Presença da Blackwater na Amazônia é real?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
iFRAG
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 11:12 pm

Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#1 Mensagem por iFRAG » Sex Out 26, 2012 10:37 am

Olá pessoal, me indicaram este link no qual eu achei a seguinte notícia. Como sei que aqui existe um número muito grande de militares e pessoas informadas sobre o tema, gostaria de saber da opinião de vocês. É real? Existem mercenários pagos ou mesmo militares americanos no Brasil?

Eu não acredito, portanto pergunto...

Segue a matéria que eu copiei do seguinte site:
http://www.sangueverdeoliva.com.br/novo ... s&Itemid=4


============================================


Mercenários da Blackwater na Amazônia
Escrito por Coronel Aécio Kauffmann

Imagem

Nem mesmo o governo fantoche do Afeganistão aceita mais conviver com a Blackwater - empresa de mercenários com sede em Moyock na Carolina do Norte, Estados Unidos. Hamid Karzai acaba de tomar a decisão de proibir a atuação da empresa em seu território.

No Brasil, o general-de-brigada da reserva, Durval Antunes de Andrade Nery, denunciou a presença da Blackwater em reservas na Amazônia e em plataformas de petróleo na costa do país.

O general, que é coordenador do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, afirmou que “membros fortemente armados da Blackwater já atuam em reservas indígenas brasileiras contando com bases fluviais bem equipadas”.

Em matéria publicada pelo jornal carioca “O Dia”, o general Nery revelou a existência de agentes da Blackwater em 15 plataformas de petróleo administradas pela Halliburton na costa brasileira.

"Faço um desafio: vamos pegar um barco e tentar subir numa plataforma."

Garanto que vamos encontrar os homens da Halliburton armados até os dentes e que não vão deixar a gente subir”, advertiu o general.

O militar confirmou como é a relação da Halliburton com a Agência Nacional de Petróleo: “Esta empresa (Halliburton) está envolvida com o apoio logístico em todo o mundo no que diz respeito ao petróleo, principalmente no Iraque.

A Halliburton é uma empresa que hoje, no Brasil, mantém um de seus (ex) diretores como diretor da ANP (Nelson Narciso Filho).

Esse homem tem acesso a dados secretos das jazidas de petróleo no Brasil”.

A Blackwater recentemente criou uma nova empresa, a Xe Services and US Training Center.

Ela mudou de nome para continuar fazendo todo o serviço “sujo” que os militares não podem fazer.

Um exemplo de sua ação no Iraque foi a preparação de atentados para provocar a violência entre xiitas e sunitas.

A Halliburton teve como presidente Dick Cheney, ex-vice de George Bush, e se tornou notória pela rapinagem que promove no Iraque e pelos escândalos com dinheiro público nos EUA.

Sobre a Amazônia, Nery reproduziu ao jornal o relato feito por um militar da ativa na região:

"Um coronel que comandava batalhão na região da (reserva indígena) Yanomami contou que estava fazendo patrulha, em um barco inflável com quatro homens, em um igarapé, quando avistou um sujeito armado com fuzil."

Imagem

Um tenente disse:

‘Tem mais um cara ali’.

Eram cinco homens armados.

O tenente advertiu: ‘coronel, é uma emboscada.

Vamos retrair.

Retraíram.

Nery perguntou ao coronel o que ele tinha feito:
“Ele disse: ‘general, tive que ir ao distrito, pedir à juíza autorização para ir lá.’

Falei:

‘Meu caro, você, comandante de um batalhão no meio da Amazônia, perto da fronteira, responsável por nossa segurança, só pode entrar na área se a juíza autorizar?

Ele respondeu: ‘É. Foi isso que o governo passado (Fernando Henrique) deixou para nós.

Não podemos fazer nada em área indígena sem autorização da Justiça”.

“O coronel contou que pegou a autorização e voltou.

Levou três horas para chegar ao igarapé, onde não tinha mais ninguém.

Continuou em direção à fronteira.

De repente, encontrou ancoradouro, com um cara loiro, de olhos azuis, fuzil nas costas, o esperando.

Olhou para o lado: 10 lanchas e quatro aviões-anfíbios, no meio na selva.

‘Na sua área?’, perguntei.

‘É’, respondeu.

Ele contou que abordou o homem:

‘Quem é você?”.

Como resposta ouviu:

‘Sou oficial das forças especiais dos Estados Unidos da América do Norte’”.




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#2 Mensagem por wagnerm25 » Sex Out 26, 2012 10:44 am

Até como peça de ficção é ruim.




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 911
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 110 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#3 Mensagem por Lywis » Sex Out 26, 2012 10:49 am

É sempre bom ter um pé atrás com certas notícias, teorias conspiratórias rondam soltas a todo instante... Entretanto, é sempre bom manter os olhos e ouvidos abertos, nem tudo o que parece boato é! E em se tratando do assunto citado acima, creio ser bastante possível tal situação, com vistas ao fato da limitação imposta às forças armadas com relação à atuação em terras indígenas, embora atualmente esta legislação já estejam bem clara, na era FHC as coisas ainda andavam bem embaralhadas. E com as forças armadas sucateadas como estavam (na verdade continuam, só que estavam piores) a presença destas forças mercenárias, é não apenas possível como até lógica.




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 911
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 110 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#4 Mensagem por Lywis » Sex Out 26, 2012 10:59 am

Entretanto sobre o fato específico acima citado, pra mim é fantasioso até demais!




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#5 Mensagem por joao fernando » Sex Out 26, 2012 11:08 am

Sei que as teorias existem, mas é muito fantasioso...

Alias...blogs são o campo fertil da fofoca...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#6 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 26, 2012 11:18 am

Lewis, se eu te falar que até índio no vale do javari com olho azul é fato comum, imagine-se o resto.

Falo de carteirinha pois sou amazonense, e desde criança, nós aprendemos a ouvir várias histórias que se postadas aqui, pareceriam mais do que teoria da conspiração.

E acredite, tem coisas na fronteira amazônica que ninguém sabe o que acontece, nem mesmo o EB, PF, governo ou quem quiser. Só os moradores de lá.

No mais, sempre haverá fatos e conjecturas sobre este tipo de situação que permanecerão na mais linha tênue entre a realidade e a ficção.

Na verdade, tem coisas que mesmo o EB, ou FAB e MB não se dariam o juízo de tornar públicas.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
iFRAG
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: Qua Ago 19, 2009 11:12 pm

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#7 Mensagem por iFRAG » Sex Out 26, 2012 11:27 am

Eu também não acredito, mas digitando no google "General Nery" aparecem algúns sites que noticiaram isso dando como fonte o jornal O Dia. Entrei no site do O Dia e digitei "Blackwater" e "General Nery" e não surgiu nada. Suspeito...

Aproveitando o gancho, e desculpem a ignorância. Mas assim como temos empresas de segurança privada aqui no país, seria possível contratar uma empresa de segurança privada estrangeira para atuar aqui? É permitido?




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#8 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Out 26, 2012 11:27 am

FCarvalho escreveu:Lewis, se eu te falar que até índio no vale do javari com olho azul é fato comum, imagine-se o resto.
Falo de carteirinha pois sou amazonense, e desde criança, nós aprendemos a ouvir várias histórias que se postadas aqui, pareceriam mais do que teoria da conspiração.
E acredite, tem coisas na fronteira amazônica que ninguém sabe o que acontece, nem mesmo o EB, PF, governo ou quem quiser. Só os moradores de lá.
No mais, sempre haverá fatos e conjecturas sobre este tipo de situação que permanecerão na mais linha tênue entre a realidade e a ficção.
Na verdade, tem coisas que mesmo o EB, ou FAB e MB não se dariam o juízo de tornar públicas.
abs.
Em suma, como amazonense você confirma o que o Sangue Verde-Oliva + informa!!!

Obrigado

Bacchi




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#9 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 26, 2012 11:54 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Lewis, se eu te falar que até índio no vale do javari com olho azul é fato comum, imagine-se o resto.
Falo de carteirinha pois sou amazonense, e desde criança, nós aprendemos a ouvir várias histórias que se postadas aqui, pareceriam mais do que teoria da conspiração.
E acredite, tem coisas na fronteira amazônica que ninguém sabe o que acontece, nem mesmo o EB, PF, governo ou quem quiser. Só os moradores de lá.
No mais, sempre haverá fatos e conjecturas sobre este tipo de situação que permanecerão na mais linha tênue entre a realidade e a ficção.
Na verdade, tem coisas que mesmo o EB, ou FAB e MB não se dariam o juízo de tornar públicas.
abs.
Em suma, como amazonense você confirma o que o Sangue Verde-Oliva + informa!!!
Obrigado
Bacchi
Bacchi, não estou a confirmar o exposto na notícia, apenas aludi ao Lewis o fato de que em se tratando da realidade da minha região, e o muito que se desconhece da mesma, convém colocar as barbas sempre de molho quanto a este tipo de notícia; das quais inclusive, não poucas vezes, já ouvi muitas histórias ou estórias como estas. Até hoje.

Acatá-las como verdade ou não já é um exercício de avaliação crítica mais pessoal e reflexivo para quem as ouve. Só sei o que ouvi de conhecidos, amigos, e mesmo de militares que também contam essas "his ou estórias". E nenhuma delas, penso teria qualquer tipo de intenção de as tornar públicas pelo simples prazer da enganação ou trote. Pois que nada ganhariam com isso.

Lembro-me agora inclusive de um caso contado por um professor meu da faculdade que era milico e nos contou em sala que, em certa ocasião, um oficial ao chegar a uma dessas reservas indígenas de helicóptero foi recebido por uns sujeitos brancos e falando enrolado e dizendo a ele que "não tinha permissão para estar ali."

E infelizmente, pelo que conheço e sei da realidade do meu estado e de minha região, este tipo de coisa, apesar de parecer um tanto incredível, não são raras de acontecer.

Acredite-se quem quiser. Ou puder.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6378 vezes
Contato:

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#10 Mensagem por Túlio » Sex Out 26, 2012 11:57 am

Eu não duvido nada, é muita riqueza deixada de bobeira para que os espertos ignorem... wink: 8-]




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#11 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Out 26, 2012 12:00 pm

FCarvalho escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Em suma, como amazonense você confirma o que o Sangue Verde-Oliva + informa!!!
Obrigado
Bacchi
Bacchi, não estou a confirmar o exposto na notícia, apenas aludi ao Lewis o fato de que em se tratando da realidade da minha região, e o muito que se desconhece da mesma, convém colocar as barbas sempre de molho quanto a este tipo de notícia; das quais inclusive, não poucas vezes, já ouvi muitas histórias ou estórias como estas. Até hoje.
Acatá-las como verdade ou não já é um exercício de avaliação crítica mais pessoal e reflexivo para quem as ouve. Só sei o que ouvi de conhecidos, amigos, e mesmo de militares que também contam essas "his ou estórias". E nenhuma delas, penso teria qualquer tipo de intenção de as tornar públicas pelo simples prazer da enganação ou trote. Pois que nada ganhariam com isso.
Lembro-me agora inclusive de um caso contado por um professor meu da faculdade que era milico e nos contou em sala que, em certa ocasião, um oficial ao chegar a uma dessas reservas indígenas de helicóptero foi recebido por uns sujeitos brancos e falando enrolado e dizendo a ele que "não tinha permissão para estar ali."
E infelizmente, pelo que conheço e sei da realidade do meu estado e de minha região, este tipo de coisa, apesar de parecer um tanto incredível, não são raras de acontecer.
Acredite-se quem quiser. Ou puder.
abs.
Quanto mais você escreve, mais você mostra que acredita.

Obrigado

Bacchi




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6752
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 769 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#12 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Out 26, 2012 12:23 pm

Mas é claro que isso não é real. Essa matéria é uma coletânea tão imensa de merdas que a Blackwater nem existe mais, os membros fundadores originais foram a maioria trabalhar com outros empreendimentos salvo algumas exceções que reorganizaram os ativos na XE Services, que são uma miséria de fração do pessoal que eles tinham, no auge da guerra do Iraque.

E olhem esse trecho aqui?

[img]Olhou%20para%20o%20lado:%2010%20lanchas%20e%20quatro%20aviões-anfíbios,%20no%20meio%20na%20selva.[/img]

Me encontrem um trecho do rio Amazonas ou de seus afluentes que seja reto o suficiente pra permitir a aterrissagem de quatro "aviões-anfíbios". [002]




Editado pela última vez por Viktor Reznov em Sex Out 26, 2012 12:30 pm, em um total de 1 vez.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#13 Mensagem por FCarvalho » Sex Out 26, 2012 12:29 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Quanto mais você escreve, mais você mostra que acredita.

Obrigado

Bacchi
A mim meu caro amigo, não me surpreende mais nada em relação a amazônia. Nem mesmo esta notícia. Ela pode mesmo vir a parecer mera ilustração ou divagação de um desocupado para os daqui do sul maravilha, mas para mim, ou para quem mora na região norte, se verdade for, é só mais uma das muitas que nós amazônidas sabe-mo-las por vias de fato, desconhecidas do Brasil.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#14 Mensagem por BrasilPotência » Sex Out 26, 2012 1:09 pm

Essa história é tão mentirosa, que nem sei por onde começo a critica-la.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Presença da Blackwater na Amazônia é real?

#15 Mensagem por rodrigo » Sex Out 26, 2012 1:21 pm

Apesar de fictícia, a ideia de não deixar o território órfão é muito importante.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder