Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#676 Mensagem por Túlio » Ter Jan 30, 2024 2:58 pm

FCarvalho escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:52 am Banco do Brasil veta negócios com indústria bélica e empresas dizem que vão quebrar
Banco diz que segue diretriz global; governo foi surpreendido

https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... ao-quebrar

Para variar, o Brasil sendo o Brasil. :oops: :roll: :?
MacJee e possivelmente Turbomachine vendem pros EAU, talvez até ficando aqui mas as patentes (portanto, licenças) lá; AVIBRAS também se vai de mala e cuia; CBC (com Taurus e Sellier-Bellot no pacote) já tem um pé nos EUA/UE e outro aqui, moleza de ir de vez.

Depois é só mandar mecha na EMBRAER também e vamos todos viver as delícias do amor. [003] [003] [003] [003]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#677 Mensagem por gabriel219 » Ter Jan 30, 2024 3:42 pm

Mas o Governo num ia tirar de pastor e dar pra Defesa???




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#678 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 3:48 pm

Túlio escreveu: Ter Jan 30, 2024 2:58 pm
FCarvalho escreveu: Ter Jan 30, 2024 11:52 am Banco do Brasil veta negócios com indústria bélica e empresas dizem que vão quebrar
Banco diz que segue diretriz global; governo foi surpreendido
https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... ao-quebrar
Para variar, o Brasil sendo o Brasil. :oops: :roll: :?
MacJee e possivelmente Turbomachine vendem pros EAU, talvez até ficando aqui mas as patentes (portanto, licenças) lá; AVIBRAS também se vai de mala e cuia; CBC (com Taurus e Sellier-Bellot no pacote) já tem um pé nos EUA/UE e outro aqui, moleza de ir de vez.
Depois é só mandar mecha na EMBRAER também e vamos todos viver as delícias do amor. [003] [003] [003] [003]
O problema maior não são os contrato atuais que o banco é obrigado a honrar, mas o fato de que agora vai ficar pior do que antes para a BIDS, já que era muito difícil, quase impossível diria, obter financiamentos para qualquer coisa na área do setor bancário nacional, avesso desde sempre à indústria de defesa, e agora então.

Não tem APEX que dê jeito.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#679 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:08 pm



Não sei se já foi postado aqui. Se foi, vale muito a pena ver novamente. E se não, está aí para se dar conhecimento sobre os muitos sapos que a indústria de defesa e a pesquisa relacionada tem de engolir diariamente.
E sem prazo para para acabar.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#680 Mensagem por Túlio » Qua Jan 31, 2024 4:11 pm

FCarvalho escreveu: Qua Jan 31, 2024 3:48 pm
O problema maior não são os contrato atuais que o banco é obrigado a honrar, mas o fato de que agora vai ficar pior do que antes para a BIDS, já que era muito difícil, quase impossível diria, obter financiamentos para qualquer coisa na área do setor bancário nacional, avesso desde sempre à indústria de defesa, e agora então.

Não tem APEX que dê jeito.
Não diria que os bancos sejam um problema por si sós, afinal, eles vão para onde seu dinheiro rende; os banqueiros daqui não são em nada diferentes dos demais do resto do mundo.

O problema, IMHO, é que aqui mexer com Defesa não dá lucro e, SNME, a ordem para o BB parar de financiar veio do exterior (li isso em algum lugar mas francamente nem ligo mais), ou seja, um banco que em tese pertence ao GF é ou seria teleguiado desde fora.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#681 Mensagem por gabriel219 » Qua Jan 31, 2024 4:35 pm

Essa é a parte mais grave pra mim, pois o BB recebeu a ordem do GF por pressão externa ou a pressão externa veio direta pro BB. De qualquer forma, continua sendo gravíssimo e sei não se não chega a até ser um crime, se for comprovada qualquer interferência externa, seja direta ou indireta.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#682 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 31, 2024 4:38 pm

Túlio escreveu: Qua Jan 31, 2024 4:11 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 31, 2024 3:48 pm O problema maior não são os contrato atuais que o banco é obrigado a honrar, mas o fato de que agora vai ficar pior do que antes para a BIDS, já que era muito difícil, quase impossível diria, obter financiamentos para qualquer coisa na área do setor bancário nacional, avesso desde sempre à indústria de defesa, e agora então.
Não tem APEX que dê jeito.
Não diria que os bancos sejam um problema por si sós, afinal, eles vão para onde seu dinheiro rende; os banqueiros daqui não são em nada diferentes dos demais do resto do mundo.
O problema, IMHO, é que aqui mexer com Defesa não dá lucro e, SNME, a ordem para o BB parar de financiar veio do exterior (li isso em algum lugar mas francamente nem ligo mais), ou seja, um banco que em tese pertence ao GF é ou seria teleguiado desde fora.
Segundo o próprio BB, o banco estaria seguindo "as boas práticas de governança corporativa estabelecidas mundialmente de acordo com padrões internacionais, etc..." :roll:

Ou seja, se o governo diz que foi pego de surpresa neste caso, o que acho improvável, mesmo com a dita autonomia administrativa da instituição, no mínimo algum tipo de pressão de fora eles devem ter sentido para suspender o financiamento ao setor de defesa.

Mas vamos ver. A Caixa já não fazia nada, e agora o BB. Ambos bancos públicos. Ou seja, nossos e a serviço de nossos interesses. Na teoria, claro. A ver o que o gerencia do momento faz a respeito. Se é que quer fazer de verdade.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6733
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 761 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#683 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Jan 31, 2024 8:04 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jan 31, 2024 4:35 pm Essa é a parte mais grave pra mim, pois o BB recebeu a ordem do GF por pressão externa ou a pressão externa veio direta pro BB. De qualquer forma, continua sendo gravíssimo e sei não se não chega a até ser um crime, se for comprovada qualquer interferência externa, seja direta ou indireta.
Pode ter sido por ideologisse também.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#684 Mensagem por Brasileiro » Qua Jan 31, 2024 10:27 pm

Mas qual crime? Saiu de uma linha de financiamento de um Banco, que pretende interagir no mercado nas balizas de um órgão privado, entra o PROEX, que é bancado diretamente pelo tesouro nacional, sendo o BB um mero operador. Um negócio completamente absurdo, tirar um setor industrial da tomada do dia pra noite, nunca vi isso em lugar algum, nem por burrice nem por maldade. O que não teve de dinheiro público jogado em cima do KC-390, Guarani, SABER, ASTROS-2020.. só pra depois rasgar tudo num segundo, inviabilizar as empresas e colocar todo mundo na rua? Não tem nem cabimento, nunca vi isso.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#685 Mensagem por Brasileiro » Qua Jan 31, 2024 10:43 pm

Túlio escreveu: Qua Jan 31, 2024 4:11 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jan 31, 2024 3:48 pm
O problema maior não são os contrato atuais que o banco é obrigado a honrar, mas o fato de que agora vai ficar pior do que antes para a BIDS, já que era muito difícil, quase impossível diria, obter financiamentos para qualquer coisa na área do setor bancário nacional, avesso desde sempre à indústria de defesa, e agora então.

Não tem APEX que dê jeito.
Não diria que os bancos sejam um problema por si sós, afinal, eles vão para onde seu dinheiro rende; os banqueiros daqui não são em nada diferentes dos demais do resto do mundo.

O problema, IMHO, é que aqui mexer com Defesa não dá lucro e, SNME, a ordem para o BB parar de financiar veio do exterior (li isso em algum lugar mas francamente nem ligo mais), ou seja, um banco que em tese pertence ao GF é ou seria teleguiado desde fora.
Se é ordem, eu não sei, mas bem provável que tenham lá tratados que se você (o banco) deixa de assinar, deixa também de acessar certos dinheiros, certas taxas etc. E aí, banco sendo banco, vai pra onde consegue mais dinheiro, ou perde em competitividade e/ou margem. Se alguém podia bater o pé, era o GF... Mas não quer dizer que a solução tenha que ser mantém isso aí, pode ser também um olha, dá pra fazer isso aqui também.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#686 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 8:42 am

Brasileiro escreveu: Qua Jan 31, 2024 10:27 pm Mas qual crime? Saiu de uma linha de financiamento de um Banco, que pretende interagir no mercado nas balizas de um órgão privado, entra o PROEX, que é bancado diretamente pelo tesouro nacional, sendo o BB um mero operador. Um negócio completamente absurdo, tirar um setor industrial da tomada do dia pra noite, nunca vi isso em lugar algum, nem por burrice nem por maldade. O que não teve de dinheiro público jogado em cima do KC-390, Guarani, SABER, ASTROS-2020.. só pra depois rasgar tudo num segundo, inviabilizar as empresas e colocar todo mundo na rua? Não tem nem cabimento, nunca vi isso.
Se existem tratados para interação entre o BB e Bancos no Exterior e tais bancos emitiram o requisito de não negociação com a indústria de Defesa Nacional, ai não vejo potenciais crimes, basta o BB rasgar isso e buscar uma outra forma, mas se foi uma ordem direta ou indireta, política, vinda do exterior, cara tá muito errado isso. Preciso estudar a base se é um crime constitucional de fato, mas ainda assim quase um crime de lesa pátria, assim como considero o que foi a demarcação das reservas indígenas no Norte, especialmente em Roraima.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36170
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3130 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#687 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 01, 2024 9:58 am

O Banco do Brasil, assim como todo órgão público, seja autarquia ou não, dentro da suas atribuições e limites na administração pública, retém para si certos privilégios no sentido de gerir seus negócios dentro dos interesses da instituição, que como banco que é, vai para onde apontar ter mais lucro.

Isto, porém, em relação a bancos públicos tem regras e observações legais que tem de ser seguidas, uma vez que são instituições de Estado, e o lucro, por mais objetivo que seja de qualquer empresa, não justifica por si mesmo todos os atos do banco e do sistema financeiro público. Antes de mais nada, BB e Caixa tem como objetivo primário inserir e proporcionar à sociedade os serviços financeiros de que lhe são direito e necessários, e devem fazer isso tendo lucro, mas não como objetivo principal.

Assim, antes de mais nada, por mais que o banco afirme sua autonomia administrativa, ele não faz nada sem aprovação do ministério da fazenda e\ou Palácio do Planalto, que são os gestores indiretos do mesmo, e que entra governo e sai governo, colocam à frente do banco pessoal que lhe seja antes de tudo fiel aos seus ditames políticos. Não existe isso de BB independente e alheio à política monetária, fiscal, comercial e industrial do governo de plantão.

Cabe no mínimo uma boa explicação pela direção do banco sobre esta decisão. E se o presidente do BB ainda não foi chamado na Casa Civil, Fazenda, desenvolvimento ou até no MD, e mesmo paláico do palácio do planalto, então é porque simplesmente o governo tem o rabo preso na questão e está fazendo cena para tirar o seu da reta e minorar quaisquer rusgas que possam haver com a BIDS e o setor militar.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#688 Mensagem por Túlio » Qui Fev 01, 2024 12:35 pm

Aqui pode estar uma pista sobre a tale de "ingerência externa", não se trata exatamente de um país como os EUA ou bloco como a UE, é DAVOS com suas "maravilhas" de ESG. Ver abaixo (o cara é zuca mas mora no Luxemburgo):





Curiosamente (ou nem tanto) as indústrias bélicas dos EUA, UE e Israel não são afetadas.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13453
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2298 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#689 Mensagem por gabriel219 » Qui Fev 01, 2024 12:43 pm

Então que o BB trate de meter o foda-se pra isso e que contorne isso de algum jeito.




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Consolidação da Indústria de Defesa no Brasil

#690 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 01, 2024 12:53 pm

gabriel219 escreveu: Qui Fev 01, 2024 8:42 am
Brasileiro escreveu: Qua Jan 31, 2024 10:27 pm Mas qual crime? Saiu de uma linha de financiamento de um Banco, que pretende interagir no mercado nas balizas de um órgão privado, entra o PROEX, que é bancado diretamente pelo tesouro nacional, sendo o BB um mero operador. Um negócio completamente absurdo, tirar um setor industrial da tomada do dia pra noite, nunca vi isso em lugar algum, nem por burrice nem por maldade. O que não teve de dinheiro público jogado em cima do KC-390, Guarani, SABER, ASTROS-2020.. só pra depois rasgar tudo num segundo, inviabilizar as empresas e colocar todo mundo na rua? Não tem nem cabimento, nunca vi isso.
Se existem tratados para interação entre o BB e Bancos no Exterior e tais bancos emitiram o requisito de não negociação com a indústria de Defesa Nacional, ai não vejo potenciais crimes, basta o BB rasgar isso e buscar uma outra forma, mas se foi uma ordem direta ou indireta, política, vinda do exterior, cara tá muito errado isso. Preciso estudar a base se é um crime constitucional de fato, mas ainda assim quase um crime de lesa pátria, assim como considero o que foi a demarcação das reservas indígenas no Norte, especialmente em Roraima.
Ok, mas para haver a "lesa" a medida teria que representar a inviabilização das exportações e, consequentemente da BID. Se encontram outra forma de continuar garantindo, basicamente trocando de rubrica, se via Proex, se via BNDES (acho até que seja este último o mais aderente, de qualquer forma)... vida que segue.




----------------
amor fati
Responder