Viatura Blindada Multitarefa - VBMT GUAICURUS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1516 Mensagem por gogogas » Qua Nov 24, 2021 12:38 pm





Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1517 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 24, 2021 1:14 pm

São 12 unidades. Boa quantidade inicial para começar. Tomara que ano que vem pelo menos recebamos a mesma quantidade até completar as 32 compradas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1518 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 25, 2021 5:12 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 24, 2021 1:14 pm São 12 unidades. Boa quantidade inicial para começar. Tomara que ano que vem pelo menos recebamos a mesma quantidade até completar as 32 compradas.
Um adendo. Pelo que se está comentando na mídia que cobriu o evento de entrega dos LMV, diz-se que até o final do ano serão entregues as 32 unidades do lote contratado junto a Iveco.

Se for assim, e sem nenhuma nova informação sobre aquisições de lotes posteriores a este, como fica os demais lotes de 77 unidades cada? Vem ou não vem?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1519 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 28, 2021 2:33 am

O Lince ocupa a função (e também a designação) no EB como Viatura Blindada Multitarefa de Reconhecimento (VBMT REC).




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1520 Mensagem por vplemes » Dom Nov 28, 2021 8:19 am

FCarvalho escreveu: Qui Nov 25, 2021 5:12 pm
FCarvalho escreveu: Qua Nov 24, 2021 1:14 pm São 12 unidades. Boa quantidade inicial para começar. Tomara que ano que vem pelo menos recebamos a mesma quantidade até completar as 32 compradas.
Um adendo. Pelo que se está comentando na mídia que cobriu o evento de entrega dos LMV, diz-se que até o final do ano serão entregues as 32 unidades do lote contratado junto a Iveco.

Se for assim, e sem nenhuma nova informação sobre aquisições de lotes posteriores a este, como fica os demais lotes de 77 unidades cada? Vem ou não vem?
Um palpite. Lotes como estavam previstos não vem nem a pau. Com o arrocho que está para vir no orçamento, o que pode (PODE!) vir são alguns pequenos lotes pingados de doze unidades.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1521 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 28, 2021 11:51 pm

Penso que seja por aí vplemes. Duvido que haja tanto espaço assim no orçamento para tantas viaturas. E mesmo que um lote de 77 fosse solicitado, muito provavelmente as entregas seriam divididas em vários sublotes a fim de caber no bolso.
No final, são pouco 186 viaturas que podem equipar, suponho, em princípio, algum BIMec da 15a Inf Mec, AMAN, ESA, CIBld, e talvez algum GAC para experimentação doutrina, unidades de Engenharia e Comunicações. E não poderia deixar de faltar a bgda pqdt e a 12a Amv.
Talvez, correndo por fora, a 4a Bgda Cav Mec e a 5a Bgda Cav Blda possam receber alguns também para experimentação doutrina, já que fazem como aquelas OM parte da Forpron atualmente. É o mínimo para poder disseminar conhecimento sobre este tipo de veículo no EB.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1522 Mensagem por jambockrs » Dom Abr 10, 2022 10:32 pm

Meus prezados

CTEx realiza teste de integração do Iveco LMV-BR com o sistema de armas REMAX 4
por Guilherme Wiltgen

Imagem

Foi realizado com sucesso o teste de integração do sistema de armas Remax 4 na VBMT-LR 4×4 LMV-BR. Ele aconteceu na semana passada na sede do CTEx (Centro Tecnológico do Exército) e contou com a presença da Diretoria de Fabricação (DF).
A Ares deu início a produção de 20 unidades do sistema de armas para atender ao Exército Brasileiro (EB), que está modernizando suas tropas. O resultado do teste demonstrou que a continuidade das mesmas interfaces mecânicas facilitou a integração, garantindo a eficiência do conjunto.
https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost. ... -4.mp4?_=1
A continuidade da evolução do projeto vem sendo desenvolvida em conjunto com o EB, e o contrato prevê além do fornecimento do Remax, curso de manutenção e transferência de capacidade para organizações militares.
Para oferecer essa modernização, ao longo dos últimos anos, a empresa vem investindo no incremento de suas capacidades, em lotes pilotos, na capacitação da equipe e na infraestrutura, com o objetivo de atender as demandas das Forças Armadas Brasileiras. Também mantém por todo o Brasil bases para o suporte logístico dos equipamentos.
https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost. ... 02.mp4?_=2
A expectativa agora é que uma ordem de serviço saia ainda neste ano de 2022.
Fonte: site Defesa Aérea & Naval 5 abr 2022




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1523 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 10, 2022 11:12 pm

Ainda esperando uma explicação plausível para o EB não ter testado, homologado e implementado as Remax nos M-113. E olha que já estamos na versão 4.0
Me parece que ao menos nas viaturas dos BIB que fazem o papel de VBTP seriam muito úteis a fim de oferecer um mínimo de contato daquela tropa com certa modernidade de sistema em um blindado já com mais de meio século de serviços prestados ao EB.
Se fosse possível colocar também os mesmos sistemas de C2 e optrônicos que se tem vistos nas feiras nacionais dos últimos tempos, e que estão disponíveis nos Guarani, já seria também um bom acréscimo de capacidades. Ajudaria o EB e a indústria nacional com alguma demanda para suprir suas necessidades operacionais e industriais respectivamente.
Acho que para cobrir os 4 BIB seriam suficientes não mais que 192 sistemas. Um número plausível de obter em até 5 anos, digamos.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1524 Mensagem por gabriel219 » Dom Abr 10, 2022 11:29 pm

A diferença de blindagem do M113 dentro da viatura para quem está fora na .50 chega nem a ser significativa. Jamais deviam ter gasto USD 163 milhões neles pra modernizar!




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1525 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 11, 2022 12:05 am

A blindagem dos M-113 não tem jeito, e as soluções oferecidas no mercado são muito caras, e não oferecem a meu ver uma boa relação custo x benefício para um bldo em fim de carreira. Se muito, mantê-los operacionais já é um desafio monstruoso, apesar dos investimentos feitos neles.

Apor mais alguns sistemas mais atualizados feitos aqui em casa mesmo a fim de garantir trabalho para a BID e o prosseguir no desenvolvimento deles deve ser, a meu ver, o objetivo principal de qualquer manutenção e\ou adição de meios a eles.

Como disse, com menos de 200 Remax 4 é possível equipar os 4 BIB com um sistema muito bom em termos de eletro ópticos de guia e visão. Já é um avanço e tanto para quem na prática ainda utiliza este blindado como se fosse no Vietnã. Se acrescentarmos o C2 e outros meios usados nos Guarani, ponto para a logística e a diminuição dos custos dos insumos comprados pelo EB.

Em cinco anos dá para manter a BID e indústria nacional trabalhando e mantendo o nariz fora da água do jeito que for possível, já que não nos é dado os recursos para fazer melhor do que isso. E depois que eles forem aposentados, ainda podemos aproveitar a maior parte do que for colocado neles em outros meios, inclusive novos VBC Fuz.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1526 Mensagem por gogogas » Seg Abr 11, 2022 10:01 am

Sou da opinião de instalar as Remax no Guarani , o mesmo oferece mais segurança para a tripulação,sem contar que é mais novo !
M-113 so pra criar doutrina ,já que tudo que é modernizado no Brasil é pra essa função ....




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1527 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 14, 2022 10:52 am

gogogas escreveu: Seg Abr 11, 2022 10:01 am Sou da opinião de instalar as Remax no Guarani , o mesmo oferece mais segurança para a tripulação,sem contar que é mais novo !
M-113 so pra criar doutrina ,já que tudo que é modernizado no Brasil é pra essa função ....
A Remax continua sendo instalada nos Guarani indiferente a qualquer outra proposta de inserção nos demais bldos da força.
No caso dos M-113 elas servem, como aludi, para oferecer um pouco mais de modernidade e, sim, prover criação de doutrina em cima de equipamentos que futuramente serão operados nas VBC FUZ.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1528 Mensagem por jambockrs » Seg Jun 13, 2022 3:14 pm

Meus prezados
LMV-BR do Exército Brasileiro com torre Platt
Por Paulo Bastos

Entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2022, integrantes da Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro (DF) e do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro (AGR) demonstraram o uso da torre manual Platt integrada ao veículo blindado multitarefa - leve sobre rodas (VBMT- LSR) 4X4 LMV-BR, no âmbito da avaliação técnica desse material.

Imagem

A atividade foi realizada no Centro de Avaliação do Exército (CAEx) e teve como objetivo demonstrar ao referido órgão de avaliação do Exército, pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), as principais funcionalidades desse sistema de armas no veículo, em atendimento ao disposto no art. as disposições dos Requisitos Técnicos, Logísticos e Industriais (RTLI) para este Material de Emprego Militar (MEM).
O diretor da empresa W&E Platt, fornecedora do sistema de armas, também esteve presente, dando o suporte técnico necessário para o sucesso da atividade.
O Sistema de Fabricação (Sis Fab) continua no trabalho intenso e coordenado com outras organizações militares do Exército e empresas brasileiras e estrangeiras para entregar essa nova capacidade.
Imagem
Imagem
Imagem
Fonte: Pucara Defense 9 jun 2022




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR

#1529 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 13, 2022 9:02 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Viatura Blindada Multitarefa Reconhecimento - VBMT REC

#1530 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 13, 2022 9:32 pm

Uma opção a ser analisada para as subunidades de morteiro 120mm e 81mm mecanizadas de cavalaria e infantaria.

Imagem

Cedo ou tarde, as brigadas ditas "leves" do EB, aquelas que não forem mecanizadas, acabarão por adotar, também, os LMV como veículos base em suas dotações.

O tempo do quebra galho das Agrale AM-10\11 está acabando.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder