Nova Metralhadora de Apoio para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Escolha a melhor opção de Metralhadora de Apoio para o EB

A. MAG/MINIMI
131
68%
B. IMI NEGEV
25
13%
C. MG
8
4%
D. DENEL
7
4%
E. PKM
9
5%
F. OUTRAS
14
7%
 
Total de votos: 194

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#796 Mensagem por Henrique Brito » Ter Nov 03, 2020 1:12 pm

Não precisava nem fazer, se tivéssemos, eu já estava satisfeito




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#797 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 03, 2020 1:51 pm

Henrique Brito escreveu: Ter Nov 03, 2020 1:12 pm Não precisava nem fazer, se tivéssemos, eu já estava satisfeito
Este é um tipo de MEM que sequer deveria se pensar em importar. Tem que ser produzido aqui. Original ou não. Coisa básica.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#798 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 03, 2020 8:02 pm

Fabricar sob licença, por que não?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#799 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 03, 2020 11:30 pm

gabriel219 escreveu: Ter Nov 03, 2020 8:02 pm Fabricar sob licença, por que não?
Concordo. Mas primeiro tem de haver uma decisão sobre sua validade dentro da tropa por parte do EB. Ou seja, primeiro temos de reconhecer que este tipo de solução é boa, atende nossas necessidades, e sendo assim, nos interessa.
Sem isso nada feito. A Imbel não vai bancar soluções que o comando do EB não assinou embaixo. Não existe cheque em branco para a empresa. E penso, em não havendo a inclusão deste tipo de metralhadora no projeto Cobra, as chances são bem poucas de vermos alguma por aqui. Nem testar qualquer coisa parecida se tem notícias.
E eu duvido que este tipo de arma já não tenha sido apresentada ao exército em alguma feita da vida, aqui ou lá fora.
O EB dizer que desconhece essas armas seria no mínimo brincar com a inteligência alheia.
Por enquanto e até decisão em contrário, tudo indica que vamos de MAG/Minimi no futuro como armas coletivas padrão.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#800 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 22, 2021 7:37 pm

O EB encomendou 100 destas no fim do ano passado, a 7.62 MK3

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#801 Mensagem por Túlio » Sex Jan 22, 2021 8:10 pm

Se deixassem por conta da Taurus pelo menos UMA VEZ, com a expertise dela em copiar projetos já caducos (patente) do Eugene Stoner (AR-15/M-4, AR-10), ela pegaria a véia 63A MMG (vai em 5,56, 7,62 e tudo o que tiver no meio) e acabaria fazendo algo assim:


Imagem


Porque não é mole um País fazer Fz, mesmo copiado, há quase um século (Mauser 98, FAL) mas nunca tido sequer planos sérios de fazer uma Mtr. E não se improvisa isso quando se precisa ter.

No que depender da IMBEL vamos levar uns 40 anos tentando copiar a MAG - e pagando royalties direto - e modernizá-la até termos uma...MAG de plástico; IA-2 mandou lembrança.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#802 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 22, 2021 11:40 pm

Não precisa desenvolver uma versão da Stoner 63, basta adquirir a licença da LAMG da KAC, fabrica no Brasil e ponto!

Junto com a Ultimax Mk8, são armamentos melhores que uma FN Minimi, principalmente considerando arma de suporte de fogo nível GC, deixando a FN Minimi Mk3 7.62 mm para os Grupos de Apoio. O interessante seria .338NM no lugar das MAG's, mas...

FN Minimi é uma péssima arma de assalto. A versão Mk3 é mais pesada que as anteriores, equipada e armada chega a pesar 10 kg. Pra nível GC, é muita coisa.

Além do peso, o recuo é alto para se disparar de pé ou mesmo agachado, a não ser posicionando seu bipé contra algum objeto.

A LAMG oferece o mesmo poder de fogo, com quase metade do peso e um recuo ridículo de pequeno, quase inexistente, perfeito pra uma arma de assalto. A Ultimax oferece o mesmo que a LAMG, porém com menor poder de fogo devido a carregadores com menor capacidade (ferrolho fechado).

A LAMG, tem de desvantagem em relação a FN Minimi, não pode sustentar fogo por longos períodos, como é o caso da FN Minimi, que tem maior resistência ao estresse e ao calor gerado pelo fogo sustentado, porém ainda apresenta um bom volume de fogo.

Acho que eu devo ter sido o primeiro a falar da LAMG por aqui, assim como metralhadoras no calibre .338NM pra substituir as M240 no EUA.





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#803 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 22, 2021 11:50 pm




Esses vídeos ilustra bem, comparando-os ao de baixo:





Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#804 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 23, 2021 1:22 am

Gabriel,

As MINIMI 7.62 Mk3 estão vindo kit de conversão para 5.56mm.

Acaba sendo o mesmo caso do Scar.

Nenhum Exército opera essa LAMG. Creio não cabe cobrar do EB para adotá-la ao invés da consagrada MINIMI.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13448
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#805 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 23, 2021 8:11 am

knigh7 escreveu: Sáb Jan 23, 2021 1:22 am Gabriel,

As MINIMI 7.62 Mk3 estão vindo kit de conversão para 5.56mm.

Acaba sendo o mesmo caso do Scar.

Nenhum Exército opera essa LAMG. Creio não cabe cobrar do EB para adotá-la ao invés da consagrada MINIMI.
Boa parte dos países estão buscando alternativas mais leves que tradicionais Mtr Lv, como EUA, Rússia e entre outros. Alguns até substituíram as Mtr's por fuzis DMR, como o Reino Unido e os motivos são condizentes.

Alguns atualizaram as metralhadoras.

A LAMG é um produto que ficou totalmente pronto ano passado, logo...




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#806 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Jan 23, 2021 6:27 pm

Eu acho, se formos adotar uma metralhadora de apoio no calibre 7.62mm OTAN, deveríamos considerar com atenção a UKM-2013 Polonesa.

Imagem

Imagem




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#807 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 10, 2021 10:58 pm

METRALHADORAS MAG E MINIMI: COMPARAÇÃO EM OPERAÇÕES NO AMBIENTE URBANO
Autor: Alexandre Gill Kossoski

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... 1/5102.pdf




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#808 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mai 11, 2021 12:38 pm

FCarvalho escreveu: Seg Mai 10, 2021 10:58 pm METRALHADORAS MAG E MINIMI: COMPARAÇÃO EM OPERAÇÕES NO AMBIENTE URBANO
Autor: Alexandre Gill Kossoski

https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/ ... 1/5102.pdf
Espero que isto não seja a tese final de curso...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#809 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 12, 2021 1:10 pm

Pior que é. :roll:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37823
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2602 vezes

Re: Nova Metralhadora de Apoio para o EB

#810 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 12, 2021 1:40 pm

FCarvalho escreveu: Qua Mai 12, 2021 1:10 pm Pior que é. :roll:
WTF?! :shock:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder