PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2026 Mensagem por J.Ricardo » Dom Jul 23, 2023 1:31 am

um pouco de sensatez nesse governo, que bom.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2027 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 23, 2023 12:50 pm

Pra você ver o quão ridículo está o atual GF, precisou do Haddad pra serem sensatos. Muito provavelmente a galerinha da Farinha Lima deve ter pressionado até o talo. Se o crédito foi disponibilizado pelo BNDES para a IDV, que seja usado para adquirir viaturas VBE pro Exército, finalmente sair as demais versões do Guarani, pois ao menos 50-60 VBTP Guarani por ano o EB está conseguindo comprar. Se dividir essas 150 pelos 5 anos, já aumenta a cadência da fábrica para 80-90 viaturas.

Pena que o EB foi estúpido em dar R$ 74.6 milhões pra Akaer modernizar o CASCA-de-ovoVÉL, quando poderia pegar o mesmo Guarani, colocar uma TORC-30 2.0, reduzir um pouco sua altura mas manter a função anfíbia e reduzir para até 5 Fuzileiros, servindo de equipe de apoio para reconhecimento.

Poderíamos chegar na tão sonhada 100 viaturas por ano produzidas em Sete Lagoas - desejo da própria Iveco - com um substituto perfeito para o EE-9, uma viatura capaz de reconhecer bem, retribuir ou destruir alvos de oportunidade durante este e ter autoproteção antiaérea, algo que se mostra vital na Ucrânia.

Tenho certeza que por menos de USD 7.5 milhões se faz talvez até dois protótipos desse tipo de VBR Guarani.




Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2028 Mensagem por jumentodonordeste » Dom Jul 23, 2023 4:12 pm

Realmente, Haddad ser a voz da razão em qualquer coisa define automaticamente o estado do país como lamentável.




Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2029 Mensagem por Strike91 » Dom Jul 23, 2023 5:55 pm



Segue imagens de dois modelos do Centauro 2, um "Full" equipado com tudo que tem direito (sistemas antimisseis, sensores, radar altímetro e etc) e outro menos equipado, apenas com o "basicão"...
Qual será a "versão brasileira" do Centauro 2?

Imagem

Imagem


Obs: Tópico apenas para movimentar o fórum.. 😂




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2030 Mensagem por gabriel219 » Dom Jul 23, 2023 8:50 pm

Essas antenas são sistemas EW para desativar IEDs acionadas à distância, podendo, teoricamente, lhe dar com drones, mas não é proteção antimíssil.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2031 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 3:45 am

A fase atual é avaliar de que forma a viatura se adapta de fato aos requisitos do EB, principalmente no que tange o RTLI.
Se a viatura provar que pode receber todas as modificações estipuladas no RO e RTLI, então temos um blindado que realmente é capaz de ser mantido aqui com o que há na indústria local e quiçá alguma participação da BIDS. Esse é o maior problema. Não é se vai ter mais ou menos sistemas italianos de fábrica.
O pessoal da Iveco deve ter feito muitas promessas para adaptar o Centauro 2 para caber no bolso do EB, e ainda de lambuja, sobrar um trocado para a manutenção.
Ao menos a fábrica da Iveco em Sete Lagoas vai ganhar mais um trabalho para o pessoal se manter ocupado.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2032 Mensagem por Viktor Reznov » Ter Jul 25, 2023 4:38 pm

Quais são os downgrades requisitados pelo EB no Centauro II Brasileiro?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2033 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 6:06 pm

Viktor Reznov escreveu: Ter Jul 25, 2023 4:38 pm Quais são os downgrades requisitados pelo EB no Centauro II Brasileiro?
Lendo o RO e RTLI não se pode falar em downgrade nos Centauro 2. O que existe é a adaptação dos sistemas do veículo aos requisitos emitidos pelo exército. Nenhuma capacidade original será retirada dele.
Isto visa, principalmente, a operação e manutenção de todos os sistemas a partir de uma logística nacional implantada e suportada pela IDV, indústria nacional e exército.
Sem isso o veículo pode ser o mais fuderoso do mundo que não adianta nada para nós, se na hora do pega pra capar não tivermos como manter eles funcionando e\ou consertar se for o caso.
A IDV provavelmente ofereceu o blindado com tudo o que ele tem de direito quando sai da fábrica para o exército italiano.
No caso do EB, ele terá de sair com os sistemas que o EB julgar necessários a si, conforme os requisitos da licitação.
Está tudo lá descrito nos doc da concorrência da VBC CAV.
Cabe ao exército agora definir de tudo o que a IDV ofereceu o que realmente interessa dispor no bldo que irá para os RCM.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36178
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2034 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 6:51 pm

Torcendo e com do dedinhos cruzados para a Iveco trazer um bichinho desses na próxima LAAD e acabar de vez com o sofrimento do seu primo pobre brasileiro, ao menos nas OM de cav mec.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 57 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2035 Mensagem por pewdiepie » Ter Jul 25, 2023 8:01 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 6:06 pm
Viktor Reznov escreveu: Ter Jul 25, 2023 4:38 pm Quais são os downgrades requisitados pelo EB no Centauro II Brasileiro?
Lendo o RO e RTLI não se pode falar em downgrade nos Centauro 2. O que existe é a adaptação dos sistemas do veículo aos requisitos emitidos pelo exército. Nenhuma capacidade original será retirada dele.
Isto visa, principalmente, a operação e manutenção de todos os sistemas a partir de uma logística nacional implantada e suportada pela IDV, indústria nacional e exército.
Sem isso o veículo pode ser o mais fuderoso do mundo que não adianta nada para nós, se na hora do pega pra capar não tivermos como manter eles funcionando e\ou consertar se for o caso.
A IDV provavelmente ofereceu o blindado com tudo o que ele tem de direito quando sai da fábrica para o exército italiano.
No caso do EB, ele terá de sair com os sistemas que o EB julgar necessários a si, conforme os requisitos da licitação.
Está tudo lá descrito nos doc da concorrência da VBC CAV.
Cabe ao exército agora definir de tudo o que a IDV ofereceu o que realmente interessa dispor no bldo que irá para os RCM.
No mundo ideal, a adaptação seria praticamente uma troca equivalente. "Beleza, tira o autoloader pq da pra fazer tudo na força da braçada, perdemos cadência de disparo e diminuímos o custo de operação do veículo, mas não tem problema, pois investiremos o dinheiro em proteção ativa."

A verdade é que essas adaptações das Forças Armadas do Brasil é apenas o factual: vender o almoço para comprar a janta.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2036 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 25, 2023 8:47 pm

Com todo o respeito, mas tirar o autoloader pra privilegiar um APS é uma das ideias mais estúpidas que poderia se ter. APS pode ser colocado depois, um autoloader não.




Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 57 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2037 Mensagem por pewdiepie » Ter Jul 25, 2023 9:34 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 25, 2023 8:47 pm Com todo o respeito, mas tirar o autoloader pra privilegiar um APS é uma das ideias mais estúpidas que poderia se ter. APS pode ser colocado depois, um autoloader não.
Você não entendeu, a lógica de tirar algo é compensar com outra. Como você compensa o autoloader? Não tem como. Então que coloquem um APS ou qualquer outro sistema, foi apenas um exemplo. Mas estamos falando de Brasil, não vão compensar com absolutamente nada! Vai ficar sem autoloader, sem APS e sem muitas outras coisas. Eu aposto que também vão remover aquele jammer da torre.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2038 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 25, 2023 9:46 pm

pewdiepie escreveu: Ter Jul 25, 2023 9:34 pm Você não entendeu, a lógica de tirar algo é compensar com outra. Como você compensa o autoloader? Não tem como. Então que coloquem um APS ou qualquer outro sistema, foi apenas um exemplo. Mas estamos falando de Brasil, não vão compensar com absolutamente nada! Vai ficar sem autoloader, sem APS e sem muitas outras coisas. Eu aposto que também vão remover aquele jammer da torre.
Exatamente por isso, Pew, você foi cirúrgico!

Aparentemente, por algum motivo inexplicável, o único veículo que está recebendo tudo que pode é o EE-9M.




Avatar do usuário
pewdiepie
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 12:36 pm
Agradeceram: 57 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2039 Mensagem por pewdiepie » Ter Jul 25, 2023 9:57 pm

gabriel219 escreveu: Ter Jul 25, 2023 9:46 pm
pewdiepie escreveu: Ter Jul 25, 2023 9:34 pm Você não entendeu, a lógica de tirar algo é compensar com outra. Como você compensa o autoloader? Não tem como. Então que coloquem um APS ou qualquer outro sistema, foi apenas um exemplo. Mas estamos falando de Brasil, não vão compensar com absolutamente nada! Vai ficar sem autoloader, sem APS e sem muitas outras coisas. Eu aposto que também vão remover aquele jammer da torre.
Exatamente por isso, Pew, você foi cirúrgico!

Aparentemente, por algum motivo inexplicável, o único veículo que está recebendo tudo que pode é o EE-9M.
Aproveitar a questão do autoloader para tirar uma dúvida que tenho há muito tempo. Você ou algum outro forista saberia informar se o SK-105 do CFN possui autoloader? Longe de mim querer sair do objetivo do tópico, mas acho que da pra abrir pegar um gancho no assunto.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#2040 Mensagem por gabriel219 » Ter Jul 25, 2023 10:21 pm

pewdiepie escreveu: Ter Jul 25, 2023 9:57 pm Aproveitar a questão do autoloader para tirar uma dúvida que tenho há muito tempo. Você ou algum outro forista saberia informar se o SK-105 do CFN possui autoloader? Longe de mim querer sair do objetivo do tópico, mas acho que da pra abrir pegar um gancho no assunto.
Sim, possui, é um sistema no estilo revólver.





Responder