Ministério da Defesa

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1036 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 05, 2023 4:23 pm

knigh7 escreveu: Sáb Nov 04, 2023 2:18 pm Só vai servir para as FFAA interromperem as ações de diminuição do efetivo. E o pouco que irão conseguir de fato de aumento vai ser gasto com pessoal.
É necessário projetos de lei para investimento. E realistas.
De memória, lembro que no texto proposto, os recursos destes 2% devem ser empregados objetivamente em PDI, indústria e nos projetos estratégicos pós aprovação da PEC, ou seja, tudo o que já não estiver com dotação orçamentária definida atualmente, e identificado no tal PAC Defesa, que supostamente irá investir novos recursos na manutenção destes projetos, o que sabemos não irá acontecer.

O problema é que as ffaa's tem vários projetos estratégicos que não estão listados no PAC Defesa, outros projetos simplesmente não tem orçamento, ou mesmo nem são considerados estratégicos pelos cmdos das forças, ainda que sejam característicos enquanto tal para o setor. É o caso, por exemplo, do SISGAAZ da marinha.

Enfim, o texto ao menos parece tentar ser bem específico em relação à aplicação dos recursos, de forma que não haver fios soltos onde cmtes ou MD resolvam tapar buracos, ou aproveitar para somar valores a questões que não estão pontuadas no texto, como é o caso da questão de gastos com pessoal da ativa e reserva.

Notar que esta proposta não conta, ou não contou, aparentemente, com o beneplácido do MD, dos cmdos das ffaa's e menos ainda do governo e de sua base parlamentar. Então, podemos esperar um embate bem difícil para a sua aprovação no congresso. Mas como está apenas no começo do processo, ainda haverá tempo para sua discussão com a sociedade e com quem mais tiver interesse no tema.

A ver se se aproveita a oportunidade ou deixamos passar. Os números de participantes no sentido de votar pela aprovação ou não da PEC segue pequeno e minguado. Como era de se esperar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1037 Mensagem por knigh7 » Dom Nov 05, 2023 4:32 pm

FCarvalho escreveu: Dom Nov 05, 2023 4:23 pm
knigh7 escreveu: Sáb Nov 04, 2023 2:18 pm Só vai servir para as FFAA interromperem as ações de diminuição do efetivo. E o pouco que irão conseguir de fato de aumento vai ser gasto com pessoal.
É necessário projetos de lei para investimento. E realistas.
De memória, lembro que no texto proposto, os recursos destes 2% devem ser empregados objetivamente em PDI, indústria e nos projetos estratégicos pós aprovação da PEC, ou seja, tudo o que já não estiver com dotação orçamentária definida atualmente, e identificado no tal PAC Defesa, que supostamente irá investir novos recursos na manutenção destes projetos, o que sabemos não irá acontecer.

O problema é que as ffaa's tem vários projetos estratégicos que não estão listados no PAC Defesa, outros projetos simplesmente não tem orçamento, ou mesmo nem são considerados estratégicos pelos cmdos das forças, ainda que sejam característicos enquanto tal para o setor. É o caso, por exemplo, do SISGAAZ da marinha.

Enfim, o texto ao menos parece tentar ser bem específico em relação à aplicação dos recursos, de forma que não haver fios soltos onde cmtes ou MD resolvam tapar buracos, ou aproveitar para somar valores a questões que não estão pontuadas no texto, como é o caso da questão de gastos com pessoal da ativa e reserva.

Notar que esta proposta não conta, ou não contou, aparentemente, com o beneplácido do MD, dos cmdos das ffaa's e menos ainda do governo e de sua base parlamentar. Então, podemos esperar um embate bem difícil para a sua aprovação no congresso. Mas como está apenas no começo do processo, ainda haverá tempo para sua discussão com a sociedade e com quem mais tiver interesse no tema.

A ver se se aproveita a oportunidade ou deixamos passar. Os números de participantes no sentido de votar pela aprovação ou não da PEC segue pequeno e minguado. Como era de se esperar.
No link da PEC55/2023 que vc mesmo postou consta que 35%do orçamento discricionário (ou seja, custeio e investimento) deve ser para os projetos estratégicos. Mais nada além.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1038 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 06, 2023 8:48 pm

knigh7 escreveu: Dom Nov 05, 2023 4:32 pm No link da PEC55/2023 que vc mesmo postou consta que 35%do orçamento discricionário (ou seja, custeio e investimento) deve ser para os projetos estratégicos. Mais nada além.
Grato pela indicação.
Ainda que não seja um número vistoso, estes 35% podem ser bem melhor se vistos dentro do contexto dos 2% do PIB para a Defesa, o que seria muito melhor do que a situação atual dispõe.
Hoje praticamente as forças estão todas insolventes em termos de capacidade de investimento e custeio. É um verdadeiro descalabro.
Mas é como eu disse, o projeto começou a tramitar somente agora. Há ainda espaço para muitas discussões no senado, e posteriormente na câmara.
Cabe a nós, como sociedade fazer a nossa parte e botar os "nossos representantes" para trabalhar a favor do país, nem que seja a contra gosto.
Dizem que a sorte não bate duas vezes na mesma porta. Melhor aproveitar essa do que deixar passar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1039 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 06, 2023 8:51 pm

Ah,se vc acha que iremos conseguir R$ 100 bilhões a mais para a Defesa siga em frente por vc. Vc tem direito, mas é absolutamente fora da realidade.
Isso não quer dizer que eu acho que não vamos conseguir alguma coisa. Talvez 1,3% do PIB. E esse aumento vai acabar indo para gasto com pessoal. Para arranjar penduricários eles têm uma vontade e criatividade imensas.




Editado pela última vez por knigh7 em Seg Nov 06, 2023 10:39 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1040 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 06, 2023 9:02 pm

O PIB brasileiro em 2022 foi de R$ 9,9 trilhões de reais conforme o IBGE.

https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php

Se aplicadas os requisitos propostos na PEC acima, a defesa teriam um orçamento de aproximadamente R$ 198 bilhões de reais. Apor 35% deste valor em investimento e custeio nos oferece valores na casa de R$ 69,3 bilhões para dividir entre as forças, embora eu advogue que custeio e investimento deve ser uma conta administrada diretamente pelo MD.

São 14 bilhões de dólares em média para investir e custear a defesa do país. Por ano. Quando foi a última vez que conseguimos investir 1 bilhão de dólares em um ano nos projetos da defesa no Brasil?

Enfim, não é pouco dinheiro, mas temos de ter em mente que vai ser muito difícil fazer essa PEC passar incólume pelo congresso. Principalmente pela oposição ferrenha que ela já está sofrendo oriundas das mesmas pessoas e organizações de sempre.

Creio que vale a pena o esforço de tentar melhorar a proposta. A hora é agora. Se deixar para depois, nem isso vai ter. A fazenda vai ser a primeira a dizer não para esta proposta. E eles tem muitos motivos, não apenas econômicos, para defenestrar essa PEC.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1041 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 08, 2023 10:04 pm

Para quem quiser, segue a lista de senadores autores da PEC 55\2023 que dispõe sobre 2% PIB para a Defesa.
No link da proposta no site do senado é possível entrar em contato direto com os parlamentares através do nome deles listados no campo autoria.

1. Senador Carlos Portinho (PL/RJ),
2. Senador Marcos do Val (PODEMOS/ES)
3. Senadora Margareth Buzetti (PSD/MT)
4. Senador Marcos Rogério (PL/RO)
5. Senador Izalci Lucas (PSDB/DF)
6. Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS)
7. Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)
8. Senador Chico Rodrigues (PSB/RR),
9. Senador Hamilton Mourão (REPUBLICANOS/RS),
10. Senador Plínio Valério (PSDB/AM),
11. Senador Carlos Viana (PODEMOS/MG),
12. Senador Zequinha Marinho (PODEMOS/PA), .
13. Senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ),
14. Senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP),
15. Senador Eduardo Gomes (PL/TO),
16. Senador Jorge Seif (PL/SC),
17. Senador Confúcio Moura (MDB/RO),
18. Senador Jader Barbalho (MDB/PA),
19. Senador Jayme Campos (UNIÃO/MT),
20. Senador Eduardo Girão (NOVO/CE),
21. Senador Esperidião Amin (PP/SC),
22. Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR),
23. Senador Rogerio Marinho (PL/RN),
24. Senador Mauro Carvalho Junior (UNIÃO/MT),
25. Senador Dr. Hiran (PP/RR),
26. Senador Romário (PL/RJ),
27. Senador Jaime Bagattoli (PL/RO),
28. Senador Cleitinho (REPUBLICANOS/MG),
29. Senador Wilder Morais (PL/GO),
30. Senador Alan Rick (UNIÃO/AC)

Com o apoio de 30 dos 81 senadores, a aprovação da proposta no senado é algo possível, ainda que com alguma modificação ao longo do processo, desde que não descaracterize a mesma. São 40% do senado que apoiam essa ementa a constituição. Se tiver uma chance de passar, a hora é agora. Deixar para depois, ou só nas mãos dos políticos é jogar a toalha antes do jogo terminar.

Cada um faça a sua parte com os senadores de seu estado ou que lhe convenha.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1042 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 20, 2023 7:16 am

Portinho (PL), Joaquim Silva e Aderico Mattioli debatem PEC da Defesa





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1043 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 5:04 pm

É sempre a mesma questão para quem não acompanha e desconhece o setor de defesa. Ao final da matéria vinculada, tudo bem que se empregue 2% na Defesa, mas, fica a pergunta capciosa: será que vai ter dinheiro para educação e saúde? :roll:

Quem não conhece os bastidores da tv e não sabe ou não consegue ler nas entrelinhas, ou simplesmente é analfabeto funcional, caso de 80% da população brasileira adulta, isto soa como se a proposta de investir mais em defesa seja afinal algo prejudicial à saúde e educação, ou seja, nada de investir em defesa porque educação e saúde é mais importante... :?

Saúde e Educação são, respectivamente, o primeiro e segundo maiores orçamentos da esplanada dos ministérios, seguidos pelo INSS, com a defesa vindo em quarto lugar em valores absolutos. E mesmo assim, valores esses que não são condizentes com o que de fato é investido em defesa em outros países, ou seja, o que de fato é investimento e custeio das ffaa's. O resto é salário. E salário não é investimento e muito menos custeio. Sem essa separação clara e inequívoca fica uma discussão simplória e rasa do assunto.

Enfim, os 35% para custeio e investimento a meu ver não é suficiente para atender nossas necessidades, apenas resolve, e consegue o apoio dos generais, para a PEC, em vista da possibilidades de aumentar, mais ainda, o soldo já gordo e abastado do alto oficialato no Brasil. Soldados, cabos e sargentos\suboficiais que se lasquem.

A meu ver essa conta tem de ser de no máximo 55% para soldos e pensões, e 45% para investimento e custeio, pois do contrário vamos continuar com um orçamento inflado e sem capacidade real de modernização das forças, e ao mesmo tempo, prover condições reais de operacionalidade a elas. De nada adianta comprar brinquedos caros se não temos cacife para manter e usar. E se for para deixar só de enfeite, melhor nem ter então.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1044 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 22, 2023 5:07 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1045 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 30, 2023 2:03 pm

Para quem quiser saber.

Lei Nº 8.666, de 21 de junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

https://www.gov.br/plataformamaisbrasil ... ho-de-1993




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1046 Mensagem por knigh7 » Sex Dez 01, 2023 8:06 pm

A União só terá em 2024 R$69 bilhões em investimento. O problema do Orçamento é baixa capacidade de investimento do Estado, que há 10 anos atrás era de R$150 bilhoes. Dai a enorme disputa entre parlamentares, blocos e o Executivo.

Uma vez que na PEC não limita o gasto com pessoal, esse problema que temos tende a continuar e a refroçar esse quadro da União.

Assim como é pouco reservar 0,6% do PIB para investimento, deveríamos aumentar esse porcentual, o que deveria ser feito sobre o orçamento das FFAA atrelar ao PIB um porcental para investimento.Se conseguísemos R$2 bilhões a mais por ano, corresponderia a cerca de 23% de aumento.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1047 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 06, 2023 3:27 pm

Para quem quiser conferir e pesquisar as informações sobre a Defesa Nacional no PPA 2024 a 2027.
Aprovado no Congresso Nacional
Vamos ver agora como o GF irá na prática colocar os seus planos mirabolantes do PAC no setor.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
zela
Sênior
Sênior
Mensagens: 2464
Registrado em: Sex Jul 07, 2006 7:42 pm
Localização: Paraná
Agradeceram: 75 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1048 Mensagem por zela » Qua Dez 06, 2023 5:28 pm

FCarvalho escreveu: Qui Nov 30, 2023 2:03 pm Para quem quiser saber.

Lei Nº 8.666, de 21 de junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

https://www.gov.br/plataformamaisbrasil ... ho-de-1993
Essa lei vai caducar no dia 30 de Dezembro agora. Há uma nova lei de licitações, de 2021:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ... l14133.htm




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1049 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 13, 2023 4:41 pm

A mentira militar da prioridade amazônica
dezembro 12, 2023

Imagem
O exame das organizações militares existentes na região revela como são pífias as chances de o Brasil impor sua soberania sobre o próprio território

Dennison de Oliveira

https://www.montedo.com.br/2023/12/12/a ... IrIvU9xCcE




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Ministério da Defesa

#1050 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 13, 2023 4:43 pm

Por uma Política Nacional de Defesa

https://hojepr.com/wp-content/uploads/2022/03/coluna_dennison-800x560.jpg

Os eventos militares presentes como a Guerra da Ucrânia, a Guerra Civil no Iêmen ou na Síria colocam em questão a política de defesa do Brasil. O problema não é de ordem financeira, uma vez que não faltam recursos para área. Faz tempo gastamos com nossas Forças Armadas até mais do que gasta uma potência militar como Israel. Contudo, em que pese o expressivo gasto com a área de defesa no Brasil os resultados são pífios, uma vez que nos falta quase tudo que é necessário à segurança nacional.

Dennison de Oliveira
Professor de História da UFPR

https://hojepr.com/por-uma-politica-nac ... Fz7dby5pdA




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder