Nova Metralhadora de Apoio para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Escolha a melhor opção de Metralhadora de Apoio para o EB

A. MAG/MINIMI
131
68%
B. IMI NEGEV
25
13%
C. MG
8
4%
D. DENEL
7
4%
E. PKM
9
5%
F. OUTRAS
14
7%
 
Total de votos: 194

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#781 Mensagem por dalton romao » Sáb Mai 23, 2020 11:19 pm

Se não vai ser um FAP IA2, as Minimi são muito bem vindas




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#782 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 24, 2020 2:04 pm

Pode-se dizer que as Minimi/MAG são bola cantada neste subsistema do COBRA.
Prova disso é que o EB até hoje nunca solicitou ou testou qualquer outro tipo de mtl leve para aquele programa. E parece que não vai.
Uma lástima, pois um processo seletivo poderia nos oferecer maiores e melhores condições de aquisição deste tipo de armamento.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#783 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 24, 2020 2:10 pm

A parceria da Imbel com a SigSauer, pode gerar novidades e mesmo surpresas mais para frente.

Imagem

SIG SAUER Selected by U.S. Army for Next Generation Weapons with New Ammunition Technology, Lightweight Machine Gun, Rifle, and Suppressors
Published Date: 09/03/2019

https://www.sigsauer.com/press-releases ... ppressors/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#784 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 24, 2020 2:18 pm

Quanto as Minimi no Brasil. eis o que diz o wiki:

"Brazil: Used by the Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) from Military Police of Rio de Janeiro,[27] as well by the Brazilian Army, Marine Corps (399 by 17 military organization, with 13 adopting the Minimi 5,56 Standard and 4 adopting the Minimi 5,56 Para) and Brazilian Air Force.[28] The Army Special Forces uses 38 Minimi 5,56 Special Purpose Weapon (SPW)."

É conferir.

ab




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#785 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 24, 2020 3:06 pm

A SS77 é muito pesada. Se é para ter uma Mtr nesse peso, melhor pegar a FN MINIMI Mk3, que é consagrada e testada, ou mesmo a Negev. Mas o interessante é saber como você considera que são "simples e robusta, bem diferentes das encontradas no mercado", tem alguma experiência de combate por ai a fora?

A ideia de se ter uma Mtr de Ass é justamente o peso e a mobilidade, com a arma carregada possuindo no máximo 6 kg. Essas Mtr Lv's pesam 8-9 kg descarregada e sem os equipamentos. Eu particularmente considero a U100Mk8 um FAP, porém com a possibilidade de ser alimentada por fita, transforma a mesma numa Mtr de Ass.

Se esse "drum" da Magpul for realmente bom, já ajuda bastante. Não são 150-200 munições da LAMG, porém já ajuda:


Mas minha principal escolha seria a LAMG 2.0 (regulador de gases em duas posições, um reforço no sistema de arrefecimento e mudança do local onde se pode utilizar um carregador STANAG), vem de uma família de metralhadoras consagradas e é de uma empresa com uma reputação excelente. Seríamos o primeiro utilizador em escala, o que permite visibilidade para a metralhadora no mercado internacional e isso tudo corrobora para conseguirmos uma produção nacional.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#786 Mensagem por gabriel219 » Dom Mai 24, 2020 3:51 pm

Outra coisa que não pode deixar de ser estudada são as metralhadoras no calibre .338NM, que parecem bastante promissoras para Pel Ap Fg de Infantaria Leve, algo que já está sendo estudado em estágio avançado. Hoje somente há duas opções, a LWMMG e a Sig .338:




A LWMMG aparenta possur um recuo pouco menor, isso se deve ao fato de sua culatra ter uma extensão maior, o que proporciona que o ferrolho atinga a parte final da culatra com menor velocidade, suavizando o recuo - conceito de recuo compensado utilizado na Stoner 86 e na LAMG. Ambas possuem peso similar, sendo 10 kg (LWMMG) e 9 kg (MG338), tamanho de cano similar (24") e entre outras similaridades.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#787 Mensagem por FCarvalho » Dom Mai 24, 2020 11:41 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mai 24, 2020 3:06 pm A SS77 é muito pesada. Se é para ter uma Mtr nesse peso, melhor pegar a FN MINIMI Mk3, que é consagrada e testada, ou mesmo a Negev. Mas o interessante é saber como você considera que são "simples e robusta, bem diferentes das encontradas no mercado", tem alguma experiência de combate por ai a fora?
A ideia de se ter uma Mtr de Ass é justamente o peso e a mobilidade, com a arma carregada possuindo no máximo 6 kg. Essas Mtr Lv's pesam 8-9 kg descarregada e sem os equipamentos. Eu particularmente considero a U100Mk8 um FAP, porém com a possibilidade de ser alimentada por fita, transforma a mesma numa Mtr de Ass.
Mas minha principal escolha seria a LAMG 2.0 (regulador de gases em duas posições, um reforço no sistema de arrefecimento e mudança do local onde se pode utilizar um carregador STANAG), vem de uma família de metralhadoras consagradas e é de uma empresa com uma reputação excelente. Seríamos o primeiro utilizador em escala, o que permite visibilidade para a metralhadora no mercado internacional e isso tudo corrobora para conseguirmos uma produção nacional.
Olá Gabriel.

O projeto das SS-77 é de 1977, quando os sul africanos ainda estavam sob o regime do apartheid e portanto, sofrendo sansões e embargos de vários tipos. A ideia da metralhadora sempre foi ser algo simples de manter, operar e, fabricar com o que estivesse disponível à mão na indústria local. A arma está em uso nas ffaa sul africanas desde então. Da mesma forma nos países para onde foram exportadas, inclusive para a Colômbia. Portanto são armas bastante testadas e consideradas fiáveis em vários lugares ao redor do mundo.

Quanto ao peso, elas estão de acordo com o ROB emitido para as novas metralhadoras leve e média do projeto Cobra.

A SS-77 Mini, a SS-77 Compact e a DMG-5 estão na casa do 8 a 7 kgs respectivamente.

Tal como as MAG/Minimi são armas conhecidas e com projeto já comprovado. Ademais, como disse também, poderiam ser fabricadas aqui sob licença com o adendo de podermos mexer no projeto das mesmas apondo itens e/ou modificando o projeto original. Até a questão do peso poderia ser modificada dependendo do tipo de material utilizado na sua fabricação.

A DMG-5 está na mesma categoria das Minimi, operando também com 5,56 e 7,62.

Como visto em outros tópicos aqui, a questão da formação dos soldados no EB é crítica, e deveria ser assunto de pauta diária do cmdo e do EME. Do jeito que estamos, colocar nas mãos de um conscrito uma SS-77/DMG-5 por mais simples e robusta que sejam, já é algo para se preocupar.

Talvez uma parceria com a Vecktor poderia nos ajudar a oferecer soluções a partir do IA-2 para uma metralhadora de assalto como tu propões.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#788 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 25, 2020 12:29 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#789 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 25, 2020 12:41 am





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#790 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Mai 25, 2020 9:17 pm

gabriel219 escreveu: Dom Mai 24, 2020 3:06 pm A SS77 é muito pesada. Se é para ter uma Mtr nesse peso, melhor pegar a FN MINIMI Mk3, que é consagrada e testada, ou mesmo a Negev. Mas o interessante é saber como você considera que são "simples e robusta, bem diferentes das encontradas no mercado", tem alguma experiência de combate por ai a fora?

A ideia de se ter uma Mtr de Ass é justamente o peso e a mobilidade, com a arma carregada possuindo no máximo 6 kg. Essas Mtr Lv's pesam 8-9 kg descarregada e sem os equipamentos. Eu particularmente considero a U100Mk8 um FAP, porém com a possibilidade de ser alimentada por fita, transforma a mesma numa Mtr de Ass.

Se esse "drum" da Magpul for realmente bom, já ajuda bastante. Não são 150-200 munições da LAMG, porém já ajuda:


Mas minha principal escolha seria a LAMG 2.0 (regulador de gases em duas posições, um reforço no sistema de arrefecimento e mudança do local onde se pode utilizar um carregador STANAG), vem de uma família de metralhadoras consagradas e é de uma empresa com uma reputação excelente. Seríamos o primeiro utilizador em escala, o que permite visibilidade para a metralhadora no mercado internacional e isso tudo corrobora para conseguirmos uma produção nacional.
Esse drum de 60 é muito bom, considerado bastante durável e resistente. Os Marines estavam usando antes do comando ter um chilique e ordenar que todo mundo usasse apenas carregadores de metal, aí, posteriormente, eles rescindiram parcialmente essa limitação e agora os Marines estão novamente usando carregadores da MAGPUL, possivelmente esses também.

EDIT: esse metralhadora é absolutamente incrível, ela usa um sistema de recuo uniforme desenvolvido pela engenheiro Leroy James Sullivan, que junto com o Eugene Stoner, projetaram o AR-15. Depois ter trabalhado no desenvolvimento da Ultimax, hoje em dia ele reside nos EUA e está trabalhando na adaptação do mesmo sistema, só que o pro AR-15.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#791 Mensagem por FCarvalho » Ter Mai 26, 2020 1:34 pm

Eu creio ser muito válido todo esse debate a cerca desse conceito de metralhadoras de assalto, ma, o EB sabe o que é isso?
O uso de tambores em metralhadoras tem alguma viabilidade de ser adotado? O uso de bolsas de munição nas Minimi por aqui chegou a ser disseminado ou a fita ainda é o vetor principal de uso desse armamento?
E vou ser bem honesto, nunca vi uma Minimi do EB usando bolsa de munição de qualquer porte.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#792 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 10, 2020 2:52 pm

Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#793 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 10, 2020 3:11 pm

Deve ser para equipar as Remax.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13451
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#794 Mensagem por gabriel219 » Qua Out 28, 2020 2:06 am





Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#795 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 31, 2020 10:39 pm

Honestamente não vejo qual seria a dificuldade para fazermos uma arma assim no Brasil. É questão de querer e fazer. Mas não querermos e nem fazemos... [001]


abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder