Irkut MS-21

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1288
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 459 vezes

Re: Irkut MS-21

#106 Mensagem por Cassio » Qui Out 08, 2020 7:30 pm

Embraer usa componentes norte-americanos, muitos deles sujeitos aos controles do ITAR. Isso significa que seria muito complicado ter relações industriais com os russos.
Não acredito em qualquer aproximação assim com os russos.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#107 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 08, 2020 8:01 pm

https://lh3.googleusercontent.com/proxy/R82X2bOC6PuGm2VSQWH-TXklVi7eYw0O3tUSNF-kyGbkwhgqnvby8DS8eERJcZVR7cVcmNyc0pNFkoTtJU_Aa1N5V4ZFk9RJlsnJmbZNgFqikZUcIS1K3x2pJdRvPVnSnvk7P0QPeKsrGVb9fJ1wNMQ8pIWVF8E0NOhu5OwIacpUxko

Se as tendências de mercado atuais se mantiverem, e não houverem muitas novidades em termos de novos modelos para concorrer com os atuais, o A321Neo deve ser consagrar como substituto dos 757 e também, em determinadas condições, de aviões mais antigos como os 767, A300/310 e jatos soviéticos de segunda e terceira geração que ainda sobrevivem por aí em rotas médias e longas mas com alta demanda de pax.

A Airbus já decidiu que vai inserir o substituto da família A320 a partir de 2035. Então, nos próximos 15 anos é o tempo que os russos - e a Boeing, claro - tem para lançar a família MS-21 por completo no mercado e ainda produzir novidades em termos de economia de combustível e motores mais sustentáveis que permitam que estes aviões sejam competitivos.

Neste sentido, o modelo MS21-400 com capacidade para até 250 pax pode ser uma grande aposta para competir diretamente com o A321Neo, desde que ele possa apresentar alcances e relação custo x benefícios atrativos e condizentes com o desempenho do jato europeu. Os sheiks do EAU aparentemente estão interessados em abrir uma linha de produção do -400 no país. Dinheiro e facilidades com certeza não faltarão. E os russos não são bobos e nem nada para não abraçar as oportunidades que lhes aparecem.

Com o alcance atual definido em 6 mil kms, o MS-21-400 (250 pax) chega bem perto do alcance do A-321Neo (244 pax), com o adendo de que pode levar mais passageiros, além de ser um projeto que oferece mais espaço e conforto a tripulação e pax.

A versão ER/LR dos modelos atuais já estão em estudo na Rússia, e penso é só questão de tempo agora definir-se os alcances que estes aviões terão. Vale ressaltar que o MS21-200 (165 pax) terá 6.500 kms de alcance, enquanto o modelo MS21-300 (211 pax) apresenta 6 mil kms de alcance.

Em termos de Brasil, o MS21-300 pode substituir sem maiores problemas tanto os Boeing 737-800 quanto os A320 das frotas atuais com vantagens. O atual alcance pode inclusive dispor rotas internacionais ligando, por exemplo, Recife a Quito-EQU ou MiamI a Brasília. Aliás, com este alcance é possível ligar Brasília a todas as capitais sul americanas e a outras cidades importantes da América Latina, na América Central. Com a volta da demanda normal dos voos comerciais, a utilização dos MS21-400 torna as operações internacionais das empresa muito mais interessante, e lucrativas, além da diminuição do custo/pax transportado.

Aliás, a família MS-21 com as versões ER/LR terá condições de oferecer custos abaixo da concorrência - que terão de ser comprovados, evidentemente - e um retorno financeiro muito atrativo por conseguinte. Imaginar estes aviões com alcances entre 6 e 8 mil kms a partir de novas tecnologias de propulsão e novos combustíveis é algo que pode e deve ser pensado para os anos vindouros. Trocar aviões wide body como A330 e 757/767, e mesmo versões as versões menores do 787, por narrow body mas mantendo a paridade de pax transportados na faixa de 200-250 é algo que está atraindo muitas empresas hoje. E as vendas do A321Neo são a mais clara prova desse empenho em diminuir custos sem oferecer menos assentos, além da possibilidade de diminuir, também, o preço das passagens, tornando viagens internacionais mais acessíveis a novos públicos.

Enfim, caso os russos consigam manter o sustentáculo de desenvolvimento não apenas do avião em si, como da propulsão e combustíveis, além do uso de novos materiais na construção deles, é bem possível que tenhamos um sério candidato a concorrer ombro a ombro como europeus e americanos nos próximos 15 anos. Nós até podemos participar dessa divertida concorrência sem precisar nos quebrar em um embate direto com as duas gigantes.

Imagino sempre o que as empresas aéreas aqui poderiam fazer dispondo da família do MS-21 e futuros derivados, com alcances que nos possibilitarão ir do nordeste aos USA, do México ao RS, ou de Manaus a Buenos Aires sem precisar parar uma, duas, três, quatro vezes para poder justificar economicamente os voos.

Sonhar ainda não nos custa nada, não é mesmo. :wink:

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#108 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 08, 2020 8:11 pm

Cassio escreveu: Qui Out 08, 2020 7:30 pm Embraer usa componentes norte-americanos, muitos deles sujeitos aos controles do ITAR. Isso significa que seria muito complicado ter relações industriais com os russos.
Não acredito em qualquer aproximação assim com os russos.
O MS-21 também até esse momento. E não é pouca coisa.
No entanto, os russos estão trabalhando no sentido de substituir quase tudo que for embargado pelas ações americanas por produtos autóctones ou de fornecedores não subservientes aos USA. E eles tem condições de fazer isso. Estão usando as empresas aéreas russas para bancar a manutenção do projeto ao comprarem os aviões. Isto dará sustentabilidade econômica para ele por um bom tempo.
O que seria o caso do apoio da Embraer é no sentido de usar a infraestrutura que se tem para dar o suporte necessário em termos de mão de obra, partes e peças, além de manutenção para eles. Se tiver que usar insumos russos ou outros para isso, sem problema, é questão de adaptação. O que for americano ou estiver sob embargo, nós nem precisamos mexer com isso.
Como disse, o problema deles é oferecer um tipo de suporte que não existe hoje. Não precisamos necessariamente mexer com peças americanas. Existem outros fornecedores para o avião que não oriundo dos USA.
Onde nós pudermos oferecer esse apoio, e ajudar a vender o avião no mercado externo, sendo o caso, já saímos ganhando ao garantir que ele estará disponível sempre que necessário.
Se pudéssemos fazer isso aqui no Brasil para as aéreas de casa, melhor ainda.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#109 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 11, 2020 12:33 am

Irkut conclui construção do jato MS-21-310 impulsionado por motores russos PD-14
Por Carlos Ferreira- 10 de novembro de 2020

https://www.aeroin.net/irkut-conclui-co ... sos-pd-14/

Agora vai. 8-]

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#110 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 2:31 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#111 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 2:33 pm

Internacionalmente no freio

MS-21 e Superjet devem primeiro convencer na Rússia

Internacionalmente, o Superjet tem sido um fracasso até agora. Em primeiro lugar, a Rússia quer garantir o sucesso em casa. Isso também se aplica ao novo Irkut MS-21 e Illyushin Il-114-300.
19/09/20

Imagem

https://www.aerotelegraph.com/ms-21-und ... eberzeugen




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#112 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 2:49 pm

Irkut inicia las pruebas de su primer MS-21-310 con motores rusos
Por SEBASTIÁN BORSERO
11/11/2020

Imagem

https://www.aviacionline.com/2020/11/ir ... res-rusos/#




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#113 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 2:54 pm

8 SEP, 05:35
New PD-14 plane engine to be equipped with artificial intelligence elements
According to the developer, introduction of AI elements in aviation engines control system is a world trend

https://phototass3.cdnvideo.ru/width/1020_b9261fa1/tass/m2/en/uploads/i/20200908/1282685.jpg

https://tass.com/economy/1198401




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#114 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 22, 2020 3:07 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#115 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 16, 2020 2:11 pm

MC-21-310 realiza voo inaugural com os novos motores russos PD-14

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2020/12/MC-21_310-750x392.jpeg

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... ssos-pd-14

Agora vai. 8-]




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#116 Mensagem por FCarvalho » Sex Jul 09, 2021 12:10 pm

https://www.aeroflap.com.br/video-novo- ... a-pintura/

O novo modelo do MC-21-310 com turbinas PD-14 recebeu nova pintura e fez seu primeiro voo.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#117 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 29, 2022 1:41 pm

Irkut já pensa em lançar o gigante MC-21-400
Maior versão do jato russo poderá transportar até 260 passageiros, mais do que o Airbus A321. Modelo pode ser lançado até 2025, diz fabricante

https://www.airway.com.br/irkut-ja-pens ... mc-21-400/

Com capacidade para até 256 pax em classe única o modelo -400 mesmo com um alcance menor que os A321, estimado em 6 mil kms, é capaz de cobrir praticamente rotas internacionais ligando todas as capitais brasileiras ao resto da América do Sul com sobras em termos de segurança.
Se utilizada as duas classes ele ainda poderá transportar uma quantidade substancial de pax, na faixa de 208 assentos, dispondo de muito mais conforto e espaço que os concorrentes do mesmo porte.
Notar que a versão -300 possui maior capacidade de carga que os A320Neo e 737 Max, o que não será diferente em relação a versão maior.
A boa relação pax x cargo é muito interessante em voos internacionais que possuem menor demanda de passageiros, mas ao mesmo tempo as empresas podem explorar o mercado de cargas de forma a compensar os custos.
Por exemplo, explorar a ligação do nordeste brasileiro as demais capitais da América do Sul de forma a permitir voos non stop semanais e/ou diários onde sejam viáveis. Da mesma forma as demais regiões do Brasil podem usufruir desta possibilidade.
Enfim, o MC-21-400, se vier a ser desenvolvido, promete aliar espaço, conforto, boa capacidade de transporte de pax e carga em distâncias médias e longas. Para a nossa realidade aqui no continente sul americano pode ser uma boa opção de baixo custo, seja para realizar ligações entre as principais cidades do Brasil, seja para iniciar novas ligações entre o Brasil e demais cidades dos países vizinhos. É uma opção a se pensar.
O MC-21-300 com seus 163/211 pax já seria uma boa opção para empresas que pretendam desbravar novas rotas sem correr o risco de gastar rios de dinheiro em wide body usados, levando pouco mais ou até o mesmo número de passageiros do avião russo.
E se no longo prazo as versões ER planejadas para entrar em serviço na próxima década chegarem ao mercado, será mais uma opção a ser analisada com cuidado em relação à concorrência.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#118 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 29, 2022 1:48 pm

RUSSIAN GAME CHANGER? MEET THE NEW IRKUT MC-21

https://samchui.com/2021/11/27/russian- ... kut-mc-21/




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#119 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 29, 2022 1:57 pm

Exclusivo!
Conheça o interior do novo avião comercial russo, o MS-21
Aeronave da Irkut planeja brigar com os Airbus A320neo e Boeing 737 MAX

Imagem

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _7387.html




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36157
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Irkut MS-21

#120 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 30, 2022 3:55 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder