PE e Infantaria de Guarda

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

PE e Infantaria de Guarda

#1 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 13, 2012 3:14 pm

Boa tarde a todos.

Resolvi abrir este tópico para, em primeiro lugar ajudar a esclarecer, talvez, as dúvidas que existam dentre os foristas do DB, dentre os quais me incluo, sobre o papel, as atividades e objetivos da existência de uma polícia do Exército e de uma Infantaria de Guarda. Tal questão se faz interessante visto que, aparentemente, ambas as unidades parecem realizar o mesmíssimo tipo de trabalho, sendo aparentemente, concorrentes uma da outra. Ou não.

Em segundo lugar, para podermos debater com mais propriedade, se for o caso, a questão GLO nas ffaa's, seu emprego, fora a parte de seu envolvimento com as forças policiais, visto que não raramente, cada vez mais vemos unides de PE e InfGda, serem utilizadas ora como apoio, ora como OM's de linha de frente para estas missões.

Se algum colega puder começar esclarecendo quais as diferenças entre a PE e a infantaria de Guarda no Brasil, desde já agradeço.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: PE e Infantaria de Guarda

#2 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Dez 13, 2012 3:23 pm

Olha, acredito que existam mais semelhanças do que diferenças. Todavia, a grosso modo, a PE é uma tropa cuja atividade principal é de ser uma tropa de policia (é o próprio EB que deve lidar com transgressões de militares do EB) e tem como missão secundária a missão de Escolta e Guarda. Já as tropas de Guarda são exatamente o contrario: sua especialidade é Escolta e Guarda e como missão secundária é empregada como tropa de policia.

Fui militar da 4ª Cia PE, de BH, e tínhamos quatro pelotões: 1 de Comando e Serviço, 1 de Escolta e Guarda e 2 de Policia. Acredito que a formação da tropa de Guarda inverta a proporção.

Consegui ajudar?


Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#3 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 13, 2012 3:28 pm

Sim bastante Paulo, obrigado. Já é um bom inicio. Agora estou meio sem tempo, mais tarde vou ver se posto com mais calma.
[009]

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#4 Mensagem por Clermont » Qua Dez 26, 2012 6:57 pm

Eu tenho a mais profunda suspeita destes planos feministas e "politicamente corretos" de encher o Exército de mulheres. Porém, tanto nesta força como nas demais, seria razoável que algumas mulheres fossem incorporadas nas fileiras de suas unidades de polícia. Não só para lidar com a imposição da disciplina sobre as próprias mulheres que, atualmente, já servem nas Forças Armadas, como, principalmente, para lidar com eventuais missões de pacificação internas e externas.

Realmente, num hipotético caso onde tropas brasileiras, em missão da ONU, estejam em contato com alguma cultura tradicionalista, como lidar com a necessidade de ter de revistar uma mulher local? Por exemplo, o que acontece se um soldado homem brasileiro passar a mãozona na buzanfa de uma muçulmana, em pleno Oriente Médio. em busca de armas? E como lidar com eventuais prisioneiras?

No Brasil, parece que o Exército, às vezes, requisita mulheres das PMs para tais serviços, mas isso valeria para uma missão de paz no exterior?

Agora, um complicador para isso, está na organização interna do Exército brasileiro que é diferente do americano. Neste último, as unidades de polícia não são forças de combate de linha de frente mas unidades de apoio ao combate (embora, numa situação de contrainsurgência como no Iraque e Afeganistão, seus PMs - homens e mulheres - acabam dando tanto tiro quanto os infantes). Já, no Brasil, as tropas de polícia são uma especialização da arma de infantaria. Ou seja, são consideradas tropas de combate.

Imagem

Imagem

Essas são mulheres da polícia do Exército israelense.

Imagem

E esta é uma PM do Corpo de Fuzileiros Navais americano, condecorada e promovida por valor no Iraque.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36159
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#5 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 26, 2012 7:11 pm

Clermont, penso eu cá que antes de midifcarmos a estrutura da PE/CG's para colocarmos mulheres nelas, é necessário modificar toda uma cultura existente na força. Inclusive quanto a questão da organização destas forças, como bem dissestes. Salvo minha memória não me traia, a Cia de Polícia da FFE, faz parte da tropa de reforço. Mas devemos considerar aqui que o CFN é um mini-USMC em termos organizacionais.

Talvez quando mudarmos avançarmos nesta questão, assim como, por exemplo, a Avex deixar de ser também uma simples especialização, e tronar-se uma arma, poderemos ver mudanças mais fáceis. Mas antes disso, creio que muito corporativismo ainda vai rolar até lá.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#6 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Dez 26, 2012 7:22 pm

FCarvalho escreveu: ...<cortado>...
as atividades e objetivos da existência de uma polícia do Exército e de uma Infantaria de Guarda. Tal questão se faz interessante visto que, aparentemente, ambas as unidades parecem realizar o mesmíssimo tipo de trabalho, sendo aparentemente, concorrentes uma da outra. Ou não.
O exército brasileiro tem unidades de Policia de Exército.

Paulo Bastos já falou sobre ela.

Muito bem, o que é: Infantaria de Guarda?

O EB tem o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) em Brasilia e o 1º Batalhão de Guardas (1º BG) no Rio de Janeiro. Ha alguns anos atrás existia o 2º Batalhão de Guardas (2º BG) em Sâo Paulo.

O BGP é a unidade teoricamente responsavel pela proteção do Presidente.

Exemplo atual de unidades deste tipo é a Brigade of Guards da Rainha Britanica.

Famosas foram a Guarda Imperial de Napoleão I e a Guarda Imperial dos Czares russos.

Talvez o pioneiro de todas estas unidades tenha sida a Guarda Pretoriana romana.

Pelo que me foi dito pelo meu grande amigo Cel. Paraense, antigo comandante do 2º BG, a responsabilidade do 1º e do 2º BG, era de dar proteção as Regiões Militares correspondentes, sendo que em caso de guerra deveriam permanecer fixas, e não se deslocar em campanha, como as demais unidades.

Isto é o que me foi dito.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#7 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Dez 26, 2012 7:30 pm

Verificando a ORBAT do EB encontrei mais unidades de Infantaria de Guarda no nivel de Companhia.

1ª Companhia de Guardas (1ª Cia Gd) em Porto Alegre

2ª Companhia de Guardas (2ª Cia Gd) em Recife

4ª Companhia de Guardas (4ª Cia Gd) em Salvador

5ª Companhia de Guardas (5ª Cia Gd) em Belém

9ª Companhia de Guardas (9ª Cia Gd) em Campo Grande

12ª Companhia de Guardas (12ª Cia Gd) em Manaus

Bacchi




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#8 Mensagem por jauro » Qua Dez 26, 2012 8:50 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu: ...<cortado>...
as atividades e objetivos da existência de uma polícia do Exército e de uma Infantaria de Guarda. Tal questão se faz interessante visto que, aparentemente, ambas as unidades parecem realizar o mesmíssimo tipo de trabalho, sendo aparentemente, concorrentes uma da outra. Ou não.
O exército brasileiro tem unidades de Policia de Exército.

Paulo Bastos já falou sobre ela.

Muito bem, o que é: Infantaria de Guarda?

O EB tem o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) em Brasilia e o 1º Batalhão de Guardas (1º BG) no Rio de Janeiro. Ha alguns anos atrás existia o 2º Batalhão de Guardas (2º BG) em Sâo Paulo.

O BGP é a unidade teoricamente responsavel pela proteção do Presidente.

Exemplo atual de unidades deste tipo é a Brigade of Guards da Rainha Britanica.

Famosas foram a Guarda Imperial de Napoleão I e a Guarda Imperial dos Czares russos.

Talvez o pioneiro de todas estas unidades tenha sida a Guarda Pretoriana romana.

Pelo que me foi dito pelo meu grande amigo Cel. Paraense, antigo comandante do 2º BG, a responsabilidade do 1º e do 2º BG, era de dar proteção as Regiões Militares correspondentes, sendo que em caso de guerra deveriam permanecer fixas, e não se deslocar em campanha, como as demais unidades.

Isto é o que me foi dito.

Bacchi
Verificando a ORBAT do EB encontrei mais unidades de Infantaria de Guarda no nivel de Companhia.

1ª Companhia de Guardas (1ª Cia Gd) em Porto Alegre

2ª Companhia de Guardas (2ª Cia Gd) em Recife

4ª Companhia de Guardas (4ª Cia Gd) em Salvador

5ª Companhia de Guardas (5ª Cia Gd) em Belém

9ª Companhia de Guardas (9ª Cia Gd) em Campo Grande

12ª Companhia de Guardas (12ª Cia Gd) em Manaus

Bacchi
Não nos esqueçamos dos Dragões da Indepedência (1ºRCG), do 2ºRCG, RAN (Regimento Andrade Neves da novela Salve Jorge) e do Regimento Osório(3º RCG em POA), com as mesmas funções de escolta e guarda de autoridades e instalações.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#9 Mensagem por eligioep » Qua Dez 26, 2012 10:02 pm

As Cia Gd são diretamente subordinadas aos Comandos Militares de Área, assim como as Cia PE. E há previsão de uma Cia Gd para cada Região Militar e uma Cia PE por Divisão de Exército, sendo que as Brigadas possuem um Pel PE. Já os BPE e BGd não sei a destinação específica. E os Dragões assim como os RCGd são só para desfiles e apresentações, sem possuírem emprego operacional específico como cavalarianos, porém seus quadros recebem a mesma instrução que o das Cia Gd.
Pela dotação, é previsto um BPE por Comando Militar de Área, porém não está completo....
Pelo emprego, aqui em Manaus, tenho visto que a Cia Gd deve em princípio fazer a guarda, de forma estática, em locais de interesse da Força, enquanto a Cia PE seria como patrulha e força de reação em caso de tumultos. Na qualificação, ambos fazem exercícios e treinamentos similares.

Espero ter ajudado.....




Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#10 Mensagem por cassiosemasas » Qua Dez 26, 2012 11:13 pm

com relação as mulheres, devo dizer que aqui em Campo Grande-MS, temos mulheres no quadro sim, as que eu conheci eram responsáveis pelo treinamento e tratamento dos cães da PE aqui...mas realmente nunca vi uma patrulha da PE com uma mulher...mas creio que seja questão de tempo...não acho que seja uma má ideia, só precisamos ter bom senso no emprego de nossas belas(e quando digo belas é porque é verdade)guerreiras!!!




...
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#11 Mensagem por crubens » Ter Jan 01, 2013 4:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Verificando a ORBAT do EB encontrei mais unidades de Infantaria de Guarda no nivel de Companhia.

1ª Companhia de Guardas (1ª Cia Gd) em Porto Alegre

2ª Companhia de Guardas (2ª Cia Gd) em Recife

4ª Companhia de Guardas (4ª Cia Gd) em Salvador

5ª Companhia de Guardas (5ª Cia Gd) em Belém

9ª Companhia de Guardas (9ª Cia Gd) em Campo Grande

12ª Companhia de Guardas (12ª Cia Gd) em Manaus

Bacchi
Faltou nessa lista a 10ª Cia Gd de Fortaleza, unidade na qual servi durante 5 anos como tenente. E é como o Paulo Bastos já bem explanou sobre o seu emprego, só que sua constituição é de uma seção de comando e 3 pelotões de guardas. (pelo menos era assim na minha época)




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
crubens
Sênior
Sênior
Mensagens: 1864
Registrado em: Seg Set 17, 2007 4:05 pm
Localização: Fortaleza, Ce
Agradeceram: 9 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#12 Mensagem por crubens » Ter Jan 01, 2013 4:13 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Verificando a ORBAT do EB encontrei mais unidades de Infantaria de Guarda no nivel de Companhia.

1ª Companhia de Guardas (1ª Cia Gd) em Porto Alegre

2ª Companhia de Guardas (2ª Cia Gd) em Recife

4ª Companhia de Guardas (4ª Cia Gd) em Salvador

5ª Companhia de Guardas (5ª Cia Gd) em Belém

9ª Companhia de Guardas (9ª Cia Gd) em Campo Grande

12ª Companhia de Guardas (12ª Cia Gd) em Manaus

Bacchi
Faltou nessa lista a 10ª Cia Gd de Fortaleza, unidade na qual servi durante 5 anos como tenente. E é como o Paulo Bastos já bem explanou sobre o seu emprego, só que sua constituição é de uma seção de comando e 3 pelotões de guardas. (pelo menos era assim na minha época)




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Avatar do usuário
Leandro RQ
Júnior
Júnior
Mensagens: 123
Registrado em: Sex Set 11, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#13 Mensagem por Leandro RQ » Ter Jan 01, 2013 10:21 pm

Paulo Bastos escreveu:Olha, acredito que existam mais semelhanças do que diferenças. Todavia, a grosso modo, a PE é uma tropa cuja atividade principal é de ser uma tropa de policia (é o próprio EB que deve lidar com transgressões de militares do EB) e tem como missão secundária a missão de Escolta e Guarda. Já as tropas de Guarda são exatamente o contrario: sua especialidade é Escolta e Guarda e como missão secundária é empregada como tropa de policia.

Fui militar da 4ª Cia PE, de BH, e tínhamos quatro pelotões: 1 de Comando e Serviço, 1 de Escolta e Guarda e 2 de Policia. Acredito que a formação da tropa de Guarda inverta a proporção.

Consegui ajudar?


Abraços,
Paulo Bastos

Explicação melhor é quase impossível.

Aqui em Curitiba a configuração da 5ª CIA PE era exatamente a mesma.
E tem o Canil também, tradição nas PEs Brasil afora.
Também fui PE. :D




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: PE e Infantaria de Guarda

#14 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 05, 2013 11:18 pm

Pensei que o 3º RCG fosse baseado no Parque Osório, vi um Fiat Uno deles dia desses aqui perto de casa...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5233
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#15 Mensagem por delmar » Dom Jan 06, 2013 11:08 pm

Túlio escreveu:Pensei que o 3º RCG fosse baseado no Parque Osório, vi um Fiat Uno deles dia desses aqui perto de casa...
O quartel do 3º RCG fica em Porto Alegre, entre a Av. Ipiranga e a Bento Gonçalves, perto da PUC.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Responder