PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1996 Mensagem por knigh7 » Sex Mai 05, 2023 11:43 am

O Caiafa há umas 3 semanas atrás conseguiu a proeza de errar tudo. Quando chegou a acertar o Regimento que iria receber o Centauro errou a dotação...




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1997 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 05, 2023 1:56 pm

Bom, dá para ver pela tabela exposta que a intenção do EB não chega a contemplar todas as OM de cav mec, deixando de fora a bdas de inf mec e cav blda. Continuo discordando frontalmente de RCM ligados à DE. Nenhuma lógica nisso. São 3 RCM que podem ser melhor empregados subordinados às brigadas, por exemplo, blindadas, que possuem apenas EsqCavMec, quando o desejável seriam RCM.

A região nordeste possui 2 bda, a 10a e 7a de inf mtz, e tropas em duas regiões militares suficientes para formar mais 2 bdas. E no entanto, só uma bda é completa. As demais seguem a regra de servir de boi de piranha sempre que convém.

Penso que, talvez, existe a chance do Centauro 2 se tornar a viatura padrão apenas da cav mec, com rebarba para os 2 esquadrões mecanizados das bdas cav blda. A inf mec terá de se virar com alguma outra solução baseada no Guarani, de preferência. E quem sabe resolver o problema da quantidade destes para as bdas inf mec simplesmente comprando uma "versão BR" do SuperAV 8x8 para fazer companhia aos Centauro 2, o que traria maior homogenidade à frota de bldos 8x8 do exército. s

Sem a obrigação de cobrir, também, as OM de cav mec, sobraria mais espaço para oportunizar as VBTP, VBE e VBC para a inf mec. Talvez não seja uma alternativa bem quista no seio da cavalaria, e do próprio cmdo do exército, mas adotar o SuperAV para a cav mec traria de certa forma uma folga para pensar em como resolver o problema de dispor de 4 GU de inf mec completas, e não apenas representativas do que poderiam, ou deveriam, ser na íntegra. Algo a se pensar seriamente.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1998 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Mai 07, 2023 9:15 am

RobsonBCruz escreveu: Sex Mai 05, 2023 10:14 am No Plano de Acolhimento das Viaturas Blindadas de Combate de Cavalaria Média Sobre Rodas 8X8 - Documento Anexo ao Boletim do Exército 18/23 de 05/05/23, consta a distribuição dos Centauros II, como se segue:

1º RC Mec (1ª Bda C Mec): 12
2º RC Mec (1ª Bda C Mec): 12
5º RC Mec (2ª Bda C Mec): 6
8º RC Mec (2ª Bda C Mec): 12
10º RC Mec (4ª Bda C Mec): 17
11º RC Mec (4ª Bda C Mec): 7
12º RC Mec (6ª DE): 6
17º RC Mec (4ª Bda C Mec): 12
19º RC Mec (3ª DE): 12

Total 96

Não estão contemplados:

3º RC Mec (3ª Bda C Mec)
7º RC Mec (3ª Bda C Mec)
13º RC Mec (11ª Bda Inf Mec)
14º RC Mec (15ª Bda Inf Mec)
15º RC Mec (9ª Bda Inf Mtz)
16º RC Mec (7ª DE)

Presumo que os RC Mec que receberão 12 unidades são do tipo II (2 SU) e que os RC Mec que receberão 6 são do tipo I (1 SU).
Vendo a matéria de Tecnologia & Defesa sobre o tema (https://tecnodefesa.com.br/exercito-apr ... s-vbc-cav/), ví que me equivoquei ai informar 6 unidades para o 12º RC Mec (6ª DE), quando essas 6 unidades são para o 12º Esqd C Mec (1ª Bda Inf Sl - Porto Velho - RR), o que me parece um sinal de que a elevação dessa SU para U (criação do 18º RC Mec previsto há vários anos no planejamento do EB) está em curso.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#1999 Mensagem por knigh7 » Dom Mai 07, 2023 10:41 am

Mas vai receber os Centauros apenas em 2037. E 6.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2000 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 07, 2023 2:02 pm

A defesa de Roraima é basicamente inexistente. Não se deveria somente ser transformado o 12º Esq Cav Mec, mas ser criado/transferido uma Bda Blind pra região, junto com uma Bda Cav Mec transferida para algum local no Norte, especialmente Rondônia, pois a defesa entre RO-AC também é praticamente inexistente e há diversos problemas na região.

Enquanto no Sul, a situação é a diretamente oposta. Temos defesa o suficiente contra Exércitos praticamente inexistentes.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2001 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 07, 2023 7:15 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mai 07, 2023 2:02 pm Enquanto no Sul, a situação é a diretamente oposta. Temos defesa o suficiente contra Exércitos praticamente inexistentes.
Pois é. A Brigada Militar do RS consegue segurar a Argentina com o apoio de no máximo uns 5 F-5EM da FAB, não tem o porquê de haver tanta concentração de meios no Sul do país. E Argentina não vai sair dessa quebradeira econômica nem pelos próximos 20 anos, então as chances deles voltarem a ser uma ameaça militar pra nós é nula.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2002 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mai 08, 2023 10:38 am

Mas quem quer se mudar da bucólica fronteira sul para encarar o TO Amazônico?




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2003 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 08, 2023 11:37 am

Faz algumas décadas que esse negócio de servir na Amazônia deixou de ser um fetiche para a maioria dos militares.
Hoje em dia o pessoal quer mais é distância daqui. E fazem qualquer negócio para não serem mandados para cá.
Aqui estão 52% do território nacional, cerca de 70% da nossa linha de fronteira, e servir na região norte está mais para castigo do que promoção para quem usa farda neste país.
E a coisa é tão séria, que até para mover OM para cá é um pandemônio, porque simplesmente ninguém quer vir. E fazem de tudo para não virem.
Fosse eu, teria continuado a morar em Curitiba, que é muito mais saldável e atraente que Manaus. Sem contar que se pode ir e voltar no mesmo dia para quase tudo que é lugar. Vai tentar fazer isso aqui em casa...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2004 Mensagem por Poti » Seg Mai 08, 2023 11:45 am

Pergunta idiota aqui. Um pelotão de Cav Mec tem 2 cascavéis, 2 Urutu/Guarani (1 grupo de combate e 1 com morteiro) + LMV/Marruá.
Logo teria 2 Centauros no lugar dos casca. Vi ali que a maior parte dos Regimentos Mec receberá 12 Centauros.
Os Regimentos possuem só 2 esquadrões? Ou eles ficarão com 2 esquadrões com centauro e 1 com Cascavel?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2005 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 08, 2023 12:58 pm

Poti escreveu: Seg Mai 08, 2023 11:45 am Pergunta idiota aqui. Um pelotão de Cav Mec tem 2 cascavéis, 2 Urutu/Guarani (1 grupo de combate e 1 com morteiro) + LMV/Marruá.
Logo teria 2 Centauros no lugar dos casca. Vi ali que a maior parte dos Regimentos Mec receberá 12 Centauros.
Os Regimentos possuem só 2 esquadrões? Ou eles ficarão com 2 esquadrões com centauro e 1 com Cascavel?
Até onde eu sei, um RCM completo possui 3 esquadrões, que somando dá 18 Centauro II por unidade.

Como a distribuição atual diz respeito à apenas 98 unidades a serem compradas, pode-se entender essas 12 unidades por OM como o EB tentando espichar o que pode aquela quantidade para cobrir o máximo possível de RCM. Mesmo assim não irá cobrir a totalidade das bgas mec cav.

Na teoria, um RCM deve possuir cerca de 15 LMV, 18 Centauro II, 18 VBTP Guarani + 16\20 VBE\VBC Guarani.

Se a ideia for cobrir todas as bgas cav mec, no mínimo a conta passa de 216 Centauro II. Sem contar os Guarani.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
RobsonBCruz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1173
Registrado em: Seg Out 24, 2005 5:46 pm
Localização: Niterói - RJ
Agradeceram: 220 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2006 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Mai 09, 2023 9:36 am

Poti escreveu: Seg Mai 08, 2023 11:45 am Pergunta idiota aqui. Um pelotão de Cav Mec tem 2 cascavéis, 2 Urutu/Guarani (1 grupo de combate e 1 com morteiro) + LMV/Marruá.
Logo teria 2 Centauros no lugar dos casca. Vi ali que a maior parte dos Regimentos Mec receberá 12 Centauros.
Os Regimentos possuem só 2 esquadrões? Ou eles ficarão com 2 esquadrões com centauro e 1 com Cascavel?
Cada SU (Esqd C Mec) é constituída de 3 pelotões, com 2 VBC (Cascavel), 1 VBTP (Guarani com o GC), 4 VTR (LMV ou Marruá), 1 VTME (comando) e ,ais uma viatura com morteiro (presume-se que será Guarani).

Assim, cada SU (Esqd C Mec) será dotado com 6 VBC Centauro II. Ou seja, não terá 1 para o comando da SU.

Parece-me que o RC Mec são (ou serão) predominantemente do tipo II, ou seja, com 2 SU.




Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 530
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 315 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2007 Mensagem por Viking » Ter Mai 09, 2023 2:06 pm

knigh7 escreveu: Dom Mai 07, 2023 10:41 am Mas vai receber os Centauros apenas em 2037. E 6.

Eu vou estar com 80 anos. Parece que o contrato e para fornecer B 52 , quatorze anos para fornecer 98 Centauros. Ai alguns jornalistas fanfarrões especializados em defesa incham o peito e discursam sobre a elevada capacidade dissuasória da FA's brasileiras com o acréscimo destes CC, 3 dúzias de F39 e 4 SSK. Parece que o Brasil e do tamanho do Uruguai.
Depois dizem que a agenda de Defesa do Brasil e assunto serio. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2008 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Mai 09, 2023 4:10 pm

O Brasil vai levar 14 anos pra receber os Centauros?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2009 Mensagem por gusmano » Ter Mai 09, 2023 4:58 pm

Que beleza kkkk

abs




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2010 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Mai 09, 2023 6:27 pm

Isso é sério mesmo? 14 anos?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Responder