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R-35AM (modernizado)

Enviado: Dom Nov 27, 2011 9:38 pm
por rodman
Alguém tem fotos ou informações sobre o novo pássaro do Carcará?

A FAB tá colocando muito sigilo em cima dessa aeronave!!! rs

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Dom Nov 27, 2011 11:56 pm
por rodman
Imagem


O novo "Mike":
- ausência da carenagem ventral.
- novo cone de calda (maior), com barbatanas ventrais.
- tiptanks maiores com algo escondido nas pontas.

Imagem

A configuração aerodinâmica é semelhante á de um Lerajet da Raytheon conhecido como "VH-ESM", prefixo sugestivo, rs.

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Seg Nov 28, 2011 12:15 am
por DELTA22
Enquanto os R-35A "antigos" tem câmeras LOROP e radar SLAR, os três R-35AM (ex-VU-35A do GTE) estão equipados com o sistema de ESM Thales DR3000 AMK2-B. ""Só"" isso! :wink: 8-]

[]'s.

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Seg Nov 28, 2011 5:48 pm
por papagaio
Pelo que entendi a FAB vai manter 03 R-35A (equipamento na barriga) fazendo reconhecimento e três aeronaves ex-GTE, designadas R-35AM, receberão o equipamento de ESM da Thales (cone de cauda e ponta dos tanques das asas) e passarão a fazer reconhecimento eletrônico.
Não sei se estou certo.
Alguém teria fotos dos novos R-35AM com uma melhor definição.
Procurei no google alguma coisa relacionada ao equipamento da Thales e não encontrei nada, nem aqueles folder que o fabricante costuma colocar na net.
Abs,

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Seg Nov 28, 2011 6:33 pm
por osolamaalua
O Todos serão modernizados, porém os fotograficos terão suas cameras atualizadas. O mesmo sistema será instalado nos P-95 modernizado. Sua missão é criar uma biblioteca de emissões eletromagnéticas.

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Seg Nov 28, 2011 6:55 pm
por rodman
Parece me que o Thales DR3000 AMK2-B evoluiu (ou foi adaptado a partir de) de um sistema naval!

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Seg Nov 28, 2011 11:26 pm
por Paisano
Eu encontrei na net esse edital de 2008:
RESULTADO DE HABILITAÇÃO

CONCORRÊNCIA Nº 5/PAMARF/08

A Comissão Permanente de Licitações do Parque de Material Aeronáutico de Recife torna público que, após exame dos documentos de habilitação apresentados pelas empresas participantes da licitação referenciada, cujo objeto é a contratação de pessoa jurídica especializada para prestação de serviço de integração do equipamento Thales DR3000 AMK2-B à 3 (três) aeronaves Learjet 35 (VU-35A) do acervo da Força Aérea Brasileira e sua subseqüente certificação, conforme Projeto Básico 02/TENG/08, decidiu, de acordo com o Edital, HABILITAR a empresa Oceanair Linhas Aéreas Ltda. e INABILITAR a empresa: TAM - Táxi Aéreo Marília por não ter colacionado a tradução válida dos documentos em língua estrangeira apresentados, por não ter comprovado a qualificação dos membros da Equipe Técnica Tion Ge Ng e Alberto Keigi Sugimoto, nos termos do item 5.4.4.6, bem como por não ter apresentado Engenheiro Aeronáutico ou Mecânico Aeronáutico pertencente ao seu quadro permanente de pessoal, conforme exige o item 5.4.4.8.

Recife, 28 de outubro de 2008.

Ten Cel Esp Arm JACÓ RODRIGUES CARNEIRO

Presidente da Comissão Permanente de Licitações
Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/879 ... 2008-pg-21

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Seg Nov 28, 2011 11:57 pm
por binfa
1º/6º GAv “Esquadrão Carcará” realiza passagem de comando e apresenta o R-35AM - Escrito por Silvio Maciel

Cerimônia contou com autoridades militares e civis

Foi realizada no dia 4 de fevereiro de 2011, na Base Aérea do Recife (BARF) a cerimônia militar de passagem de comando do Primeiro Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º GAv). O tenente-coronel aviador Adriano Beraldo Andrade passou o comando do Esquadrão Carcará ao major-aviador Antonio Santoro. A solenidade foi presidida pelo major-brigadeiro-do-ar Hélio Paes de Barros Júnior, comandante do II COMAR, e o ato de passagem esteve sob a responsabilidade do major-brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, comandante da III FAE.

A tradicional “Passagem de Comando em Voo” teve início após o grupamento do 1º/6º, sob o comando do major-aviador Renato Alves de Moraes, posicionar-se no local previsto no pátio do comando da BARF. Enquanto a esquadrilha, composta por duas aeronaves (um R-35AM, de reconhecimento eletrônico, e um R-35A, de reconhecimento por imagens) sobrevoava o local, ouviu-se através do sistema de som quando o tenente-coronel Beraldo passou o comando ao major Santoro. Já em solo, diante do palanque das autoridades, ocorreu o ato de passagem de comando, com a entrega do distintivo do 1º/6º ao major Santoro.

O major-brigadeiro Bermudez também fez uso da palavra. Registrou e enalteceu o brilhante trabalho do tenente-coronel Beraldo nos dois anos em que esteve à frente da unidade. Parabenizou-o pela liderança positiva que exerceu e pelo exemplar profissionalismo no cumprimento da missão que lhe foi confiada.

Ao major Santoro, apresentou votos de muitas realizações nesta jornada que ora se inicia agora como comandante, reconhecendo a sua competência e a destacada experiência como recente oficial de operações do 1º/6º GAv, garantia de incontestável sucesso no cargo que ora assume.

Na oportunidade, o major-brigadeiro Bermudez registrou a recente incorporação das aeronaves R-35AM ao Esquadrão Carcará, falando que são dotadas do moderno sensor DR-3000 para missão de reconhecimento eletrônico, o que projeta definitivamente o 1º/6º GAv no cenário eletromagnético.

http://tecnodefesa.com.br/index.php?opt ... &Itemid=54

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Ter Nov 29, 2011 12:01 am
por faterra
1º/6º GAv - Esquadrão Carcará

O Esquadrão Carcará tem suas origens no Centro de Treinamento de Quadrimotores (CTQ), criado em 24 de janeiro de 1951 na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e depois transferido para Recife, Pernambuco. O CTQ tinha a missão de formar as primeiras equipagens da FAB em aeronaves quadrimotoras, utilizando os Boeing B-17 Flying Fortress, recebidos após o final da Segunda Guerra Mundial.
O CTQ foi extinto em 25 de setembro de 1953, quando foi criado o Sexto Grupo de Aviação (6º GAv), constituído pelo Primeiro Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º GAv), dedicado à Busca e Salvamento e o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv), para missões de Reconhecimento Fotográfico. Em 20 de novembro de 1956, o Sexto Grupo de Aviação (6º GAv) foi unificado, funcionando assim até 12 de maio de 1969, quando foi criado o Primeiro Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (1º/6º GAv), o Esquadrão Carcará.
Antes disso, ao final de 1968, os Boeing B-17 Flying Fortress foram substituídos pelos Lockheed RC-130E Hercules. Em 20 de agosto de 1977, o Esquadrão Carcará passou a operar o Embraer R-95 Bandeirante. Em julho de 1987 chegaram os Gates R-35A Learjet, equipados para missões de reconhecimento fotográfico, e com isso, os Hercules foram entregues ao 1º/1º GT em dezembro desse mesmo ano, passando também ao Esquadrão Gordo a incumbência de realizar as missões de Busca e Salvamento. Mais tarde, algumas dessas aeronaves foram distribuídas entre os Esquadrões Coral e Cascavel.
Atualmente, o Primeiro Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação está subordinado à Terceira Força Aérea (III FAe), está sediado na Base Aérea do Recife e realiza missões de Reconhecimento Fotográfico, Reconhecimento Visual e Reconhecimento Meteorológico no âmbito da Força Aérea Brasileira, mas também atua em apoio ao Exército, Marinha e órgãos governamentais que solicitam o seu trabalho.
O Esquadrão Carcará é o único a operar as aeronaves Embraer R-95 Bandeirante e Gates R-35A Learjet, ambas versões de reconhecimento fotográfico de duas conhecidas aeronaves, uma de transporte tático e outra de transporte executivo.
O Embraer R-95 Bandeirante, de fabricação nacional, está equipado com câmeras fotográficas de alta definição e sistemas de navegação mais precisos que os cargueiros das outras Unidades. As câmeras são operadas através de janelas na parte inferior da aeronave, cobertas por portas acionadas eletricamente. Fotografias oblíquas são obtidas através de janelas laterais especiais, que abrem completamente.
O Gates R-35A Learjet, atualmente fabricado pela Bombardier, tem características operacionais diferentes do Bandeirante, por ser um jato mais moderno, com equipamentos de navegação ainda mais precisos e procedimentos automatizados, mas as missões são as mesmas. O Learjet também utiliza câmeras para fotografia vertical, mas operadas através de janelas na parte inferior das laterais da aeronave e adaptadas para atuarem em maiores altitudes.
Por razões de segurança, a Força Aérea Brasileira não divulga quais os tipos, modelos e características dos equipamentos embarcados nas aeronaves do Esquadrão Carcará, mas sabe-se que recentemente o 1º/6º GAv começou a utilizar em seus Bandeirantes o Hiper-Spectral Scanner (HSS), um sensor que possibilita o reconhecimento aéreo a qualquer hora do dia ou da noite.
No final de 2009, três Gates VU-35A Learjet foram desativados pelo GTE e entregues ao Esquadrão Carcará, sendo equipados com radares Thales DR-3000 Mk.2B para cumprirem missões de guerra eletrônica e reconhecimento. Os Learjets modificados receberam a designação R-35AM.

Fonte: SPOTTER / CECOMSAER

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Ter Nov 29, 2011 9:12 am
por binfa
Imagem
R-35AM

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Ter Nov 29, 2011 11:03 pm
por Sérgio M B da Costa
Caros Amigos,

Além do 2710 visto nas fotos supra, quais os outros dois que foram/serão modernizados ?

Abs,

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Qua Nov 30, 2011 11:25 pm
por rodman
A interface parece ser amigável:

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Legal que a FAB tenha uma plataforma dedicada exclusivamente a SIGINT!

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:27 am
por Alcantara
rodman escreveu:Imagem


O novo "Mike":
- ausência da carenagem ventral.
- novo cone de calda (maior), com barbatanas ventrais.
- tiptanks maiores com algo escondido nas pontas.

Imagem

A configuração aerodinâmica é semelhante á de um Lerajet da Raytheon conhecido como "VH-ESM", prefixo sugestivo, rs.

VH-ESM
Manufacturer: GATES LEARJET CORP
Model: 35A
Serial Number: 611
Aircraft first registered in AUSTRALIA: 19 October 2004
Full Registration
Owner: RAYTHEON AUSTRALIA PTY LTD
Operator: RAYTHEON AUSTRALIA PTY LTD


http://images3.jetphotos.net/img/2/1/9/1/92433_1108799191.jpg http://images3.jetphotos.net/img/1/6/3/0/51554_1222944036.jpg

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Sex Dez 02, 2011 10:41 am
por Alcantara
E só por curiosidade... "suite" da L-3 Flight International para o Learjet 35.


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L-3 Flight International aircraft are equipped with internal and external EW equipment providing threat simulation; active and passive jamming systems covering VHF/UHF, B, D, E/F, G, H, I and low J Bands; and chaff.
http://www.l-3com.com/FI/Aerospace.htm


Detalhe dos cabides
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Abraços!!

Re: R-35AM (modernizado)

Enviado: Sex Dez 02, 2011 12:46 pm
por henriquejr
É impressão minha ou este míssil é o nosso MAR-1? :shock: