Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#691 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 01, 2024 1:01 pm

Túlio escreveu: Qui Fev 01, 2024 12:35 pm
Aqui pode estar uma pista sobre a tale de "ingerência externa", não se trata exatamente de um país como os EUA ou bloco como a UE, é DAVOS com suas "maravilhas" de ESG. Ver abaixo (o cara é zuca mas mora no Luxemburgo):





Curiosamente (ou nem tanto) as indústrias bélicas dos EUA, UE e Israel não são afetadas.
Isto vale para óleo e gás, e ainda não soube que a Petrobras vai correr risco de quebrar por perder algum tipo de acesso.

Tem que ver também como é que EUA, UE e Israel financiam suas exportações bélicas, se via sistema bancário convencional (como o BB), fundos ou agências governamentais... Os EUA, por exemplo, tem o FMS/DSCA.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#692 Mensagem por Túlio » Qui Fev 01, 2024 2:52 pm

gabriel219 escreveu: Qui Fev 01, 2024 12:43 pm Então que o BB trate de meter o foda-se pra isso e que contorne isso de algum jeito.
Não é tão simples: o gov.br não é O DONO do Banco do Brasil, é O CONTROLADOR, pois tem 50% dos papéis; o restante é negociado na B3 sob o ticker BBAS3 e em outras bolsas pelo mundo, tipo a NYSE, como DR sob o ticker BDORY. Legal mas acrescenta o que ao debate? Bueno, palhaçadas como isso de ESG eram vistas pelo que eram, até uma palhaçada maior chamada Peste Negra ser lançada com enorme estardalhaço pelos meRdia e levada a sério pela gadaiada acéfala; com base no que aprenderam sobre controle social, outras agendas como esta se tornaram "coisa séria" também. E...

CENÁRIO DO GABRIEL: gov.br "mete o foda-se pra isso" > BB entra na lista negra de Davos > investidores institucionais estrangeiros e seus prepostos BR começam o DUMP dos papéis para não entrarem na mesma lista > preços caem > especuladores estrangeiros (e BR) farejam sangue e fazem SHORT alavancados até o talo > preços dos papéis em queda cada vez mais acentuada > mais acionistas pulam fora, mais SHORTS (inclusive BR) e segue barranco abaixo até o mesmo gov.br ter USD/EUR suficientes para ir comprando de volta para, mais adiante, lançar outra vez ao mercado.

Ao mencionar PETR3 o @Brasileiro não lembrou de quando esta esteve sob um ataque assim no auge do PETROLÃO e seus papéis chegaram a valer menos de BRL 5 (neste momento mais de BRL 43 e têm um valor potencial muito maior); ainda sobre o nosso Colega, lembro que falar em FMS deixa só os EUA no jogo, pois jogam em uma liga só deles: vendem MEM exclusivamente por razões geopolíticas/geoeconômicas, já que compram mais do que o suficiente para sustentar sua própria BID sem precisar de exportações, o que só é possível à China e, por questões recentes (falta de opção :twisted:), à Rússia. Em outra liga estão UK, França, Alemanha & quetales, que vendem o que puderem para quem quiserem, só precisando tomar cuidado para não entrarem em rota de colisão com os interesses dos EUA; lá nas rabeiras, na SEGUNDONA do mercado mundial de MEM, é que vem o coitado do Brasil, desenvolvendo, produzindo e vendendo o que os de cima lhe deixam (até a Alemanha volta e meia nos embarga - Guarani - ou mesmo sabota - Programa Nuclear).

Isso de ESG é apenas mais um capítulo da novela "Como Fazer um Gigante Ser um Anão".




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#693 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 3:12 pm

Brasileiro escreveu: Qui Fev 01, 2024 12:53 pm Ok, mas para haver a "lesa" a medida teria que representar a inviabilização das exportações e, consequentemente da BID. Se encontram outra forma de continuar garantindo, basicamente trocando de rubrica, se via Proex, se via BNDES (acho até que seja este último o mais aderente, de qualquer forma)... vida que segue.
Esse é o meu ponto, inclusive cometi um erro na citação ao BB no último post, era tacar o foda-se PRO BB - inclusive foi esse meu erro que o @Túlio citara - e não o BB tacar o foda-se. O GF precisa encontrar uma outra forma e concordo totalmente contigo, BNDES seria a ideia principal pra isso. Desde que tal negócio seja feito com país que irá nos pagar, não como tentaram fazer com a Argentina.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#694 Mensagem por Túlio » Qui Fev 01, 2024 3:22 pm

gabriel219 escreveu: Qui Fev 01, 2024 3:12 pm
Brasileiro escreveu: Qui Fev 01, 2024 12:53 pm Ok, mas para haver a "lesa" a medida teria que representar a inviabilização das exportações e, consequentemente da BID. Se encontram outra forma de continuar garantindo, basicamente trocando de rubrica, se via Proex, se via BNDES (acho até que seja este último o mais aderente, de qualquer forma)... vida que segue.
Esse é o meu ponto, inclusive cometi um erro na citação ao BB no último post, era tacar o foda-se PRO BB - inclusive foi esse meu erro que o @Túlio citara - e não o BB tacar o foda-se. O GF precisa encontrar e outra forma e concordo totalmente contigo, BNDES seria a ideia principal pra isso.
O BNDES foi o ponto que eu NÃO CITEI porque o post já estava bastante grande; que eu saiba/soubesse é ou era o instrumento para exportar (inclusive) MEM, na verdade nem sei o que o BB está fazendo nesta lambança; a CEF, que como o BNDES nem ticker de comercialização em bolsa tem, sendo 100% estatal, faria mais sentido.

É que sou do tempo em que o verdadeiro mote do BB era "Banco do Brasil, o maior banco AGRÍCOLA do mundo", inclusive em seu marketing institucional; não sei como, quando nem por que saiu disso para banco de exportações militares.

Quem souber ou pelo menos tiver algum link ou keyword que me ajude a entender, favor repassar, seria interessante como leitura de fim de semana.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#695 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 01, 2024 3:32 pm

Túlio escreveu: Qui Fev 01, 2024 2:52 pm Ao mencionar PETR3 o @Brasileiro não lembrou de quando esta esteve sob um ataque assim no auge do PETROLÃO e seus papéis chegaram a valer menos de BRL 5 (neste momento mais de BRL 43 e têm um valor potencial muito maior);
E o que tem a ver o cu com as calças? Tacaram ESG em cima de títulos relacionados a óleo e gás (assim como defesa e cigarro) e a Petrobras cagou-se pra isso, primeiro porque o mundo depende do petróleo para tudo, segundo porque para vender petróleo a mesma não precisa de nada que se pareça com carimbo ESG.

Se tivesse alguma coisa a ver com o print que você colocou, o BB estaria ejetando não apenas a carteira de indústria de defesa, mas também a do fumo e do O&G pelo mesmo motivo (carimbo ESG) que faz com a defesa. Como seu próprio print traz, a restrição vale para esses demais setores também. Mas até agora nenhum pio desses outros setores. Então, ao que parece deve ter sido outra coisa. Você sabe? Eu não sei.

Túlio escreveu: Qui Fev 01, 2024 2:52 pm ainda sobre o nosso Colega, lembro que falar em FMS deixa só os EUA no jogo, pois jogam em uma liga só deles: vendem MEM exclusivamente por razões geopolíticas/geoeconômicas, já que compram mais do que o suficiente para sustentar sua própria BID sem precisar de exportações, o que só é possível à China e, por questões recentes (falta de opção :twisted:), à Rússia. Em outra liga estão UK, França, Alemanha & quetales, que vendem o que puderem para quem quiserem, só precisando tomar cuidado para não entrarem em rota de colisão com os interesses dos EUA; lá nas rabeiras, na SEGUNDONA do mercado mundial de MEM, é que vem o coitado do Brasil, desenvolvendo, produzindo e vendendo o que os de cima lhe deixam (até a Alemanha volta e meia nos embarga - Guarani - ou mesmo sabota - Programa Nuclear).
[/Justificar]
Ok, o que eu quero saber é se um banco brasileiro está deixando de apoiar as nossas exportações de defesa, ou se o Estado Brasileiro é que está deixando de garantir. Pela mesma notícia, aparentemente ignorada, está sendo buscada outra solução. Eu não sei nada sobre se o Proex ou o BNDES ofereceriam alguma desvantagem em relação ao BB, você sabe? E, se sabe, sugiro então enviar um e-mail para o Sr. Rogério Salvador para que o mesmo cancele os bilhões que estão trazendo para a nova fábrica da SIATT.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#696 Mensagem por Túlio » Qui Fev 01, 2024 4:02 pm

Brasileiro escreveu: Qui Fev 01, 2024 3:32 pm
Túlio escreveu: Qui Fev 01, 2024 2:52 pm Ao mencionar PETR3 o @Brasileiro não lembrou de quando esta esteve sob um ataque assim no auge do PETROLÃO e seus papéis chegaram a valer menos de BRL 5 (neste momento mais de BRL 43 e têm um valor potencial muito maior);
E o que tem a ver o cu com as calças? Tacaram ESG em cima de títulos relacionados a óleo e gás (assim como defesa e cigarro) e a Petrobras cagou-se pra isso, primeiro porque o mundo depende do petróleo para tudo, segundo porque para vender petróleo a mesma não precisa de nada que se pareça com carimbo ESG.

Se tivesse alguma coisa a ver com o print que você colocou, o BB estaria ejetando não apenas a carteira de indústria de defesa, mas também a do fumo e do O&G pelo mesmo motivo (carimbo ESG) que faz com a defesa. Como seu próprio print traz, a restrição vale para esses demais setores também. Mas até agora nenhum pio desses outros setores. Então, ao que parece deve ter sido outra coisa. Você sabe? Eu não sei.
Primeiro, vamos nos respeitar: não te larguei desaforo nem entrei no modo "rompantes adolescentes", logo, sugiro que te comportes como uma pessoa normal, não como SJW: estamos no DB, não num DCE, se te pronunciares com educação e civilidade, assim serás tratado.

Sobre PETR3 e ESG, poderias dar uma olhada na página da própria companhia só pra confirmar que ela nem liga mesmo para isso:

https://www.investidorpetrobras.com.br/ ... dicadores/

Por fim, não tentei "fazer a cabeça" de ninguém, na verdade expressei mais dúvidas do que certezas, OK?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#697 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 01, 2024 5:40 pm

E em que parte lhe ofendo? Não lhe acusei de nada nem pus a honra de sua pessoa em questão. Então se o modo de dizer não foi o mais cordial, peço-lhe desculpas. Mas estava falando laranja-com-laranja, me atendo ao que é pertinente à discussão. Eu também tenho do que me queixar em um monte de outros assuntos, mas mesmo assim me atenho ao ponto justamente porque isso não é conversa de DCE e prefiro nem progredir e nem semear em searas do tipo.

Mas, enfim, sem mais informações sobre o que de fato houve, só resta mesmo especular. Eu, honestamete, mesmo sendo alguém que gosta muito do assunto, não perderia 1 s do sono com este tipo de apocalipse sem sentido.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#698 Mensagem por Túlio » Qui Fev 01, 2024 9:07 pm

Brasileiro escreveu: Qui Fev 01, 2024 5:40 pm E em que parte lhe ofendo? Não lhe acusei de nada nem pus a honra de sua pessoa em questão. Então se o modo de dizer não foi o mais cordial, peço-lhe desculpas. Mas estava falando laranja-com-laranja, me atendo ao que é pertinente à discussão. Eu também tenho do que me queixar em um monte de outros assuntos, mas mesmo assim me atenho ao ponto justamente porque isso não é conversa de DCE e prefiro nem progredir e nem semear em searas do tipo.

Mas, enfim, sem mais informações sobre o que de fato houve, só resta mesmo especular. Eu, honestamete, mesmo sendo alguém que gosta muito do assunto, não perderia 1 s do sono com este tipo de apocalipse sem sentido.
OK, não és obrigado a entender as coisas como eu, que aliás posso perfeitamente estar ERRADO!

De resto, ofereço-te também minhas desculpas, pois ao reler meu post nem eu gostei dele, fiquei com a ideia de que, reagindo ao que me pareceu uma grosseria, fui muito mais grosseiro, e isso é bastante anti-DB. 🤦‍♂️

De qualquer modo, insisto apenas que não adianta olhar para qualquer setor inerente ao estado (que detesto mas não posso negar que existe ou oferecer alternativa melhor/menos pior), como Defesa, sem olhar também não apenas a Economia mas especialmente a Geopolítica e a Geoeconomia.

Foi o que tentei demonstrar mas pelo jeito fracassei legal.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#699 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 01, 2024 9:56 pm

Tamo junto, Túlio!




----------------
amor fati
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1898
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#700 Mensagem por arcanjo » Ter Fev 27, 2024 12:50 pm

Banco do Brasil mantém o apoio ao setor de defesa no âmbito do Sistema de Crédito Oficial à Exportação
Decisão evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos e contribuirá para a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLCzrnDQoKSmyVfsmrVgUu1UuoLiBTk3Otz4po0oie7RBgIma5RVBDvKodclVtK7XrN1RCIBWyO8tsAbnQMmhotRSG3dWBFhJCFGVH4eEj_-WsAnhU6Af8zw5g4ZUOWcYLNoPkGvKVxO6UC5wMeTvf2LK-qepCTKsgv_8BI4XfcgF11gR446VGetSUaJ87/s709/bid.jpg

O Banco do Brasil continuará o apoio ao setor de defesa no âmbito do Sistema de Crédito Oficial à Exportação. A decisão ocorreu nesta segunda-feira (26), durante reunião promovida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; Defesa, José Múcio Monteiro; e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

O banco afirmou que permanecerá atuando nas emissões de garantias interbancárias com lastro nos recursos do Fundo de Garantia às Exportações (FGE), sob a forma de garantias de execução (performance bond), de reembolso de adiantamento de recursos (advanced payment bond/refundment bond) e de termos e condições de oferta (bid bond).

Como agente financeiro exclusivo do governo federal no Programa de Financiamento às Exportações (Proex), o Banco do Brasil continuará também financiando as exportações das empresas da Base Industrial de Defesa (BID) em ambas as modalidades: financiamento e equalização.

A decisão evitará prejuízos a empresas do setor que corriam risco de perder contratos e contribuirá para a sustentabilidade e a autonomia da Base Industrial de Defesa. Essa definição reforça a importância de políticas financeiras alinhadas e estruturadas que assegurem não apenas a viabilidade econômica das empresas, mas também a segurança e a soberania nacional.

Imagem ilustrativa
FONTE: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços


https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... setor.html

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#701 Mensagem por FCarvalho » Ter Mar 26, 2024 12:01 pm

Não é um UAV militar de origem, mas, nada impede que mais para frente venha a ser.





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#702 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 13, 2024 5:38 pm

Aero Concepts e Stella Tecnologia firmam parceria tecnológica
Por Redação Tecnologia & Defesa
abr 12, 2024

https://tecnodefesa.com.br/aero-concept ... cnologica/

A indústria de defesa, apesar dos pesares, mesmo no Brasil consegue trabalhar, e dispor ao mercado, nacional e internacional, produtos e serviços de forma muito mais célere do que as ffaa's conseguem acompanhar.
E nesta batida, vamos ficando cada vez mais atrasados e mantendo o enredo de falta de necessidade de investimento por parte do Estado, já que a BIDS parece se virar muito bem sozinha sem as compras públicas. O que todos sabemos, está muito longe da verdade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36172
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3131 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#703 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 4:18 pm

De uma pequena empresa local a horizontes globais: A jornada de um pioneiro Aeroespacial Brasileiro

Em um diálogo exclusivo com a revista ACE (Aerospace Central Europe), Luís Colus, CEO da LHColus, desvenda o caminho visionário que impulsionou um outrora modesto escritório de engenharia a se tornar um farol de inovação dentro da indústria aeroespacial global.

https://www.defesaaereanaval.com.br/cie ... brasileiro




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder