Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#16 Mensagem por Bourne » Sáb Dez 15, 2012 3:23 pm

Mais fácil ainda. Curso e pós-graduação tem um monte em história, relações internacionais e ciência política.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60650
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#17 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 15, 2012 3:26 pm

É, mas aqui nas redondezas (Osório) só LICENCIATURA, não BACHARELADO... :( :( :( :(




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#18 Mensagem por Petry » Sáb Dez 15, 2012 5:00 pm

Acho que a grande área da engenharia está se transferindo para a parte de gestão. Pelas ofertas de emprego que eu vejo, cada vez é mais exigido a parte de gestão. A parte técnica está cada vez mais pontual.

Eu sou Engenheiro de Controle e Automação com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuava até pouco tempo com consultoria para empresas de transporte de passageiros e gestão da manutenção. Mas estou mudando de ramo e quero ver se em 2013 assumo o papel de engenheiro de segurança e pretendo investir na área de auditoria e sistemas integrados de gestão.




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#19 Mensagem por LeandroGCard » Dom Dez 16, 2012 10:16 am

Petry escreveu:Acho que a grande área da engenharia está se transferindo para a parte de gestão. Pelas ofertas de emprego que eu vejo, cada vez é mais exigido a parte de gestão. A parte técnica está cada vez mais pontual.
Eu já havia comentado isso antes.

Como no Brasil quase não existe desenvolvimento de nada na área industrial também há pouquíssimos empregos para engenheiros na sua verdadeira área de atuação. O que existe são vagas na área de instalações industriais, manutenção e principalmente administrativas e correlatas (como é o seu caso da segurança no trabalho). Existem muitos inclusive (e dos melhor formados) que vão trabalhar em instituições financeiras. Outros ainda acabam fazendo o trabalho de técnicos projetistas (outra categoria que também deveria estar em grande falta mas está sobrando). Estes pelo menos ainda atuam na área técnica, mas em um nível abaixo de seu verdadeiro potencial.

Muito se fala que faltam engenheiros no Brasil, mas na verdade eles estão é sobrando pois o país não acredita que precisa deles. Tanto a ponto de engenheiros tomarem o lugar de outros profissionais, como administradores de empresas e economistas (e aí sim parece que fazem falta). E depois tem ainda gente que se admira que nosso setor industrial não vá para a frente nem com a demanda crescendo de forma estável.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#20 Mensagem por Bourne » Dom Dez 16, 2012 3:44 pm

Malditos!!! Eles que me desempregam. :x




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60650
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#21 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 3:45 pm

Para mim a questão é pontual: Engenheiros Civis, que eu saiba, atuam bem dentro de sua área...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Bravo
Avançado
Avançado
Mensagens: 546
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 10:11 pm
Agradeceram: 32 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#22 Mensagem por Bravo » Dom Dez 16, 2012 5:26 pm

Petry escreveu:Quantos engenheiros temos aqui? Apresentem-se.
Cursando Engenharia Eletrônica.




"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#23 Mensagem por JT8D » Dom Dez 16, 2012 5:31 pm

Bourne escreveu:Malditos!!! Eles que me desempregam. :x
É a vingança por vocês terem financeirizado e desindustrializado a economia :twisted:

[]´s,

JT




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#24 Mensagem por LeandroGCard » Dom Dez 16, 2012 7:24 pm

Túlio escreveu:Para mim a questão é pontual: Engenheiros Civis, que eu saiba, atuam bem dentro de sua área...
Verdade.

Mas é a única área da engenharia em que isto acontece como regra. E é fácil perceber que é assim, basta observar a desproporção de tamanho e importância entre as empresas de construção e as dos demais segmentos do setor secundário no país. E o resultado é que não passa pela cabeça de ninguém ir buscar lá fora quem construa nossos estágios de futebol, hidroelétricas, estaleiros de submarinos ou infra-estrutura civil de bases espaciais. Mas para tudo o mais o primeiro pensamento que vem à cabeça é trazer alguma multinacional para produzir aqui, buscar parcerias internacionais ou mendigar as famigeradas ToT´s.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60650
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6367 vezes
Contato:

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#25 Mensagem por Túlio » Dom Dez 16, 2012 7:25 pm

Triste mas é a pura verdade... :evil: :evil: :evil: :evil:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1434
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#26 Mensagem por Super Flanker » Qui Dez 27, 2012 10:46 pm

Galera, uma dúvida:
Como é visto, hoje, um engenheiro de segurança? Todas as empresas precisam desse tipo de profissional? Este profissional tem uma formação voltada para esse tipo de trabalho ou qualquer engenheiro pode se tornar um?
Obrigado desde já. :)




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#27 Mensagem por LeandroGCard » Sex Dez 28, 2012 12:20 am

Super Flanker escreveu:Galera, uma dúvida:
Como é visto, hoje, um engenheiro de segurança? Todas as empresas precisam desse tipo de profissional? Este profissional tem uma formação voltada para esse tipo de trabalho ou qualquer engenheiro pode se tornar um?
Obrigado desde já. :)
O que eu sei é que indústrias à partir de um certo porte precisam contar com engenheiros de segurança em seus quadros, por força de lei. E acho que existe uma certa proporcionalidade entre o número total de funcionários e o de engenheiros de segurança que devem ser contratados, mas não sei quais são os números.

A formação de engenheiros de segurança se dá por cursos específicos da área. Que eu saiba não é exatamente uma pós-graduação, mas exige-se nível superior como pré-requisito, e acredito que engenheiros de qualquer formação possam se inscrever. Acho que mesmo pessoas formadas em alguns outros cursos que não engenharia podem fazer este curso também, mas aí já não tenho certeza.


Leandro G. Card




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#28 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Dez 28, 2012 12:57 am

Minha suspeia era que era um cargo de assinar papeis, a descrição do Leandro reforçou minha suspeita.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#29 Mensagem por Petry » Sex Dez 28, 2012 1:32 am

Para ser um engenheiro de segurança do trabalho é necessário obrigatoriamente um curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho que atenda os requisitos mínimos do MEC, que por exemplo é no mínimo 600 horas-aula, sendo que os grandes centros universitários passam das 700 horas-aula. Isso é o dobro da carga horária de um curso de especialização em geral.

Este é um dos únicos cursos em nível de pós que atribui novas competências ao engenheiro e que não pode ser exercido por ninguém mais. O pré-requisito é ser formado em qualquer curso de engenharia ou arquitetura.

A principal função é gestão da segurança no âmbito empresarial ou prestador de serviço, desde na área de gestão até na mão na massa.

O mercado está bombando porque está faltando engenheiros no mercado, mas as empresas só contratam por serem obrigadas ou quando dá merda. O número obrigatório e de carga horária depende do tipo de serviço da empresa, seu risco e a quantidade de funcionários. Mas são poucas as empresas que necessitam obrigatoriamente engenheiros full time. É muito comum ter cargas horárias fracionadas, podendo atuar em diversas empresas ao mesmo tempo.

Os maiores beneficiados são os técnicos, pois são obrigados aos montes e em teoria ganham menos que engenheiro. O que acontece na prática é que as empresas colocam os técnicos para atuarem de engenheiros e quando precisam de alguma assinatura, contratam algum engenheiro para fazer alguma ART. Tem muito técnico ganhando o mesmo ou mais que engenheiro.




Petry
Avançado
Avançado
Mensagens: 451
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 10:43 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Assuntos, dúvidas e curiosidade de Engenharia

#30 Mensagem por Petry » Sex Dez 28, 2012 1:33 am

Para ser um engenheiro de segurança do trabalho é necessário obrigatoriamente um curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho que atenda os requisitos mínimos do MEC, que por exemplo é no mínimo 600 horas-aula, sendo que os grandes centros universitários passam das 700 horas-aula. Isso é o dobro da carga horária de um curso de especialização em geral.

Este é um dos únicos cursos em nível de pós que atribui novas competências ao engenheiro e que não pode ser exercido por ninguém mais. O pré-requisito é ser formado em qualquer curso de engenharia ou arquitetura.

A principal função é gestão da segurança no âmbito empresarial ou prestador de serviço, desde na área de gestão até na mão na massa.

O mercado está bombando porque está faltando engenheiros no mercado, mas as empresas só contratam por serem obrigadas ou quando dá merda. O número obrigatório e de carga horária depende do tipo de serviço da empresa, seu risco e a quantidade de funcionários. Mas são poucas as empresas que necessitam obrigatoriamente engenheiros full time. É muito comum ter cargas horárias fracionadas, podendo atuar em diversas empresas ao mesmo tempo.

Os maiores beneficiados são os técnicos, pois são obrigados aos montes e em teoria ganham menos que engenheiro. O que acontece na prática é que as empresas colocam os técnicos para atuarem de engenheiros e quando precisam de alguma assinatura, contratam algum engenheiro para fazer alguma ART. Tem muito técnico ganhando o mesmo ou mais que engenheiro.




Responder