PE e Infantaria de Guarda

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#31 Mensagem por Clermont » Sex Abr 24, 2015 3:44 pm

A Polícia do Exército deveria ser, tão somente, uma força de segurança de campanha, para disciplinar a tropa; controlar o fluxo de trânsito militar; proteger a área de retaguarda; dar segurança aos escalões de comando acima de batalhão e manter a ordem, de forma temporária, em localidades recém-ocupadas.

Tudo missões militares. O problema é que, seja lá de quem for a culpa, a mentalidade "Garantia da Lei e da Ordem" - que, basicamente, trata-se de uma missão civil, para controle de problemas civis - está intoxicando o Exército brasileiro. E nesse contexto, só porque essas tropas de segurança de campanha brasileiras, ostentam o nome de Polícia do Exércíto, eu suponho que muita gente os veja como uma força de "Guardas Belo" em traje camuflado

Imagem

Agora, eu entendo bem o que aconteceu com o Exército oeste-alemão, pós-Segunda Guerra Mundial. A primeira tropa do novo exército a ser criada, foi uma força de Militarpolizei, em começos da década de 1950. Antes, durante o período nazista, essa força tinha o nome de Feldgendarmerie, ou "gendarmeria de campanha", mas a nova tropa seguia o modelo americano da Military Police.

Só que ocorreu um problema, as autoridades civis dos estados alemães protestaram, afirmando que o título de "polícia" pela nova constituição alemã, só poderia ter caráter civil. Tudo pelo trauma recente derivado das experiências com as SS e o autoritarismo estatal nazista. Então, para evitar problemas, o novo governo da Alemanha Ocidental, ordenou a mudança da denominação da força para Feldjäger ("caçadores de campanha"), que era o título dessas forças de segurança do Exército nos tempos do Império alemão, e portanto, não despertava lembranças tão sinistras. Mas, além de problemas terminológicos, isso também delimitava que as novas forças armadas alemãs não teriam nenhuma possibilidade de se imiscuírem em assuntos policiais civis.

Curiosamente, na Alemanha dos dias atuais, essa força Feldjäger embora pertencendo ao Exército, exerce suas funções disciplinares em todas as Forças Armadas alemãs. Ou seja, na Alemanha não existem uma "Polícia da Aeronáutica", ou um "Serviço de Polícia de Marinheiros (ou de Fuzileiros Navais)".




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#32 Mensagem por Wingate » Sex Abr 24, 2015 3:52 pm

Em meus tempos de caserna, a PE era para nós, os "recos", o que o Tom era para o Jerry.

A gente não entendia a importância do trabalho desses militares.

Respeitosas saudações aos PEs,

Wingate


Imagem




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#33 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 24, 2015 11:28 pm

Entendo que a necessidade da polícia do exército é maior em uma tropa de conscritos do que em uma tropa profissional, se seguirem o plano de aumentar o número de conscritos acho natural o aumento do número de "policiais do exército".

E essa é mais uma razão para eu preferir um EB de tropas profissionais a um EB de conscritos.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#34 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 11, 2016 5:56 pm

Creio que por agora não seria de todo mau que o EB aproveitasse a oportunidade e reclamasse a si alguns destes bldos da Avibras para equipar todos os seus btls de PE e Inf Grda, já que a moda do EB polícia veio mesmo para ficar. Afinal, dinheiro para as ffaa's fazerem as vezes de segurança pública nunca há de faltar.

Temos 600 mil PM's no Brasil, e por mais incrível que pareça, os políticos insistem em continuar chamando o exército para resolverem os problemas que eles mesmos criam. :roll:

http://55ca7cd0-f8ac-0132-1185-705681baa5c1.s3-website-sa-east-1.amazonaws.com/defesanet/site/upload/news_image/2016/04/30395_resize_620_380_true_false_null.jpg

abs.
Bisbilhotando outro dia algumas informações sobre a PE, no wikipedia consta a seguinte organização da mesma:

edit:

9 Batalhões + 4 btl a serem criados
4 Companhias
24 Pelotões

Em sendo assim mesmo, salvo erro, gostaria de saber se o veículo acima da Avibrás teria real aplicação nestas undes, e quais seriam. E se o EB resolvesse equipar todas as suas undes PE com o mesmo, de quantos veículos estaríamos falando?

ps: com o Iveco LMV vencendo o VLMT-LR do exército, compensaria mais utilizar este mesmo veículo para as funções pretendidas ao Guará da Avibrás?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#35 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 11, 2016 6:17 pm

Tái um "ônibus" para a PE que eu gostaria muito de ver no Brasil. :mrgreen:

http://phunutoday.vn/dataimages/201306/original/images1223104_Kamaz63989_Phunutoday.vn10.jpg

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#36 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 02, 2020 12:58 pm

Vou colocar aqui uma questão "simples" para tentar debater o que deve, ou deveria, ser o equipamento motorizado/mecanizado da PE/Inf Gda do exército.
Pego como ponto de partida a atuação da MP do exército russo na Síria, onde pode-se ver vários tipos de veículos sendo utilizados, em sua maioria mecanizados.
Neste sentido, e olhando as crescentes operações GLO no Brasil, e os tipos de armamento que o crime organizado tem tido cada vez mais acesso e seu consequente uso, qual a organização material ideal para compor estas OM?
Vou deixar dois exemplos de veículos que penso podem fazer parte da PE e Inf Gda:

Kamaz Typhoon K
https://vid.alarabiya.net/images/2019/11/01/f9740af8-9364-4625-8762-92daf8506b29/f9740af8-9364-4625-8762-92daf8506b29_16x9_600x338.jpg

RIDA Buran 4x4
https://defence-blog.com/wp-content/uploads/2017/07/IMG_2182.jpg?w=640
sou muito fã desse carrinho :mrgreen:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#37 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 03, 2020 4:50 pm

BPE Brasília.

http://www.eb.mil.br/image/journal/article?img_id=30175&t=1281638748345




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#38 Mensagem por gogogas » Sáb Abr 04, 2020 8:16 am

Ainda o EB possui Veraneio rsrsrs , fora isso é um excelente carro , mas acredito que seja pra treinamento




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#39 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 04, 2020 10:57 am

Eu não duvido nada que seja um veículo operacional. A maioria das OM do exército são verdadeiros museus em termos de veículos motorizados. Pode-se ver de tudo um pouco. Mesmo com a linha Marruá da Agrale aí há quase vinte anos, o EB não consegue, ou sei lá, não quer, se desfazer do veículos mais antigos.
Pior, na minha opinião, continua lançando mão de veículos civis para fazer serviço militar. Ou seja, pinta eles de verdade e vamos embora.
A linha Marruá cresceu bastante nos últimos anos e possui soluções praticamente para todos os níveis de emprego de veículos motorizados do EB, mas padronizar a frota é algo que eu duvido que um dia vá acontecer.
No caso dos BPE, eu simplesmente não entendo o por quê de ter viaturas 5 ton quando uma de 2,5 resolveria o problema de transporte de material/tropa, já que não existem necessidade neste tipo de OM para algo maior que as AM-41 não possam dar cabo.
Da mesma forma as AM-21/23/31 e até AM-200.
Falando nisso, os RIDA Buran acima que mostrei acima possuem cerca de 6 ou 7 versões que caberiam como uma luva para equipar todas as OM de PE no que diz respeito a equipamento de emprego mecanizado, tanto no Brasil como em operações a favor da ONU.
Mas como se trata de material bielo-russo, por melhor que seja, não pega por aqui.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#40 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 04, 2020 11:12 am

Recordar é viver... :roll: Mais um que entrou para a vasta galeria dos projetos que não saíram do papel.

https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/10/SENG_2018_-_CTEx_-_Parte2-145.jpg

https://tecnodefesa.com.br/novo-blindad ... deral-gif/

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#41 Mensagem por gogogas » Sáb Abr 04, 2020 6:50 pm

Se não me falha a memória , havia um Vespa em operação na intervenção federal no Rio , só não lembro se era este o modelo ou o mais antigo !




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#42 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 04, 2020 10:45 pm

gogogas escreveu: Sáb Abr 04, 2020 6:50 pm Se não me falha a memória , havia um Vespa em operação na intervenção federal no Rio , só não lembro se era este o modelo ou o mais antigo !
Era a primeira versão.

https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2018/10/capa_vespa2.jpg

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#43 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 15, 2020 11:03 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#44 Mensagem por Henrique Brito » Sáb Mai 30, 2020 2:15 am

FCarvalho escreveu: Qui Dez 13, 2012 3:14 pm Boa tarde a todos.

Resolvi abrir este tópico para, em primeiro lugar ajudar a esclarecer, talvez, as dúvidas que existam dentre os foristas do DB, dentre os quais me incluo, sobre o papel, as atividades e objetivos da existência de uma polícia do Exército e de uma Infantaria de Guarda. Tal questão se faz interessante visto que, aparentemente, ambas as unidades parecem realizar o mesmíssimo tipo de trabalho, sendo aparentemente, concorrentes uma da outra. Ou não.

Em segundo lugar, para podermos debater com mais propriedade, se for o caso, a questão GLO nas ffaa's, seu emprego, fora a parte de seu envolvimento com as forças policiais, visto que não raramente, cada vez mais vemos unides de PE e InfGda, serem utilizadas ora como apoio, ora como OM's de linha de frente para estas missões.

Se algum colega puder começar esclarecendo quais as diferenças entre a PE e a infantaria de Guarda no Brasil, desde já agradeço.

abs.
Eu acredito que as principais diferenças seriam que
Um BPE é parte da estrutura de uma divisão de exército, que é uma organização de combate, e com isso executa além das funções de polícia, as funções de guarda necessárias para divisões de combate em campanha

Já um BatInfGd é parte da estrutura de uma região militar, que é uma organizada de apoio logístico e de saúde para o combate.

E com base nisso se dá suas missões.

Acredito que em caso de guerra, a PE estaria na retaguarda fazendo a proteção de generais e outras autoridades em seus deslocamentos, fazendo o controle de acesso viário e proteção nos centros das áreas urbanas onde estiver instalado o QG, fazendo a guarda de prisioneiros de guerra e demais serviços de polícia do exército como a prisão de militares desertores ou que cometam algum crime de guerra.

Já os BatInfGd estariam atuando mais na proteção do perímetro das OM logística como hospitais de campanha, parques de manutenção e reparo de armamentos, centros de distribuição de suprimentos, e também fazendo a escolta de munições e demais suprimentos dos centros de distribuição até a entrega às tropas combatentes no front.

Eu acredito que seriam estas as diferenças.




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: PE e Infantaria de Guarda

#45 Mensagem por Clermont » Ter Abr 25, 2023 2:07 pm

Uma pergunta sobre o Pelotão PE orgânico de brigada: qual a organização e a função do Grupo de Chefia de Polícia?




Responder