Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#31 Mensagem por Loki » Ter Jan 03, 2012 2:02 pm

uma diferença insignificante, praticamente similar ao Brasileiro, grosso modo, 750 x 2,4 = R$ 1800,00




Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#32 Mensagem por Loki » Ter Jan 03, 2012 2:05 pm

Mas hoje vocês tem essa questão da moradia mais equacionada? ou ainda há um déficit de moradias?

Abraço

Loki




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#33 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 2:10 pm

Loki, em Portugal quando um casal casa, compra um apartamento ou constrói uma moradia (para quem tem dinheiro e/ou terreno). O mercado de arrendamento morreu em Portugal nos anos 90 e só sobreviveu graças aos emigrantes (brasileiros, ucranianos, etc). Talvez agora com a crise e o facto dos bancos estarem a controlar muito mais os empréstimos a coisa mude.

Eu quando juntei-me com a minha actual mulher, primeiro aluguei uma moradia, depois quando casei comprei um apartamento (T2). Custou-me menos de 80.000€, mas isso foi um negócio único. 8-]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#34 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 2:22 pm

Um tipo de construção que eu gosto muito é o betão à vista, mas isso é tudo menos barato (pelo menos mais uns 5000€ acima de uma casa em alvenaria) e tem que ser construido por um construtor com experiência neste tipo de casas, senão dá bronca!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#35 Mensagem por Loki » Ter Jan 03, 2012 2:24 pm

Aqui anda de velas cheias! Um rendimento garantido, apesar do imposto de renda sobre os alugueis.

Um T2 estamos falando de uns 100 a 130 m2, não é isso?

Em São Paulo num bairro simples, no mínimo uns 600 mil reais, em alguns lugares perto de 1 milhão.

O preço de venda para apartamentos nesse tamanho, aqui está entre 6 mil e 10 mil reais o metro quadrado.

No Rio de Janeiro, dependendo do Bairro, como Ipanema ou Leblon, pode passar dos 15 mil Reais o metro quadrado.

Abraço

Loki




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#36 Mensagem por Bourne » Ter Jan 03, 2012 2:38 pm

É... Acho que vou montar um casa no meio do mato. :(




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#37 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 2:38 pm

O meu T2 tem basicamente essas dimensões se contar com a arrecadação e lugar coberto para o carro.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#38 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 2:49 pm

A localização é um factor muito importante no preço final de uma moradia (a não ser que se seja dono do terreno).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#39 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 2:53 pm

Bourne escreveu:É... Acho que vou montar um casa no meio do mato. :(

E? Desde que haja uma estrada perto que te permita estar a menos de uma hora do teu local de trabalho, porque não? Eu quando fui aí ao Brasil fiquei aparvalhado com a (péssima) qualidade da construção das vossas casas em geral, a arquitectura também era péssima, excepto nos centros das cidades. Eu preferia viver num local mais afastado onde podia construyir uma moradia de acordo com os meus gostos pessoas, sem ter vizinhos por perto do que ter há minha frente uma casa por rebocar (vi imensas por aí :shock: ), ou uma moradia extremanente estreita, mas como 2/3 andares (também vi muitas assim), etc.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#40 Mensagem por Loki » Ter Jan 03, 2012 3:04 pm

cabeça de martelo escreveu:
Bourne escreveu:É... Acho que vou montar um casa no meio do mato. :(

E? Desde que haja uma estrada perto que te permita estar a menos de uma hora do teu local de trabalho, porque não? Eu quando fui aí ao Brasil fiquei aparvalhado com a (péssima) qualidade da construção das vossas casas em geral, a arquitectura também era péssima, excepto nos centros das cidades. Eu preferia viver num local mais afastado onde podia construyir uma moradia de acordo com os meus gostos pessoas, sem ter vizinhos por perto do que ter há minha frente uma casa por rebocar (vi imensas por aí :shock: ), ou uma moradia extremanente estreita, mas como 2/3 andares (também vi muitas assim), etc.
Cabeça isso é o resultado da falta de estado por várias décadas, não houve fiscalização, não houve responsabilidade, muito menos punição.

Em alguns casos locais onde não se devia construir por ser considerada zona de risco, foram doadas para a construção popular e ficou por isso mesmo. Resultado morre um monte de gente e tudo fica do mesmo modo. O máximo que acontece é dizer que Foi uma calamidade, que pena.

Ai cada um construiu o que bem quis, sem arquiteto, sem engenheiro, sem profissional algum responsável, no final do jeito que estava, estava tudo certo.

Agora as coisas estão começando a mudar, bem no começo mesmo, em alguns anos (uns 30 anos) as coisas serão bem diferentes, assim espero.

Outra coisa, aqui em São Paulo, eu moro menos que 12 km do escritório, já levei 2 horas para chegar, o normal é de 45 minutos a 1 hora. Agora entre os feriados estou levando 15 minutos, no máximo.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#41 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 3:07 pm

Não têm metro? Em Lisboa eu de metro em 30 minutos estou em qualquer zona da cidade. Aqui para poderes fazer uma casa tens tanta papelada, tens que ir a tanto lugar e tens que cumprir com tanta regra que é dificil algo não cumprir com as leis. Agora se é ou não algo com qualidade é diferente, já vi cada situação...há muito pato bravo por aqui... :evil:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#42 Mensagem por Loki » Ter Jan 03, 2012 3:13 pm

Ter tem, só que está faltando, apenas não se consegue entrar nos vagões em certos horários.....


http://fantastico.globo.com/Jornalismo/ ... MUNDO.html




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#43 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 3:19 pm

As fases numa construção de uma casa:

-> contrata um arquitecto
-> começa a fazer o projecto de arquitectura, especialidades e execução
-> começa a procurar um empreiteiro
-> uma vez visto e revisto o projecto, é enviado à Câmara Municipal para aprovação
-> decide se quer fazer a obra chave na mão ou por administração directa (você compra os materiais e contrata todos os serviços independentemente)
-> se o projecto for aprovado, contrata um empreiteiro
-> paga a licença de construção e começa a construir
-> tem muitas dores de cabeça (mais do que as que teve até agora)
-> a construção pode durar cerca de 1 ano ou mais
-> acaba a construção, pede a licença de utilização/habitação junto da Câmara
-> a Câmara envia um técnico para ver a casa
-> é emitida a licença de habitação
-> faz os registos na Conservatória do Registo Predial
-> entrega a declaração do IMI nas finanças

E não coloquei o banco no esquema, senão ficava tudo muito mais complexo... :roll: :?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37906
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2612 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#44 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 03, 2012 3:24 pm

Tenho notado que agora há uma certa moda de as suites serem assim:

Imagem

Acho um pouco estranho, mas neste caso até ficou estéticamente muito bem conseguido. :D




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Loki
Sênior
Sênior
Mensagens: 880
Registrado em: Seg Jan 05, 2009 2:19 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#45 Mensagem por Loki » Ter Jan 03, 2012 4:13 pm

Vamos lá, poucas diferenças!
As fases numa construção de uma casa:

-> contrata um arquitecto
Tenta-se arranjar alguém que faça o projeto, preferencialmente de graça!

-> começa a fazer o projecto de arquitectura, especialidades e execução
começa-se a comprar o material

-> começa a procurar um empreiteiro
quando for encher as lajes, chama-se os vizinhos e todo mundo ajuda, enquanto bebe-se cachaça e cerveja

-> uma vez visto e revisto o projecto, é enviado à Câmara Municipal para aprovação
Quando e se o fiscal aparecer, paga-se um pequeno calaboca e olha pro lado.

-> decide se quer fazer a obra chave na mão ou por administração directa (você compra os materiais e contrata todos os serviços independentemente)
Aguarda-se arrumar mais dinheiro para comprar mais material, descobre-se que a filha do meio está grávida e que ela o bebê e futuro marido, será necessário mais uma laje ou um puxadinho pro lado do quintal

-> se o projecto for aprovado, contrata um empreiteiro
A obra está na metade e o dinheiro acabou, pede emprestado pro cunhado (caso não tenha sido ele o motivo do dinheiro ter acabado)

-> paga a licença de construção e começa a construir
Se o fiscal voltou, paga-se outro troco, (troco porque o dinheiro acabou) ele vai notar e vai demorar a voltar
provavelmente nem vai voltar mais.

-> tem muitas dores de cabeça (mais do que as que teve até agora)
4 anos de obras durante o fim de semana, não chegou nem na metade, o número de cômodos mudou 385 vezes

-> a construção pode durar cerca de 1 ano ou mais
após 4 anos vc, sua família, sua filha, seu neto e o pai dele já estão morando em parte da casa, agora falta pouco, só falta o último pavimento e a área externa.

-> acaba a construção, pede a licença de utilização/habitação junto da Câmara
todos continuam morando na casa inacabada, só que agora o filho mais velho com a mulher dele e os 4 filhos do casal estão morando com vocês.

-> a Câmara envia um técnico para ver a casa
a mais nova embarriga também.

-> é emitida a licença de habitação
sua mulher fica grávida tb.

-> faz os registos na Conservatória do Registo Predial
Na laje inacabada coloca-se uns arames para a mulher estender roupas para secar e uma casinha pro cachorro.

-> entrega a declaração do IMI nas finanças
a casa continua inacabada


E não coloquei o banco no esquema, senão ficava tudo muito mais complexo...
Ainda bem senão ele tomava tudo! inclusive o cachorro!

Brincadeiras a parte, basicamente é a mesma coisa aqui, sendo o processo aprovado pela secretaria de habitação do município, podendo o nome da secretaria variar de município para município e uma característica ou outra no código de obras.

O problema é que por muitas décadas , cada um fazia o que queria, sem fiscalização, sem poder público, sem habite-se, sem nada. (muito menos financiamento).

Já vi casas com o terreno possuindo 4 metros de frente! não passaria em nenhum código de obras de nenhum município, além de inacabadas e já ocupadas.

Mas isso está mudando, cada vez mais, principalmente na última década, uma maior número de construções estão seguindo o tramite correto, até porque isso é mandatário para permitir o financiamento.

Na nas grandes construções multifamiliares de grande porte já há controle efetivo do poder público, notadamente nos grandes centros, que está se expandindo para as residências para uma família e para os municípios menores.

Como o país é muito grande, não dá pra generalizar, mas de modo geral, quanto mais há presença de estado mais o tramite é seguido.

Abraço

Loki




Responder