PE e Infantaria de Guarda

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#16 Mensagem por eligioep » Dom Jan 06, 2013 11:57 pm

Túlio,
tu viu a viatura lá porque eles são responsáveis pelo Pq Osório, e sempre tem gente deles lá, incluindo alguns cavalos....




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1959
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#17 Mensagem por eligioep » Seg Jan 07, 2013 12:05 am

Fatal General error.....




Editado pela última vez por eligioep em Seg Jan 07, 2013 12:13 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#18 Mensagem por FCarvalho » Seg Ago 19, 2013 8:06 pm

http://i00.i.aliimg.com/img/pb/397/810/513/513810397_621.jpg

Alguém faz idéia de quantos destes kits foram ou estão sendo comprados pelo EB para a PE e/ou Inf. Gda?
Salvo engano, parece que até a inf aeromóvel e outras unidades de infantaria teriam recebido este material, em vista dos grandes eventos que se avizinham.

Pergunta de leigo. O que uma tropa de infantaria - independente do tipo - tem haver com este tipo de material, que pela lógica deveria ser direcionado para as PE/InfGda?

Parece que agora só falta a aquisição dos "Caveirões" em verde-oliva. Só não sei se a idéia do exército dando uma de polícia de choque é boa. Acho que não. Tristes memórias para ambos os lados. Melhor seria deixar isso pra lá. :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#19 Mensagem por RobsonBCruz » Sáb Jun 28, 2014 9:03 pm

Acho que todas as U e SU de PE deveriam ser de Guarda, para segurança das U/SU de C2 e Logistica das GU e DE.

A função de investigação deveria ser de Serviços Regionais de Investigações Criminais e de Acidentes (1 por RM), tendo como órgão central um Centro de Investigações Criminais e de Acidentes.




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#20 Mensagem por Clermont » Sáb Jun 28, 2014 10:27 pm

FCarvalho escreveu:http://i00.i.aliimg.com/img/pb/397/810/513/513810397_621.jpg
Salvo engano, parece que até a inf aeromóvel e outras unidades de infantaria teriam recebido este material, em vista dos grandes eventos que se avizinham.

(...) Só não sei se a idéia do exército dando uma de polícia de choque é boa.
Não acho que esse equipamento se destine à 12ª Brigada Aeromóvel. Além das tropas de polícia ele deve destinar-se à 11ª Brigada de Garantia da Lei e da Ordem que é especificamente organizada para essa função.

Eu também tenho as mais sérias dúvidas se essa função de "Garantia da Lei e da Ordem" não está tomando espaço demais nos currículos das academias de oficiais e de graduados; consumindo demais dos recursos. Uma brigada de infantaria, inteira, voltada para uma ação de policiamento de civis parece muita coisa. Lembrando que as próprias unidades policiais do Exército, originariamente, não deveriam se preocupar com civis - a menos que sejam inimigos em território ocupado pelo Brasil -, mas apenas com segurança de campanha. Isto é, manutenção da disciplina interna do Exército e proteção de áreas de retaguarda em situação de guerra.

Mas essa função "GLO" foi determinada pela Constituição de 1988 em primeiro lugar. Naquela época, alguns congressistas, principalmente da esquerda, se opuseram a isso, mas o alto-comando das Forças Armadas (na verdade, do Exército, já que isso pouco interessava à Marinha ou à Força Aérea) fizeram a mais vigorosa pressão (na época, os jornais diziam que até mesmo ameaças veladas de "retrocesso") para garantir esse papel aos militares.

Outra coisa que favorece o exercício desta função pelo Exército é a própria incompetência da sociedade civil em prover as forças policiais estaduais de meios legais, materiais e morais para tornar desnecessária a constante intervenção das Forças Armadas nesse tipo de missão. Não são os governadores que sempre apelam para os presidentes da república para enviarem os soldados e os fuzileiros navais, como acontece repetidas vezes no Rio de Janeiro?

Outro fator que favorece muito esse adestramento para ação de "polícia de choque" é o desejo crescente do Exército em participar de missões de paz como a do Haiti. Aquilo nunca foi uma missão de preparo para a guerra, e sim uma missão policial. Logo, as tropas deveriam ser treinadas como policiais, e não como soldados de combate. Sendo assim, não há como achar estranho que recursos sejam dispendidos no reequipamento e adestramento de grandes contingentes para essa função de "polícia de choque" seja em casa, ou seja no além-mar.




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#21 Mensagem por jauro » Ter Jul 01, 2014 2:25 pm

3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE)
Logística e Transportes
O 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE) de Porto Alegre é a primeira unidade militar brasileira a receber o novo Ônibus para Transporte de Tropa de Choque. O projeto de criação da viatura foi desenvolvido por militares do próprio Batalhão. A viatura tem capacidade para transportar um pelotão de choque equipado (33 militares) e dois cães. A unidade projetada pela PE foi produzida pela montadora Comil, de Erechim (RS).
O projeto tem como destaque a autossuficiência em termos de energia, configurando assim unidades móveis de atendimento completo, com soluções de T.I. totalmente integradas. Desenvolvidos sob medida para operação em diferentes comunidades brasileiras, os veículos reúnem o que há de mais avançado em tecnologia de automação embarcada (provedor de rede wireless, câmeras de vigilância com zoom, armazenamento e transmissão de dados). Isso permite, por exemplo, a visualização e gravação de imagens com longo alcance em um perímetro pré-determinado. Esses dados podem ainda serem transferidos através de uma antena de comunicações instalada na viatura, para centrais de Comando & Controle (C2)”

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1791




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#22 Mensagem por nveras » Ter Jul 01, 2014 4:22 pm

Leandro RQ escreveu:
Paulo Bastos escreveu:Olha, acredito que existam mais semelhanças do que diferenças. Todavia, a grosso modo, a PE é uma tropa cuja atividade principal é de ser uma tropa de policia (é o próprio EB que deve lidar com transgressões de militares do EB) e tem como missão secundária a missão de Escolta e Guarda. Já as tropas de Guarda são exatamente o contrario: sua especialidade é Escolta e Guarda e como missão secundária é empregada como tropa de policia.

Fui militar da 4ª Cia PE, de BH, e tínhamos quatro pelotões: 1 de Comando e Serviço, 1 de Escolta e Guarda e 2 de Policia. Acredito que a formação da tropa de Guarda inverta a proporção.

Consegui ajudar?


Abraços,
Paulo Bastos
Os BGs não tem pelotão de polícia. Sua missão é prover a guarda ostensiva de autoridades, QGs e outras instalações. Realmente, em tempo de paz se utiliza a PE como guarda, mas não se utiliza o BG como polícia.


Explicação melhor é quase impossível.

Aqui em Curitiba a configuração da 5ª CIA PE era exatamente a mesma.
E tem o Canil também, tradição nas PEs Brasil afora.
Também fui PE. :D




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PE e Infantaria de Guarda

#23 Mensagem por brasil70 » Qua Ago 27, 2014 4:21 pm

1ºBPE, boas recordações, me desliguei faz 1 mês.




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: PE e Infantaria de Guarda

#24 Mensagem por brasil70 » Qua Ago 27, 2014 4:28 pm

Obs.: O 1ºBPE também conta com 01 novo ônibus para transporte de tropa de choque.
De resto, em sua grande maioria, todos os materiais para controle de distúrbios são muitos velhos.




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
FernandoJ
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Out 22, 2014 2:53 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#25 Mensagem por FernandoJ » Qui Out 23, 2014 12:05 pm

O Batalhão da Guarda Presidencial tem a função de proteger as instalações presidenciais e realizar a escolta nos deslocamentos terrestres do Presidente da República, além é claro de realizar ações de GLO (Ano passado, durante as manifestações o BGP esteve de prontidão no Palácio do Planalto, revezando com a PE). A guarda pessoal do Presidente é feita por pessoal especializado de todas as forças de segurança (F.A, PF, PRF, PM...)
A diferença entre os Batalhões de Guarda e os Batalhões de Policia, é que os BG tem a função de ESCOLTAR COMBOIOS DE SUPRIMENTO quando em campanha. A P.E realiza a ESCOLTA DE PESSOAL (AUTORIDADES), e investiga crimes militares, além de manter o presídio militar do EB.
Fora da situação de campanha, o BGP é o responsável pelo cerimonial militar (Apresentações, recepção de autoridades, formaturas de gala), revezando com o 1º RCG.
Outra atribuição do batalhão, é nas escoltas de autoridade, que são realizadas em revezamento com a PE.
Existem 10 Cias de Gd, conforme falaram acima, pelo Brasil inteiro. Só o BGP possui 7 Cias (3 Cias Fuz, 2 Cias Choque, 1 Cia Crm, 1 Base Adm) + a Banda do CMP + 1 NPOR, por isso é chamado por alguns integrantes do batalhão como a "4ª força".




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#26 Mensagem por Clermont » Qui Out 23, 2014 5:48 pm

Bem-vindo ao fórum, FernandoJ e já começo enchendo seu saco com perguntas: :D

Anteriormente, eram quatro companhias de fuzileiros e uma companhia de choque, então, pelo que vejo, uma das companhias de fuzileiros foi remodelada para ser tropa de choque. Alguma razão para isso? Talvez, as badernas de junho de 2013?

A organzação de uma companhia de fuzileiros do BGP difere muito de uma equivalente de um batalhão de infantaria? Ela tem pelotão de apoio com morteiros e canhões sem recuo?

E os pelotões e GC? Eles tem metralhadoras MAG e FAP?




FernandoJ
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Out 22, 2014 2:53 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#27 Mensagem por FernandoJ » Sáb Out 25, 2014 9:45 pm

Clermont escreveu:Bem-vindo ao fórum, FernandoJ e já começo enchendo seu saco com perguntas: :D

Anteriormente, eram quatro companhias de fuzileiros e uma companhia de choque, então, pelo que vejo, uma das companhias de fuzileiros foi remodelada para ser tropa de choque. Alguma razão para isso? Talvez, as badernas de junho de 2013?

A organzação de uma companhia de fuzileiros do BGP difere muito de uma equivalente de um batalhão de infantaria? Ela tem pelotão de apoio com morteiros e canhões sem recuo?

E os pelotões e GC? Eles tem metralhadoras MAG e FAP?
Não sei te informar desde quando existem 2 Cias de Choque no BGP, mas sei que já é dessa forma a algum tempo, sem ligação com os protestos do ano passado.
O BGP é completamente diferente de um quartel de Inf Mtz, pois realizar a guarda das instalações presidenciais e das outras localidades que são de responsabilidade do Btl acabam por ocupar boa parte do tempo do efetivo.
Devido ao fato do Efetivo estar quase sempre empregado em atividades de guarda, o batalhão não possui a distribuição de campanha que se encontra em outros btl.
Nas 3 companhias de fuzileiros a principal função é formar o recruta, e só após ser transferido para as companhias de sd antigo (Cias choque, cerimonial e base adm) é que ele será especializado em algo (escudeiro, atirador, batedor motociclista, mecânico etc)
Não existe nas cia fuz por exemplo o pel apoio, ou o sd/cb especializado (Atirador, esclarecedor, operador do armamento anti carro, operador da mag etc), mas o BATALHÃO possui armamentos para isto (Mtr Mag, Mrt 60 mm e FAP).

Pra resumir, o SD do BGP tira MUITO serviço, e a principal demanda 'especializada' do batalhão no DF são as operações de GLO e Cerimonial, as companhias de recruta(fuzileiros) só são empregados caso haja uma demanda MUITO alta de pessoal, no geral ficam nas guardas.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#28 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 11:53 am

Eu trouxe estes dois post para cá, com a devida licença, Robson e Jauro, porque acredito que isto deve ser algo realmente merecedor de um debate franco e sério, que seja, a criação/transformação de tantas OM's do EB em undes de polícia/guarda.

Se não errei nas contas, são 9 BPE atuais, aos quais se juntariam, mais 6 BPE a serem criados. Afora ouitras várias Cia's a serem criadas e/ou mantidas/revitalizadas. São simplesmente 15 batalhões de PE! :shock:
É muita polícia para um exército só, do tamanho do EB.

opiniões?
RobsonBCruz escreveu:
Clermont escreveu: Isso está mesmo confirmado?

E se estiver, isto não significará o desperdício de todo o tempo e dinheiro gastos na compra de material especializado em operações policiais e no preparo da tropa na sua utilização?

Diga-se, de passagem, que eu sempre achei um exagero converter uma brigada de ações militares para uma brigada de ações policiais.
Clermont, hoje temos 9 BPE, 1 BG, 3 RCG e, de acordo com a PEEX, serão criados mais, conforme a seguir:

3.2.1 Ampliar a capacidade operacional do Exército para atuar na proteção da sociedade.
3.2.1.1 Prosseguir na implantação do 6º BPE em Salvador-BA.
3.2.1.2 Prosseguir na implantação do 11º BPE no Rio de Janeiro-RJ.
3.2.1.3 Prosseguir na implantação do 7º BPE em Manaus-AM.
3.2.1.4 Iniciar a reestruturação do 3º BPE em Porto Alegre-RS.
3.2.1.5 Prosseguir na implantação do 12º BPE em Belo Horizonte-MG.
3.2.1.6 Reequipar os BPE do CML, CMSE e CMP.
3.2.1.7 Reequipar os BPE do CMNE e CMS.
3.2.1.8 Iniciar a implantação do 9º BPE por Tfrm da 14ª Cia PE em Campo Grande-MS.
3.2.1.9 Iniciar a implantação de uma Cia PE em Santa Maria-RS.
3.2.1.10 Estudar a transformação da 15ª Cia PE em BPE em Belém-PA.
3.2.1.11 Estudar a transformação da 5ª Cia PE em BPE em Curitiba-PR.

Ou seja, não vai faltar OM para redistribuir o material especializado para GLO.
jauro escreveu:E digo mais, isso foi uma imposição que foi feita pelo Cmt do Ex (Chiquinho do PT, como era conhecido o Gen Francisco Albuquerque) antes do Gen Enzo. Imposição esta, para agradar políticos do.............. .
Ainda bem que foi investido pouco, pois havia uma reação interna muito grande. Não perdeu-se nada com este desvirtuamento de função. Uma Bda inteira para GLO é muito, nem existe respaldo doutrinário para amparar tal despropósito.
abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#29 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Abr 24, 2015 2:15 pm

FCarvalho escreveu:Eu trouxe estes dois post para cá, com a devida licença, Robson e Jauro, porque acredito que isto deve ser algo realmente merecedor de um debate franco e sério, que seja, a criação/transformação de tantas OM's do EB em undes de polícia/guarda.

Se não errei nas contas, são 9 BPE atuais, aos quais se juntariam, mais 6 BPE a serem criados. Afora ouitras várias Cia's a serem criadas e/ou mantidas/revitalizadas. São simplesmente 15 batalhões de PE! :shock:
É muita polícia para um exército só, do tamanho do EB.

opiniões?
RobsonBCruz escreveu: Clermont, hoje temos 9 BPE, 1 BG, 3 RCG e, de acordo com a PEEX, serão criados mais, conforme a seguir:

3.2.1 Ampliar a capacidade operacional do Exército para atuar na proteção da sociedade.
3.2.1.1 Prosseguir na implantação do 6º BPE em Salvador-BA.
3.2.1.2 Prosseguir na implantação do 11º BPE no Rio de Janeiro-RJ.
3.2.1.3 Prosseguir na implantação do 7º BPE em Manaus-AM.
3.2.1.4 Iniciar a reestruturação do 3º BPE em Porto Alegre-RS.
3.2.1.5 Prosseguir na implantação do 12º BPE em Belo Horizonte-MG.
3.2.1.6 Reequipar os BPE do CML, CMSE e CMP.
3.2.1.7 Reequipar os BPE do CMNE e CMS.
3.2.1.8 Iniciar a implantação do 9º BPE por Tfrm da 14ª Cia PE em Campo Grande-MS.
3.2.1.9 Iniciar a implantação de uma Cia PE em Santa Maria-RS.
3.2.1.10 Estudar a transformação da 15ª Cia PE em BPE em Belém-PA.
3.2.1.11 Estudar a transformação da 5ª Cia PE em BPE em Curitiba-PR.

Ou seja, não vai faltar OM para redistribuir o material especializado para GLO.
jauro escreveu:E digo mais, isso foi uma imposição que foi feita pelo Cmt do Ex (Chiquinho do PT, como era conhecido o Gen Francisco Albuquerque) antes do Gen Enzo. Imposição esta, para agradar políticos do.............. .
Ainda bem que foi investido pouco, pois havia uma reação interna muito grande. Não perdeu-se nada com este desvirtuamento de função. Uma Bda inteira para GLO é muito, nem existe respaldo doutrinário para amparar tal despropósito.
abs.
FCarvalho, serão mais 4 BPE (o 5º em Curitiba, o 9º em Campo Grande, o 12º em BH e o 15º em Belém), visto que os outros citados no PEEX já foram criados formalmente (estando em implementação) e por isso já estão na conta dos 9.

Porém, ressalto que ficou faltando na minha citação anterior o BGP.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#30 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 24, 2015 2:54 pm

EOlá Robson, grato pela correção.

Ainda assim serão em torno de 13 batalhões de PE. E como ressaltei, fora as Cia's PE e as OM's de infantaria de guarda. Creio que este número é um tanto que exorbitante. Não temos sequer nem de perto o mesmo número de OM de combate em nível divisional, mesmo juntando infantaria e cavalaria.

O único fato que vejo hoje que corresponderia tal dimensionamento da PE, seria em relação à articulação da parte administrativa do EB, que conta hoje com 8 comandos de área e 12 regiões militares. Mas aí fica a pergunta: a PE está para a administração do EB assim como as armas base estão para a sua missão primária? :roll:

Não consigo encontrar motivos minimamente razoáveis que justifiquem tanta polícia no EB.

E ressalto algo ainda mais preocupante que o Jauro colocou: uma bgda inteira de GLO! Uma situação que nem encontra parâmetro nos regulamentos do exército. A quem se deveria tal imbróglio? Que interesses existem por detrás dessa pressão por emular no EB tantas capacidades policiais, quando as próprias PM's dos estados padecem noite e dia com a falta de recursos humanos e materiais?

São perguntas que penso serem pertinentes de respostas por quem tem obrigação de respondê-las. E não é o EB.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder