Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6178
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: INVESTIR EM?

#781 Mensagem por Matheus » Qua Ago 03, 2022 7:14 pm

Túlio escreveu: Qua Ago 03, 2022 4:29 pm
Matheus escreveu: Qua Ago 03, 2022 3:55 pm

Pára de choradeira, home. Minha renda per capita é menor que a sua. Segundo o Guedes tu tá entre os 5% mais ricos do país, seu "parasita"! 😄 Tenho 3 dependentes e odeio passar frio. Então pra mim valeu a pena.
Troquei de tópico porque aqui é mais a ver: estava mais cedo de charla sobre ₿ITCOIN (é o que mais faço lá) com um cara no Twitter (e entrei meio que na grossura, o cara tava numa trip de recomendar ETH, ou seja, shitcoin 🤮) ao mesmo tempo em que debatia energia contigo aqui; mas o hôme é gente buena e acabamos nos entendendo legal ("quando um não quer dois não brigam", me re-ensinou ele, e sempre fico cupincha de gente assim), dae num ponto perguntou qual a minha profissão. Nunca a escondo, logo, respondi.

Agora caias duro: sem eu pedir (no perfil consta Servidor Público Federal) ele me disse que é AUDITOR DA RF! Falei na hora que estava debatendo sobre geração de eletricidade com um Colega dele em outro espaço (não disse qual nem o teu nome/nick, claro) e o que eu estava defendendo: não comentou esta parte do tweet (infiro que deve ser URBANO, logo, simpatizar com a tua posição). Mas no que falei "eu tento tacar Orange Pill no índio e ele necas, é pixuleco ou nada" e o hôme "força mais o cara". Assim, te consideres FORÇADO! [003] [003] [003] [003]

PS.: o cara é conhecido no BT e até admirado (e seguido por caras que eu mesmo sigo, tudo de ponta [078]) por ter começado em 2012(!!!), época em que dava pra ir no bolicho tomar UMAZZZ CERVAZZZ e com o troco comprar um ₿TC inteiro!!!!!!!!! 🤑 🤑 🤑 🤑


Ah se inveja matasse... [032] [081] [033]
Que beleza, deve estar rico rsrs. Lá em 2016 um colega me falou algo sobre btc, mas nem dei bola...🤡 Há um tempo atrás um colega deu uma pequena palestra desse mundo das criptos, talvez seja ele. Hoje tenho uns trocados nisso, mas não confio muito. Tenho dificuldade de entender como funcionará o btc como moeda devido a sua concentração em mão de poucos e sua volatilidade.

Quanto a ser forçado, primeiro turno vai ser qualquer um menos os dois. Segundo turno, sei lá...penso em anular. Importante é quem ganhar não faça merda. Como o Lula não fez merda (na economia) quando podia, lá em 2003, não creio que fará agora se vencer (não dou como certa a vitória do nine) nos tornando a Venezuela ou mesmo a Argentina. Se o Bolso ganhar, vai ser mais do mesmo com grande risco de merda como em todo segundo mandato desde FH.

Quanto a geração de energia solar, vale a pena. Vc pode inclusive ter uma sistema maior na cidade e compensar no gasto de energia na propriedade rural. Claro que não é um sistema feito para eras do gelo, 3a guerra e tals, mas se tu pensar que um investimento de 23 mil (no meu caso) "rende" 350 a 600 por mês, vale a pena.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8639
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: INVESTIR EM?

#782 Mensagem por prp » Qui Ago 04, 2022 7:53 am

Sobre energia solar, vc tem até o fim do ano para fazer e homologar. Após este prazo já era, vira sócio do governo kkk




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#783 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 04, 2022 8:04 am

Matheus escreveu: Qua Ago 03, 2022 3:55 pm
Túlio escreveu: Qua Ago 03, 2022 2:48 pm

PUTZ, Figurão da RF vive mesmo em outro mundo: se eu gastar 1/4 do que gastas em kWh eu paro de tomar banho quente, usar microondas & quetales! [003] [003] [003] [003]
Pára de choradeira, home. Minha renda per capita é menor que a sua. Segundo o Guedes tu tá entre os 5% mais ricos do país, seu "parasita"! 😄 Tenho 3 dependentes e odeio passar frio. Então pra mim valeu a pena.
:arrow: https://www.solarshop.pt/kit-autoconsum ... icha_macho

:arrow: https://www.ikea.com/pt/pt/clean-energy ... 8MQAvD_BwE

:arrow: https://www.solarshop.pt/kit-solar-off- ... tio-28804k

O IVA para os painéis fotovoltaicos cá em Portugal é de 6%.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6178
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: INVESTIR EM?

#784 Mensagem por Matheus » Qui Ago 04, 2022 8:37 am

prp escreveu: Qui Ago 04, 2022 7:53 am Sobre energia solar, vc tem até o fim do ano para fazer e homologar. Após este prazo já era, vira sócio do governo kkk
Sim, aqui no Brasil, ao invés de estimular a energia limpa, tributa-se. Eu instalei ano passado ainda um sistema da intelbras.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#785 Mensagem por Túlio » Qui Ago 04, 2022 9:56 am

Trouxe as mensagens de volta ao tópico original porque naquele deu para o torto, assim, ficam aonde pelo menos se fala em geração de energia; devo dizer que insisto na hidro primeiro porque, AO CONTRÁRIO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS, o cara não vai aumentar um problema em crescimento acelerado, que é a poluição quase eterna quando o material tiver que ser descartado (e mostrar algum raro - e em pequena escala - sucesso em reciclagem não serve para nada além de acalmar a própria consciência, o problema é em escala global e está longe de resolvido, do mesmo modo que as pás das eólicas), além da complicação com baterias (mais poluição, BTW) porque não é uma fonte permanente de energia, basta escurecer ou ter nuvem (ou parar o vento) e já era, problemas que não se tem com hidro.

Mas os entendo, são pessoas essencialmente urbanas com famílias idem, assim, um cusco sem donA que nem eu (ou outro cuja família já é afeita às coisas da terra, tipo o @cabeça de martelo (nunca vou esquecer aquela foto da M'riazita dele ajudando na horta) pode querer e fazer coisas que VOSMEÇÊS não; paciência, é do jogo e acredito que para quem é de cidade não sobre mesmo alternativa à solar, pelo menos para minimizar um apagão.

Só peço uma coisa (aos brazucas): não venham poluir mais este tópico com choradeira político-partidária, já tem outro pra isso e lá até TROLAGEM é liberada; aliás, caro @Matheus, quando o teu Colega falou em "forçar" não era sobre política, nem falamos disso, foi sobre Orange Pill (₿ITCOIN).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6178
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#786 Mensagem por Matheus » Qui Ago 04, 2022 10:53 am

Túlio escreveu: Qui Ago 04, 2022 9:56 am
Trouxe as mensagens de volta ao tópico original porque naquele deu para o torto, assim, ficam aonde pelo menos se fala em geração de energia; devo dizer que insisto na hidro primeiro porque, AO CONTRÁRIO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS, o cara não vai aumentar um problema em crescimento acelerado, que é a poluição quase eterna quando o material tiver que ser descartado (e mostrar algum raro - e em pequena escala - sucesso em reciclagem não serve para nada além de acalmar a própria consciência, o problema é em escala global e está longe de resolvido, do mesmo modo que as pás das eólicas), além da complicação com baterias (mais poluição, BTW) porque não é uma fonte permanente de energia, basta escurecer ou ter nuvem (ou parar o vento) e já era, problemas que não se tem com hidro.

Mas os entendo, são pessoas essencialmente urbanas com famílias idem, assim, um cusco sem donA que nem eu (ou outro cuja família já é afeita às coisas da terra, tipo o @cabeça de martelo (nunca vou esquecer aquela foto da M'riazita dele ajudando na horta) pode querer e fazer coisas que VOSMEÇÊS não; paciência, é do jogo e acredito que para quem é de cidade não sobre mesmo alternativa à solar, pelo menos para minimizar um apagão.

Só peço uma coisa (aos brazucas): não venham poluir mais este tópico com choradeira político-partidária, já tem outro pra isso e lá até TROLAGEM é liberada; aliás, caro @Matheus, quando o teu Colega falou em "forçar" não era sobre política, nem falamos disso, foi sobre Orange Pill (₿ITCOIN).
Off




Editado pela última vez por Matheus em Qui Ago 04, 2022 12:11 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#787 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 04, 2022 10:56 am

@Túlio infelizmente no meu terreno ou dos meus pais não passa um rio nem um riacho, passa sensivelmente a 400 metros de distância mais abaixo. Por isso, ou seria solar ou eólico. Por cá a comunidade "Prepper" depois de muitas experiências já percebeu que a melhor opção é mesmo a solar fotovoltaica, só que eu não tenho 10,000 euros para gastar com soluções "off the grid" como a que eu coloquei acima.

Ainda não cheguei lá, mas quando chegar às AQS (Águas quentes sanitárias), como não vou ter gás, ou recorro a uma bomba de calor (gasta muito pouca eletricidade) ou a um painel solar com termossifão. Posteriormente e com tempo irei comprar painéis fotovoltaicos para diminuir a conta de eletricidade que será sem dúvida alta.

https://www.kuantokusta.pt/p/1981902/vu ... scQAvD_BwE




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6178
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#788 Mensagem por Matheus » Qui Ago 04, 2022 12:11 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Ago 04, 2022 10:56 am @Túlio infelizmente no meu terreno ou dos meus pais não passa um rio nem um riacho, passa sensivelmente a 400 metros de distância mais abaixo. Por isso, ou seria solar ou eólico. Por cá a comunidade "Prepper" depois de muitas experiências já percebeu que a melhor opção é mesmo a solar fotovoltaica, só que eu não tenho 10,000 euros para gastar com soluções "off the grid" como a que eu coloquei acima.

Ainda não cheguei lá, mas quando chegar às AQS (Águas quentes sanitárias), como não vou ter gás, ou recorro a uma bomba de calor (gasta muito pouca eletricidade) ou a um painel solar com termossifão. Posteriormente e com tempo irei comprar painéis fotovoltaicos para diminuir a conta de eletricidade que será sem dúvida alta.

https://www.kuantokusta.pt/p/1981902/vu ... scQAvD_BwE
Como funciona essa bomba de calor?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#789 Mensagem por Túlio » Qui Ago 04, 2022 12:17 pm

cabeça de martelo escreveu: Qui Ago 04, 2022 10:56 am @Túlio infelizmente no meu terreno ou dos meus pais não passa um rio nem um riacho, passa sensivelmente a 400 metros de distância mais abaixo. Por isso, ou seria solar ou eólico. Por cá a comunidade "Prepper" depois de muitas experiências já percebeu que a melhor opção é mesmo a solar fotovoltaica, só que eu não tenho 10,000 euros para gastar com soluções "off the grid" como a que eu coloquei acima.

Ainda não cheguei lá, mas quando chegar às AQS (Águas quentes sanitárias), como não vou ter gás, ou recorro a uma bomba de calor (gasta muito pouca eletricidade) ou a um painel solar com termossifão. Posteriormente e com tempo irei comprar painéis fotovoltaicos para diminuir a conta de eletricidade que será sem dúvida alta.

https://www.kuantokusta.pt/p/1981902/vu ... scQAvD_BwE
Isso é uma grande pena e tenho certeza, mesmo a meio mundo e um oceano de distância, que te aborrece: passei grande parte da minha juventude na roça ou pelo menos numa casa em cidade do interior com terreno grande; como meus saudosos Pais sempre foram apaixonados por plantar e criar, aprendi de tudo um pouco (até sobre tabaco - desde o preparo da terra até a colocação e retirada das folhas do forno - eu aprendi com uns amigos cujos Pais viviam disso, e não foi de ouvir falar, eu fazia junto para o serviço acabar logo e a gente poder ir bagunçar e tomar banho na sanga), tipo o berreiro que faz um porco quando a gente enfia a faca nele, onde e como se faz isso, além da função da "rolha de porco"; ou o que o Pai da gente faz com o chinelo quando volta do trabalho, vai dar uma olhada na horta ou na plantação de milho e encontra inço. Véio [062] > eu [081]

E uma coisa é CERTEZA: tem que ter água! Aqui onde moro (na verdade por trocentos km em qualquer direção) até que sou sortudo, lençol freático com água purinha em toda parte (não é à toa que aqui nem passa cano da CORSAN, todo mundo tem poço, bomba elétrica - que em emergências pode ser acionada manualmente - e caixa d'água) o primeiro lençol está a apenas 12 m de profundidade mas, quando eu estava na ativa, participei da exploração de poços na PMO e fomos parar a 112 m (passamos por outros dois), que foi onde finalmente o técnico da prefeitura testou e considerou a água aceitável, apenas recomendando (foi cumprido) um filtro porque a água era excelente, exceto por ter o que ele chamou de "excesso de ferro", coisa de que dei risada na cara dele tão logo falou, mas era gente buena e com paciência pra BURRO, então me explicou o que é FERROCROMATOSE e que eu também ia beber daquela água, não só os presos.

Mas continuo focado em comprar um pedaço de terra aqui na região para fazer o meu ranchinho, e o principal requisito é o que mencionei antes, ter um curso perene de água (volta e meia dou uma espiada numa localidade aqui perto chamada Borussia - chamamos de BoRRússia - onde é o que mais tem, apenas estou aguardando os preços ficarem mais convidativos e algum investimento maior meu "cantar", tipo até a Bull Run de 2025, além de poder envolver a minha casa no negócio de maneira a não ficar no prejuízo) e com fluência suficiente (nem precisa muito) para me garantir eletricidade, não importa se é dia ou noite, se tem sol ou tá nublado, se tem ventania ou calmaria. Todos os demais requisitos vêm depois deste. Tendo água terei eletricidade, e tendo eletricidade eu sou o meu dono (embora, se for ficar de vez na roça, acho que vou ter que arrumar muié fixa, porque morar sozinho mas ter acesso fácil a outras pessoas, tipo vizinhos, é uma coisa; totalmente só deve deixar o índio meio CHALUPA). [091] [101] [082]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#790 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 04, 2022 12:25 pm

Matheus escreveu: Qui Ago 04, 2022 12:11 pm
cabeça de martelo escreveu: Qui Ago 04, 2022 10:56 am @Túlio infelizmente no meu terreno ou dos meus pais não passa um rio nem um riacho, passa sensivelmente a 400 metros de distância mais abaixo. Por isso, ou seria solar ou eólico. Por cá a comunidade "Prepper" depois de muitas experiências já percebeu que a melhor opção é mesmo a solar fotovoltaica, só que eu não tenho 10,000 euros para gastar com soluções "off the grid" como a que eu coloquei acima.

Ainda não cheguei lá, mas quando chegar às AQS (Águas quentes sanitárias), como não vou ter gás, ou recorro a uma bomba de calor (gasta muito pouca eletricidade) ou a um painel solar com termossifão. Posteriormente e com tempo irei comprar painéis fotovoltaicos para diminuir a conta de eletricidade que será sem dúvida alta.

https://www.kuantokusta.pt/p/1981902/vu ... scQAvD_BwE
Como funciona essa bomba de calor?
É como se fosse uma espécie de frigorifico ao contrário (retém o calor em vez do frio).





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#791 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 04, 2022 12:38 pm

@Túlio lamento, mas tu já és chalupa, é da raça! Quem tem origens em Aveiro já nasce sem meia dúzia de parafusos e com a idade só tende a piorar. Agora não fales da minha ex-colega nos Bombeiros que fazia parte da minha equipa e até foi uma das primeira atiradoras do Exército (Mulher com a especialidade de Atirador)...ela era de Aveiro e jasus...ainda bem que sai dos Bombeiros ou ainda fazia alguma asneira e estragava o casório.

A água para a horta terei que recorrer ao estratagema que fiz na moradia dos meus pais, depósito de 1000 litros a recolher as águas pluviais com as caleiras. Posteriormente tentarei colocar umas manilhas de betão e fazer um poço, em que as águas mais uma vez são pluviais.

1000l.:

Imagem

Manilhas de betão:

Imagem

Dá para milhares de litros de água e a mesma não fica verde.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37921
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#792 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 12, 2022 7:52 am

@Túlio





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#793 Mensagem por Túlio » Dom Ago 28, 2022 2:49 pm

cabeça de martelo escreveu: Sex Ago 12, 2022 7:52 am @Túlio

Já tinha postado coisa parecida várias páginas atrás, mas que usava apenas a estrutura metálica do container (na verdade 2 + 2 em dois andares), as paredes de metal eram cortadas e substituídas por material mais adequado ao clima (na que mostrei era madeira):

Imagem

Mas minha dúvida é outra. Postei bastante sobre painéis fotovoltaicos quando ainda tinha interesse nisso, muitos anos atrás; hoje tenho uma dúvida bem divertida: aqui no Sul, especialmente (mas não apenas) nas estações mais frias , outono e inverno, costuma chover bastante, e volta e meia tem GRANIZO junto!

PERGUNTO: isso não danifica os painéis, ou talvez até obrigue a substituí-los? Aqui se usa telha grossa precisamente porque as mais finas e bonitinhas costumam durar pouco...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Lucubus
Avançado
Avançado
Mensagens: 371
Registrado em: Qua Fev 03, 2021 8:59 am
Agradeceram: 166 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#794 Mensagem por Lucubus » Dom Ago 28, 2022 3:32 pm

Túlio escreveu: Dom Ago 28, 2022 2:49 pm
cabeça de martelo escreveu: Sex Ago 12, 2022 7:52 am @Túlio

Já tinha postado coisa parecida várias páginas atrás, mas que usava apenas a estrutura metálica do container (na verdade 2 + 2 em dois andares), as paredes de metal eram cortadas e substituídas por material mais adequado ao clima (na que mostrei era madeira).

Mas minha dúvida é outra. Postei bastante sobre painéis fotovoltaicos quando ainda tinha interesse nisso, muitos anos atrás; hoje tenho uma dúvida bem divertida: aqui no Sul, especialmente (mas não apenas) nas estações mais frias , outono e inverno, costuma chover bastante, e volta e meia tem GRANIZO junto!

PERGUNTO: isso não danifica os painéis, ou talvez até obrigue a substituí-los? Aqui se usa telha grossa precisamente porque as mais finas e bonitinhas costumam durar pouco...
talvez ajude

https://www.solarvoltenergia.com.br/blo ... e-granizo/




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60638
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6365 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#795 Mensagem por Túlio » Dom Ago 28, 2022 5:09 pm

Lucubus escreveu: Dom Ago 28, 2022 3:32 pm
Túlio escreveu: Dom Ago 28, 2022 2:49 pm

Já tinha postado coisa parecida várias páginas atrás, mas que usava apenas a estrutura metálica do container (na verdade 2 + 2 em dois andares), as paredes de metal eram cortadas e substituídas por material mais adequado ao clima (na que mostrei era madeira).

Mas minha dúvida é outra. Postei bastante sobre painéis fotovoltaicos quando ainda tinha interesse nisso, muitos anos atrás; hoje tenho uma dúvida bem divertida: aqui no Sul, especialmente (mas não apenas) nas estações mais frias , outono e inverno, costuma chover bastante, e volta e meia tem GRANIZO junto!

PERGUNTO: isso não danifica os painéis, ou talvez até obrigue a substituí-los? Aqui se usa telha grossa precisamente porque as mais finas e bonitinhas costumam durar pouco...
talvez ajude

https://www.solarvoltenergia.com.br/blo ... e-granizo/
Cupincha, aí já é PROPAGANDA e sempre faço analogias quando vejo isso: lá pelo fim do século passado falavam muito sobre painéis balísticos de combinação de materiais plásticos transparentes, tinha foto, filme, o escambau; bueno, uns tempos depois (eu já sabia que vidro balístico trincava aos poucos, o que NUNCA constou de propaganda que eu tenha visto, BTW) eu vi esse treco de plástico em um EP (PASC), e adivinhes: cheio de deformações, o bicho não tolerava muito bem alterações climáticas e de pressão atmosférica, variações de umidade, etc. Tinha ponto em que mal se podia ver algo do outro lado (as lâminas aparentemente tinham "descolado").

Assim, sempre prefiro depoimentos de pessoas que usam algo há anos, pois sempre há os prós e os contras (nada é perfeito), daí sim, tenho no que me basear.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder