Spartacus e Roma

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Spartacus e Roma

#1 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 08, 2012 6:44 pm

Fala galera, estive assistindo Spartacus (1a, 2a e 3a temporada).
Para quem assistiu, o que vocês acharam? Gostaram? Vocês conhecem a história real? Foge muito do que mostram na TV? Até que ponto Spartacus(vida real) influenciou Roma?

Esse tópico é para discutirmos sobre a série e o que realmente aconteceu.
Abraços.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Spartacus e Roma

#2 Mensagem por Clermont » Dom Abr 08, 2012 6:56 pm

A série eu não vi. Mas, o filme dos anos 1960, com o Kirk Douglas, o Tony Curtis e o Laurence Olivier é um dos meus favoritos.




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Re: Spartacus e Roma

#3 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 08, 2012 7:19 pm

Eu recomendo Clemont, a 1a temporada é um pouco chatinha mas as outras são demais.
Você conhece a história real?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Spartacus e Roma

#4 Mensagem por Clermont » Dom Abr 08, 2012 9:21 pm

Você conhece a história real?
Só coisas básicas.

Uma coisa interessante é a velha lição: não subestime o inimigo. No começo, os romanos, com seu usual desprezo por estrangeiros - e ainda por cima escravos! - mandaram pequenos contingentes para debelar a rebelião. Estes acabavam sendo derrotados, aumentando o moral do rebeldes e dotando-os de armas e equipamentos capturados. Até o ponto em que sua força cresceu tanto que os romanos tiveram de mandar exércitos inteiros contra o inimigo e este não pôde mais resistir ao poder militar de Roma.




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Re: Spartacus e Roma

#5 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 08, 2012 10:39 pm

E quanto a capacidade individual dos gladiadores e dos soldados romanos? Os escravos/gladiadores eram tão superiores como mostra a série (eu sei que você nao assistiu)?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Spartacus e Roma

#6 Mensagem por Clermont » Dom Abr 08, 2012 11:00 pm

Mas eu assisti ao filme "300", onde os espartanos são mostrados como super-homens individuais de combate corpo-a-corpo, um exército de "Chuck Norries". Só que isto é uma ilusão. Naquela época mesmo, na vida real, perguntaram a um espartano qual a razão da superioridade de suas tropas. E ele foi sincero: homem por homem, em combate individual, o espartano não era tão superior assim aos outros gregos. O que sempre fazia a diferença era a eficiência da formação de combate, coletiva dos espartanos, a sua falange de hoplitas, isto devido ao longo tempo de adestramento. E isto é o que possibilitava sua capacidade de desenvolver manobras no campo de batalha, com rapidez e precisão, que eram muito difíceis de serem imitadas pelos outros gregos e muito menos pelos persas.

Quanto a história de Spartacus, é até possível que o gladiador profissional pudesse ser muito mais mortal em combate individual do que um legionário romano. Mas a força deste se encontrava na sua coesão junto com seus camaradas, incorporados no todo que era a legião romana.




Avatar do usuário
romeo
Sênior
Sênior
Mensagens: 869
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 12:46 am
Agradeceram: 81 vezes

Re: Spartacus e Roma

#7 Mensagem por romeo » Seg Abr 09, 2012 2:18 am





Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Spartacus e Roma

#8 Mensagem por marcelo l. » Seg Abr 09, 2012 10:23 am







Editado pela última vez por marcelo l. em Seg Abr 09, 2012 10:48 am, em um total de 1 vez.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: Spartacus e Roma

#9 Mensagem por mmatuso » Seg Abr 09, 2012 10:25 am

Teve um documentario do Hsitory Chanel que dizia que os Gladiadores tinha superioridade por que treinavam o dia todo combate e só viviam disso.

Spartacus era um ex-militar(não sei se romano) que foi preso e virou escravo por alguma razão dita injusta, e citam que pelo fato dele conhecer a forma que o exército romano operava conseguiu tantas vitórias.

Porém nem todos no levante eram gladiadores.




Avatar do usuário
Algus
Avançado
Avançado
Mensagens: 507
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 2:17 pm
Agradeceram: 48 vezes

Re: Spartacus e Roma

#10 Mensagem por Algus » Seg Abr 09, 2012 12:41 pm

Clermont escreveu:Mas eu assisti ao filme "300", onde os espartanos são mostrados como super-homens individuais de combate corpo-a-corpo, um exército de "Chuck Norries". Só que isto é uma ilusão. Naquela época mesmo, na vida real, perguntaram a um espartano qual a razão da superioridade de suas tropas. E ele foi sincero: homem por homem, em combate individual, o espartano não era tão superior assim aos outros gregos. O que sempre fazia a diferença era a eficiência da formação de combate, coletiva dos espartanos, a sua falange de hoplitas, isto devido ao longo tempo de adestramento. E isto é o que possibilitava sua capacidade de desenvolver manobras no campo de batalha, com rapidez e precisão, que eram muito difíceis de serem imitadas pelos outros gregos e muito menos pelos persas.

Quanto a história de Spartacus, é até possível que o gladiador profissional pudesse ser muito mais mortal em combate individual do que um legionário romano. Mas a força deste se encontrava na sua coesão junto com seus camaradas, incorporados no todo que era a legião romana.
O filme "300" foi adaptado de uma história em quadrinhos e se preocupou mais com isso que com a fidelidade ao contexto histórico, infelizmente.

A série "Roma" é muito mais fiel à história que "Spartacus", mas também é mais entediante.
Embora não tenha como foco a revolta dos escravos ela serve de panorama para entender a trama, pois aborda uma época tão próxima que até mesmo alguns personagens imporantes são mencionados em ambas. Por isso, para ter uma visão mais ampla do contexto é eu recomendo assistir "Roma" antes de "Spartacus", mesmo que os acontecimentos de Roma sejam posteriores à revolta dos escravos.

Como disseram, os romanos parecem ter subestimado as forças rebeldes a princípio. Além disso, havia fragmentação dentro da própria Roma e isso fez com que algumas expedições se lançassem ao combate sem o devido suporte, na expectativa pessoal de seus generais elevarem seus status (devemos nos lembrar que as vitórias de César na Gália o levaram a tomar Roma pouco tempo depois). Esta seria outra explicação para os primeiros fracassos do exército romano.

Spartacus era da Trácia e fez parte do exército romano auxiliar antes de se tornar gladiador, por isso conhecia suas principais estratégias e soube antecipá-las e superá-las. Mas os rebeldes eram indisciplinados demais para suportar por muito tempo um conflito com os romanos. Ao que tudo indica, Spartacus não tinha o controle nem mesmo da metade das forças rebeldes e este foi um fator importante para sua derrota.

Se Spartacus foi um bom líder eu não sei dizer, mas ao que tudo indica seu principal rival em combate, Crasso, não era, apesar de ser o homem mais rico e poderoso de Roma naquele momento.




Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Re: Spartacus e Roma

#11 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 15, 2012 11:48 am

Obrigado pelos comentários e videos. :)
Vocês indicam alguma série ou filme legal dessas épocas?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Spartacus e Roma

#12 Mensagem por Guerra » Dom Abr 15, 2012 12:52 pm

Super Flanker escreveu:Fala galera, estive assistindo Spartacus (1a, 2a e 3a temporada).
Já saiu a 3ª?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Re: Spartacus e Roma

#13 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 15, 2012 4:03 pm

Guerra escreveu:
Super Flanker escreveu:Fala galera, estive assistindo Spartacus (1a, 2a e 3a temporada).
Já saiu a 3ª?
Tem gente que considera ter só 2 temporadas, mas eu considero 3.
Bood an Sand, Gods of the Arena e Vengeance




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Spartacus e Roma

#14 Mensagem por Guerra » Dom Abr 15, 2012 4:46 pm

Super Flanker escreveu: Tem gente que considera ter só 2 temporadas, mas eu considero 3.
Bood an Sand, Gods of the Arena e Vengeance

Estou assistindo o 3 capitulo.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1430
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 34 vezes

Re: Spartacus e Roma

#15 Mensagem por Super Flanker » Dom Abr 15, 2012 4:55 pm

3o capitulo de Vengeance?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Responder