COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2056 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 01, 2023 7:05 am

Imagem

Parece que finalmente começaram a entregar.




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2057 Mensagem por Lywis » Sex Dez 01, 2023 1:18 pm

Já apareceu alguma foto do IA2 7,62 sendo utilizado por alguma tropa?




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2058 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 01, 2023 2:03 pm

Lywis escreveu: Sex Dez 01, 2023 1:18 pm Já apareceu alguma foto do IA2 7,62 sendo utilizado por alguma tropa?
As últimas fotos que vi foram de 2021, mas não em Exercício, somente para testes.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2059 Mensagem por J.Ricardo » Qui Dez 07, 2023 8:05 am

posso estar enganado, mas não entendo a rejeição do EB por um guarda mão padrão AR, com m-lok + picatinny e aparentemente mais leve e melhor para resfriar o cano.
Imagem




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2060 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 07, 2023 11:46 am

J.Ricardo escreveu: Qui Dez 07, 2023 8:05 am posso estar enganado, mas não entendo a rejeição do EB por um guarda mão padrão AR, com m-lok + picatinny e aparentemente mais leve e melhor para resfriar o cano.
Imagem
Ai você lembra da rejeição do EB por carros de combate com mais que 50 toneladas e você entende.

Sei como é internamente na Imbel, fizeram milagre com maquinário dos anos 60.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2061 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 12:24 pm

A Imbel parou no tempo há muito. E não consegue por si modificar o seu status atual. Tem diversos vídeos com o diretor da empresa falando sobre o que se quer fazer em termos de melhoria da gestão e de recursos, mas até hoje nada saiu do papel.

E sem dinheiro, nada de renovação do maquinário e\ou de melhoria das capacidades de investimento da empresa em si própria.

Sem ideias e dinheiro novo, não tem como a empresa dispor de algo melhor que o IA-2.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2062 Mensagem por gabriel219 » Qui Dez 07, 2023 3:36 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 07, 2023 12:24 pm A Imbel parou no tempo há muito. E não consegue por si modificar o seu status atual. Tem diversos vídeos com o diretor da empresa falando sobre o que se quer fazer em termos de melhoria da gestão e de recursos, mas até hoje nada saiu do papel.

E sem dinheiro, nada de renovação do maquinário e\ou de melhoria das capacidades de investimento da empresa em si própria.

Sem ideias e dinheiro novo, não tem como a empresa dispor de algo melhor que o IA-2.
De que setor da Imbel você está falando?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2063 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 07, 2023 9:26 pm

gabriel219 escreveu: Qui Dez 07, 2023 3:36 pm De que setor da Imbel você está falando?
Da Imbel como um todo. Este foi o quadro pintado pelo diretor da empresa em todas as entrevistas que vi.
A empresa precisa ser revista por completo, mas segundo ele, não há interesse governamental em fazer as mudanças sugeridas pela direção da empresa.
É um processo complexo, que não saberia explicar, mas que ele detalha nas entrevistas.
Sem o abit da fazenda, não tem negócio. E tanto neste como em outros governos, esta concordância nunca chegou a bom termo.
A pressão pela privatização da empresa já foi maior, mas o cmdo do EB conseguiu defenestrar todas.
Só dá para lamentar. O know how da empresa nas suas áreas de atuação é grande, e poderia ser muito melhor aproveitado se fizessem o que sugeriram.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2064 Mensagem por Pablo Maica » Sex Dez 08, 2023 1:16 am

O que a IMBEL precisa é de uma pesada modernização, não só de maquinário, como nas suas instalações também. Não adianta apenas se livrar das "green monsters machines" da década de 60 e 70.

Eu já participei de muitos projetos que envolviam aumento de capacidade fabril, e é um verdadeiro inferno pegar qualquer fábrica com mais de 20 ou 25 anos e tentar expandir a produção em 10 ou 15%. A quantidade de gargalos é enorme, e alguns desses gargalos necessitam de muito tempo para serem eliminados. Linhas de energia, por exemplo, aumentos de rede e adaptações em subestações podem demorar meses, não importa quanto dinheiro você tenha.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2065 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 08, 2023 7:53 am

Entendo que a Imbel, especialmente a de Itajubá, precisa de modernização, mas falar que a Imbel como um todo é assim é atestar estar falando algo que não sabe.

A divisão de comunicações e guerra eletrônica da Imbel é primorosa, especialmente os testes de validação que eles fazem em semicondutores e SDR. A Fábrica de explosivos da Imbel também é muito bem estruturada e até a de Itajubá, o problema é o maquinário onde são concebidas peças do IA2, precisa ser trocada por uma nova.

Sim, sou a favor de privatizar, mas falar que a Imbel é antiquada é não ter conhecimento de causa.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2066 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 08, 2023 11:45 am

Bom, eu não sei dizer o quanto a empresa é ou não antiquada, apenas repeti aqui o que foi falado pelo próprio diretor, que é um general da reserva, e mais de uma vez.
Se ele está certo ou não, bem, é questão de opinião pessoal de cada um.
Espero que eles consigam mais hora, menos hora, arrumar a casa da forma que entendem ser a melhor para a empresa como um todo.
Isto feito, acho que a empresa já está no lucro.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8790
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2067 Mensagem por Pablo Maica » Sex Dez 08, 2023 12:45 pm

gabriel219 escreveu: Sex Dez 08, 2023 7:53 am Entendo que a Imbel, especialmente a de Itajubá, precisa de modernização, mas falar que a Imbel como um todo é assim é atestar estar falando algo que não sabe.

A divisão de comunicações e guerra eletrônica da Imbel é primorosa, especialmente os testes de validação que eles fazem em semicondutores e SDR. A Fábrica de explosivos da Imbel também é muito bem estruturada e até a de Itajubá, o problema é o maquinário onde são concebidas peças do IA2, precisa ser trocada por uma nova.

Sim, sou a favor de privatizar, mas falar que a Imbel é antiquada é não ter conhecimento de causa.
Sim, estava falando da produção de fuzis em Itajubá, que parece um túnel do tempo para a década de 60.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2068 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 08, 2023 12:55 pm

Pablo Maica escreveu: Sex Dez 08, 2023 12:45 pm Sim, estava falando da produção de fuzis em Itajubá, que parece um túnel do tempo para a década de 60.


Um abraço e t+ :)
A parte realmente antiquada da Imbel é essa e só.

Neste caso, precisa haver uma mudança clara de mentalidade do EB, pois tem Generais que realmente acham que ainda estão em 1960, pois é IA2 ter que se parecer com o FAL em vários aspectos, é MMBT, é EE-9 modernizado - pois é "bom" contra inimigo interno, que são senhoras de 60-70 anos com a bíblia na mão - e pro ai vai.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2069 Mensagem por gabriel219 » Seg Jan 22, 2024 12:24 pm

O Exército abriu RFI para 400 pistolas "semelhantes a M17".




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#2070 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jan 22, 2024 9:47 pm

Boa sorte com essas bombas que vivem se arrebentando aí. As P320 estão se mostrando péssimas pistolas e os soldados do US Army estão reclamando constantemente de falta de controle de qualidade na produção das M17 e M18.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder