Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60636
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6361 vezes
Contato:

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1351 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 04, 2021 12:53 pm

FCarvalho escreveu: Ter Set 01, 2020 11:15 am Uma boa surpresa encontrada não mais que por acaso. :)

https://www.fincantieri.com/globalassets/common/sliders/images-common-caption-full-width-sliderblock/navi-militari/fincantieri-lhd-20000-navi-anfibie.jpg

https://www.fincantieri.com/en/products ... d-20000-t/

Os italianos já tem o Trieste. Esse navio parece ser uma "solução de pobre" da Fincantieri para quem não possa comprar aquele navio.
Ficaria muito bem na MB se bem negociadas as condições.
Quem sabe na metade do século a gente pensa nisso.

abs
Muito legal esse conceito; se os Coreanos tivessem algo assim (menor custo e prazo de entrega, e maior abertura a novas tecnologias, tipo COTS - e brazucas) seria muito legal uma versão NCAM algo menor e com alguma vocação para ASuW (via helicópteros), especialização em ASW (com aquele sonar rebocado que estão/estavam desenvolvendo desde o começo da década passada, senão antes) e AAW (usando a versão naval do SABER 200, p ex).

O bicho ia ser FUOOOOODASSSS aqui na região, tipo um MAKASSAR redesenhado com muito menor ênfase em Operações Anfíbias e usando boa parte do espaço delas para aumentar a potência na propulsão, geração de energia (sensores) e autonomia (combustível). Algo parecido com isso:


Imagem




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1352 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 08, 2021 1:05 pm

knigh7 escreveu: Sáb Dez 04, 2021 4:37 am Minha irmã é coordenadora do CRAS na cidade dela. Quer que eu a coloque aqui para fazer uma lista do que o povo está preocupado? Vocês não percebem?
"Ah, mas deputado diz que (blá blá blá), existe muito gasto com os Tribunais (e mais blá, blá, blá...)". Já adianto que não vai faltar dinheiro para as categorias poderosas no funcionalismo público. Sempre foi assim. Sou sobrinho-neto do desembargador Luiz Gonzaga Prado, ex-Presidente do TJ-SP. Há 40 anos atrás era desse jeito que vocês estão vendo.
"Veja bem, tenho uma ideia aqui que vai cortar os gastos deles." Faltou combinar com os russos (eles) e, portanto, que não rola.
"Mas veja bem, quero que se priorize o investimento em Defesa". Bem-vindo ao Clube dos 0,000000000001% da população.
"Olha lá, tem 200 que querem, não está vendo nos fóruns militares?" Pronto, só faltam os outros 209.999.800.
Se liguem. Precisa-se ter os pés no chão e gastar bem o dinheiro que há nas FFAA. Talvez um aumento aqui e ali, mas somos e continuaremos ser "Classe C".
As classes C, D, E... etc no Brasil só se preocupam com três coisas: comida, diversão e as bolsas esmola que o governo nas diferentes esferas públicas oferecem. É o famoso pão e circo funcionando desde 1500 por aqui. E não será diferente nos próximos 500 anos.
Já o pessoal que se acha classe média e os ditos neo ricos e o povo abastado, tão nem aí para porra nenhuma em defesa desde sempre, a não ser que a defesa seja a deles contra o resto do povaréu. Como sempre, aliás.
Não tem como esperar nada de bom do orçamento público em Defesa no Brasil. Se nem os militares gastam essa merda direito, vai reclamar de quem?
Bom, não aprendemos nada com duas guerras mundiais e outros tantos conflitos regionais ao longo do século XX, e muito menos com o que está acontecendo no século XXI. Então meu caro xará, é sentar ou deitar, e rir para não chorar. E toca o barco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1353 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 08, 2021 1:15 pm

Túlio escreveu: Sáb Dez 04, 2021 12:53 pm
Muito legal esse conceito; se os Coreanos tivessem algo assim (menor custo e prazo de entrega, e maior abertura a novas tecnologias, tipo COTS - e brazucas) seria muito legal uma versão NCAM algo menor e com alguma vocação para ASuW (via helicópteros), especialização em ASW (com aquele sonar rebocado que estão/estavam desenvolvendo desde o começo da década passada, senão antes) e AAW (usando a versão naval do SABER 200, p ex).
O bicho ia ser FUOOOOODASSSS aqui na região, tipo um MAKASSAR redesenhado com muito menor ênfase em Operações Anfíbias e usando boa parte do espaço delas para aumentar a potência na propulsão, geração de energia (sensores) e autonomia (combustível). Algo parecido com isso:
Imagem
A própria classe Makassar é um bom exemplo de como podemos conseguir bons resultados, ou tão bons quanto, os projetos que se oferecem dos fornecedores tradicionais da MB na Europa. É só que estão de olhar para o lado e ver o que tem de novidades.
Este projeto italiano é bem dentro do que a MB eventualmente poderia conseguir com os recursos de que dispõe.
O pessoal da Damen tem projetos excelentes também pelo que vejo no site da empresa, muitos dos quais sequer foram ainda comercializados, fora a qualidade de se poder utilizar a construção modular praticamente de qualquer modelo de navios que eles possuem. Não sei porque ainda não temos nada da Damen por aqui.
Os navios japoneses também seriam uma boa solução caso houver um pouco mais de diálogo e entendimento entre as partes. Mas para isso precisamos nos aproximar mais deles, e eles de nós. E isto não dispensa e/ou exclui a manutenção das relações que já temos com europeus e americanos.
Coréia do Sul é uma mini potência naval com enormes capacidades que podem muito bem nos atender.
Mas sei lá. Acho que falta foco na gestão da MB para fazer as coisas andarem por aqui como possível e não como se quer. Enfim.
Há muitas possibilidades de bons negócios e bons produtos lá fora que poderiam nos servir e tapar os muitos buracos que nós temos por aqui sem para isso ter o nosso coura arrancado. Mas tem que sair de dentro da caixinha primeiro.
Até China tá valendo, se tivermos só um pouquinho de hombridade para conosco.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1354 Mensagem por knigh7 » Qua Dez 08, 2021 11:01 pm

FCarvalho escreveu: Qua Dez 08, 2021 1:05 pm
knigh7 escreveu: Sáb Dez 04, 2021 4:37 am Minha irmã é coordenadora do CRAS na cidade dela. Quer que eu a coloque aqui para fazer uma lista do que o povo está preocupado? Vocês não percebem?
"Ah, mas deputado diz que (blá blá blá), existe muito gasto com os Tribunais (e mais blá, blá, blá...)". Já adianto que não vai faltar dinheiro para as categorias poderosas no funcionalismo público. Sempre foi assim. Sou sobrinho-neto do desembargador Luiz Gonzaga Prado, ex-Presidente do TJ-SP. Há 40 anos atrás era desse jeito que vocês estão vendo.
"Veja bem, tenho uma ideia aqui que vai cortar os gastos deles." Faltou combinar com os russos (eles) e, portanto, que não rola.
"Mas veja bem, quero que se priorize o investimento em Defesa". Bem-vindo ao Clube dos 0,000000000001% da população.
"Olha lá, tem 200 que querem, não está vendo nos fóruns militares?" Pronto, só faltam os outros 209.999.800.
Se liguem. Precisa-se ter os pés no chão e gastar bem o dinheiro que há nas FFAA. Talvez um aumento aqui e ali, mas somos e continuaremos ser "Classe C".
As classes C, D, E... etc no Brasil só se preocupam com três coisas: comida, diversão e as bolsas esmola que o governo nas diferentes esferas públicas oferecem. É o famoso pão e circo funcionando desde 1500 por aqui. E não será diferente nos próximos 500 anos.
Já o pessoal que se acha classe média e os ditos neo ricos e o povo abastado, tão nem aí para porra nenhuma em defesa desde sempre, a não ser que a defesa seja a deles contra o resto do povaréu. Como sempre, aliás.
Não tem como esperar nada de bom do orçamento público em Defesa no Brasil. Se nem os militares gastam essa merda direito, vai reclamar de quem?
Bom, não aprendemos nada com duas guerras mundiais e outros tantos conflitos regionais ao longo do século XX, e muito menos com o que está acontecendo no século XXI. Então meu caro xará, é sentar ou deitar, e rir para não chorar. E toca o barco.
Dá uma olhada nos jornais de hoje à noite. Há vários senadores criticando o Rodrigo Pacheco exigindo que a PEC dos Precatórios, que foi promulgada parcialmente hoje e continuará sendo discutida e votada semana que vem, que todo o orçamento conseguido através dela seja gasto com Seguridade Social (ou seja, Saúde, Auxílio Brasil e outras bolsas).

Esses parlamentares não só foram colocados pelo povo mas não deixam de espelhar a preferência deles.

Quando alguns acham que se pode aumentar o gasto com Defesa para 2% do PIB (ele fica em cerca de 1,5%) considero que faltam combinar com a maioria da população...

Há ainda um espaço significante para otimizar as despesas orçamentárias das nossas FFAA.O Min. da Defesa informou o Congresso uma necessidade de investimento de cerca de R$18,8 bilhões. Para o ano que vem infelizmente é projetado em R$11,8 bilhões.

Acredito que se possa alcançar esses R$7 bi a mais (atualizados) nos próximos anos. Não adianta pedirem mais que não darão.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1355 Mensagem por Viking » Qui Dez 09, 2021 11:44 am

FCarvalho escreveu: Qua Dez 08, 2021 1:05 pm
knigh7 escreveu: Sáb Dez 04, 2021 4:37 am Minha irmã é coordenadora do CRAS na cidade dela. Quer que eu a coloque aqui para fazer uma lista do que o povo está preocupado? Vocês não percebem?
"Ah, mas deputado diz que (blá blá blá), existe muito gasto com os Tribunais (e mais blá, blá, blá...)". Já adianto que não vai faltar dinheiro para as categorias poderosas no funcionalismo público. Sempre foi assim. Sou sobrinho-neto do desembargador Luiz Gonzaga Prado, ex-Presidente do TJ-SP. Há 40 anos atrás era desse jeito que vocês estão vendo.
"Veja bem, tenho uma ideia aqui que vai cortar os gastos deles." Faltou combinar com os russos (eles) e, portanto, que não rola.
"Mas veja bem, quero que se priorize o investimento em Defesa". Bem-vindo ao Clube dos 0,000000000001% da população.
"Olha lá, tem 200 que querem, não está vendo nos fóruns militares?" Pronto, só faltam os outros 209.999.800.
Se liguem. Precisa-se ter os pés no chão e gastar bem o dinheiro que há nas FFAA. Talvez um aumento aqui e ali, mas somos e continuaremos ser "Classe C".
As classes C, D, E... etc no Brasil só se preocupam com três coisas: comida, diversão e as bolsas esmola que o governo nas diferentes esferas públicas oferecem. É o famoso pão e circo funcionando desde 1500 por aqui. E não será diferente nos próximos 500 anos.
Já o pessoal que se acha classe média e os ditos neo ricos e o povo abastado, tão nem aí para porra nenhuma em defesa desde sempre, a não ser que a defesa seja a deles contra o resto do povaréu. Como sempre, aliás.
Não tem como esperar nada de bom do orçamento público em Defesa no Brasil. Se nem os militares gastam essa merda direito, vai reclamar de quem?
Bom, não aprendemos nada com duas guerras mundiais e outros tantos conflitos regionais ao longo do século XX, e muito menos com o que está acontecendo no século XXI. Então meu caro xará, é sentar ou deitar, e rir para não chorar. E toca o barco.


Prezado colega FCarvalho.

Sensacional sua analise sofre a agenda de defesa no Brasil. Parabéns pela lucidez e erudição.
Voto com o relator.
[009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009] [009]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1356 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 09, 2021 1:24 pm

knigh7 escreveu: Qua Dez 08, 2021 11:01 pm Dá uma olhada nos jornais de hoje à noite. Há vários senadores criticando o Rodrigo Pacheco exigindo que a PEC dos Precatórios, que foi promulgada parcialmente hoje e continuará sendo discutida e votada semana que vem, que todo o orçamento conseguido através dela seja gasto com Seguridade Social (ou seja, Saúde, Auxílio Brasil e outras bolsas).
Esses parlamentares não só foram colocados pelo povo mas não deixam de espelhar a preferência deles.
Quando alguns acham que se pode aumentar o gasto com Defesa para 2% do PIB (ele fica em cerca de 1,5%) considero que faltam combinar com a maioria da população...
Há ainda um espaço significante para otimizar as despesas orçamentárias das nossas FFAA.O Min. da Defesa informou o Congresso uma necessidade de investimento de cerca de R$18,8 bilhões. Para o ano que vem infelizmente é projetado em R$11,8 bilhões.
Acredito que se possa alcançar esses R$7 bi a mais (atualizados) nos próximos anos. Não adianta pedirem mais que não darão.
Os políticos, e o congresso que temos, e diria, não temos também, é o espelho do que é o nosso povo e suas prioridades.
Não adianta querer pedir mais dinheiro para a defesa se nem o pouco que temos é mal gerenciado.
Mas nem isso dá para fazer sem que defesa entre de fato na agenda do país. E isto não acontecerá nem com o USMC desembarcando uma divisão de marines na foz do Amazonas, já que a Amazônia é muito longe do "Brasil de fato" da maioria dos brasileiros.
Estamos ferrados e mal pagos meu amigo. E não tem choro e nem vela para enterrar esse defunto.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1357 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 24, 2022 2:18 pm

Sonhar ainda não nos custa nada. 8-]

https://www.theins.news/Joomla/images/EYxsVhIVcAElX5Q.jpghttps://www.globalsecurity.org/military/world/china/images/type-075b-image09.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1358 Mensagem por FCarvalho » Qua Ago 24, 2022 2:38 pm

Na MB não pode :?:

https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/08/Type-071.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1359 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 26, 2022 6:58 pm

Os holandeses seguem sendo os únicos que ainda não tem estaleiros por aqui.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36320
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3143 vezes

Re: Programa de Obtenção de Navio Anfíbio - PROANF

#1360 Mensagem por FCarvalho » Ter Jan 17, 2023 9:15 pm

Vendo as imagens abaixo, do projeto UMK VARAN de um escritório russo para o novo Nae da marinha, é possível perceber que o mesmo vai muito além de uma simples aposta em um projeto de mão única.
É uma espécie e MEKO russo, e oferece, no papel, qualidades que o candidatam a ser uma futura opção para os navios de apoio, anfíbio, logístico e multipropósito, dentre outros possíveis.

As possibilidades são muitas, e as opções dependem do que o governo de plantão possa gerenciar junto com a MB de que forma este projeto pode ser aproveitado em sua íntegra ou partes. De qualquer forma nós ganhamos se soubermos negociar, penso, a compra do projeto para construção sob licença no Brasil. Ou até mesmo comprar a patente dele e depois com ajuda do próprio escritório fazer as adaptações que nos sejam convenientes nos navios que se queira construir.

https://www.globalsecurity.org/military/world/russia/images/064-varan-image06.jpghttps://www.globalsecurity.org/military/world/russia/images/064-varan-image05.jpg




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder