Oficial - Projeto KC-X3

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Quem leva o KC-X2?

Airbus A330 MRTT
102
50%
Boeing KC-767
104
50%
 
Total de votos: 206

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1156 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 10, 2023 10:00 pm

A FAB enviou hoje um KC-390 para Roma a fim de retirar brasileiros em Israel.
Capacidade de transporte de 60 pax segundo a imprensa. Mesmo ele podendo levar 80. :roll:
Seria Ilário, não fosse trágico. :oops:




Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Out 10, 2023 10:07 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1157 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 10, 2023 10:06 pm

Alguém deveria avisar o MD que a Latam possui 10 777-3ER com capacidade para 410 pax. [005]

Já passa de 2500 o número de brasileiros que pediram repatriação. E há muitos mais que isso fazendo turismo por lá, fora os residentes.

Dava para resolver o assunto em 1 ou 2 dias, mas o fisiologismo castrense a a inépcia de um MD sem vontade própria deu as cartas em mais este lamentável episódio de demonstração de despreparo e incontinência político-militar deste país.

Daqui a pouco vão precisar apenas buscar sacos pretos.

Pra isso não precisa de nada além do KC -390. :?




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Out 11, 2023 3:09 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1158 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 10, 2023 10:30 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 10, 2023 10:00 pm A FAB enviou hoje um KC-390 para Roma a fim de retirar brasileiros em Israel.
Capacidade de transporte de 60 pax segundo a imprensa. Mesmo ele podendo levar 80. :roll:
Seria Ilário, não fosse trágico. :oops:
Por que?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1159 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 10, 2023 10:34 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 10, 2023 10:06 pm Alguém deveria avisar o MD que a Latam possui 10 777-3ER com capacete para 410 pax. [005]

Já passa de 2500 o número de brasileiros que pediram repatriação. E há muitos mais que isso fazendo turismo por lá, fora os residentes.

Dava para resolver o assunto em 1 ou 2 dias, mas o fisiologismo castrense a a inépcia de um MD sem vontade própria deu as cartas em mais este lamentável episódio de demonstração de despreparo e incontinência político-militar deste país.

Daqui a pouco vão precisar apenas buscar sacos pretos.

Pra isso não precisa de nada além do KC -390. :?
https://i.pinimg.com/originals/3a/b1/c1/3ab1c1ac3c5f7dcaf044d9a8b45a3379.jpg

Porque ele é um artista!

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1160 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Out 10, 2023 10:36 pm

E para não render discussão, aqui vai um fato:
Aeroporto de Tel Aviv, em Israel, tem redução de número de voos após início do conflito com Hamas

As principais companhias aéreas informaram na segunda-feira (9) que suspenderam voos para dentro e fora de Israel desde o início do confronto do país com o Hamas, grupo terrorista que governa a Faixa de Gaza, no sábado (7).

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023 ... amas.ghtml




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1161 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 11:59 am

FIGHTERCOM escreveu: Ter Out 10, 2023 10:30 pm
FCarvalho escreveu: Ter Out 10, 2023 10:00 pm A FAB enviou hoje um KC-390 para Roma a fim de retirar brasileiros em Israel.
Capacidade de transporte de 60 pax segundo a imprensa. Mesmo ele podendo levar 80. :roll:
Seria Ilário, não fosse trágico. :oops:
Por que?
Abraços,
Wesley
O KC-390 nem de longe se presta a este tipo de operação onde capacidade de pax e alcance são os itens mais importantes. Ele pode até ter 6 mil km de alcance, mas a FAB nunca usou tal recurso dele, nem antes e menos ainda agora, com o avião tendo que fazer vários pousos técnicos antes de chegar a Roma.

Lamentavelmente o país abriu mão e virou as costas durante uma década para a manutenção de sua capacidade de transporte aérea estratégica, e mesmo agora, depois do Líbano e outras situações pontuais que exigiam tal capacidade o país ainda se mantem distante de retomar essa capacidade que é uma exigência de qualquer força área com um país e as necessidades como o Brasil.

Usar o KC-390 nesta missão, algo para o qual ele não é o mais indicado, é apenas mais um indicativo de que defesa neste país não serve nem para assunto de conversa de bar.

Mas ninguém até o momento chegou a questionar o porquê da FAB não ter apenas 2 KC-390 e querer usar até aviões VIP com apenas 40 pax em mais este imbróglio internacional. O legal mesmo é a propaganda da FAB na tv e internet. :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1162 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 12:06 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Out 10, 2023 10:34 pm https://i.pinimg.com/originals/3a/b1/c1/3ab1c1ac3c5f7dcaf044d9a8b45a3379.jpg
Porque ele é um artista!
Abraços,
Wesley
Meu caro Wesley, creio que tu sabes muito bem como tal operação seria feita, sob o comando da FAB.
E se os KC-30 conseguem operar em Tel Aviv em coordenação com as autoridades israelenses, nada mais natural que os 777 da Latam também possam fazer o mesmo.
A situação do aeroporto é a mesma de sempre em todos os conflitos e não é nenhuma novidade para a FAB.
Então, usar também aviões privados, considerando a incapacidade da FAB de gerar todos os voos necessários no menor prazo de tempo possível para retirar pessoal da cidade não é nenhuma panaceia. Pelo contrário. É apenas usar a cabeça e a lógica, admitindo-se as limitações impostas a ela pelo próprio país.
Mas claro, nenhum milico faria isso neste momento se quisesse manter o posto. :?




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Out 11, 2023 4:56 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1163 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 12:12 pm

FIGHTERCOM escreveu: Ter Out 10, 2023 10:36 pm E para não render discussão, aqui vai um fato:
Aeroporto de Tel Aviv, em Israel, tem redução de número de voos após início do conflito com Hamas
As principais companhias aéreas informaram na segunda-feira (9) que suspenderam voos para dentro e fora de Israel desde o início do confronto do país com o Hamas, grupo terrorista que governa a Faixa de Gaza, no sábado (7).
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023 ... amas.ghtml
Não tem discussão e muito menos porque, vide que a FAB não é neófita neste tipo de operação, e pelo que se tem visto, em cooperação com as autoridades israelenses tem conseguido colocar seus aviões no aeroporto sem maiores problemas.

Não vamos problematizar algo que não é problema. O uso de 777 seria exatamente da mesma forma que os KC-30 estão sendo usados. A diferença é que eles levam o dobro da capacidade dos A330 militares.

E sim, é lícito afirmar que a FAB deveria providenciar junto à iniciativa privada o uso de seus aviões, como prescreve a lei e os regulamentos internos da aviação comercial. Nada demais até aí.

Mas como eu disse, nenhum governo nestas horas gosta de admitir sua irresponsabilidade e a irrelevância do tema defesa por aqui. [001]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1164 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 12:19 pm

A importância da prontidão
Por João Paulo Moralez

https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2023/10/231009VAN2673Vanessa_Sonaly-1536x1024.jpg

https://tecnodefesa.com.br/a-importancia-da-prontidao/

Mas quem liga para isso no Brasil varonil do carnaval e do "paz e amor"...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1165 Mensagem por gusmano » Qua Out 11, 2023 3:24 pm

Vc esta viajando mais do que o KC-390 achando que uma cia aerea comercial Brasileira iria colocar um aviãõ voando neste momento para lá. Se bobear, nem as cias de seguro delas iriam permitir isso.

[]´s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1166 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 11, 2023 4:54 pm

gusmano escreveu: Qua Out 11, 2023 3:24 pm Vc esta viajando mais do que o KC-390 achando que uma cia aerea comercial Brasileira iria colocar um aviãõ voando neste momento para lá. Se bobear, nem as cias de seguro delas iriam permitir isso.
[]´s
Olá @gusmano

Como disse, apesar de ser uma operação militar, o emprego de aviões comerciais em certas circunstâncias, respaldadas na legislação federal e dos regulamentos da aviação comercial, autorizam a FAB a requerer todos os meios necessários ao seu pleno emprego em qualquer atividade.

Obviamente que a Latam tem plena ciência das circunstâncias e de como a FAB está operando em consonância com as autoridades civis e militares israelenses, afinal, nenhum brigadeiro seria tão burro de colocar os dois únicos aviões que tem de grande capacidade de qualquer jeito e maneira em solo. Tanto, que os aviões estão indo para Roma e só depois de autorizados, decolam Tel Aviv já com tudo preparado para embarcar pessoal, de forma a permanecer o menor tempo possível em solo.

Nada faz crer que a força aérea faria diferente com os 777 da Latam, que como disse, valem por 2 KC-30.

Mas esta não é a questão principal. A questão agora é saber porque a FAB só tem apenas 2 KC-30 depois de 10 anos da aposentadoria inopinada dos KC-137 :?:

O que o Estado fez durante estes dez anos que não substituiu de imediato os 4 aviões aposentados?

Enfim, estas são apenas duas questões, de muitas, que se terá de responder em algum momento neste país. Ou podemos seguir achando que 2 tá bom de mais, e que 1 deles pode até quebrar o galho para o PR da vez com uma cama bem grande para o ego de seus usuários de plantão... :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1167 Mensagem por gusmano » Qua Out 11, 2023 6:27 pm

No que tange ao uso de aviões comerciais da ativa em cias aereas comerciais regulares, só em caso de guerra e olhe lá. Aonde o menor dos problemas vai ser o seguro das aeronaves ou o valor da cia na bolsa.
Requisitar todos os meios necessários (...) serve para um tempo de guerra ou algo muito mais grave do que buscar refugiado em um pais "em guerra".

Já o ponto sobre a FAB não ter os meiso necessários, concordo, mas isso só ocorre pq ela a muitos anos..seja por qual razão for... foca é no transporte de politico e a manter as mamatas dos oficiais.

[]´s




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1168 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 11, 2023 7:18 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 11, 2023 12:06 pm
FIGHTERCOM escreveu: Ter Out 10, 2023 10:34 pm https://i.pinimg.com/originals/3a/b1/c1/3ab1c1ac3c5f7dcaf044d9a8b45a3379.jpg
Porque ele é um artista!
Abraços,
Wesley
Meu caro Wesley, creio que tu sabes muito bem como tal operação seria feita, sob o comando da FAB.
E se os KC-30 conseguem operar em Tel Aviv em coordenação com as autoridades israelenses, nada mais natural que os 777 da Latam também possam fazer o mesmo.
A situação do aeroporto é a mesma de sempre em todos os conflitos e não é nenhuma novidade para a FAB.
Então, usar também aviões privados, considerando a incapacidade da FAB de gerar todos os voos necessários no menor prazo de tempo possível para retirar pessoal da cidade não é nenhuma panaceia. Pelo contrário. É apenas usar a cabeça e a lógica, admitindo-se as limitações impostas a ela pelo próprio país.
Mas claro, nenhum milico faria isso neste momento se quisesse manter o posto. :?
Meu Deus do Céu! Você acredita mesmo que funciona assim?!

Fala que é piada, por favor!

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4828
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 636 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1169 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Out 11, 2023 7:23 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 11, 2023 12:19 pm A importância da prontidão
Por João Paulo Moralez

https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2023/10/231009VAN2673Vanessa_Sonaly-1536x1024.jpg

https://tecnodefesa.com.br/a-importancia-da-prontidao/

Mas quem liga para isso no Brasil varonil do carnaval e do "paz e amor"...
Cê lá ligado que a materia original foi uma crítica ao governo argentino né?!

Cê também percebeu que ele foi bem positivo com relação à atuação da FAB né?!

Porque está parecendo que você leu apenas o título e fez ilações sobre o resto.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Oficial - Projeto KC-X3

#1170 Mensagem por knigh7 » Qua Out 11, 2023 7:23 pm

As companhias aéreas estão evitando até o espaço aéreo de Israel.




Responder