande para um país como o Brasil atuar. E duvido que a MB tenha pensado nele apenas por si mesma, sem o pitaco de mais alguém. Não me parece que sejamos um país sem pretensões estratégicas. Na verdade nos as temos desde os idos tempos do império, mas... sempre existe um mas.

Diferente de outros países acostumados e cientes da sua posição no mundo, o Brasil nunca teve do ponto de vistas das políticas públicas nada voltado para a construção coletiva de uma visão estratégica de país, e menos ainda de nossos interesses no mundo e em nosso entorno estratégico, claro. Isso sempre ficou restrito ao cânones da diplomacia nacional e, mau ou bem, com os militares correndo por fora a mesma corrida. Como podes ver, temos sérios problemas de comunicação aqui dentro.
"Podemos continuar cegos ao mundo lá fora, mas não seremos ignorados por muito tempo." (Gendalf, o cinzento :twisted:).

Até onde eu conheço a história do Corsário, e do "Gordo", ambas unidades da FAB com uma larga ficha corrida em horas de voo internacionais, seja em favor da FAB, do governo e/ou instituições públicas, ou até mesmo privadas brasileiras, é possível admitir que nossos interesses lá fora sempre foram respaldados pela FAB e seus esquadrões de transporte, dentro dos limites impostos a operacionalidade deles, claro. Se vamos nos projetar no exterior, dentro da área acima vislumbrada, um avião da categoria do Y-20 não é apenas necessário, como nos é impositivo. Isto se quisermos mesmo que nossos interesses estratégicos naquele contexto sejam mesmo respaldados. É uma decisão a ser tomada. E ela não é das ffaa's, que são apenas um dos braços com o qual o Estado faz impor-se na defesa de seus interesses e/ou vontade, aqui e lá fora.

Mesmo fora desse entorno estratégico, é lícito afirmar que aviões da categoria do Y-20 são uma resposta aos desafios que o futuro se nos impõe. Já vimos alegações recentemente sobre imposições de embargos econômicos, pressões políticas e econômicas em função de agendas internacionais, etc. Mas nada até agora que julgássemos sério o suficiente para realmente tornar-se uma ameaça concreta. Talvez seja a hora de repensarmos isso. E não estou dizendo aqui para sairmos correndo atrás da China e Rússia e comprar tudo que virmos pela frente. Muito pelo contrário. É a oportunidade que nós temos de rever nossas pretensas ambições no mundo, e a partir delas e da visão que nós temos sobre as necessidades reais da Defesa nacional, impor-nos novos caminhos e atitudes em relação as atuais e futuras parcerias internacionais. Eu particularmente defendo a integração cada vez maior com os vizinhos. É um dever de casa que a constituição nos impõe, e que não raro, é posto de lado ou ignorado pelos seguidos governos e pela politicalha nacional.

Sim, por tudo que vejo até agora em relação ao nosso futuro no mundo, a FAB deve possuir capacidades maiores e melhores do que as projetadas por ela a si até 2041. Principalmente em um país continental como o nosso, com os interesses políticos, econômicos e diplomático-militares que possui. Por mais que seja uma minoria que lhes reconheça a importância e os efeitos enquanto política de Estado. Mas temos que começar em algum momento, não?

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#122 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 31, 2020 10:49 am

China To Unleash The ‘Beast’ As Heavy-Lift Y-20 Gets Homegrown Engine In Place Of Old Russian D-30KP
on December 21, 2020

https://eurasiantimes.com/china-to-unle ... an-d-30kp/

Motores novos para o Y-20.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#123 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 31, 2020 10:54 am

China’s Y-20 Transport Appears To Be Finally Flying With Indigenous Jet Engines
The Y-20, China’s largest indigenous aircraft, needs new, more powerful engines to reach its full potential.
By Thomas Newdick December 3, 2020

https://www.thedrive.com/the-war-zone/3 ... et-engines




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54732
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2300 vezes

Re: Xian Y-20

#124 Mensagem por P44 » Ter Fev 01, 2022 4:12 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#125 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 11:41 am

Ainda acredito que existe espaço e necessidade para um cargo deste na FAB. Não concorre com KC-390 e menos ainda com A330. É um complemento a mais para o que a END indica como modernização por capacidades.
A ver se os chineses mais para frente se dão o trabalho de exportar esta nova versão dos seus Y-20B.
Se ela vingar, provavelmente a versão cargo civil esticada também poderá vir à luz, o que também não significa que ele não caberá em versão militar. Os chineses são pródigos em elaborar soluções com o que tem a mão.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Xian Y-20

#126 Mensagem por Cassio » Ter Fev 01, 2022 1:27 pm

A não ver....




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Xian Y-20

#127 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 01, 2022 2:02 pm

Se a FAB precisasse de algo desse tipo, a Luftwaffe tem uns 12 ou 14 A400 novinhos sobrando. Mas se sobra espaço na FAB, falta dinheiro.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#128 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 7:44 pm

Cada coisa em eu lugar. O A400M não é da mesma categoria do Y-20B. Na verdade nem existem aviões concorrentes novos para ele no mercado no curto prazo, a não ser os C-17 americanos, sem substituto, e os Il-76 russos que estão em fins de carreira, e que já tem projeto para o seu lugar.
O C-2 poderia até concorrer no mesmo nível, mas para isso o projeto teria de ser modificado. E tudo que é japonês em defesa não custa barato.
Enfim, como disse, um avião nesta categoria não concorre e não excede as capacidades de operação da FAB, mas possibilita à força ampliá-las de acordo com suas necessidades.
Acredito que já deu para percebermos que em termos de transporte estratégico é sempre melhor sobrar do que faltar. Mesmo porque, a FAB sempre terá as ditas missões secundárias ali disputando ombro a ombro as poucas horas de voos disponíveis no orçamento da força, e isso não é algo episódico ou atípico. E a FAB não abre mão disso.
Duvido que 6 a 9 aviões destes irão deixar a FAB mais pobre do que ela já é.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Xian Y-20

#129 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 01, 2022 8:45 pm

Sim estou ciente de que são de categorias diferentes, mas se a FAB precisasse de algo acima do 390, continuo achando o A400 como melhor opção no momento, existem aeronaves novas dando sopa no mercado, são mais de 100 exemplares produzidos e quase 200 encomendas, 8 operadores, cadeia logística implantada e ainda existe a vantagem do A400 já ser um projeto plenamente desenvolvido e mais flexível que aeronaves da categoria do Y-20 e C-17 (o que aliás é uma das cartadas da Airbus para promover o avião).

Mas mais que 4 exemplares, mesmo havendo uma demanda operacional, soariam um tanto estranho para uma força que está fazendo um corte de 50% em um programa de alto valor estratégico, justamente com uma das justificativas sendo a de não ter necessidade de uma frota grande de aeronaves de transporte.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#130 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 9:42 pm

Penso que aviões como o Y-20B ou outros da mesma categoria seriam uma cartada para daqui uns 15 a 20 anos, quando tudo o que estamos gastando agora com KC-390, Gripen E/F e um pouco mais para frente com a substituição de C-95, C-97 e C-98 estiver em dia e com todas as escolhas feitas e contas pagas e em dia. E ainda temos a questão da modernização de meia vida dos A-29, decidir um substituto para os T-25 e T-27. Fora que temos o SISCEAB e o PESE, e por aí vai. Não tem orçamento para tudo isso nem que a gente quisesse.
Antes de resolver tudo isso e mais um pouco, é praticamente impossível a FAB envidar qualquer tipo de esforço para obter aviões assim, por mais que os chineses tivessem boa vontade para entregá-los a nós.
De minha parte, não antes de termos os 28 KC-390 contratados, com espaço talvez para mais alguns como disse o cmte da FAB em entrevista.
Enfim, o A400M é um baita avião, mas é muito problemático, tem custo de compra e manutenção altíssimo e não entrega tudo o que um Y-20B ou similar da vida pode. E é aí que aviões como estes se destacam. Para o que o A400M faz, temos os nossos KC-390 e versões futuras que podem e irão fazer com menor custo e mais eficiência/eficácia.
É só pensar que a END diz que o EB tem que dispor de capacidade de arrolar tropas de um lado para outro do país de acordo com o momento. Como fazer isso apenas com a frota de KC-390 com suas limitações atuais de peso e espaço? Há, ou haverá KC-390 suficientes para s três forças se mexerem e exercer suas capacidades de rápido deslocamento país afora? Eu acho que não. Mesmo com 28 unidades e 2 ou 4 KC-330.
Na verdade, se pensarmos bem, na sua estratégia de forças de prontidão, onde e como o EB poderia deslocar massivamente em caso de necessidade seus VBTP, VBC Cav, VBMR, VBOAP SR, Astros 2020 e adendos, além de obuseiros 155 AP modernos, logística de suprimento, munições, etc, que o avião da Embraer apesar de todas as qualidades só leva apenas 1 unidade ou não leva?
Acho que a melhor resposta para isso, ainda é um avião da categoria do Y-20 ou similar. Qual? A que tempo? Como? Não sei.
Mas me parece ser para nós uma escolha lógica e prudente.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Fev 02, 2022 12:00 pm, em um total de 2 vezes.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#131 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 11:01 am

Imagem

Chinese Y-20 transport finally flies with upgraded engines

https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?t=1461859




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#132 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 11:19 am

Defence
Indigenous engines for Y-20 proceeding well: aircraft designer

https://www.flightglobal.com/defence/in ... 04.article

Aparentemente o conceito do Y20-F100 que seria a versão civil do cargo chinês entrou no gelo ou foi deixada de lado.
Mesmo assim, existe segundo o entrevistado vários desenvolvimento do WS20 que devem equipar os Y-20B e variantes em desenvolvimento.
A ver se tudo isso se confirma. A versão básica das WS20 pelo que se pode verificar estão em testes finais e devem entrar em serviço no máximo dentro de 1 ou 2 anos.
Uma pena se a versão civil não sair do papel. A meu ver teria grande potencial no mercado civil e mesmo militar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#133 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 11:34 am

Relembrando as capacidades do Y-20 que supostamente na versão B seriam ampliadas ou confirmadas.
FCarvalho escreveu: Qua Jan 01, 2020 4:41 pm Uma pequena mostra das capacidades do Xian Y-20 em termos de tipos de carga que podem ser levadas.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#134 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 11:39 am

Relembrando II, as capacidades do que seria a versão civil do Y-20, a Y20-F100. O que cabe nele também caberia na versão militar, com menos espaço, é claro.
Resta pensar no que de fato ele seria útil à FAB, e continuo pensando que é, de forma a se verificar a razoabilidade da presença e operação de um avião deste porte na frota.
FCarvalho escreveu: Dom Abr 12, 2020 11:32 pm




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Xian Y-20

#135 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2022 12:37 pm




A photo surfaced online ChineseY-20 transport aircraft is now flying with 4 domestically developed WS-20 turbofan engines.
The variant with WS-20 engines is likely named Y-20B. Previously Y-20s are powered by Russian D30 turbofan, same as IL-76.
WS-20 translates into "Turbofan 20". A photo shows ceremony of WS-20 first test flight by China Flight Test Establishment. The testbed is a modified IL-76 aircraft. WS-20 is believed to be Chinese copied French-American CFM56 turbofan engine.
WS-20 can greatly increase efficiency of Y-20, increasing its range and payload in real-world practice. CFM56 was imported by China as civilian powerplant for airliners, it has now been turned into fighter jet WS-10 engine, and WS-20 for larger aircrafts, possibly powering Chinese designed airliners in future, like CR929.
Visually WS-20 is much larger than less-efficient D30 turbofans due to the size of much larger high-bypass fans at the front.
To boost fuel economy, almost all of modern airliners and most military transport aircraft adopt high-bypass-ratio turbofans. These engines are improved greatly comparing low-bypass-ratio turbofans used in such aircraft before 1970s. Fighters mostly tend to use low-bypass turbofans, while transport aircraft opt for efficiency.
WS-20 will also help Y-20B significantly when loaded with main battle tanks, such as 99A tank, to achieve better range and handling, making the aircraft a lot more practical to suit Chinese military strategical air transport requirement. Original Y-20 can easily load 99A tank, improvement comparing Russian IL-76 which requires removing side skirts of T-72 or T-80.
WS-20 also makes Y-20B more flexible in terms of cargo combination options, better weight arrangement, and climb rate.
It is also important WS10, WS20, and future civilian turbofan will provide Chinese aviation industry a reliable powerplant family to build on, not only support new aircraft designs, but also as a starting point of the latest generation turbofan engines. It is believed that next generation fighter jet engine WS-15 is already in test flights, and WS-20 successor is in design stage.
Y-20s with D30 engines have been carrying out various overseas missions, the latest one is humanitarian flight to Tonga. And also military exercise in Russia. Troops and heavy equipment were shipped by Y-20 to European part of Russia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder