Irkut MS-21

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#136 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 12, 2022 3:27 pm

VIDEO: ON BOARD IRKUT MC-21-300 TESTING PLANE

Imagem

https://flyrosta.com/en/mc-21-300-en/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#137 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 12, 2022 4:04 pm

Um avião com capacidade para até 260 pax e com espaço de sobra para arrumar 2 ou 3 classes, e ainda levar as pessoas sem se sentirem em uma lata de sardinha, seria muito bem vindo em rotas longas dentro do Brasil, como as que ligam as capitais da região norte ao resto do país.

São voos em que se paga hoje muito caro para não ter nada além do direito de viajar sentado. E já é muito.

De Manaus ou Belém para o sul e sudeste tem voos com mais de 3 horas brincando. É muita coisa para um narrow body.

Idem do sul para o nordeste. Um voos POA-FTZ pode ter 4 horas ou mais de duração. É dose para cavalo.

Imagina isso em um Max-8 ou A320CEO. Os A320NEO da AZUL apesar de um pouco mais de espaço, o serviço de bordo - na verdade a falta dele - termina de te matar antes da metade do voo.

Não é saudosismo e nem nada, mas vamos ser honestos, a falta que faz uma empresa aérea que ofereça mais do que apenas transportar os seus passageiros feito boi em pau de arara é gritante.

Obviamente que não dá para trazer o modelo de serviço de bordo dos anos 80 e 90 para o presente, mas com certeza dá para oferecer mais conforto e um serviço que realmente faça a diferença com atenção a pequenos detalhes que valorizam uma viagem de avião. Principalmente aquelas em que você é obrigado a ficar horas a fio dentro de uma aeronave estreita.

Chega de sucrilho e kisuco. As pessoas merecem mais do que isso pelo valor demasiadamente caro que pagam para viajar de avião no Brasil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1288
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Irkut MS-21

#138 Mensagem por Cassio » Qua Out 12, 2022 8:02 pm

Mas dá para fazer o que sugere sem ter que ser num avião russo. Porque de russo não quero nada por aqui.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#139 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 13, 2022 12:38 am

Cassio escreveu: Qua Out 12, 2022 8:02 pm Mas dá para fazer o que sugere sem ter que ser num avião russo. Porque de russo não quero nada por aqui.
Quando eu ganhar na mega sena da virada, eu vou providenciar a minha própria empresa aérea para fazer tudo o que as outras não fazem onde eu moro. 8-]
E eu vou começar comprando os MC21-300, e depois eu elevo mais ainda o meu nível com os -400. :twisted:
De lambuja vou comprar uns E-175 E-2 para fazer code share com os MC do interior do estado\região para tudo que é canto desse país.
Eu vou começar pequeno, saindo de Manaus e ligando a minha cidade a todas as capitais do pais direto. Com o tempo eu vou esticar para todas as capitais do norte fazendo ligação direta com todo o país e interior.
Conheço uma penca de gente que ficou p... da vida que nem eu quando tiraram os wide body daqui para GRU e RJ. Verdadeira "filhadaputagem" da AZUL. Sobrou a LATAM que bota 777 ou vez em quando 787 e nem deixa a gente sentar na porra da classe executiva.
Não dá para viajar tomando água, salgadinho e drops menta. [004] [005]
Os E-Jet são perfeitos para as linhas subregionais e intraregionais alimentado os principais hub regionais. Eu não imagino avião mais perfeito.
Uma dupla mais que perfeita. :mrgreen:

Imagem
Imagem
Imagem




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#140 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 13, 2022 1:21 am

Rotas no stop em que cabe um MC21-400 tranquilo. O mesmo se aplica a Belém.

MAO to\from:

Fortaleza, Recife e Salvador;
Brasília;
São Paulo e Rio de Janeiro;
Porto Alegre e Curitiba.

Rotas em que cabe um MC21-300 tranquilo:

Mao to\from:

São Luís, Natal, João Pessoa, Aracaju e Maceió;
Campo Grande, Goiana e Cuiabá;
Belo Horizonte e Vitória;
Florianópolis.

Voos diários non stop ligando Manaus a todas as capitais do país. Dependendo da demanda e do comportamento do mercado no médio e longo prazo, é possível expandir os voos diários na medida em que isto for necessário.

Por exemplo. Manaus a Guarulhos eu consigo fazer até 4 voos diários usando 3 aviões + reserva técnica. O mesmo para o Rio de Janeiro e assim sucessivamente para todas as demais capitais. A ideia seria manter 4 voos diários para todas as capitais, acrescentando outros destinos no interior do país na medida em que eles se tornem viáveis de se usar os MC21. Os E-2 são perfeitos como exploradores de rotas abrindo caminho para aviões maiores ou mantendo rotas onde eles não são a melhor opção.

A rota Manaus a Brasília eu consigo fazer com os -300 ou -400, dependendo do horário e dia. Mas a rigor, com apenas 2 MC-21 eu consigo manter até 8 voos diários entre a capital amazonense e a capital federal. Voos com 2:30 min de duração em média.

Fazendo umas simples contas de padaria, dá para manter uma frota enxuta de MC-21 e ainda servir Manaus ligando non stop a todo o pais com no mínimo 1 vos diário no curto prazo, podendo chegar a 4 voos diários no médio e longo prazo.

São 20 destinos. 20 partidas diárias. 20 chegadas diárias. Isso em um aeroporto que hoje mal e porcamente recebe 20 voos por dia de todas as grandes aéreas do país juntas. Isso é fazendo o mínimo do mínimo, mas com muita classe e muito mais benefícios para o passageiro, que como eu, não gosta de passar aperto, ser tratado como enlatado e, principalmente, ama aviação.

Tem quem ache que viajar de avião é um porre e enche o saco, porque faz isso a trabalho e muitas vezes por ano. Não deveria ser assim. Não se o profissional puder viajar, e não simplesmente entrar no avião como quem pega um ônibus. Mas para isso, os aviões, e o serviço de bordo, tem que oferecer muito mais que apenas um lugar para sentar, e esperar que o tempo passe o mais rápido possível.

Uma empresa aérea para ser a melhor ela não tem necessariamente que ser a maior, ela tem que ser antes boa no que faz. E o que empresas aéreas fazem é transportar pessoas, seus sonhos, negócios, sentimentos, aflições, calmarias, expectativas, e tudo o que um ser humano leva consigo. Mesmo na FL300.

Quem quer voar, e fazer voar, deveria saber disso. Rolim Amaro, Rubem Berta, Cmte Omar Fontana bem que sabiam...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#141 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 16, 2022 7:10 pm



Alguém aí sabe falar russo :?: :twisted:




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder