Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1546 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 06, 2023 5:31 pm

Alguém que não quer "incentivar guerra" com o envio de singelos LMV para a fronteira norte, poderia também incentivar a paz comprando as 104 viaturas restantes das 186 pretendidas neste primeiro momento pelo EB, a título de "reforço da fronteira" no Estado de Roraima.

E ganha de lambuja propaganda de emprego, renda e impostos em Minas Gerais.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1547 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 30, 2023 7:05 pm

Segundo matéria de autoria do Paulo Bastos na revista T&D em banca, o exército estaria negociando com a Iveco/IDV um aumento quantitativo nos dois lotes subsequentes de 77 unidades cada do Guaicurus, além de evoluir o mesmo para o modelo LMV 2.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1548 Mensagem por knigh7 » Sáb Dez 30, 2023 9:15 pm

A "ampliação" é de 154 para 420 em troca de 150 VBTP Guaranis...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1549 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 31, 2023 3:44 pm

São 266 veículos a mais. Um acréscimo necessário e bem vindo as formações mecanizadas da infantaria e cavalaria. Uma bda cav mec tem necessidade de pelo menos 45 destes veículos em suas versão básica. Com 4 GU a serem equipadas, são 180 veículos a princípio, o que por si só já supera a previsão inicial daqueles dois lotes.

Na teoria são 12 BIMec com as 4 brigadas pretendidas (3a, 9a, 11a e 15a). Uma demanda em torno de 48 a 72 veículos. Se acrescentarmos os EsqCavMec destas bdas, com 15 veículos cada, temos mais 60 unidades, totalizando uma demanda teórica de 108 a 132 veículos para a inf mec. A demanda maior e mais exigente é de fato o equipamento das bdas cav mec, que irão demandar a maior parte destas 420 unidades.

O que me anima com esta notícia é que o EB aparentemente usou os dois únicos neurônios que tem na cabeça e estão fazendo o lógico que é encomendar os LMV 2, que é o que a IDV tem hoje em sua linha de produção de mais moderno para oferecer. E como, salvo engano, esta versão ainda não foi exportada para mais ninguém a não ser a Holanda, que a encomendou, é algo que pode-se contar a nosso favor neste negócio, apesar de serem mais caros.

Mas como trata-se de uma troca, e não de compra direta, os custos devem se encaixar também a nosso favor, uma vez que o veículo 4x4 da Iveco não tem como ser mais caro do que um bldo 6x6. Acho que será um negócio favorável, e ainda nos deixará com alguma gorjeta para os italianos.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1550 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 31, 2023 3:55 pm

Calculadora rápida:

420 novos LMV 2

- 180 (4 bda cav mec)
- 132 (4 bda inf mec)

= 108

- 30 (2 EsqCavMec \ bda blda)

= 78

- 135 (3 RCM \ fora de brigada)

= (-57) saldo negativo




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1551 Mensagem por knigh7 » Dom Dez 31, 2023 4:07 pm

As nossas necessidades de viaturas blindadas 4x4 são muito maiores. As 420 unidades são em troca de 150 Guaranis que o EB não precisa mais em virtude das alterações antes reservadas para a vitaura 6x6 e que não é mais.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1552 Mensagem por FCarvalho » Dom Dez 31, 2023 4:41 pm

knigh7 escreveu: Dom Dez 31, 2023 4:07 pm As nossas necessidades de viaturas blindadas 4x4 são muito maiores. As 420 unidades são em troca de 150 Guaranis que o EB não precisa mais em virtude das alterações antes reservadas para a vitaura 6x6 e que não é mais.
Sim, concordo. Tanto que nesta contabilidade rasa que fiz o saldo é negativo para as OM mecanizadas conhecidas que devem recebe-las, considerando apenas o básico para esquadrões, regimentos e grupos de exploradores.
É muito provável que o EB divida em muitos lotes estas 420 viaturas, já que serão montadas e customizadas aqui.
Por outro lado, haverá a necessidade de VBE das mesmas, assim como os Guarani terão as suas. E este ponto ainda não foi abordado pelo exército, preocupado até o momento em tentar conseguir o mínimo básico necessário para suas OM mec que é a versão pé de boi do LMV.
O que for além disso, vai ficar para depois. Muito depois.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1553 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 18, 2024 10:52 am

Existem quatro tipos básico de VBE em todas as OM, quais sejam, versões PC, Comunicação, Orientação Tiro e Ambulância.

Nas OM mecanizadas o LMV pode ser adaptado para todas elas, o que diminui os custos com sua implantação e operação no lugar dos Guarani.

Seria a hora de ver onde e como tal alternativa seria desejável a fim de proporcionar uma relação custo x benefício mais adequada ao EB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1554 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 06, 2024 2:23 am



Pelo visto, o chefe do EME, general Soares, confirmou em Londres no fim de janeiro

para se saber mais sobre o evento IAV 2024 e o que foi dito lá:
https://www.defesabrasil.com/forum/view ... &start=675
https://www.defesabrasil.com/forum/view ... start=6615




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1555 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 06, 2024 1:10 pm

Parece que tem alguém usando enfim o cérebro no EME e no comando do exército. O LMV é um veículo de múltiplos usos e pode ser adaptado a quase tudo que se precisa em termos de VBE dos Guarani.

Mas já fico feliz de saber que a partir de agora vão montar aqui os LMV 2, que obviamente apesar de mais caros, são veículos mais modernos e adequados às demandas que se tem. E a troca de VBTP por LMV vai fazer bem para todo mundo.

Dedinhos cruzados para um dia este aqui também virar um produto do Programa Guarani.

Imagem

E eu acho que cedo ou tarde irá. Os italianos devem estar trabalhando agora nisso.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 910
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceram: 109 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1556 Mensagem por Lywis » Sex Abr 19, 2024 9:36 am

Para atualizar o tópico!

EB e IDV assinam acordos para viaturas Guarani e Guaicurus

Imagem

Formalização de compra de 420 Guaicurus e equalização da aquisição de Guarani são objeto de Protocolo de Intenções entre o Exército Brasileiro e a Iveco Defense Vehicle Latin America

Matéria completa em:
https://www.forte.jor.br/2024/04/18/eb- ... guaicurus/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36168
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

#1557 Mensagem por FCarvalho » Sex Abr 19, 2024 9:42 pm

Aparentemente o EB vai priorizar as VBE Guarani daqui para frente, já que tem mais de 700 VBTP produzidas, embora nem todas estejam em unidades de infantaria ou cavalaria.
E com estas viaturas especiais são bem mais caras que a versão básicas, a compra de poucas unidades como se prevê no planejamento do exército, deve deixar o negócio todo bem mais caro ainda no cômputo geral.
O benefício é poder colocar as mãos em mais de 400 LMV 2 a a partir de agora.
Tomara uma hora o EB pare de pensar com o fígado pendurado no bolso e olhe para o SuperAV como uma opção, e um salto qualitativo, para o programa Guarani. Ao menos nas bdas cav mec ele seria muito bem vindo para fazer companhia aos Centauro II.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder