Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1141 Mensagem por knigh7 » Sáb Set 09, 2023 5:32 pm





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1142 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 10, 2023 2:21 pm

Rapaz, eu fico pensando aqui comigo até agora o que foi que o cmte da FAB disse ao PR que convenceu o cara a não colocar as duas mãos nesses aviões. Deve ter sido algo muito sério para fazer o sujeito colocar a ala vermelha do seu sécto de lado e não comprar mais essa briga com oos militares.

Deve ter havido promessas de ambas as partes nesse negócio. Ninguém abriu mão de seus interesses por cortesia e muito menos pelos interesses nacionais da defesa.

A ver as cenas do próximo capítulo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 654
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 140 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1143 Mensagem por Duka » Dom Set 10, 2023 7:07 pm

Deve ter convencido a comprar um só pra ele, com vários luxos a mais.




Abraços
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1144 Mensagem por knigh7 » Seg Set 11, 2023 6:14 am





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1145 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2023 12:41 pm

Bom, tirando as besteiras e a natural empáfia da imprensa com o assunto defesa, os 2 A330 comprados pela FAB custaram US 80 milhões juntos, segundo a própria FAB, e não individual. Isto foi o que entendi deste negócio.
Os aviões tem mais de vinte anos e são bastante usados. O preço destes modelos CEO está despencando faz tempo deste a introdução dos A330-900. E podem ser encontrados à venda por valores muito atraentes.
A FAB só não compra mais dois, como é o objetivo final do KC-X porque este governo resolveu engabelar o processo, já que a esposa do PR é fogosa e precisa de uma cama maior para seu deleite, enquanto o marido dorme.
Enfim, vamos torcer para que resolvam logo de uma vez esse negócio de Aerolula II de uma vez e larguem mão da FAB a fim de que ela possa encaminhar os outros dois aviões após a trasformação dos atuais em MRTT, o que só deve terminar em 2027.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1146 Mensagem por knigh7 » Seg Set 11, 2023 12:54 pm

Eu vejo a noticia com alívio. Não valeria a pena converter apenas 1 aeronave em MRTT. Não poderíamos contar com a capacidade específica trazida pois poderia estar indisponível.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1147 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 11, 2023 1:00 pm

Esse deve ter sido justamente o argumento da FAB, uma vez que apenas 1 único avião não faria qualquer sentido para as missões que fora concebido. E isto seria ainda motivo de crítica pela oposição. Mais uma, aliás.
É realmente uma boa notícia, pois ao menos agora a FAB poderá planejar-se de forma mais tranquila para a compra dos outros 2 aviões na segunda metade desta década. Até lá, se este governo não fizer nenhuma cagada que supere os anos anteriores, vai ficar de boa conseguir mais A330, até porque, como disse, os preços dos CEO estão caindo rapidamente. Quem sabe até conseguimos mais do que dois.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8371
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 240 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1148 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Set 12, 2023 10:47 pm

A330 CEO é o que não falta no mercado, nas mais variadas formas. O preço deve estar caindo mesmo.

https://www.aicjetscorp.com/sales-listi ... l-aircraft
https://www.controller.com/listing/for- ... t-aircraft
https://www.myairtrade.com/available/A330




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1149 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 13, 2023 1:21 pm

Provavelmente vão comprar um A330 ACJ que também está disponível no mercado para incorporação no curto prazo. já que o PR está com pressa de uma cama maior. É possível conseguir isso no oriente médio onde existem vários A330 VVIP voando ou disponíveis para negócio. No extremo oriente também é um grande consumidor destes wide body VVIP.
Há muitas empresas especializadas em converter e negociar este tipo de avião na Europa e USA.
Não vai ser difícil encontrar um com o mesmo número de série dos aviões da FAB para facilitar a logística.
Com o mercado da aviação comercial reaquecendo rapidamente depois da pandemia muitas empresas aéreas estão trocando seus A330CEO pelos novos NEO ou por 787\77 e A350. A procura está grande e Boeing e Airbus estão lotadas de pedidos para seus modelos wide body.
Quando a FAB resolver comprar mais unidades vai ter opções sobrando a rodo e com preços lá embaixo. Vai dar para comprar quantos quiser e negociar vantagens em ótimas condições.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1150 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 13, 2023 1:21 pm



Espaço e luxo não vai voltar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1151 Mensagem por arcanjo » Qui Set 21, 2023 2:05 pm

Governo reavalia opção de novo avião presidencial e descarta compra

https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2023/05/chegada-do-VC-1-foto-poggio2-768x487.jpg

O governo federal reavaliou a compra de um novo avião para a Presidência da República. A possibilidade chegou a ser aventada por integrantes da gestão federal, mas foi descartada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo assessores do presidente, tratou-se uma “conversa inicial” que não foi adiante.

Um estudo foi feito sobre a possibilidade de substituição do atual avião da Força Aérea Brasileira responsável pelas viagens do presidente da República. Segundo projeções de auxiliares do governo, a opção mais barata poderia custar de US$ 70 milhões a US$ 80 milhões.

O juiz Marllon Sousa, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal, deu prazo de cinco dias para que o governo federal se manifeste sobre o interesse em comprar um novo avião presidencial.

A decisão foi tomada após deputados da oposição moverem uma ação judicial parar barrar preventivamente a aquisição de um novo avião.

O pedido foi assinado pelos deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), André Fernandes (PL-CE), Maurício Marcon (Podemos-RS), Luciano Zucco (Republicanos-RS), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Evair Vieira (PP-ES), Carlos Jordy (PL-RH) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O atual avião foi comprado em 2004 por US$ 56,7 milhões (cerca de US$ 91,7 milhões, em valores atualizados). O A-319 é usado para as viagens de longa distância.

FONTE: CNN Brasil

https://www.aereo.jor.br/2023/09/21/gov ... ta-compra/



Querem apostar que vão utilizar um dos A330... :?



abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1152 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 21, 2023 10:51 pm

Na teoria os valores para a transformação em MRTT dos 2 aviões da FAB está no orçamento de 2024.
O primeiro segue para a Espanha no meio do ano.
A ver se eles irão retirar um deles para servir de VVIP.
O avião da Azul possui 32 assentos de classe executiva que reclinam 180 graus.
De qualquer modo, transformar um dos destes aviões em VVIP sai mais caro que comprar outro.
Vamos aguardar para ver o que o governo responde oficialmente.
Nestas horas o que é um bem público, acaba sendo tratado como se fosse uma questão pessoal.
Coisas de Brasil.
Pasmem, um dos requisitos seria o futuro avião levar 100 assentos de categoria executiva para convidados, puxa sacos, ministros e outros.
Isto em um avião VVIP é no mínimo transformar o FAB Zero Uno em trem urbano de luxo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1153 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 08, 2023 9:25 pm

O governo está enviando os 2 KC-30, 2 KC-390 e 2 VC-2 para repatriar cidadãos brasileiros em Israel.
A ver os desdobramentos.
Mais uma vez a realidade nos pega com as calças nas mãos.
Fazer o que.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1154 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 09, 2023 5:40 pm

O segundo KC-30 decolou hoje de Brasília para Roma a fim de se juntar ao primeiro avião, visto que até o momento mais de 1700 brasileiros já pediram auxílio para esta retirada de Israel. Há muito mais gente por lá, vide que brasileiros na faixa de Gaza e Cisjordânia também solicitaram apoio para extração.

O mais problemático parece ser a situação de 25 brasileiros na faixa de Gaza que aparentemente o MRE está tentando organizar uma retirada via Egito, sem detalhes sobre como eles serão resgados dentro do território controlado pelo Hamas e a extração do Egito.

Como a FAB dispôs 2 KC-390 para estas operações, é possível que um destes aviões possa ser utilizado para trazê-los o Egito para o Brasil.

O cmte da FAB já informou que serão usados por enquanto os 2 KC-30 em seis voos para retirar todos os brasileiros que conseguirem chegar a Tel Aviv. [001]

Notar que o governo também tem orientado os brasileiros em Israel a procurar também sair do país por voos comerciais, tendo em vista a restrita capacidade da FAB em termos de vetores de transporte. :roll:

Mas isso ninguém na imprensa comenta é claro. :o




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2913
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 175 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1155 Mensagem por saullo » Ter Out 10, 2023 12:32 pm

E se não fosse os dois KC-30 a coisa estaria pior.
Ficamos de 2013, quando os KC-137 foram retirados de serviço, até 2022 sem aeronaves de grande porte, e já tinha um beberrão de olho grande pra transformar um desses dois em suíte voadora.
O certo é ter ao menos uns 4 aviões de longo curso na FAB. Pra ter ao menos 2 ou 3 sempre prontos para decolar.

Abraços




Responder