COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1 Mensagem por MILEO » Ter Out 16, 2012 4:33 pm

Pessoal, apesar de participar do forum a mais de 8 anos, nunca tinha aberto um tópico, então la vai.

Resolvi abrir este tópico com um assunto que acho de estrema importância e ha muito pouca informação sobre o mesmo, que é o programa do futuro combatente brasileiro.

Abraços.

Miléo




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2 Mensagem por BrasilPotência » Ter Out 16, 2012 4:55 pm

Acho muito bom o tópico, a questão é realmente muito pouco comentada, talvez porque o projeto já tenha ido por água abaixo, enfim, sabemos que o nosso projeto o Cobra, é baseado no Felin da França e é ou seria implantado juntamente com a mesma, utilizando os equipamentos mais modernos existentes para a Infantaria e Op especiais. O pessoal do fórum deve ter novas informações.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#3 Mensagem por Hermes » Ter Out 16, 2012 5:55 pm

Então temos que saber: A quantas anda o Felin?




...
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#4 Mensagem por MILEO » Ter Out 16, 2012 8:32 pm

hmundongo escreveu:Então temos que saber: A quantas anda o Felin?
Numa pesquisa rapida encontrei essa informação:

"FELIN future infantry soldier system schedule

Under the FELIN contract, Sagem will deliver up to 22,500 FELIN V1 sets for 20 infantry regiments and an additional 9,000 FELIN sets for use by the troops of the armoured, engineering and artillery regiments of the French Army.

50 pre-production FELIN systems were delivered in September 2007 for trials. 358 pre-production FELIN sets were then delivered in 2008 for operational evaluation. Three infantry companies undertook a series of trials of the pre-production systems of the FELIN systems over 12 months.

The first 1,089 production FELIN systems were ordered in May 2006. First deliveries of production FELIN units was in 2009 with initial deployment in mid-2009.

In April 2008, Sagem received an order for 5,045 FELIN systems for the French Army, to be delivered between mid-2009 and the end of 2010.

All French infantry troops were equipped with FELIN V1 by 2010. Production of FELIN V2 is planned to begin in 2015."


Fonte: http://www.army-technology.com/projects/felin/

A info esta desatualizada, mas ja serve como parametro. Enfim o FELIN esta andando e o COBRA nem noticia ha direito.

Abraços

Miléo




MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#5 Mensagem por MILEO » Ter Out 16, 2012 8:36 pm

Mais algumas informações:

http://www.forte.jor.br/destaque/contin ... gem-felin/

Abraços

Miléo




Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#6 Mensagem por BrasilPotência » Ter Out 16, 2012 11:25 pm

Ou seja, o Felin está andando e o Cobra parado INFELIZMENTE, na MINHA opinião esse é um dos projetos mais estratégicos, e deveria ser levado mais a sério.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#7 Mensagem por Brasileiro » Ter Out 16, 2012 11:36 pm

BrasilPotência escreveu:Ou seja, o Felin está andando e o Cobra parado INFELIZMENTE, na MINHA opinião esse é um dos projetos mais estratégicos, e deveria ser levado mais a sério.
Acho que está andando, mas talvez ainda não estamos na fase de integração do que é desenvolvido.

Já temos uma arma nova em testes, os sistemas de visão noturna estão a caminho, armas anti-carro a caminho, parece que há estudos sobre novas camuflagens, etc.

Ou seja, há coisas sendo desenvolvidas, mas ainda não temos noção de como ficará o todo.



abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#8 Mensagem por BrasilPotência » Qua Out 17, 2012 12:13 am

Obrigado pelas informações Brasileiro, acho que o EB poderia divulgar um pouco mais o andamento desse projeto, sobre o IA2, vi uma entrevista muito interessante do Chefe do estado maior das forças armadas, dizendo que o IA2 não nasceu pra ser o melhor do mundo, mas após o período de testes nas forças e as modificações necessárias, com certeza estará entre os melhores, vi também recentemente alguns notícias sobre os NGV, e quanto a camuflagem que você citou, não acho que a nossa camuflagem esteja ultrapassada, mas sim o material do qual é feita, MADE IN CHINA, não sou muito a favor da camuflagem digital. :wink:




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#9 Mensagem por Hermes » Qua Out 17, 2012 12:50 am

Gostaria de ver também sendo desenvolvidas camuflagens para outros cenários, como urbano e caatinga e não só um padrão para o Brasil todo.




...
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#10 Mensagem por Brasileiro » Qua Out 17, 2012 2:01 am

O que o EB vislumbra talvez seja algo assim:

Imagem

É claro que isto pode evoluir, e é claro também que um moderno sistema de combatente do futuro deve contemplar ferramentas modernas de treinamento e espero que o Exército caminhe nesta direção.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#11 Mensagem por BrasilPotência » Qua Out 17, 2012 9:59 am

É eu volto atrás no que eu disse, essa camuflagem ai da foto está linda, e quem dera nossa infantaria e batalhões de Op Especiais, todos equipados assim, claro que não duvido do profissionalismo desses homens, estava lendo que os Chilenos e Colômbianos se consideram Exército somente com homens profissionais, mas nossos homens homens também são mais do que profissionais, exceto os recrutas, mas desafio algum recruta na AL ser Profissional. Uma pergunta, então pra essas tropas contempladas pelo Cobra, não usariam os IA2? Ou pode ser que usariam completos né, com todos os equipamentos auxiliares.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#12 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Out 17, 2012 2:32 pm

O Brasil não consegue nem deixar de usar o cinto NA pre-histórica e fica sonhando com o COBRA?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Hermes
Sênior
Sênior
Mensagens: 890
Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
Localização: Barra Mansa/RJ
Agradeceram: 132 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#13 Mensagem por Hermes » Qua Out 17, 2012 3:29 pm

É que na verdade vão largar o cinto NA e enrolar uma "cobra" na cintura, além de poder pendurar equipamentos pode ser usada na alimentação e como arma. Essa é a grande modernização do soldado brasileiro... :mrgreen: Falando sério, espero que essa modernização, pelo menos em uma versão light, chegue a grande parte da tropa e não só a alguns, pois grande parte da tropa parece estar no Vietnã ainda.




...
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#14 Mensagem por BrasilPotência » Qua Out 17, 2012 4:30 pm

Verdade, citando quatro exemplos,1: O colete a prova de balas parece mais um colete salva vidas daqueles que usamos nos passeios de barco, todo largo. 2 A maioria nem usa capacete nas operações Nacionais e Internacionais, usam aqueles bonés velhos ou boinas, 3: Armamento, usam os velhos Fal sem mira sem nada, " Espero que isso mude com o IA2, que possui uma gama enorme de equipamentos auxiliares ", 4: A comunicação, enquanto estamos com aqueles rádios do tamanho do mundo, os soldados americanos possuem sistema de comunicação individual através de fone de ouvido interno. :? Se mudasse isso, já seria um bom começo.




Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#15 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 17, 2012 7:03 pm

O projeto COBRA está divido, salvo engano, em diversas partes, que ora estão sendo analisadas em separado.

Ao que sei, ainda não existe uma definição concreta de parte do EB, ou ao menos esta não veio a público, sobre em qual sistema estrangeiro será baseado o nosso, estando no momento, sendo desenvolvida a fase de estudos dos que aí existem.

O Felin francês se destacou por aqui em virtude das muitas indas e vindas da tal aliança estratégica do lula com o Sarkozy, que no final não rendeu muitos frutos para a força terrestre.

Quanto as partes constituintes do projeto, se estou bem lembrado, corrijam-me os colegas militares do EB, são:

1. Armamento;
2. C4I;
3. Sobrevivência/Proteção;
4. Permanência em combate.

Ainda vai levar um bom tempo para que o projeto possa ser visto como um todo. Estamos caminhando a passos curtos, mas penso, seguros, na medida de nossas possibilidades.

Quanto a figura acima, ela já é uma realidade nas unidades de FE's e, em partes, em algumas om's ditas de pronto emprego, como a bgda pqdt e aeromóvel. E poderia até mesmo dizer quase que integralmente no CFN. Mas infelizmente, vamos demorar muito tempo, mas muito tempo mesmo, para ver a massa da infantaria brasileira neste nível de equipamento.

O povo que está servindo no Haiti e demais missões da ONU normalmente tem tido à disposição praticamente quase tudo que é apresentado na figura; conquanto esta é uma realidade pertinente somente às tropas servindo fora do país, do que propriamente das aqui estacionadas. Os que estão aqui tem que se virar com o minimo básico necessário. Quando tem o mínimo.

A camuflagem não parece até agora, creio eu, uma preocupação do EB, visto que não se tem muitas notícias a despeito de qualquer interesse do mesmo em modificá-la. Neste sentido, fico com a opinião dos colegas que seria muito bom o desenvolvimento de várias tonalidades adaptadas as distintas regiões quanto a um provável novo uniforme pixelizado. Nada contra o atual, mas fica sempre a pergunta: porque utilizar, ou qual a lógica, da utilização de um único tipo de camuflagem em um país com uma diversidade tão grande, diria enorme, de vegetações, climas e relevos, como o nosso? qual a vantagem significativa do mesmo sobre a diversificação de modelos?

Abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder