Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gingerfish
Sênior
Sênior
Mensagens: 1449
Registrado em: Sáb Jan 13, 2007 8:45 am
Localização: juiz de fora
Agradeceram: 84 vezes

Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#1 Mensagem por gingerfish » Sáb Out 22, 2011 7:40 pm

Olá!!! Gostaria que pudessem me responder qual era a aeronave 'soberba' em uso pelo Iraque contra os Estados Unidos na Guerra do Golfo...

Mig 29 ou Mirage F1?

Muitas das aparelhagens iraquianas eram francesas... isso pode ter 'desnorteado' a segurança do Iraque? Porque a França entrou no confronto, e, provavelmente, eles contaram tudo sobre seus sistemas de segurança, que o Iraque havia comprado, para os Estados Unidos...

Eu não me lembro bem, mas uma revista, se não me engano, a 'Força Aérea' ou a 'Asas' fez uma reportagem sobre a guerra aérea do Golfo. Alguém chegou a ver e sabe me informar qual das duas revistas fê-la? Bem como o número das revistas?

[]'s
Danilo




A vida do homem na Terra é uma guerra.
Jó 7:1
Carlos Mathias

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#2 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 22, 2011 7:59 pm

Todo mundo entregou tudo aos EUA+OTAN.

Até a Rússia, que naquele momento estava completamente falida e tinha um bêbado (literalmente) no comando do país.
As promessas de ajuda financeira e de neutralidade convenceram Yeltsin de que era a coisa a se fazer.

Mas o resultado dos combates aéreos ali não seria outro se no lugar de Mirage F-1 e Migs estivessem F-16 e F-15.

A superioridade numérica era avassaladora, na casa de 100 X 1, além de vigilância do espaço aéreo iraquiano 24h/d por uma média de seis AWACS.

Some-se a isso uns 10 anos de embargo de suprimentos.

O resultado, na minha opinião, foi independente do equipamento usado.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Sáb Nov 26, 2011 10:53 pm, em um total de 1 vez.
P. K. Liulba

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#3 Mensagem por P. K. Liulba » Sáb Out 22, 2011 10:01 pm

Bom...
Eu me lembro que num dia que havia duas centenas de aeronaves da coalizão no ar, um velho MiG-25 decolou, lançou um R-40, detonou um F-18, e voltou para a base em segurança...




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5441
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 427 vezes

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#4 Mensagem por henriquejr » Sáb Out 22, 2011 10:27 pm

Nenhum pais do mundo pode fazer frente a um ataqe de coalisão da OTAN! Talvez a Russia ou a China possam provocar algumas baixas mas seria só questão de tempo para perderem o controle do espaço aereo! (nao falo na utilização de armas nucleares).




.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#5 Mensagem por Bolovo » Dom Out 23, 2011 2:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Todo mundo entregou tudo a EUA+OTAN.

Até a Rússia, que naquele momento estava completamente falida e tinha um bêbado (literalmente) no comando do país.
As promessas de ajuda financeira e de neutralidade convenceram Yeltsin de que era a coisa a se fazer.
Só um adendo. Durante a Guerra do Golfo, que começou em agosto de 1990 e durou até fevereiro de 1991, Gorbachev ainda era o presidente da URSS. Yeltsin era presidente da Rússia Soviética desde julho de 1991, porém a Rússia era apenas uma das quinze republicas da União Soviética, ainda lideradas por Gorbachev. Em 25 de dezembro de 1991, quando a URSS deixou de existir e a partir daí a "instituição" Federação Russa tomou o seu lugar, Yeltsin daí sim se tornou o presidente da Rússia que conhecemos hoje.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
MIG-25
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 341
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 6:52 pm

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#6 Mensagem por MIG-25 » Sáb Nov 26, 2011 8:50 pm

P. K. Liulba escreveu:Bom...
Eu me lembro que num dia que havia duas centenas de aeronaves da coalizão no ar, um velho MiG-25 decolou, lançou um R-40, detonou um F-18, e voltou para a base em segurança...

Infelizmente muita gente tem o hábito de substimar o material de guerra soviético.
Como todos sabem, o Mig-25 foi concebido para ser um caça interceptor capaz de fazer frente aos bombardeiros americanos Sr-71 e XB-70 , daí ser o caça mais rápido alguma vez construído, ou seja, é perfeitamente normal o Mig-25 ter abatido o F18.
È tambem um facto que só os melhores pilotos é que teriam a honra de pilotar um Mig-25, e um exemplo de um excelente piloto iraquiano de Mig 21 e Mig-25 foi o Coronel Mohommed Rayyan que abateu 10 aviões inimigos durante a guerra com o irão.
8 dos aviões inimigos foram abatidos quando Mohommed pilotava um Mig-25.
um pouco de Off-Topic:
È por isto que eu não consigo compreender porque raio é que a Força Aerea Líbia não conseguiu impedir o ataque americano em 1986.



Cumprimentos.




Nick alterado de General Spínola para MIG-25 - Paisano.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#7 Mensagem por Penguin » Sáb Nov 26, 2011 9:39 pm

Carlos Mathias escreveu:Todo mundo entregou tudo a EUA+OTAN.

Até a Rússia, que naquele momento estava completamente falida e tinha um bêbado (literalmente) no comando do país.
As promessas de ajuda financeira e de neutralidade convenceram Yeltsin de que era a coisa a se fazer.

Mas o resultado dos combates aéreos ali não seria outro se no lugar de Mirage F-1 e Migs estivessem F-16 e F-15.

A superioridade numérica era avassaladora, na casa de 100 X 1, além de vigilância do espaço aéreo iraquiano 24h/d por uma média de seis AWACS.

Some-se a isso uns 10 anos de embargo de suprimentos.

O resultado, na minha opinião, foi independente do equipamento usado.
Concordo.

Apenas uma observação. Combates aéreos ocorreram apenas na Guerra do Golfo/Desert Storm (1991).

A Guerra Irã-Iraque terminou em 1988.
Em 1990 o Iraque invadiu o Kuwait. Até ai não havia embargo contra o Iraque. Muito pelo contrário.
Em agosto de 1990 sanções são impostas ao Iraque pelo CS/ONU.
Em janeiro de 1991 é iniciada a campanha aérea no que é denominado Guerra do Golfo (Desert Storm). +/- 75 aeronaves da coalizão são perdidas (em +/- 100.000 missões): http://en.wikipedia.org/wiki/Gulf_War_air_campaign

Na Invasão ao Iraque em 2003, não houve oposição da FA iraquiana, bastante enfraquecida por embargos e bloqueios. Foi nessa campanha que ocorreu a fuga de aeronaves iraquianas para o Irã.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Nov 27, 2011 12:00 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#8 Mensagem por tflash » Sáb Nov 26, 2011 11:27 pm

E foi um conflito mais do sancionado pelas nações unidas, lembro que começou com a invasão de um país independente.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#9 Mensagem por marcelo l. » Sáb Nov 26, 2011 11:37 pm

Penguin escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Todo mundo entregou tudo a EUA+OTAN.

Até a Rússia, que naquele momento estava completamente falida e tinha um bêbado (literalmente) no comando do país.
As promessas de ajuda financeira e de neutralidade convenceram Yeltsin de que era a coisa a se fazer.

Mas o resultado dos combates aéreos ali não seria outro se no lugar de Mirage F-1 e Migs estivessem F-16 e F-15.

A superioridade numérica era avassaladora, na casa de 100 X 1, além de vigilância do espaço aéreo iraquiano 24h/d por uma média de seis AWACS.

Some-se a isso uns 10 anos de embargo de suprimentos.

O resultado, na minha opinião, foi independente do equipamento usado.
Concordo.

Apenas uma observação. Combates aéreos ocorreram apenas na Guerra do Golfo/Desert Storm (1991).

A Guerra Irã-Iraque terminou em 1988.
Em 1990 o Iraque invadiu o Kuwait. Até aqui não havia embargo contra o Iraque. Muito pelo contrário.
Em agosto de 1990 sanções são impostas ao Iraque pelo CS/ONU.
Em janeiro de 1991 é iniciada a campanha aérea do que é denominado Guerra do Golfo (Desert Storm). +/- 75 aeronaves da coalizão são perdidas (em +/- 100.000 missões): http://en.wikipedia.org/wiki/Gulf_War_air_campaign

Na Invasão ao Iraque em 2003, não houve oposição da FA iraquiana, bastante enfraquecida por embargos e bloqueios. Foi nessa campanha que ocorreu a fuga de aeronaves iraquianas para o Irã.

[]s
Mas, em combate aéreo só uma e no começo da operação não?




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#10 Mensagem por Penguin » Dom Nov 27, 2011 12:25 am

marcelo l. escreveu:
Penguin escreveu: Concordo.

Apenas uma observação. Combates aéreos ocorreram apenas na Guerra do Golfo/Desert Storm (1991).

A Guerra Irã-Iraque terminou em 1988.
Em 1990 o Iraque invadiu o Kuwait. Até aqui não havia embargo contra o Iraque. Muito pelo contrário.
Em agosto de 1990 sanções são impostas ao Iraque pelo CS/ONU.
Em janeiro de 1991 é iniciada a campanha aérea do que é denominado Guerra do Golfo (Desert Storm). +/- 75 aeronaves da coalizão são perdidas (em +/- 100.000 missões): http://en.wikipedia.org/wiki/Gulf_War_air_campaign

Na Invasão ao Iraque em 2003, não houve oposição da FA iraquiana, bastante enfraquecida por embargos e bloqueios. Foi nessa campanha que ocorreu a fuga de aeronaves iraquianas para o Irã.

[]s
Mas, em combate aéreo só uma e no começo da operação não?
http://en.wikipedia.org/wiki/Air_engage ... e_Gulf_War

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#11 Mensagem por Andre Correa » Dom Nov 27, 2011 1:03 am

dar de cara com um pack desses não devia ser bom...

Imagem

:twisted: :twisted:




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#12 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 27, 2011 1:27 am

Esse "pack "não é nada sem os AWACS que cobriam todo o Iraque 24/7.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#13 Mensagem por Andre Correa » Dom Nov 27, 2011 1:37 am

Carlos Mathias escreveu:Esse "pack "não é nada sem os AWACS que cobriam todo o Iraque 24/7.
Então os MiG's e Mirages aniquilariam eles se não fosse pelos AWACS, é isso que queres dizer?




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#14 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 27, 2011 1:41 am

Só se você disser que quis dizer que estes aí aniquilam tudo pela frente, mesmo sem apoio maciço de AWACS, SEAD, sem a superioridade numérica de 100 X 1, dos efeitos dos embargos, a revelação/repasse de códigos, frequências e modos de operação de TODA a AAEr iraquiana na Guerra do Golfo.

Se você disser que sim, eu digo que sim também, óbvio.




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: Dúvidas sobre guerra aérea do Golfo!

#15 Mensagem por Andre Correa » Dom Nov 27, 2011 2:37 am

Poxa, conseguiste ler tudo isso no que eu disse?

:shock: :shock:

[003] [003] [003]

[009]




Audaces Fortuna Iuvat
Responder