Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#811 Mensagem por J.Ricardo » Ter Abr 04, 2023 4:29 pm

Construção é sempre complicada, já trabalhei com isso, mas se é a primeira dá umas dores de cabeça sim, depois flui.
O negócio também é achar bons fornecedores, o duro é a tal mão-de-obra que esta se acabando e sendo substituída por maus profissionais que não tem comprometimento algum.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#812 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jun 24, 2023 1:19 pm

O inicio...

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Desejam-me sorte...porque vou precisar!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#813 Mensagem por Túlio » Sáb Jun 24, 2023 2:40 pm

cabeça de martelo escreveu: Sáb Jun 24, 2023 1:19 pm O inicio...

Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Desejam-me sorte...porque vou precisar!

BOA SORTE (duplamente se vais trabalhar junto, quase me matei fazendo isso, e não falo de modo figurado ☠️)!!!




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#814 Mensagem por cabeça de martelo » Seg Jun 26, 2023 6:19 am

Ajudei a fazer a do meu pai quando tinha pouco mais do que 10 anos. Muito cimento e balde de cimento que fiz e transportei, muita dor de cabeça, muita roupa refeita não sei quantas vezes porque o dinheiro ia todo para a casa. Antes demorava-se 1 ano com a papelada e 5 a construir (a casa era feita conforme o dinheiro que se arranjava), agora foi 5 anos com a papelada e se o banco não engonhar pouco mais do que um ano a construir... se tiver tanta sorte como tive até agora, falamos daqui a dois... :evil:

As últimas:

Imagem
Imagem

É esta a vista que vou ter da minha casa. Imaginem tudo ver, com a horta ao fundo as galinhas naquele reboque um copo de sangria na mão e ninguém a chatear...I whant to believe!

Imagem

A casa que vêm do lado esquerdo foi a tal que ajudei a construir.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#815 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 27, 2023 10:47 am

Os buracos para as sapatas já foram feitos. Fui avisado pelo homem da máquina que apanhou muita pedra não só no caminho de serventia, como nos buracos das sapatas. Eu já estava à espera disso mesmo, já que o meu avô fez ali o barracão exatamente porque ele já sabia disso e queria que a estrutura ficasse estável.

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#816 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2023 11:21 am

cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 27, 2023 10:47 am Os buracos para as sapatas já foram feitos. Fui avisado pelo homem da máquina que apanhou muita pedra não só no caminho de serventia, como nos buracos das sapatas. Eu já estava à espera disso mesmo, já que o meu avô fez ali o barracão exatamente porque ele já sabia disso e queria que a estrutura ficasse estável.

Imagem
NUSSSSS, zorópa é tudo chique mesmo, até escavadeira usam: aqui nos cafundós, se a casa for de um só piso (tipo as duas que fiz para mim - e perdi pra falecidas, a que reformei (me tomaram também) e as que ajudei amigos a fazer; a gente cavava trincheiras com pás, socava o chão com socadeiras manuais, preenchia então com pedras de construção cimentadas, geralmente três em altura e com espaço para vigas de três em três metros, e esperava secar: dias depois o Pedreiro pegava o nível dele e fazia a medição final, colocando fios de nylon a marcar a altura em que iríamos botar o cimento. Após isto, e ainda antes de secar, ele emparelhava tudo até ficar no nível; só então passávamos à vigas, com molduras de madeira de construção, dentro das quais amarrávamos com arame queimado os vergalhões de ferro galvanizado que segurariam o concreto. Aí é que começava a parte chata, o hôme aprumava, nivelava e esquadrejava tudo(*) o tempo todo, e enchia o saco por uns míseros milímetros (eram graus mas OK) e tudo tri, irritava mas sua reputação o precedia.


(*) - Desde que estávamos com as trincheiras já ali pela metade lá estava ele, com sua josta de nível. [033]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#817 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 27, 2023 11:31 am

A máquina custou 56.000€ à dois anos ao empreiteiro e ele não faz nada sem a mesma. Já estive lá dentro e aquilo é para lá de avançado. Dá-te toda a informação, tem ar condicionado, tem GPS, dá-te as médias de tudo. Se a casa ficar mal posicionada é porque o homem da máquina bebeu e bem!

O betão para as sapatas, bem como para o resto das fundações, estrutura da casa e teto será tudo de fábrica.

Sabes quantos homens é que estão em obra? Um, o operador da máquina e mais nada. Os ferros já vêm montados do estaleiro do Empreiteiro e é só colocar em posição e unir. A construção assim é muito mais rápida.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#818 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2023 11:46 am

cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 27, 2023 11:31 am A máquina custou 56.000€ à dois anos ao empreiteiro e ele não faz nada sem a mesma. Já estive lá dentro e aquilo é para lá de avançado. Dá-te toda a informação, tem ar condicionado, tem GPS, dá-te as médias de tudo. Se a casa ficar mal posicionada é porque o homem da máquina bebeu e bem!

O betão para as sapatas, bem como para o resto das fundações, estrutura da casa e teto será tudo de fábrica.

Sabes quantos homens é que estão em obra? Um, o operador da máquina e mais nada. Os ferros já vêm montados do estaleiro do Empreiteiro e é só colocar em posição e unir. A construção assim é muito mais rápida.
Sim, meu ponto é que aqui na índiolândia deve dar pra fazer duas pelo preço de uma aí na chiquelândia, e não creio que a diferença seja tão grande em tempo. Aqui, para fazer uma casa de um piso só nem se contrata empresa, a chave é o Pedreiro, se a gente pode contar com um dos buenos, tá morta a cobra.

PS.: minha última, com eu e dois Amigos/Colegas ajudando como serventes, levou menos de um mês (~70 m², era uma Meia-Água parecida com a que mostraste).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#819 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 27, 2023 12:06 pm

Isso já foi o tempo...agora o empreiteiro tem que ter alvará senão não pode sequer chegar perto de uma obra.

O meu Empreiteiro também foi o Engenheiro do meu projeto e o meu Arquiteto também será o fiscal de obra.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#820 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 27, 2023 4:15 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#821 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2023 4:20 pm

Esta grade parece uma espera de viga de alicerce (pelo jeito, pré-fabricada): e as vigas horizontais, vão cavar as trincheiras ou fica no ar, tudo pendurado nas vigas?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#822 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 27, 2023 6:12 pm

Penso que agora vão betonar as sapatas, a seguir vão ligar as mesmas com um lintel e daí...

Mas eu não sou Engenheiro e eu de obras só fiz cimento e pouco mais.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#823 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2023 6:45 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 27, 2023 6:12 pm Penso que agora vão betonar as sapatas, a seguir vão ligar as mesmas com um lintel e daí...

Mas eu não sou Engenheiro e eu de obras só fiz cimento e pouco mais.
Bueno, aqui já fiz de tudo um pouco (mas não conhecia a palavra "lintel", aqui - cafundó - chamamos de "travessa" ou "travessão"), exceto levantar muro: tenho treta com isso, difícil como o inferno de esquadrejar e pior ainda se tiver Tela Gaúcha (nunca consigo deixar reta, sempre sobra folga), é o tipo de serviço que eu pago e não bufo pra outro fazer.

PS: acho que o que chamas de "betonar" é o que aqui chamamos de "tacar piche" para impermeabilização, correcto? Falo porque o meu saudoso Pai usava tanto a palavra "piche" quanto "betão" para a mesma coisa. Porque temos também a BETONEIRA, que é uma máquina elétrica que facilita a mistura do cimento com os demais ingredientes da argamassa, tipo areia, selante e, conforme o caso, brita.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37833
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#824 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 27, 2023 7:41 pm

Betonar:





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#825 Mensagem por Túlio » Ter Jun 27, 2023 8:01 pm

cabeça de martelo escreveu: Ter Jun 27, 2023 7:41 pm Betonar:

Isto a gente chama aqui de "fazer laje" (vejas que está num piso superior), tipo coloca o que aqui chamamos de "prontolage" (aquela base sobre a qual estão despejando cimento) e depois é só ir despejando em cima (dá pra fazer até com balde). Mas como chamam aí a impermeabilização das fundações, ainda usam piche/betão ou algo mais sofisticado?


Imagem


Estou fazendo tantas perguntas não é pá te TROLAR nem nada mas porque, do jeito que as cousas estão indo, posso acabar antecipando em uns cinco anos a construção da minha próxima - e última - morada (serei cremado, logo, nada de cemitério pá mim).




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder