Irkut MS-21

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1288
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Irkut MS-21

#121 Mensagem por Cassio » Sex Mar 04, 2022 6:35 am

É FCarvalho...

Acho que agora, a depender da evolução do conflito, o seu querido MC-21 vai ficar restrito a Rússia, com muito pouca chance de ser até certificado no ocidente.... E acho que restrito ao mercado interno nunca poderemos dizer que foi um sucesso comercial.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#122 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 04, 2022 11:42 am

Cassio escreveu: Sex Mar 04, 2022 6:35 am É FCarvalho...
Acho que agora, a depender da evolução do conflito, o seu querido MC-21 vai ficar restrito a Rússia, com muito pouca chance de ser até certificado no ocidente.... E acho que restrito ao mercado interno nunca poderemos dizer que foi um sucesso comercial.
Mais ou menos por aí Cássio.

Mas se a intenção de USA/UE é aproveitar o momento para querer colocar a Rússia de joelhos ad eternum e fazer dela um mero capacho de seus caprichos, como fazem por aí com muitos outros países, estão o tiro pode sair pela culatra. Não se brinca com fogo sem se queimar.

Eu tendo a crer que o MC-21 por hora está morto e enterrado naquilo que diz respeito as parcerias ocidentais do projeto. Mas como disse outro dia aqui no fórum, economia nem sempre anda de mãos dadas com a política, ela tem os seus próprios interesses. E neste aspecto, no médio e longo prazo as coisas tendem, suponho, a voltarem ao normal na medida em que a poeira baixar, e os egos forem dominados, com o uso da razão.

Em algum momento o fato da Rússia ser uma das maiores economias mundiais irá pesar nas decisões depois da guerra. E creio que a influência russa em muitos lugares por aí não irá diminuir tão facilmente em função das consequências deste conflito. Há muitos interesses que simplesmente não vão se abster de buscar seus objetivos por muito tempo, se submetendo aos ditames da hora dos políticos.

O MC-21 pode estar na lona agora, mas tecnicamente a luta ainda não acabou. E temos mais alguns rounds pela frente. Espero que ele aguente firme.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1288
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Irkut MS-21

#123 Mensagem por Cassio » Sex Mar 04, 2022 8:38 pm

A Rússia não é uma potência econômica... já foi... tinha potencial de voltar a ser, agora vai demorar.
Qual será a Rússia que sairá deste conflito???
A economia mundial sofrerá com as sanções... mas as coisas podem se acomodar e as sanções perdurarem por um bom tempo.

Duvido que empresas ocidentais, mesmo com o fim do embargo, apostem no avião russo. O risco de dar nova merda é grande e aí os aviões ficam no chão.
Empresas de leasing solicitando o retorno das aeronaves e a Rússia se negando em devolver... sabe quando as empresas de leasing voltarão o operar com os Russos... só no dia em que pagarem um leasing muito mais alto que o resto do mundo como prêmio de risco.

Tudo pode acontecer, mas vejo que o tempo fechou para a Rússia. E não acho que será por pouco tempo.
Na prática, o que a Rùssia conseguiu até agora:

> Unir a UE;
> Fortalecer a OTAN que ganhou uma nova razão de existir;
> Enorme aumento nos orçamentos militares dos países europeus;
> Novo ímpeto no desenvolvimento de armas dos seus rivais ocidentais;
> Enfraquecimento da sua economia.
> Mostrar ao mundo o perigo que Putin se tornou.

Valeu a pena????




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#124 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 15, 2022 11:24 pm

Cassio escreveu: Sex Mar 04, 2022 8:38 pm A Rússia não é uma potência econômica... já foi... tinha potencial de voltar a ser, agora vai demorar.
Qual será a Rússia que sairá deste conflito???
A economia mundial sofrerá com as sanções... mas as coisas podem se acomodar e as sanções perdurarem por um bom tempo.
Duvido que empresas ocidentais, mesmo com o fim do embargo, apostem no avião russo. O risco de dar nova merda é grande e aí os aviões ficam no chão.
Empresas de leasing solicitando o retorno das aeronaves e a Rússia se negando em devolver... sabe quando as empresas de leasing voltarão o operar com os Russos... só no dia em que pagarem um leasing muito mais alto que o resto do mundo como prêmio de risco.
Tudo pode acontecer, mas vejo que o tempo fechou para a Rússia. E não acho que será por pouco tempo.
Na prática, o que a Rùssia conseguiu até agora:
> Unir a UE;
> Fortalecer a OTAN que ganhou uma nova razão de existir;
> Enorme aumento nos orçamentos militares dos países europeus; o
> Novo ímpeto no desenvolvimento de armas dos seus rivais ocidentais;
> Enfraquecimento da sua economia.
> Mostrar ao mundo o perigo que Putin se tornou.
Valeu a pena????
Bom, falando do MC-21, penso que o governo atual já estava tratando de fazer a troca de todos os insumos importados por modelos russos da industria local, mas como eu li sobre alguém ligado ao projeto falando, vai ser praticamente impossível em prazo visível fazer isso agora.
Podem no máximo congelar o projeto por anos a fio e quando tudo estiver mais calmo ver se há chances de o modelo voar novamente a partir de insumos russos. O que obviamente vai limitar mais ainda o mercado dele ao próprio país e aliados mais chegados. Não é nem de longe uma boa perspectiva, mas os russos costumam se reinventar quanto mais pressionados e encurralados estão.

Vender o projeto para a China eles não vão, mas podem obter deles uma certa empatia colaborativa, já que o avião também pode interessar ao mercado chinês, apesar do Comac 919, que por si só não irá cobrir todas as necessidades deles.

Eu tenho cá para mim que o tempo vai demonstrar até onde eles podem chegar com esse projeto. O avião em si é inquestionavelmente um produto de outro nível e jogou uma pressão sobre a concorrência que não esperavam.

Vou torcer para que das duas, uma: eles consigam restabelecer os lados políticos e econômicos com o ocidente e volte todo mundo a ser "amiguinhos" e tocar o projeto para frente, ou os russos conseguirem desenvolver todo o processo de certificação do avião a partir da troca por insumos caseiros e ver no que vai dar.

Se Boeing e Airbus continuarem por muito tempo sem vender e nem apoiar a aviação comercial russa, certamente Moscou irá se sentir mais instigada ainda a fazer com que o MC-21 saia do papel, mesmo que leve mais tempo e custe muito mais do que o esperado. E ele provavelmente poderá ter a companhia do Comac C-919 e dos modelos CR-929 e no longuíssimo prazo o pretendido CR-939 chinês.

Atualmente, modelos como o Tupolev Tu-204\214 e Ilyushin Il-96 300\400 podem ou poderão substituir parcialmente os modelos ocidentais, além do SSJ-100 ter o seu desenvolvimento acelerado para poder substituir os Embraer que não tiverem mais apoio, ao mesmo tempo que o projeto do SSJ-130 poderá ganhar novo impulso. No caso do MC-21 os três modelos planejados devem no longo prazo se as condições permitirem ganhar vida quiçá antes do esperado. E tudo com o máximo de insumos made in Russia.

Se USA e UE acham que vão colocar o Putin fora do jogo pressionando o povo e o país contra ele com estas e outras sansões, bem, acho que eles estão dando um tiro no próprio pé, ou simplesmente desconhecem e ignoram a história da Rússia. Ou não aprenderam nada com ela.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#125 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 15, 2022 11:37 pm

O mercado chinês promete absorver cerca de 2 a 3 mil C-919, enquanto 737 e A320 devem disputar o que sobrar disso, tendo em vista que o mercado projetado chinês para o futuro é de cerca de 5 a 6 mil aeronaves narrow body nos próximos 20 anos.
Se eventualmente Moscou e Pequim chegarem a um acordo sobre a viabilidade do projeto MC-21 com algum auxílio desta última, pode ser que o avião russo tenha alguma chance de entrar nesta disputa com alguma(s) vantagens compensatórias.
A China sozinha pode oferecer a possibilidade de acesso ao seu mercado dispondo aos russos atender, digamos, 10% dele, o que significa vender até 500 ou 600 aviões para as empresas aéreas chinesas, divididos entre os modelos MC-21-200 MC-21-300 E MC-21-400.
Para quem hoje praticamente está vendo o seu ocaso em termos de projeto e mercado, a China pode ser a tabua de salvação, e também a sua perdição. Afinal, amigos, amigos, negócios a parte.
A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#126 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 22, 2022 11:21 pm

Imagem
Imagem

Ressuscitados por conveniência, necessidade ou pressão...
E os PD-35 e derivados vem aí.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#127 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 10, 2022 9:31 pm

Este vídeo do canal Aero por trás da aviação é sobre uma possível volta da produção de modelos soviéticos como o Tupolev Tu-214 e do Superjet SSJ-100.

A volta da PRODUÇÃO DE AVIÕES SOVIÉTICOS. A Rússia vai se isolar do mundo?

Vejam direto no canal do youtube pois aqui o vídeo está aparecendo como indisponível.

Não duvido nada que no médio prazo as muitas pressões ocidentais levem os russos a multiplicar os esforços para substituir todos os aviões da Airbus e Boeing, ou sendo possível, diminuir e muito, a sua dependência de aviões importados.

O projeto do MC-21 ainda continua em aberto, com o projeto agora voltando-se para a substituição de partes e peças ocidentais do avião no longo prazo. Vai levar um gelo por bastante tempo esse avião, mas quem sabe em até 10, ou quiçá antes mesmo, ele renasça sob novo prisma e baseado totalmente em tecnologias e fornecedores russos.

Modelos como o IL-96 ainda podem ser também modernizados e demandados como substitutos de vários jatos ocidentais, existindo diversos projetos na Rússia para a sua modernização, inclusive uma versão biturbina, que seria muito bem vinda no mercado interno russo.

Os Tupolev Tu-214 ainda são aeronaves relativamente novas dado que o projeto é dos anos 2000, e pode receber a maior parte dos insumos aplicados no desenvolvimento do MC-21, tal como as novas turbinas PD-14, e derivadas.

A parceria com os chineses no COMAC 929 mais do que nunca deverá ser pautada em novas condições, já que a guerra na Ucrânia pode até acabar amanhã, mas com certeza as sanções impostas por USA e UE prometem ir muito mais longe do que aquele conflito.

A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#128 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 10, 2022 9:54 pm

ILYUSHIN ESTÁ ESTUDANDO UMA VERSÃO DO IL-96 COM DOIS MOTORES
Por Aeroflap -14 de fevereiro de 2018

https://www.aeroflap.com.br/ilyushin-es ... s-motores/

Algo que vem sendo pensado desde há mais de 4 anos, e que agora deve avançar de forma mais célere no período pós guerra.

Vamos ver. Capacidade a Ilyushin tem de sobra para fazer o que diz como se pode ver também no link abaixo.

https://www.cavok.com.br/russia-inicia- ... il-96-500t

Se os recursos aparecerem.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#129 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 14, 2022 8:36 pm

Rússia atrasa novamente o projeto do MC-21, e consequentemente a aviação do país
Por Aeroflap - 9 de setembro de 2022

Imagem

https://www.aeroflap.com.br/russia-atra ... o-do-pais/

A vida tá difícil para todo mundo




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#130 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 14, 2022 8:45 pm

Quem viver, verá. :mrgreen:

Rostec aposta na American Airlines e Lufthansa como possíveis operadoras do MC-21

ImagemImagem

https://www.aeroflap.com.br/rostec-apos ... -do-mc-21/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#131 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 14, 2022 8:49 pm

Nacionalização
Avião russo MS-21 segue com campanha de testes em voo
Novo avião MS-21 segue com campanha de testes em voo com o motor russo PD-14 e acumula 100 horas de ensaios

Imagem

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... m-voo.html




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#132 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 14, 2022 9:11 pm

Variants

In 2009, the MS-21-200 was designed around 150 passengers in single-class configuration, to be followed by a 181-seat -300 and 212-seat -400 with basic and extended-range models, plus a very-long-range MS-21-200LR[18]

MC-21-300
Standard model with PW1400G engine, 163 passengers in two class, up to 211, up to 6,000 km (3,200 nmi) range

MC-21-310
Standard model with PD-14 engine[87]

MC-21-200
Shortened version with 132 passengers in two class, up to 165, up to 6,400 km (3,500 nmi) range

MC-21-400

Proposed
Initially a 132-seats MC-21-100 variant was planned but then superseded by the Superjet 100 development.[88] The small variant with a capacity of 130- to 150-seat was proposed with commonality with the Sukhoi Superjet 130.[89]

UAC considers more developments for the MC-21 by 2035. These include:

a -400 with 18 tf (40,000 lbf) engines for a 105 t (231,000 lb) MTOW,

a -500, a -600 with 20–25 tf (44,000–55,000 lbf) engines, and a -700 with 30 tf (66,000 lbf) engines,

as well as a MC-21X with a 155 t (342,000 lb) tons MTOW for a 9,000–10,000 km (4,900–5,400 nmi) km range.

https://en.wikipedia.org/wiki/Irkut_MC-21

O que pode vir por aí. E tomara que venha mesmo.
As configurações ER e LR da versão básica também já estão em consideração.
De qualquer forma, se o planejamento correr mais ou menos como esperado, o MS-21 deve substituir com larga margem de vantagem os Tu-214, 737 e A320 e variantes no país no longo prazo. E se tudo der certo mesmo, até uma versão do tamanho de um 767 pode aparecer daqui uns 15 a 20 anos.
A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#133 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 12, 2022 3:08 pm



A troca de fato ocorreu e o primeiro protótipo equipado com as PW1000G receberam agora as PD-14, e já se encontram em testes de voo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#134 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 12, 2022 3:16 pm

Primeiro protótipo do jato MC-21 voa com motores russos PD-14

https://www.airway.com.br/primeiro-prot ... sos-pd-14/

Imagem




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Out 12, 2022 3:43 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#135 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 12, 2022 3:23 pm

Irkut já pensa em lançar o gigante MC-21-400

https://www.airway.com.br/irkut-ja-pens ... mc-21-400/

Dedinhos cruzados para dar tudo certo. 8-]

https://flyrosta.com/wp-content/uploads/2020/02/P1411017.jpg

A minha configuração :)

24 busness class (36'')
32 economy extra (32'')
163 enonomy (31'')

Ou algo assim também seria muito agradável.

32 busness class (36'')
164 economy (32'')

Imagina só voar Mao-GRU, ou Mao-POA e Mao-RFC ou Mao-RJ com todo esse conforto e opções de assentos. :wink:

Eu mereço, e muito isso. Manaus com certeza precisa de um avião assim.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Out 12, 2022 3:41 pm, em um total de 2 vezes.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder