INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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WalterGaudério
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INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#1 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 31, 2011 11:24 pm

SEnhores , é sempre um prazer falar da Marinha do Brasil, das coisas de marinha, e , claro, tb é um imenso prazer falar do meu Rio Grande do Sul,

Portanto, nesse post, que eu não sei se cai bem na área FORÇAS NAVAIS(fica à critério da moderação mover este tread), mas que sem dúvida se refere ao poder naval do país. Trago à vcs com muito orgulho esta maravilhosa notícia da região onde vou morar daqui a 5 anos qdo. teoricamente me aposentarei...

Para quem trabalha com solda, fica aí , desde já, o alerta de que é hora de já ir se preparando e mandar o curriculum já. :wink:

http://www.canalrural.com.br/canalrural ... n=noticias

EBR construirá megaestaleiro no sul do RS




Município de São José do Norte, no RS, receberá investimento de US$ 420 milhões, que será detalhado à comunidade
Guilherme Mazui
O futuro vizinho do Estaleiro Rio Grande (ERG), no sul do Rio Grande do Sul, será superlativo. Em frente ao berço da P-55 e da fábrica de cascos da Petrobras, na outra margem do canal portuário, nascerá em São José do Norte um estaleiro de US$ 420 milhões, com o triplo da área e capacidade de processamento de aço seis vezes superior à do ERG.

A obra da Estaleiros do Brasil SA (EBR), que consumirá dois anos e meio, ainda aguarda as licenças ambientais, esperadas para o segundo semestre. A nova área de construção de plataformas marítimas, dotada de dique seco, ocupará 1,5 milhão de metros quadrados e poderá processar 110 mil toneladas de aço ao ano.

O investimento, que poderá gerar até 6 mil empregos diretos e outros 15 mil indiretos, fará com que o polo naval supere os limites de Rio Grande. Implicará uma revolução industrial em São José do Norte, município de 25 mil habitantes, voltado à pesca, extração de madeira e agropecuária.

Nesta quinta, dia 27, a cidade conhece os detalhes do empreendimento em um evento aberto à comunidade no Clube Recreativo Sócrates. O presidente da EBR, o engenheiro chileno Alberto Padilla, estará no município – na oportunidade também são esperados representantes da Celulose Riograndense, com projeto para construção de um terminal na cidade.

– Mostraremos o que é o nosso empreendimento e o que precisamos de contrapartida, como mão de obra e infraestrutura. Vamos para o Sul atrás de bons contratos na área do pré-sal – explica Padilla.

Entre as preocupações da EBR figura a falta de trabalhadores qualificados. Através de convênios com institutos federais, escolas profissionalizantes e universidades, a empresa ajudará a financiar a formação dos seus futuros empregados, movimento que deve se iniciar nos próximos meses.

– Se falta mão de obra em Rio Grande, que tem 200 mil habitantes e um estaleiro pronto, imagine aqui (São José do Norte). Certamente virão milhares de pessoas de fora do município – diz o prefeito Vicente Ferrari.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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LeandroGCard
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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#2 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 01, 2011 6:21 pm

WalterGaudério escreveu:SEnhores , é sempre um prazer falar da Marinha do Brasil, das coisas de marinha, e , claro, tb é um imenso prazer falar do meu Rio Grande do Sul,

Portanto, nesse post, que eu não sei se cai bem na área FORÇAS NAVAIS(fica à critério da moderação mover este tread), mas que sem dúvida se refere ao poder naval do país. Trago à vcs com muito orgulho esta maravilhosa notícia da região onde vou morar daqui a 5 anos qdo. teoricamente me aposentarei...

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EBR construirá megaestaleiro no sul do RS




Município de São José do Norte, no RS, receberá investimento de US$ 420 milhões, que será detalhado à comunidade
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O futuro vizinho do Estaleiro Rio Grande (ERG), no sul do Rio Grande do Sul, será superlativo. Em frente ao berço da P-55 e da fábrica de cascos da Petrobras, na outra margem do canal portuário, nascerá em São José do Norte um estaleiro de US$ 420 milhões, com o triplo da área e capacidade de processamento de aço seis vezes superior à do ERG.

A obra da Estaleiros do Brasil SA (EBR), que consumirá dois anos e meio, ainda aguarda as licenças ambientais, esperadas para o segundo semestre. A nova área de construção de plataformas marítimas, dotada de dique seco, ocupará 1,5 milhão de metros quadrados e poderá processar 110 mil toneladas de aço ao ano.

O investimento, que poderá gerar até 6 mil empregos diretos e outros 15 mil indiretos, fará com que o polo naval supere os limites de Rio Grande. Implicará uma revolução industrial em São José do Norte, município de 25 mil habitantes, voltado à pesca, extração de madeira e agropecuária.

Nesta quinta, dia 27, a cidade conhece os detalhes do empreendimento em um evento aberto à comunidade no Clube Recreativo Sócrates. O presidente da EBR, o engenheiro chileno Alberto Padilla, estará no município – na oportunidade também são esperados representantes da Celulose Riograndense, com projeto para construção de um terminal na cidade.

– Mostraremos o que é o nosso empreendimento e o que precisamos de contrapartida, como mão de obra e infraestrutura. Vamos para o Sul atrás de bons contratos na área do pré-sal – explica Padilla.

Entre as preocupações da EBR figura a falta de trabalhadores qualificados. Através de convênios com institutos federais, escolas profissionalizantes e universidades, a empresa ajudará a financiar a formação dos seus futuros empregados, movimento que deve se iniciar nos próximos meses.

– Se falta mão de obra em Rio Grande, que tem 200 mil habitantes e um estaleiro pronto, imagine aqui (São José do Norte). Certamente virão milhares de pessoas de fora do município – diz o prefeito Vicente Ferrari.
Quem é que está fazendo este investimento? Quem será o dono deste estaleiro?

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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#3 Mensagem por Duka » Ter Fev 01, 2011 8:35 pm

Excelente!
Dentro de um ano me formo eng. mec, quem sabe não caio por essas bandas?? [000]




Abraços
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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#4 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 01, 2011 8:40 pm

LeandroGCard escreveu:
WalterGaudério escreveu:SEnhores , é sempre um prazer falar da Marinha do Brasil, das coisas de marinha, e , claro, tb é um imenso prazer falar do meu Rio Grande do Sul,

Portanto, nesse post, que eu não sei se cai bem na área FORÇAS NAVAIS(fica à critério da moderação mover este tread), mas que sem dúvida se refere ao poder naval do país. Trago à vcs com muito orgulho esta maravilhosa notícia da região onde vou morar daqui a 5 anos qdo. teoricamente me aposentarei...

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Quem é que está fazendo este investimento? Quem será o dono deste estaleiro?

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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#5 Mensagem por Francoorp » Ter Fev 01, 2011 9:30 pm

:?: :?: Quem???

Tomara que seja o governo....




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#6 Mensagem por Penguin » Qua Fev 02, 2011 12:57 am

Geralmente sao investimentos privados.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#7 Mensagem por Loki » Qua Fev 02, 2011 7:23 am

Quem é que está fazendo este investimento? Quem será o dono deste estaleiro?

Leandro G. Card

Olá Leandro!

A EBR é uma subsidiária da Setal Óleo e Gás (SOG), empresa com sede no Rio de Janeiro que atua no segmento de engenharia, construção e suprimentos para o setor de óleo e gás, salvo engano eles tinham um estaleiro em Angra dos Reis/RJ, que foi fechado.

Provavelmente eles estão sendo financiados, pelo menos em parte, pelo fundo da Marinha Mercante.


Abraço

Loki




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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#8 Mensagem por Pablo Maica » Qua Fev 02, 2011 10:01 am

Opa!! Que maravilha Rio Grande vai crescer muito com os novos estaleiros! Era uma região que precisava disso, e tambem pode se tornar um pólo de excelência atravez das universidades de Rio Grande, Pelotas, POA e Santa Maria...

Um grande ganho para o RS!


Um abraço e t+ :D




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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#9 Mensagem por Wingate » Qua Fev 02, 2011 11:10 am

Opa!! Que maravilha Rio Grande vai crescer muito com os novos estaleiros! Era uma região que precisava disso, e tambem pode se tornar um pólo de excelência atravez das universidades de Rio Grande, Pelotas, POA e Santa Maria...
E se as coisas encresparem demais no Egito e o canal de Suez for eventualmente fechado total ou parcialmente, vão voltar os super-petroleiros e aí, mais encomendas para os estaleiros!

Parabéns, Rio Grande do Sul!

Wingate




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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#10 Mensagem por Túlio » Qua Fev 02, 2011 4:28 pm

WalterGaudério escreveu:
Para quem trabalha com solda, fica aí , desde já, o alerta de que é hora de já ir se preparando e mandar o curriculum já. :wink:

Não é só para soldador que o mar tá pra Almirante não... :wink: 8-]
Naval


31 janeiro 2011

Cresce procura por marinheiros no País



INDÚSTRIA NAVAL Aquecimento do setor naval ampliou a demanda por marítimos. Hoje, quem conclui o curso já sai com vaga assegurada

Leonardo Spinelli

O mercado de trabalho para os marítimos no Brasil vive um cenário de pleno emprego, seja em nível básico, técnico ou superior. Quem afirma é a Transpetro, subsidiária da Petrobras da área logística, uma das principais empregadoras de aquaviários no País e que tem em seus planos contratar 1.700 marítimos até 2013 por meio de concursos públicos. De acordo com a companhia, todas as pessoas que se formam como marinheiros ou oficiais de navios mercantes saem com emprego garantido numa das inúmeras operadoras de cargas atuantes no mercado.

“O aquecimento do setor naval brasileiro é decorrente, sobretudo, do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef). Criado em 2004, o programa revitalizou a indústria naval com a encomenda a estaleiros nacionais de 49 navios que serão entregues até 2015. O cenário brasileiro é de aumento da exploração e produção de petróleo, com o desenvolvimento dos campos do pré-sal, o que demandará mais navios, sondas, plataformas e barcos de apoio”, diz a empresa em nota. Tudo isso sem falar da maior movimentação de cargas em contêineres ou grãos, decorrentes do crescimento da economia.

“A maior demanda por navios e o estímulo do pré-sal vem repercutindo na formação de mão de obra e a Marinha está se preparando para isso, ampliando a sua capacidade de formação”, diz o capitão de fragata Anderson de Castro, diretor da Escola de Aprendizes Marinheiros, instalada em Olinda. A escola, no entanto, não forma pessoal para Marinha mercante, e sim soldados da Marinha que têm interesse em seguir na carreira militar. Castro informa que o mercado civil não procura soldados marinheiros para suas embarcações.

O cenário, portanto, é benéfico para quem pretende entrar neste mercado de trabalho, que oferece carreiras com salários de até R$ 8.000 para pessoas com o 9º ano (antiga 8ª série) e este mesmo valor, em início de carreira, para quem tem nível médio.

Antes de ser marinheiro, o aluno faz um curso de três meses, oferecido pela Capitania dos Portos, e sai como moço de convés e ou de máquinas. As empresas do setor de navegação contratam este tipo de profissional por salários entre R$ 1.500 e R$ 2.500. Depois de um ano de tempo de embarque e cursos online de aperfeiçoamento, o profissional já está apto a ser reconhecido como marinheiro, que pode tirar rendimentos perto dos R$ 5.000. A partir daí, com mais estudos complementares de qualificação a carreira vai a contramestre (até R$ 6.000) e finalmente mestre de convés ou máquinas, com salários a partir de R$ 6.500.

Quem possui cursos paralelos, como de cozinheiro e garçom (taifeiros na linguagem marítima) pode ter um salário de entrada acima dos R$ 2.500, apesar de ter pouca possibilidade de crescer se continuarem nestas funções específicas. Na área de enfermagem a remuneração pode pular para R$ 4.500 iniciais.

Mesmo com remunerações atraentes, o candidato tem de ter na cabeça que o serviço em navios vai exigir uma conta alta em troca. “É uma vida de abnegação. O profissional pode passar meses fora de casa e quando volta muitas vezes nem reconhece o filho. Por isso, muita gente não aguenta e vai fazer outra coisa”, alerta o capitão de corveta Ailton Deodato, comandante responsável pelo Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Pernambuco. “Por outro lado, muita gente passa um período e consegue juntar uma poupança e sai para investir num negócio próprio.”

A mudança de vida, aliás, já começa logo após os três meses de curso de formação. De acordo com o comandante Deodato, uma pequena parte dos formados em Pernambuco conseguem emprego no Recife. A maioria tem de se mudar para Vitória do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santos e Itajaí, em Santa Catarina, principais demandadores de mão de obra para navios no Brasil. “Dos 70 profissionais que formamos anualmente em Pernambuco, nem 15 deles conseguem emprego no Recife. Acredito, ainda, que este cenário não deverá mudar no curto prazo”, diz o militar. Ou seja, para quem quer encarar os mares, o primeiro passo é dar adeus a sua terra.

Isso, no entanto, não significa fazer uma aposta no escuro. Os sindicatos dos aquaviários mantêm estruturas para abrigar marinheiros em alojamentos nesses locais, até o emprego garantido. De forma geral, a rotina de trabalho dos profissionais de mar começa cedo, às 6h30, hora da alvorada, quando acordam para tomar café e depois passar o dia na manutenção do convés e das máquinas, transporte de cargas e outras atividades. Num paralelo com o mercado em terra firme, seriam as funções de serviços gerais de um edifício condominial.

Marinha nega risco de apagão

A Marinha do Brasil é a única instituição que pode formar marinheiros e oficiais de Marinha mercante no País. Para 2011, a instituição planeja formar 500 oficiais e cerca de 3.000 profissionais em funções operacionais de navios e a previsão para 2012 é de 900 oficiais.

A instituição forma o pessoal em compasso com a demanda de mercado e não há risco de haver apagão de mão de obra no setor. Segundo a Transpetro, tanto as empresas do setor como sindicatos de marítimos e armadores nacionais, em conjunto com a Marinha, se uniram ao governo federal “para promover a ampliação e melhorias para os dois centros de formação existentes no País: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), no Pará.”

As duas escolas são as responsáveis pela formação dos oficiais de convés ou de máquinas, na Marinha mercante, que vão comandar toda a tripulação do navio. Nesta carreira o profissional pode chegar a comandante de navio, em cargos como capitão de longo curso, que dependendo de suas qualificações pode receber salários acima de R$ 20 mil.

Esses cargos são destinados a pessoas com o nível médio completo. Os cursos têm duração de três anos, mais um de estágio e assim como nas funções de marinheiro, o profissional formado sai com emprego praticamente garantido. Nesse caso, os alunos recebem ajuda de custo e têm alimentação e moradia bancadas pelas escolas. A lógica de a Marinha ser a responsável pela formação da mão de obra civil é que os profissionais do mar são da reserva. Ou seja, em caso de guerra, eles são os primeiros convocados.

Aqueles que pretendem trabalhar em navios de passageiros também têm de fazer cursos específicos de não tripulante. Duas empresas no Recife são credenciadas pela Marinha para capacitar este pessoal, e cobram, na média R$ 800 pelo curso. São elas o grupo Gurevich e a Soamar.


http://www.defesanet.com.br/11_01/11013 ... eiros.html




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#11 Mensagem por rafafoz » Qua Fev 02, 2011 4:55 pm

Putz tentei entrar em um curso da universidade federal de Rio Grande, mas não consegui.
Só que essa região é muito boa, tai um lugar que gostaria de trabalhar. Quem sabe com o curso superior que já possuo eu não consiga.




“melhor seria viver sozinho, mas isso não é possível: precisamos do poder de todos para proteger o de cada um e dos outros” (Francis Wolff)
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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#12 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 02, 2011 9:24 pm

Loki escreveu:Olá Leandro!

A EBR é uma subsidiária da Setal Óleo e Gás (SOG), empresa com sede no Rio de Janeiro que atua no segmento de engenharia, construção e suprimentos para o setor de óleo e gás, salvo engano eles tinham um estaleiro em Angra dos Reis/RJ, que foi fechado.

Provavelmente eles estão sendo financiados, pelo menos em parte, pelo fundo da Marinha Mercante.


Abraço

Loki
Muito obrigado pela info Loki.

Grande abraço,

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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#13 Mensagem por WalterGaudério » Qua Fev 02, 2011 11:27 pm

rafafoz escreveu:Putz tentei entrar em um curso da universidade federal de Rio Grande, mas não consegui.
Só que essa região é muito boa, tai um lugar que gostaria de trabalhar. Quem sabe com o curso superior que já possuo eu não consiga.

A região sul-riograndense é muito tri, principalmente por um fato que muito me agrada. A temperatura dificilmente passa de 25o.C. Quem conhece o minuano lá do litoral sul sabe o que que acontece entre maio/setembro... 8-] 8-] 8-] 8-] 8-] 8-]

No que diz respeito ao assunto do tópico, fico pensando o que está passando pela cabeça do pessoal de S J do Norte, os(até então) primos pobres da região...

Maravilha isso. Tri d +




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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#14 Mensagem por Loki » Qui Fev 03, 2011 4:16 pm

LeandroGCard escreveu:
Loki escreveu:Olá Leandro!

A EBR é uma subsidiária da Setal Óleo e Gás (SOG), empresa com sede no Rio de Janeiro que atua no segmento de engenharia, construção e suprimentos para o setor de óleo e gás, salvo engano eles tinham um estaleiro em Angra dos Reis/RJ, que foi fechado.

Provavelmente eles estão sendo financiados, pelo menos em parte, pelo fundo da Marinha Mercante.


Abraço

Loki
Muito obrigado pela info Loki.

Grande abraço,

Leandro G. Card

Que isso Leandro, espero ter ajudado

Forte Abraço


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Re: INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA A TODO PANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

#15 Mensagem por WalterGaudério » Qui Fev 03, 2011 4:29 pm

Loki escreveu:
LeandroGCard escreveu:Muito obrigado pela info Loki.

Grande abraço,

Leandro G. Card

Que isso Leandro, espero ter ajudado

Forte Abraço


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A SOG era a proprietária do Feels SETAL.




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