Rações e Alimentação Miltar

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Rações de combate

#16 Mensagem por U-27 » Qui Jun 14, 2012 9:41 pm

como sào os tais sacos flexiveis? da para aquecer?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Rações de combate

#17 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Jun 16, 2012 5:44 am

henriquejr escreveu:
Glauber Prestes escreveu: Eu já comi a R2 várias vezes... A única coisa que não me agradou em todas as vezes foi a bolacha de água e sal, que parece não lidar muito bem com o tempo... sempre tinha gosto de velha! Fora isso, eu sempre achei as refeições bem palatáveis, quase que gostosas.
Por isso que estar cheiinho, hein Glauber veio!!! :twisted:
Aaaah... Acontece né!!! :lol: :lol: :lol:




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Rações de combate

#18 Mensagem por U-27 » Sáb Jun 16, 2012 9:30 am

Essas rações são vendidas ao publico?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8618
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 391 vezes

Re: Rações de combate

#19 Mensagem por prp » Dom Jun 17, 2012 2:29 pm

Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Rações de combate

#20 Mensagem por Guerra » Dom Jun 17, 2012 2:48 pm

U-27 escreveu:Interessante a monografia, mas ainda me restam duvidas, alguem daqui ja consumiu essas raçoes? como são em gosto e tal?
e tem fotos delas?
São boas sim. O unico prato que comi e não gostei, foi um tal de abobora com carne seca. Carne seca não serve para ração, porque é salagado demais. Não sei porque até hoje ningué chegou a essa conclusão.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Rações de combate

#21 Mensagem por Guerra » Dom Jun 17, 2012 2:50 pm

U-27 escreveu:como sào os tais sacos flexiveis? da para aquecer?

Dá sim. Além dessa ração individual existe a ração para GC. Dois pacotes dá para alimentar um GC. Com uma panela de agua dá para alimentar um btl inteiro. E dá para comer fria tb.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
U-27
Sênior
Sênior
Mensagens: 2443
Registrado em: Seg Ago 11, 2008 12:08 am
Localização: maringá-pr
Agradeceram: 16 vezes

Re: Rações de combate

#22 Mensagem por U-27 » Dom Jun 17, 2012 6:23 pm

Interessante! é realmente eu penso que nao gostaria de abobora com carne seca =P, pensei que o EB ainda nao tinha raçoes desse tipo, mas é bom saber que tem, sera que chega a ser melhor que as americanas?




"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Rações de combate

#23 Mensagem por eligioep » Seg Jun 18, 2012 11:50 am

As nossas rações são de primeiríssima qualidade, quando comparadas à da Indonésia, que consumi durante 6 meses, uma vez por semana, no Haiti, em 2007......
No final da missão, veio uma da Austrália, mais tragável, diria boa até.
E a dos portugueses, é uma montagem de produtos encontráveis no comércio, uma boa e barata opção.




rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 204
Registrado em: Qui Dez 31, 2009 6:50 pm
Localização: São Luiz Gonzaga-RS
Agradeceram: 1 vez

Re: Rações de combate

#24 Mensagem por rmturchiello » Sex Jul 20, 2012 7:43 pm

Realmente as nossas rações operacionais são de primeiríssima qualidade, e além delas existe também o chamado "catanho" que é distribuindo em certas missões e que nada mais é que alguma coisa preparada pelo rancho, geralmente é frango enfarofado, sanduíches, frutas, água mineral, refrigerante etc e sempre é distribuindo para ser consumido no mesmo dia.




Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: Rações de combate

#25 Mensagem por Moccelin » Dom Jul 22, 2012 9:32 pm

Todas as rações que eu comi eu qualificaria como gostosas! Sério mesmo... E nessas experiências quase sempre o prato principal é basicamente arroz misturado com alguma coisa, praticamente um risoto (o cardápio varia, mas o jeitão de risoto permanece hehehehehe).

Já sobre as refeições quentes servidas no campo (que num caso de guerra seria uma das principais missões da intendência) geralmente são mais gostosas que as do dia-a-dia. Pelo menos pra mim foi assim em todas as atividades de campo da EsPCEx, e meu pai conta que era assim em todas as unidades que ele serviu. Talvez o cansaço e fome sejam o melhor tempero que exista mesmo, mas mesmo nos primeiros dias, ou na primeira instrução de tiro, que é a instrução mais leve fisicamente que se pode ter, eu achei muito boa. Já da AMAN ou do resto do EB eu não posso dizer, já que apesar de ter ficado 4 anos ligado à Academia nunca fui pra atividade de campo alguma, e a comida de lá no dia-a-dia era assustadoramente boa, logo dificilmente a comida do campo seria melhor, no máximo empataria.

Mas voltando às rações. O grande problema delas é o equilíbrio entre a necessidade de se ter uma indústria especializada, e estoques, e a dificuldade de se manter um consumo alto seja a maio dificuldade com esse tipo de refeição. Afinal, pra quem ainda não sabe, militar passa MUITO pouco tempo em atividades onde seja necessário o consumo delas, e o custo é muito alto pra inventar de sair distribuindo com mais frequência (aumento de consumo). Mesmo em atividades de campo a regra acaba sendo a cozinha de campo (não lembro se o nome é esse mesmo), e não a ração.

E sobre a aquisição por civis. Bom, com a popularização dos esportes ao ar livre essa indústria pra fins civis vem crescendo, majoritariamente na tal da comida liofilizada, inclusive com pratos mais caros (coisas como picanha, por exemplo) sofrendo esse procedimento pra manter o paladar apurado (vulgo frescura) de gente mais rica que gosta de aventura e que não pode ficar nem uns 2 dias sem comer um prato gostoso, o preço que é proibitivo para uso militar e até civil pra reles mortais como eu.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60621
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Rações de combate

#26 Mensagem por Túlio » Dom Jul 22, 2012 10:18 pm

Tá, mas só arroz? E feijão? Uma semana assim e sou baixa... :shock: :shock: :shock: :shock:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 204
Registrado em: Qui Dez 31, 2009 6:50 pm
Localização: São Luiz Gonzaga-RS
Agradeceram: 1 vez

Re: Rações de combate

#27 Mensagem por rmturchiello » Seg Jul 23, 2012 12:47 pm

Túlio escreveu:Tá, mas só arroz? E feijão? Uma semana assim e sou baixa... :shock: :shock: :shock: :shock:
Para Tulio tu é Gaúcho acostumado a passar anos só comendo carreteiro hehhehe
abraço




Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Rações de combate

#28 Mensagem por Guerra » Seg Jul 23, 2012 10:26 pm

Túlio escreveu:Tá, mas só arroz? E feijão? Uma semana assim e sou baixa... :shock: :shock: :shock: :shock:
Na ração de emergência tem feijoada. E muito gostosa por sinal.

Vale dizer que essa raçõ é de emergência.. O normal é o arroz com feijão feito no rancho




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60621
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6352 vezes
Contato:

Re: Rações de combate

#29 Mensagem por Túlio » Seg Jul 23, 2012 11:43 pm

rmturchiello escreveu:
Túlio escreveu:Tá, mas só arroz? E feijão? Uma semana assim e sou baixa... :shock: :shock: :shock: :shock:
Para Tulio tu é Gaúcho acostumado a passar anos só comendo carreteiro hehhehe
abraço

Necas, até em carreteiro de charque (o VERDADEIRO) se tiver feijão eu boto... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Rações de combate

#30 Mensagem por binfa » Ter Jul 24, 2012 8:40 am

Túlio escreveu:
rmturchiello escreveu: Para Tulio tu é Gaúcho acostumado a passar anos só comendo carreteiro hehhehe
abraço

Necas, até em carreteiro de charque (o VERDADEIRO) se tiver feijão eu boto... :wink: 8-]
Affff, uma fábrica de gases :mrgreen:




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Responder