UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3076 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 3:35 am

Strike91 escreveu: Qua Jul 19, 2023 3:57 pm
Se eventuais demais candidatos não se arrumarem para vir aqui e fazer o seu marketing também, o bldo sueco vai ser muito difícil de ser batido. O EB está pouco acostumado a material de ponta, e qualquer coisa que apareça por aqui pode acabar impressionando primeiro, mais e melhor o pessoal do alto comando.
Agora, é saber se os caras da Bae Systems estão dispostos a tirar a torre original e colocar a TORC30, UT30 BR2 ou UT30 Mk II caso o exército assim demande. Obviamente que cada um vai fazer esforço para convencer o pessoal aqui de que a sua torre é a melhor solução, mas, o RO da VBC Fuz é bem claro.
Neste aspecto, o CV-90 não oferece nenhum problema, tecnicamente, restando saber se os custos desta modificação compensam. Salvo engano o AS21 já tem uma torre israelense derivada da UT30 MK II.
Até prova em contrário, sou a favor de usar a TORC30 como torre base em qualquer veículo que for vencedor. Mas isso vai depender de como o EB olhe a questão dos custos x benefícios.
O Linx também pode receber a TORC30 sem maiores problemas, e os alemães podem usar isso como um diferencial, já que a arma principal do modelo é um canhão alemão de 30mm.
Acho que o Tulpar ainda é uma boa opção no caso dos turcos resolverem adaptar o seu veículo às demandas do exército. E não vejo nisso uma limitação, pelo contrário. Os turcos já sem mostraram ser capazes de adaptar seus produtos e soluções aos clientes que tem. A ver se isso também serve para a nossa realidade. Não sei se eles topam colocar uma torre israelense, mas, negócios são sempre negócios.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3077 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 6:29 pm

Um palpite. Os próximos a se apresentarem no Brasil. E com sérias chances de impressionarem mais ainda o povo da cavalaria.

Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3078 Mensagem por FCarvalho » Ter Jul 25, 2023 7:23 pm

Imaginando um país utópico onde defesa é um assunto sério, e o mundo não é, como nunca foi, um lugar seguro para ninguém, nem mesmo nós, e considerando vizinhos débeis e inofensivos como os nossos, mas não os de além mar.

Considerar uma Divisão de Exercito com a seguinte configuração:

1 Bda Inf Mec
1 Bda Cav Mec
1 Bda Cav Blda

Região Nordeste:

2023 - 2 Bdas Inf Mtz ( +OM Inf capazes de formar mais 2 Bda Inf Mtz)
2033: 4 Bda Inf Mec, 4 Bda Cav Mec, 4 Bda Cav Blda
Total CC: 108 + 432 = 540

Região Centro-Oeste:

2023 - 2 Bdas Inf Mtz e 1 Bda Inf Frt
2033: 3 Bda Inf Mec, 3 Bda Cav Mec, 3 Bda Cav Blda
Total CC: 81 + 324 = 405

Região Sudeste:

2023 - 2 Bdas Inf Mec,
2033: 2 Bda Inf Mec, 2 Bda Cav Mec, 2 Bda Cav Blda
Total CC: 54 + 216 = 270

Região Sul:

2023 - 2 Bdas Inf Mtz, 1 Bda Inf Mec, 2 Bda Inf\Cav Blda, 4 Bda Cav Blda
2033: 2 Bda Inf Mec, 2 Bda Cav Mec, 2 Bda Cav Blda
Total CC: 54 + 216 = 270

Região Norte:

2023 - 6 Bdas Inf Slv
2033: 1 Bda Inf Mec, 1 Bda Cav Mec, 1 Bda Cav Blda
Total CC: 27 + 108 = 135

Total CC: 1.890

Fim da utopia. :mrgreen:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3079 Mensagem por J.Ricardo » Qua Jul 26, 2023 8:56 am

O que mais me desanima dessas compras militares é essa comparação apenas com nossos vizinhos, se for assim vamos lá no armazem do tio sam e vamos trazer 05 dúzias de M-60, dá uma garibada turca neles e já dá pra encarar todos os vizinhos.
Esse pensamento não casa nunca com essa sanha de cadeira no CS da ONU, não dá pra querer ser player mundial com time de série C.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Strike91
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 292
Registrado em: Qua Jun 21, 2017 3:10 am
Agradeceram: 87 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3080 Mensagem por Strike91 » Qua Jul 26, 2023 9:49 pm






Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3081 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 27, 2023 3:22 pm

J.Ricardo escreveu: Qua Jul 26, 2023 8:56 am O que mais me desanima dessas compras militares é essa comparação apenas com nossos vizinhos, se for assim vamos lá no armazem do tio sam e vamos trazer 05 dúzias de M-60, dá uma garibada turca neles e já dá pra encarar todos os vizinhos.
Esse pensamento não casa nunca com essa sanha de cadeira no CS da ONU, não dá pra querer ser player mundial com time de série C.
Sempre houve no Brasil uma dicotomia clara entre a diplomacia militar e civil, que nunca andaram juntas, pelo contrário, parece sempre estarem tentando uma implodir a outra, ou fingir que a outra não existe.
E na falta de políticas internacionais claras e objetivas, e principalmente, de políticas de Estado, e não de momento, o que vemos são compras aleijadas e passionais desde o início, tendo como princípio que nada acontece de novo ao sul do equador, e portanto, não precisamos nos preocupar com ninguém ou coisa alguma.
Qualquer troco de pinga para doutrina está de bom tamanho.
É por isso que a FAB não fala em mais do que 60 caças, a MB jura de pé junto que 12 fragatas resolvem os seus problemas e o EB quer comprar 65 CC, e assim vamos. No final, ninguém liga mesmo se vamos precisar ou não. E se por acaso um dia precisar, cada um que se vire no seu quadrado. É sempre mais do mesmo. Seja a vizinhança ou não a fonte do problema.
No mais, quem sabe um dia ainda vamos nos ver forçados a arrumar a solução hipotética acima aventada, e daí, vemos o que acontece quando não tivermos de onde tirar a mesma, visto que não temos tantos "amigos" assim como os ucranianos.
A outra solução é abaixar as calças e içar bandeira. :roll:
Vai que cortam o jetom e as passagens do pessoal par Miami e Paris...
Aí não dá. É golpe baixo demais. :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3082 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 27, 2023 3:27 pm

Olá @Strike91

Hoje o Kaplan concorre com o Tulpar para ser o modelo oferecido ao EB nos programas VBC CC e VBC FUZ.
Como são de empresas diferentes, pode ser que o governo turco autorize apenas uma delas a enviar proposta.
Ou não. Pode ser que eles se animem e apresentem ambos os modelos para a concorrência, o que poderia, em tese, dar uma vantagem a mais para eles. Para não falar de outras possibilidades que existem na BIDS deles fora estes dois.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6743
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 764 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3083 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Jul 28, 2023 1:41 am

FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 6:29 pm Um palpite. Os próximos a se apresentarem no Brasil. E com sérias chances de impressionarem mais ainda o povo da cavalaria.

Imagem
Leopard 1A5 modernizado por MMBT é trocar 6 por meia dúzia. Os planejadores do EB se fizerem essa decisão um dia precisarão serem todos rebaixados à patente de suboficiais e desligados da força. O único uso viável que consigo pensar pra essa classe insana de veículos é se um dia tomarmos a Argentina e precisarmos colocar tanques nos Andes pra deter uma invasão Chilena. Fora isso eles não possuem utilidade alguma pras altitudes do território Brasileiro, isso sem falar na blindagem pífia que não aguenta nem um tiro frontal de AT4.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13497
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2304 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3084 Mensagem por gabriel219 » Sex Jul 28, 2023 7:57 am

A única coisa que eu mudaria nesse Panther é tirar o Hero 120 e colocar Hero 90 no lugar, no máximo. Nem faz sentido esses 120, mas é um puta VBC. Mas ainda sim, comercialmente e em termos de ToT, acho muito, mas muito difícil a Rheinmetal oferecer uma proposta tão boa quanto a Hyundai e a Hanwha são dispostas à fazer.

Quanto ao Leopard 1A5M e o MMBT, @Viktor Reznov, pode preparar o bolso. Se pra modernizar EE-9 foi de R$ 25 milhões pra R$ 74.6 milhões para somente protótipos, esperem até ver o Leopard 1A5 e o custo de um MMBT. Aliás, MMBT não serve nem contra a Argentina. Um TAM velhaco com M735A1 já arrebenta qualquer IFV atual, exceto os HIFVs que derivam de MBTs, como Namer e T-15.

Essa imagem entre o Panther e o Lynx deixa gritante o problema sobre o porque IFVs não podem ser convertidos para MMBTs como plataforma de uma família horizontal, você olha isso no próprio desenhos do chassis, em que um MBT sacrifica espaço por blindagem e um IFV sacrifica blindagem por espaço.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3085 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 28, 2023 2:00 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Jul 28, 2023 1:41 am
FCarvalho escreveu: Ter Jul 25, 2023 6:29 pm Um palpite. Os próximos a se apresentarem no Brasil. E com sérias chances de impressionarem mais ainda o povo da cavalaria.
Leopard 1A5 modernizado por MMBT é trocar 6 por meia dúzia. Os planejadores do EB se fizerem essa decisão um dia precisarão serem todos rebaixados à patente de suboficiais e desligados da força. O único uso viável que consigo pensar pra essa classe insana de veículos é se um dia tomarmos a Argentina e precisarmos colocar tanques nos Andes pra deter uma invasão Chilena. Fora isso eles não possuem utilidade alguma pras altitudes do território Brasileiro, isso sem falar na blindagem pífia que não aguenta nem um tiro frontal de AT4.
Os alemães tem contato com o pessoal da cavalaria verde oliva há muito tempo. E tempo suficiente para saber como pensa e o que vai na cabeça desse povo a respeito de doutrina de guerra blindada. Salvo erro, a maioria dos cavalarianos não admite nem em sonho ter um MBT trocado por esse conceito de MMBT. Não no que depender apenas deles. E isso será notado quando o RFP\RFQ da VBC CC for emitido.

Pessoalmente entendo que a Rheinmetall olha esse programa do exército como sendo uma de suas chances mais concretas de tirar o KF-51 do papel. E de lambuja podendo colocar o KF-41 na mesma tacada. Apesar dos sabidos altíssimos custos destes blindados. Mas compras militares não são apenas decisões técnicas. A presença alemã no Brasil - comercial, industrial, política e militar - tem e terá um peso óbvio nas decisões que serão tomadas.

A KMW há anos atrás ofereceu ao EB o desenvolvimento de um CC para si, com todas as implicações postas. Neste momento ela tem o Leo 2A7, e o Leo 2A8, disponíveis para negócio. Ambos com um mercado bastante atrativo na Europa, já que a maioria dos países do leste está reabastecendo seus estoques de blindados. E os Leopard 2 são uma escolha quase óbvia para muitos deles. Vão estra ocupados por muito tempo em suas linhas de produção. Não é o caso daquela primeira empresa.

Se houver da parte do governo alemão o entendimento de que é melhor as duas empresas colaborarem entre si e oferecerem uma única proposta ao EB, oportunizando tudo o que está descrito no RO\RTLI da VBC CC e VBC FUZ, é capaz de eles se tornarem o grande concorrente a ser batido. E o que a meu ver não seria exatamente uma grande surpresa. Afinal, eles tem nas mãos tudo o que é preciso, se quiserem, para oferecer, e garantir, toda a parte industrial, logística e tecnológica de seus blindados em terras brasilis, tal com reza os docs dos respectivos programas.

Resta saber se eles conseguem oferecer formas de financiamento e custos (operação, manutenção e logística) adequados à realidade do orçamento do exército nas próximas duas décadas, que não obstante, deve continuar tendo as mesmas limitações de sempre até onde se pode ver.

Para mim, o KF-51 é uma excelente oportunidade de colocar as mãos em tudo, e até mais um pouco, do que o RO\RTLI da VBC CC e VBC FUZ demandam em termos de transferência de tecnologia. Off set, os alemães não tem problema de garantir. Mas, novamente, tem de ver o preço a pagar. Considerando ambos blindados, creio que será um investimento caro, mas que valerá a pena no longo prazo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3086 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 28, 2023 2:14 pm

Falando em números e custos, todos viram aqui o valor do negócio para o AS-21 sul coreano para a Austrália. Apenas 129 blindados vão custar mais de 3 a 4 bilhões de Euros. Isso para nós aqui é completamente fora de propósito. Surreal, diria.
Agora imaginem o tamanho da conta para meras 78 VBC FUZ e 65 VBC CC.
Em termos quantitativos, o EB precisa de ao menos 324 CC para equipar seus 4 RCC e 4 RCB. OS 4 BIB e RCB demandam ao menos outras 300 VBC FUZ, sem contar as necessárias e impositivas VBE de apoio. Ou seja, estamos em uma sinuca de bico da qual não poderemos sair ilesos. E quanto mais o tempo passa, pior fica.
Quanto mais demorarmos para tomar uma decisão sobre estes dois programas, menores as chances de conseguir arrumar soluções adequadas à falta de recursos e de vontade de resolver os problemas da defesa.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3087 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 07, 2023 6:25 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3088 Mensagem por Viking » Qui Set 07, 2023 10:50 pm

Alemanha firma acordos com Itália, Espanha e Suécia para desenvolver sucessor do tanque Leopard 2


https://www.forte.jor.br/2023/09/07/ale ... leopard-2/

Em minha opinião esta poderia ser uma oportunidade, caso Defesa fosse assunto serio, de ser analisada a possibilidade do Brasil participar deste projeto. O Brasil tem projetos militares com os quatro países mencionados.

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3089 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 08, 2023 6:49 pm

Me parece que com a KMW enfiada até o pescoço com o projeto do novo MBT franco alemão sobra a Heinmetall com o KF-51 como alternativa mais simples para dotar aqueles países, já que o governo alemão não via adotar dois tanques pesados ao mesmo tempo, e precisa dar uma mão para aquela empresa vender seu peixe no exterior.
Como disse no outro tópico sobre blindados, o modelo da Heinmetall parece ser uma boa e equilibrada opção entre produtos e soluções já provados e testados e novidades tecnológicas que dão ao CC um ar de inovação com segurança. Tudo o que o EB mais gosta e quer da vida. Riscos sim, pero non mucho.
Concordo que é algo que o EB deve procurar saber mais. Até porque, já que a ideia é fazer um novo CC a quatro mãos, nada demais se outras forem acrescidas ao processo. Muito mais econômico para todo mundo.
Falta saber quais serão os requisitos do novo blindado proposto. O modelo principal dos Leo 2 operados por aqueles países são o Leo 2A4 e Leo 2A5, com alguns A6 na Espanha salvo engano. Os italianos não tem Leo 2, e estavam interessados no EMBT franco alemão, mas vão comprar Leo 2A8 + Ariete C2 conforme as últimas notícias de Roma.
Aliás, se a Itália entrar neste novo projeto, como ficam as aquisições destes CC novos e usados? Vão desistir e esperar pelo tanque em parceria com os demais países, vão comprar só o Ariete C2, vão deixar tudo para depois...
Enfim, muitas perguntas e poucas respostas.
Não duvido que os alemães façam chegar um convite ao EB para uma reunião de pé de ouvido para falar sobre este novo projeto. Não que tenhamos algo a acrescentar do ponto de vista tecnológico ao carro em si, mas, a demanda brasileira somada as demais é mais que suficiente para dar vida ao novo tanque.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36276
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: UM MBT NACIONAL

#3090 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 15, 2023 2:59 pm

Com a modernização dos Leo 1A5 subindo definitivamente no muro, existe a possibilidade de figuras no alto escalão do governo verem nesta situação uma oportunidade para uma ação declaratória de "auto afirmação e independência" dos USA, e aproveitar para enfiar goela abaixo do EB possível solução chinesa no caso da VBC CC e VBC Fuz.

Os argumentos são os mesmos de sempre: baixo custo de aquisição e possibilidade de independência tecnológica do país. O VT-4, e a China, assim, pode ter diante de si talvez uma oportunidade única para entrar com os dois pés no mercado brasileiro de defesa.

Obviamente que os generais do EB não irão gostar da proposta tipo "ou dá, ou desce" do planalto, caso ela seja aquiescida pelo MD, inclusive, mas é uma situação bastante particular em que se está por agora. E o tempo urge para a tomada de qualquer resposta a ela.

Por outro lado, a fim de tentar mitigar ou mesmo contrapor tal proposta política do Planalto\MD, o exército pode buscar outros personagens menos vistos neste processo a fim de tentar impedir qualquer avanço de material chinês, e sua particular influência, dentro de suas OM. Talvez turcos e indianos sejam consultados sobre como propor soluções melhores à vista do exército no presente caso. Com as óbvias compensações em outros setores nacionais.

Por último, pode ser que o EB recorra frente a tal possibilidade aos alemães e numa cartada de desespero arrumem junto à KMW e\ou Rheinmetall a aquisição do Leo IIA7 que teria sido oferecido, ou o novíssimo KF-51, embora ambos fora dos padrões estabelecidos no RO do momento. Mas isto seria mera questão de burocracia modificar. Talvez não fosse a situação ideal para o EB, posto que favorece os alemães em tudo, mas, na visão de muitos generais, ainda é muito melhor do que ter de assumir ainda que a contra gosto, CC chineses em seus RCC e RCB.

A ver os próximos passos desse embrenhado jogo de xadrez geopolítico.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder