Aviação Regional no Brasil

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#31 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 29, 2019 11:55 pm

Cassio escreveu: Qua Ago 28, 2019 6:13 pm Mês que vem a Azul recebe seu primeiro E195E2.
Estou de olho. 8-]

https://airway.uol.com.br/wp-content/uploads/2018/12/E195-E2_AZUL-960x640.jpg

Morto de curiosidade para ver o interior da aeronave. Sabe-se que será com 136 assentos, mas se disporá da mesma configuração atual, é um mistério.
A azul estreio na ponte aérea hoje, e com um E-195. Não conheço avião melhor para fazer essa ponte do que os E-Jet.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#32 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 03, 2019 11:48 pm

Eu só espero realmente que esta guinada para o interior visando a aviação regional não seja mais do mesmo.
Vamos ver se dessa vez a coisa anda de verdade.

Quem disse que a INFRAERO parou

http://www.edrotacultural.com.br/quem-d ... tcktDo-l00




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#33 Mensagem por jambockrs » Qua Jan 29, 2020 11:33 pm

Meus prezados
Abaeté deve fomentar oferta de voos para a Bahia
Imagem
Mirando a ampliação da malha aérea na Bahia, em especial em destinos turísticos do interior, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com apoio da Secretaria do Turismo do estado nordestino concedeu autorização a empresa regional Abaeté Aerotáxi para operar voos regulares. Há mais de 40 anos no mercado de fretamento de aeronaves de pequeno porte na Bahia, a Abaeté agora pode vender, de maneira individualizada, assentos em aviões de até 19 lugares.
A empresa, que passará a se chamar Abaeté Brazilian Airlines, ainda não divulgou a previsão de início das operações regulares. No entanto, entre os prováveis destinos a serem contemplados estão a localidade de Morro de São Paulo (município de Cairu) e a cidade de Jequié, nas zonas turísticas Costa do Dendê e Caminhos do Sudoeste, respectivamente.
Todo o processo até a autorização para que a empresa comece a operar o transporte aéreo regular levou cerca de seis meses. "Antes da autorização, a Anac avaliou nossa capacitação durante vistorias em diversas áreas da empresa. Outros destinos para os nossos voos também estão em estudo. Este é o passo inicial para um novo projeto que contempla cidades turísticas da Bahia", explica o sócio e diretor de Operações da Abaeté, Tiago Tosto.
Titular da Secretaria do Turismo da Bahia, Fausto Franco atuou junto à Anac para que uma nova avaliação da empresa fosse realizada. "Salvador é o grande portão de entrada para o turismo da Bahia, mas buscamos a ampliação de fluxo turístico e da conectividade aérea em destinos do interior. Por isso, fiz a articulação institucional junto à Anac, seguindo os trâmites para que mais uma empresa possa levar visitantes a diferentes cidades baianas", conta.
De maneira complementar ao aumento da oferta de voos para destinos baianos, o Turismo do estado recebeu uma outra boa notícia com a inauguração do Centro de Convenções de Salvador.
Fonte: Filip Calixto para PANROTAS 24 jan 2020




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#34 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 27, 2020 9:11 pm

Alguns modelos da Antonov que poderiam fazer um bom papel por aqui.

An-140
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5f/Antonov_An-140_1.jpg

An-132
https://i1.wp.com/www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/09/an-132_tr_1459505216.jpg

An-38
https://lh3.googleusercontent.com/proxy/fHSCOeKH5vM6uKYRLL9t8lg9jusHDIlooxWmCF8g9A_ecraVOddZCSWzCF94DWCjtXDe_fwtUhSXg3e5YpsZRPCVIjimDGPjjLltqPA

Infelizmente a tal fábrica da Antonov na Bahia não passou de quimera. Mas que a ideia era boa, com certeza era.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#35 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 27, 2020 9:22 pm

Aqui um russo que eu gostaria de ver por estas bandas.

Il-114-300
https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2017/10/UAC-Ilyushin-IL-114-300.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#36 Mensagem por Cassio » Sex Fev 28, 2020 6:53 pm

Para nossa sorte não os veremos por estas bandas tão cedo. Mas fácil acreditar no já comentado novo turboprop by Embaer...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#37 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 28, 2020 10:36 pm

A Embraer já é bem crescidinha para se preocupar com aviões como estes. E eles fariam o papel de qualquer aeronave regional como todas as que já operam aqui.
Inclusive as que a Embraer deixou de desenvolver para se focar em outros mercados.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Aviação Regional no Brasil

#38 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 29, 2020 11:47 am

FCarvalho escreveu: Qui Fev 27, 2020 9:22 pm Aqui um russo que eu gostaria de ver por estas bandas.

Il-114-300
https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2017/10/UAC-Ilyushin-IL-114-300.jpg
E o que esse treco faz que um ATR não faz MELHOR? Que eu saiba, se a BOEING embarcar a EMBRAER pretende desenvolver algo superior ao ATR, não inferior...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#39 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 29, 2020 4:42 pm

Não estou fazendo comparações Túlio, apenas mostrando o que há por aí e que poderia ser, também, uma opção para a aviação comercial no país.
Se reparares, só tem ATR no Brasil. Os poucos Dash 8 que haviam foram embora há tempos.
Ademais, os aviões acima tem qualidades e defeitos como qualquer outro.
No mais, o projeto da Embraer, se sair, via servir principalmente o mercado externo. Por aqui não se cria, da mesma forma que os E-Jet nunca se criaram nas regionais.
Vejo esses aviões com os olhos de passageiro, e também, como quem gostaria de ver o mercado regional com muito mais opções e possibilidade do que simplesmente ter de escolher entre Embraer e ATR.
Quanto mais concorrência, melhor para o mercado, melhor para quem compra passagem.
Ademais, os critérios de segurança com os quais se trabalha aqui desde sempre, jamais permitiriam aeronaves que não fossem capazes de atender a tudo o que é cobrado. Para isso, a Antonov e até os russos estão se adaptando e correndo atrás de parcerias que possibilitem a adaptação de seus produtos as normas ocidentais de segurança e qualidade do voo.
Aqui não é diferente.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#40 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 29, 2020 5:38 pm

Há alguns meses atrás a ANAC lançou um novo regulamento que permite maior facilidade para ingresso na aviação regional, até mesmo para que empresas de taxi-aéreo pudessem entrar facilmente. Classificam as aeronaves em faixas de capacidade para até 19 passageiros (onde se encaixa boa parte das operações regionais), e uma para aeronaves maiores.

No caso da primeira, algumas empresas já entraram no setor com o Caravan C-298. O problema é que aqui ele é regulamentado para até 9 passageiros. Em outros países ele pode carregar até 12, o que diminui sensivelmente o custo da passagem. Há um lobbie de empresas de taxi-aéreo visando alterar esta regra mas, que eu saiba, a ANAC resiste em alterar.

Como um complemento ao Caravan, e como transição para locais ainda inaptos ou sem demanda para um ATR, imagino que haja espaço para aeronave regional média, para até 19 pax. Nesta faixa, destaco o belo projeto do canadense DHC-6 Twin Otter:

Imagem

Parece uma boa opção para cidades de até 100 mil habitantes, para ligação com hubs maiores ou a capital do respectivo estado.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#41 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 29, 2020 7:16 pm

Se analisar direito, o mercado regional brasileiro em sua maior parte seria muito bem atendido por aeronaves até a categoria do EMB-120 que foi descontinuado.
Na região norte, a imensa maioria dos municípios não tem demanda para aeronaves maiores de 19 pax.
Os ATR via de regra só operam em hus regionais dentro dos estados e/ou em localidades com densidade demográfica e turística já estabelecidas.
O resto do mercado é atendido, e disputado, a tapa, pelos Táxi Aéreo.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Aviação Regional no Brasil

#42 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 29, 2020 8:04 pm

O DHC-6 (especialmente na versão -400, que pode ser terrestre, anfíbio ou hidroavião) é um xodó meu desde os anos 70, quando o vi pela primeira vez no livro Os Aviões, de Enzo Angellucci. Mesma propulsão das versões finais do Bandeco (incluindo o Bandeirulha), STOL até dizer chega, creio que nem seria só no N que teria enorme utilidade.

Imagem
Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#43 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 29, 2020 9:23 pm

Quando os caras da DESAER* invetaram o ATL-100 foi pensando justamente nesta perspectiva do mercado regional brasileiro.
A aviação regional aqui carece de mais e melhores modelos para poder atender adequadamente as mais diversas necessidades do país.
O DH-6 é só mais um bom exemplo do quanto perdemos ao virar as costas para esse mercado.

abs

*corrigido.




Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Fev 29, 2020 10:18 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Aviação Regional no Brasil

#44 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 29, 2020 9:46 pm

Ah não, para essas CAIAFICES :mrgreen: tu não me puxas mais, cupincha véio: eu já expliquei, gente que sabe muito mais do que eu explicou e necas, segues viajando nas fantasias do cara...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Aviação Regional no Brasil

#45 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 29, 2020 10:16 pm

Para acreditar é preciso antes sonhar... :wink:
A Embraer nasceu de um sonho em uma época que até isto nos era incomodo.
Sigo na esperança de que por trás dos bastidores os sonhos ainda valham a pena.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder